Como a automação comercial pode ajudar sua empresa

pontotel automação comercial gestãoclick

Confira as melhores dicas para automatizar alguns processos comerciais na sua empresa.

Foi-se o tempo em que os empreendedores tinham que gerir suas empresas apenas com lápis e papel. O controle financeiro, antes visto como um assunto chato e exaustivo, hoje se tornou algo mais fácil de gerenciar. O motivo? Vivemos na era da automação comercial, com cada vez mais plataformas e programas pensados para facilitar a vida de empresas de todos os tamanhos.

Separamos 5 razões pelas quais a automação comercial está mudando o ambiente corporativo. Confira:

1_Simplicidade

A gestão de uma empresa não é tarefa fácil. Tal qual um grande organismo, sua empresa é feita de diversos departamentos interligados, que precisam de um cérebro potente para administrar o seu bom andamento. Cada parte da estrutura deve estar funcionando plenamente e em concordância com os demais setores.

Um bom sistema de automação comercial opera como o cérebro que faz essas conexões. O principal objetivo de um sistema ERP é a simplificação de tarefas que consomem tempo e capital. Com uma gestão mais simples os atritos do seu negócio são minimizados, evitando desperdício de tempo, de mão de obra e principalmente de dinheiro. Contas a pagar e receber, estoques, fluxo de caixa, folhas de ponto, fornecedores e clientes – tudo isso se converte em dados objetivos que fazem sua empresa caminhar de maneira mais harmoniosa.

2_Lucratividade

Logística é sinônimo de lucro. O tempo perdido em contagens manuais de estoques, administração de folhas de ponto ou em gerenciamento ineficaz de contas se converte em apenas uma coisa: perda de dinheiro. Empresas automatizadas com um eficaz sistema de ERP são mais fluídas e administram seus recursos de modo mais eficiente. Com um bom sistema de automação comercial as contas a pagar estarão sempre em dia, as margens de lucro de seus produtos e serviços podem ser estabelecidas de modo mais preciso e seu fluxo de caixa é acompanhado de perto, nos mínimos detalhes. O resultado é uma empresa mais enxuta, mais econômica e mais independente. Preparada para eventuais mudanças no mercado e sem surpresas no final do mês.  

3_Eficiência na gestão de funcionários

Um dos grandes problemas das empresas é a gestão eficaz na sua folha de ponto. Contagem de horas extras, preenchimento de banco de horas, escalas de folgas; tudo isso sempre deu muita dor de cabeça tanto para patrões quanto funcionários.

Com um sistema de gestão de folhas de ponto online como o PontoTel fica mais fácil acompanhar o cálculo de horas extras, horas noturnas, atrasos, escala de folgas e outras questões de recursos humanos. O sistema de ponto da PontoTel é administrado por aplicativo, permitindo aos funcionários registrarem seus horários de trabalho através de diversos gadgets (celulares, tablets ou computadores). Os dados são armazenados em nuvem, o que garante integridade, confiabilidade e acompanhamento remoto em tempo real. Assim sua empresa evita folgas desnecessárias, buracos nas escalas e eventuais problemas trabalhistas causados por má gestão de horas extras.  

4_Melhor controle de produtos e fornecedores

O estoque é o centro nervoso de sua empresa. Com um estoque em dia é possível se preparar para datas de grandes vendas, prever eventuais prejuízos e efetuar promoções e descontos visando uma maior rotatividade. Com um sistema de automação comercial o estoque deixa de ser apenas um depósito de produtos e se torna o alvo principal de suas estratégias de vendas. Outro setor maximizado por sistemas de ERP é sua cartela de fornecedores. Com um sistema de controle financeiro é possível manter uma administração detalhada dos fornecedores com melhor margem de lucro, maior rotatividade e estabelecer estratégias de negociação em busca de melhores descontos.

5_Proximidade com os clientes

Warren Buffet costuma dizer que não basta ter muitos clientes, mas ter os clientes certos. Eles são o coração de sua empresa. Com um sistema de automação comercial você deixa de lidar com dados soltos e passa a controlar sua cartela de clientes com eficácia. Mantendo um cadastro de clientes atualizado é possível criar mailings personalizados, avisando seus consumidores sobre novos produtos e promoções. Com um sistema de ERP é possível ainda segmentar as vendas de sua empresa, criando ações de cross selling, incentivando a compra de produtos complementares. Tudo isso é feito de maneira automatizada e em nuvem, ou seja, você poderá acessar esses dados com segurança e de qualquer lugar.  

E você, já possui um sistema de automação comercial? O que acha da ideia?

Deixe sua opinião nos comentários.


Por Tamara Dias – Marketing da Gestão&Click

botão cadastre2 1 - Como a automação comercial pode ajudar sua empresa

Cometários