Controle de ponto para construção civil

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O setor da construção civil é um dos que mais crescem no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Segundo a Agência Brasil, em 2019 o setor foi responsável pela criação de 71.115 vagas de emprego formais. 

Atualmente o setor conta com cerca de 2 milhões de colaboradores no Brasil todo, sendo responsável por 5,24% de todas as vagas de carteira assinada em todo o país.

Com esses dados podemos perceber o quanto o setor da construção civil é gigante. Basta pensarmos que ao caminhar pela cidade podemos ver diversos canteiros de obra e diversas construções. 

Agora, imagine o quanto é complexa a tarefa de administrar diversos funcionários em uma construção. São Engenheiros, Pedreiros, Eletricistas, ajudantes e muitos outros postos, que possuem uma jornada de trabalho a cumprir

A grande questão é, como controlar a entrada, almoço e saída de todos esses colaboradores? É sobre isso que falaremos ao longo desse texto, você vai descobrir qual é a forma mais fácil de fazer o controle de jornada nesse setor

Nesse texto vamos passar por esses principais tópicos:

Vamos começar. 

Como controlar o ponto na Construção Civil?

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O trabalho na construção civil é bastante árduo e por muito tempo trabalhadores de obras sofreram com jornadas longas e exaustivas, até que fosse promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho, garantindo aos colaboradores uma jornada de 8 horas diárias com pausa para almoço.  

Nesse ramo, o descanso dos colaboradores é algo indispensável, ele interfere diretamente na produtividade dos trabalhadores, por isso, garantir que eles façam exatamente a jornada proposta pela lei é de extrema importância. 

Além disso, a lei também determina que em estabelecimentos com mais de 20 colaboradores é obrigatório a anotação da jornada por meio manual, mecânico ou eletrônico. 

Mas a grande pergunta é: “como fazer esse controle?”

Controlar o ponto dos colaboradores na construção civil sempre foi um grande desafio, geralmente um canteiro de obras possui pouca estrutura e muitas empresas recorrem ao livro de ponto, cartão de ponto mecânico ou ao cartão de ponto eletrônico, junto com a figura do Apontador. 

O Apontador é o responsável por controlar os funcionários em uma obra, incluindo a sua frequência. Esse profissional é necessário para fazer a anotação dos horários no caso do livro de ponto, ou para fazer o acompanhamento quando utilizam-se os cartões de ponto. 

Além do mais, todas as informações do ponto precisam ser coletadas e enviadas até o escritório, para a gestão de ponto, então, esse profissional é o elo entre o escritório e a obra.

Muito complexo não é mesmo? Por isso, uma construtora só conseguirá controlar a jornada dos colaboradores de forma segura, se utilizar um sistema inteligente seguro, que garanta as informações necessárias e assegure que os colaboradores estarão fazendo a jornada combinada. 

Mas, dentro das opções de controle de jornada existentes no mercado, qual é a melhor opção para a construção civil? Vamos descobrir!

Qual a melhor plataforma para controle de ponto?

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Na hora de escolher o controle de ponto de um canteiro de obras, diversas coisas devem levadas em conta, como por exemplo  a usabilidade, a segurança e praticidade da plataforma. Atualmente o mercado brasileiro conta com diversas formas de controle de jornada, são elas: folha de ponto, relógio de ponto e ponto alternativo. 

Vamos ver cada uma delas. 

Folha de Ponto

A folha de ponto é uma das formas mais antigas de controle de jornada, e também a forma menos segura e prática, vou te explicar o motivo. 

Ela é pouco segura pois, as anotações no caderno podem ser fraudadas ou rasuradas, o que acaba gerando incompatibilidade entre as informações.

Pouco prática porque, depois de anotadas as informações do ponto, ainda é necessário transferir os dados para realizar o tratamento do ponto, para tirar os apontamentos e saber se os colaboradores tiveram horas extras, atrasos ou outras informações. 

Nessa etapa percebemos que a empresa pode levar um grande tempo para fazer o controle de jornada em uma obra. 

Considerando apenas esses dois empecilhos, percebemos que a folha de ponto não é a melhor plataforma para o controle de frequência na construção civil. 

Relógio de Ponto

Como dissemos mais acima, geralmente canteiros de obra possuem uma estrutura mais improvisada, afinal, aquele local é provisório pelo tempo em que a construção durar. 

Por isso, a praticidade é um dos quesitos a se pensar na hora de escolher a plataforma para o controle de ponto. Ela precisa ser fácil de se instalar para que não haja problemas com esse tipo de logistica. 

Outra questão é a forma em que os colaboradores vão bater o ponto, geralmente usam-se cartões de ponto. 

Entretanto, é importante lembrar que o cartão de ponto não é uma alternativa totalmente segura, uma vez que colaboradores podem trocar os cartões, ou até mesmo perder ou danificá los.

Já o relógio de ponto biométrico, apesar de ser uma ótima solução, pode não funcionar totalmente em um canteiro de obras, já que a leitura da impressão digital pode ficar comprometida por conta do pó e dos produtos que os colaboradores lidam no dia a dia. 

Então, imagine no fim do dia uma fila de colaboradores em frente ao relógio e um deles tentando fazer a leitura de seu dedo sem sucesso, com certeza seria um verdadeiro caos.

Além disso, esses aparelhos precisam estar conectados a energia o tempo todo e a transferência de informações também não é prática, precisando fazer a extração dos dados via USB e conectar a um outro programa. 

O relógio de ponto apesar de ser uma boa forma de controlar a jornada, é um equipamento com um investimento um pouco maior como: compra do relógio físico, de bobinas, a necessidade de um programa auxilia e manutenção pois, se ele quebrar o conserto é bastante caro.

Agora imagine uma empresa que possui 3 obras funcionando ao mesmo tempo, se um desses equipamentos apresenta alguma falha, imagina o caos que pode gerar. Os colaboradores podem ficar sem ter uma forma de bater ponto até a manutenção do relógio.

Por isso, essa plataforma também não é a mais indicada para a construção. 

 Ponto Alternativo 

Apesar de ser considerado como uma nova solução, o ponto alternativo ou controle de ponto digital está no mercado há alguns anos, e já foi aderido por diversas empresas em todos os setores. 

Mas, o que o diferencia das demais soluções que vimos acima?

Uma das principais diferenças é que ele é totalmente móvel. O ponto alternativo pode coletar as informações de jornada através de um simples telefone celular, por isso, pode também ser chamado de ponto online, ou ponto móvel. 

“Mas isso é seguro?”. Essa é uma boa pergunta, e todas as empresas devem fazê-la antes de contratar esse controle de ponto. A resposta é: sim, totalmente seguro!

No sistema da PontoTel por exemplo, para se coletar o ponto dos colaboradores além de uma senha pessoal, também é feita uma captura da imagem da pessoa que está batendo o ponto no momento. 

O ponto alternativo também conta com a geolocalização, podendo a empresa saber se o colaborador está batendo o ponto no lugar determinado, evitando assim que colaboradores Façam a Marcação do ponto antes de chegar na obra ou depois de sair dela forçando uma hora extra

Mas as vantagens não são só essas. Com esse sistema a empresa não precisa mais se preocupar em ter que conferir as informações, os pontos são automaticamente enviados para o sistema em nuvem podendo ser acessado diretamente do escritório em tempo real, sem a necessidade do transporte de informações.

Com isso, o apontador pode se preocupar com outras tarefas além de acompanhar os horários dos colaboradores. 

Essa ferramenta também não corre o risco de precisar de manutenção, pois, funciona de forma online portanto a empresa só precisa de um aparelho para acessar o sistema.

Claro que não são todos os pontos alternativos que apresentam essas características, por isso é importante pesquisar todas as funcionalidades antes de aderir a algum deles em sua empresa. Mas, eu posso te garantir que o sistema PontoTel é um dos melhores do mercado, vou te mostrar o por que no próximo tópico. 

Mas, antes disso, vou deixar aqui um material que preparamos para você entender melhor qual é a diferença entre as principais formas de registro de ponto.

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Por que a PontoTel é a melhor solução para a sua empresa?

Como dissemos anteriormente, o sistema alternativo de controle de ponto tem crescido bastante no mercado brasileiro, mas entre tantos como escolher o melhor deles? 

Bom, eu te disse que o PontoTel era o melhor, e para te mostrar isso separei alguns pontos principais para falarmos. O que torna o sistema PontoTel a melhor solução para sua empresa é que ele possui:

  • Múltiplas formas de registro de ponto
  • Informações sobre todas as ocorrências de jornada
  • Criação de locais de trabalho 
  • Bom custo benefício
  • Facilidade no tratamento do ponto
  • Diversos relatórios operacionais 
  • Proteção trabalhista

Vou explicar mais. 

Múltiplas formas de registro de ponto

Dentre todas as vantagens do PontoTel, essa é uma das principais, afinal a proposta é ser diferente dos pontos convencionais, por isso trazemos para sua empresa diversas formas de registro de ponto, assim ela não fica dependente apenas de um relógio pendurado na parede. 

No PontoTel, temos o aplicativo para bater ponto que pode ser acessado através de celulares com sistema IOS e Android, e tablets com sistema Android. Além desses, também é possível marcar o ponto por computador e telefone.  

A vantagem para empresas de construção civil é ter essa facilidade no registro de ponto, podendo disponibilizar mais de um dispositivo para os colaboradores baterem ponto com menor custo. 

Informações sobre as jornadas em tempo real jornada

O acompanhamento da jornada em tempo real é uma das coisas que mais podem ajudar uma construtora a ter mais controle sobre os atrasos e as horas extras que os funcionários estão fazendo. 

Sabemos que dentro de uma construção cada funcionário tem a sua função e todos trabalham em sincronia, por isso, um atraso ou uma falta pode prejudicar bastante a produção. 

Mas, com o sistema da PontoTel, o responsável pelo ponto dos funcionários só precisa de um celular para verificar de forma simples os horários da jornada de trabalho. É possível visualizar na tela de acompanhamento quais funcionários faltaram, ou estão atrasados para assim remanejar pessoal ou trazer mais alguém de fora. 

Criação de locais de trabalho 

A organização dos pontos por local de trabalho é algo que facilita bastante o processo após marcação de ponto, na hora do tratamento das informações é possível ver as informações por locais separados e não todos os pontos juntos. 

Além disso, essa é uma ótima ferramenta para as empresas que possuem construções funcionando em diversos locais, podendo separar os colaboradores das diferentes obras.

Facilidade no tratamento do ponto

Uma das maiores dores de cabeça de quem trabalha no RH fazendo a gestão de ponto é precisar de mais de um sistema para fazer todo o processo. 

No PontoTel é diferente, o mesmo sistema utilizado para bater o ponto é o sistema do tratamento, isso faz com que os pontos sejam enviados em tempo real para o sistema. Assim o RH da construtora pode fazer o tratamento e conferir todas as informações diretamente da filial a qualquer hora do dia. 

O sistema também possui diversas ferramentas inteligentes para correção dos pontos e um banco de horas calculado automaticamente de acordo com as regras da construtora. 

Diversos relatórios operacionais 

A produtividade é algo que tem sido buscado constantemente no ramo de construção civil, contratação de novas tecnologias aliadas a novos processos tem feito com que ela crescesse, mas o fator principal de uma construção são os seus funcionários, sem eles não adianta ter equipamentos de última geração. 

Por isso, identificar problemas de absenteísmo, atrasos e faltas é crucial para a empresa promover ações de melhoria da produtividade dos funcionários. No sistema da PontoTel é possível ter esses relatórios a mão. 

Com apenas alguns cliques é possível ter dados precisos sobre dispensas, horas extras, atrasos, saídas antecipadas. Podendo ter um comparativo geral de toda a obra, assim a empresa consegue agir no lugar certo e acabar com as altas taxas de absenteísmo que tanto afetam a produtividade. 

Proteção trabalhista 

A jornada de trabalho dentro de uma construção civil pode ser bastante exaustiva, por isso manter todos os colaboradores atuando dentro de suas jornadas é crucial para evitar problemas trabalhistas.

Controlando a frequência de forma correta a empresa evita que funcionários façam horas extras além do permitido, envia as informações corretas para a folha de pagamento evitando divergências que podem acarretar problemas judiciais no futuro. 

Além disso, o controle de jornada é um benefício tanto para a empresa quanto para os colaboradores, que se sentirão mais seguros registrando seus horários criando assim uma relação de confiança mútua. 

Bom custo benefício

Por fim, com todos os diferenciais que falamos acima, ainda podemos destacar o custo benefício já que o sistema da PontoTel é totalmente online, não exige custos como insumos de bobina ou manutenção que um REP exige, além disso a empresa não precisa arcar com  o custo de sistemas auxiliares para tratamento de ponto

A compra de aparelhos caros também está dispensada, para funcionar o sistema a empresa só precisará usar um aparelho compatível com a versão de sistema. 

Também é importante ressaltar que o sistema é contratado conforme a quantidade de funcionários que irão bater ponto, então no final, o sistema agregará um ótimo custo benefício para a empresa.

Quais as vantagens de utilizar uma ferramenta de ponto flexível

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Tudo que falamos acima trará para sua empresa diversas vantagens, como:

Agilidade na gestão de ponto

Para quem não trabalha no RH, fazer a gestão do ponto pode parecer uma tarefa fácil que envolve apenas somar as horas dos colaboradores e enviá-las para a folha de pagamento. 

Mas a verdade é que não é somente isso, fechar a folha de ponto não é uma tarefa fácil, envolve todo o tratamento do ponto, e dele é tirado os apontamentos como cálculo de horas extras, benefícios relacionados à jornada como por exemplo adicional noturno, além dos descontos por faltas, atrasos, ou dispensas.

Claro que não existe uma ferramenta mágica que vá fazer com que sua empresa nunca mais tenha que lidar com a gestão de frequência. Isso realmente não irá acontecer pois a gestão de ponto é algo essencial em todas as empresas. 

Mas a questão é que, dá para deixar ela mais fácil e menos engessada. Por isso, o sistema da PontoTel conta com uma interface intuitiva e descomplicada, para tornar todos os processos mais rápidos.

Gestão de jornada

Com tantas jornadas diferentes para administrar o ideal é ter um sistema que organize de forma correta os horários dos colaboradores. Os horários de entrada e saída precisam estar inseridos no sistema para que o cálculo das horas trabalhadas aconteça. 

As folgas, férias e dispensas também fazem parte da gestão de jornada, e com o auxílio de um sistema inteligente organizá-las ficará muito mais fácil.

Segurança nas informações do ponto 

A segurança também é uma das vantagens desse sistema, todos os dados dos pontos estão registrados na nuvem, sem chance de fraude ou perda das informações. Além das medidas de segurança que garantem que a empresa saiba o local e por quem o ponto foi batido.

Redução de custos com horas extras indevidas

Com um sistema completo e robusto as chances de erros de cálculos são eliminadas. Os horários são registrados exatamente pela jornada em que os colaboradores fazem, sem que a empresa arque com horas extras indevidas por erro de cálculo ou informação errada no sistema.  

O que só a PontoTel te oferece

Integração com vários sistemas

Neste texto nós falamos várias vezes como você pode fazer toda a gestão do ponto da sua empresa diretamente no sistema da PontoTel. Mas, quero ressaltar que o nosso sistema ainda vai além. 

De qualquer forma após fazer todos os apontamentos a sua empresa teria que enviar as informações para o sistema de folha de pagamento certo? 

Por isso, o sistema da PontoTel possui integração com os principais sistemas de folha de pagamento, assim a sua empresa não precisa perder tempo fazendo a ponte entre sistemas diferentes. 

Implantação completa

Depois de adquirir um produto, não há nada mais frustrante do que não receber ajuda para poder utilizá-lo, não é mesmo? 

Por isso, na PontoTel a sua empresa é acompanhada desde o momento da contratação do sistema. E durante a implantação seus funcionários conta com diversos treinamentos para garantir que sua empresa seja especialista em operar a plataforma. 

Suporte online

Sabe quando você está mexendo em um sistema e de repente surge uma dúvida sobre algum processo? Com o PontoTel você pode contar com o suporte online que contém o passo a passo de todas as funções do sistema. 

Assim a sua empresa não precisa se preocupar em ligar para o suporte, pode encontrar a informação que precisa em alguns cliques. Mas, mesmo se você ainda tiver alguma dúvida, temos consultores prontos para atendê-lo e fazer todo o passo a passo com você. 

Relatórios 

Os relatórios também são um diferencial da PontoTel, o sistema conta com mais de 20 tipos deles, e tornam o RH da empresa muito mais estratégico, obtendo dados precisos sobre todos os setores da empresa. 

Carteira de clientes 

A PontoTel tem clientes em todos os seguimentos provando que o sistema se encaixa para todas as empresas, de portes diferentes e ramos diferentes. Grandes empresas do mercado já aderiram ao sistema.

Reconhecimento facial

Um dos maiores receios que as empresas possuem ao contratar sistemas alternativos é quanto a sua segurança, afinal, ele não conta com a leitura de impressão digital assim como os sistemas convencionais. 

Entretanto, os sistemas alternativos vão aleḿ. Ao registrar o ponto no sistema PontoTel, é pedido ao colaborador que se posicione para a captura de uma imagem, dessa forma é feito o reconhecimento facial e caso a imagem capturada seja diferente das que constam no banco de dados, aparecerá um aviso no sistema para que seja verificado a inconsistência.

Dessa forma evita-se que colaboradores batam o ponto no lugar de outro funcionário, e sua empresa pode usar tranquilamente o sistema da PontoTel

Clique no vídeo abaixo e veja como funciona o PontoTel!

Como entrar em contato

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O PontoTel tem consultores comerciais prontos para atender a sua empresa, entender suas necessidades e te explicar todas as funções do sistema. 

Você pode entrar em contato com a gente, estamos ansiosos para te atender. 

Conclusão

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Agora você sabe como funciona o controle de ponto na construção civil e o quanto sistemas alternativos podem ajudar ainda mais as empresas desse ramo. 

Não se esqueça, um bom controle de ponto agiliza processos dentro da sua empresa e traz muito mais segurança para ela. 

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