Trabalhar de casa? Conheça o que sua empresa precisa fazer para adotar essa nova tendência

pontotel home office

Home office é a nova aposta do mercado de trabalho para o futuro dos profissionais.

O home office vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Isso porque além de se encaixar nos mais diversos estilos de profissionais, essa tendência promete reduzir custos, proporcionar o desenvolvimento de novos projetos e aumentar a produtividade das empresas.

Já para os profissionais que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, o Home Office tende a ser o sonho da grande maioria.

Permitir o trabalho remoto (Home Office) oferece uma série de benefícios para os empregados e empresas. Podemos dizer que para os empregados esse modelo traz flexibilidade de horário, comodidade, qualidade de vida, e principalmente, fazer o profissional administrar sua própria rotina. Já para o empregador ele otimiza as atividades, aumenta a produtividade e reduz o custo com alguns encargos sociais.

Mas o Home office vai muito além de reduzir custos. Entenda o porque este é o modelo e trabalho do futuro.

Engana-se quem acha que o empregado que em casa possui direitos diferentes de quem cumpre a jornada presencialmente. Em 2011, o artigo 6° da CLT foi alterado e igualou os direitos de todos trabalhadores. Seja ele trabalhador remoto o aqueles que realizam sua jornada na empresa.

Dessa forma a lei definiu que o empregado remoto deve ter um expediente de trabalho. Ou seja, com horário para começar e terminar preestabelecido em contrato. Cabe então ao empregador fazer o controle da jornada destes funcionários.

Segundo a, advogada Cecília Carvalho, especialista em questões trabalhistas do escritório Bobrow Teixeira de Carvalho Advogados. Com o desenvolvimento do mercado, o governo identificou a necessidade de criar regras para os novos modelo de de trabalho. E isso inclui as novas alternativas para o controle das jornadas. “O Ministério do Trabalho criou a portaria 373, que permite às empresas adotarem sistemas alternativos de marcação de ponto. Ou seja, ela rompeu com a obrigatoriedade do ponto homologado e validou os controles de pontos alternativos.”

De acordo com o § 2º do art. 74 da CLT para empresas com mais de 10 colaboradores fica obrigatório a adoção de sistema de controle de ponto. Seja por meio de sistema de ponto manual, mecânico ou eletrônico. Segundo Cecília as empresas precisam tomar uma série de cuidados para controlar a jornada dos colaboradores remoto. “As empresas precisam desenvolver regras e normas para administrar a rotina desses trabalhadores. É necessário criar uma política interna. De forma que estabeleça todas as regras, e responsabilidades, bem como um regulamento sobre a segurança das informações. Além disso é necessário criar um canal de comunicação para estes colaboradores externos.” explica Cecília.

É imprescindível que as empresas fiquem atentas a estes detalhes para não cair em algumas armadilhas que podem comprometer a gestão da jornada de trabalho. 

Especificações no contrato de trabalho.

O contrato de trabalho do trabalhador remoto não possui diferenças importantes em relação ao colaborador cumpre a jornada no escritório. Todas as informações contratuais como salário, jornada de  trabalho e benefícios devem ser especificadas neste documento. No caso do Home Office, a empresa deve especificar também as despesas decorrentes da realização do labor, como: Internet, computador e celular.

Hora Extra

Para hora extra, a lei especifica que o empregado possui todos os direitos ao pagamento das horas extraordinárias realizadas. A empresa pode determinar em contrato de trabalho o limite para hora extra, sempre respeitando os parâmetros estabelecidos pela CLT.  

Cuidados com o Sobreaviso

O regime sobreaviso é caracterizado quando o funcionário é solicitado para realizar atividade fora de seu horário habitual de trabalho. O Tribunal Superior do Trabalho criou uma súmula para garantir o pagamento do sobreaviso. Conhecido também como plantão, o sobreaviso é quando o colaborador fica a disposição da empresa. Uma vez que isso impede que ele realize outras atividades, a empresa deve então remunerá-lo por esse tempo em disposição. Com as alterações da lei o pagamento do sobreaviso passa ser obrigatório independente se o empregado realizar ou não as atividades.

As soluções tecnológicas

A tecnologia criou diversas alternativas para o gerenciamento dos colaboradores que fazem serviço externo ou que adotaram o Home Office. Um exemplo dessas alternativas é o PontoTel que criou um sistema de controle de ponto que permite realizar a marcação por aplicativo.

O PontoTel identificou as mudanças do mercado e modernizou o famoso relógio de ponto. Com uma ferramenta que permite a marcação por meio de celulares tablets e computador, fica mais fácil gerenciar as jornadas. Centenas de empresas possuem dificuldades para administrar o horário de trabalho dos colaboradores. Isso sem pensar nos colaboradores que trabalham externo, pois com sistemas tradicionais é quase impossível.

Para o gerente de RH da empresa Ala Serviços, Adimilson Xavier, o PontoTel foi a luz no fim do túnel para sua empresa: “Agora eu consigo administrar a jornada de trabalho dos meus colaboradores externos com muito mais facilidade. As informações, além de serem precisas, são enviadas em tempo real. O sistema me ajudou muito com as rotinas do dia a dia.”  relata.

Segundo a empresa Your Office, que disponibiliza salas de reunião para locação, no Brasil atualmente 1,2% das empresas já adotaram o sistema de trabalho remoto, seja Home Office ou com o serviço externo. “As estatísticas comprovam que as empresas que adotam o trabalho remoto apresentam um aumento na produtividade. A flexibilidade do trabalho vem trazendo resultados muito benéficos, o mercado está mudando e os novos modelos de trabalho estão aí para comprovar”, diz Cecília.

Por Cheron Moura

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