14 Indicadores de RH para a Gestão de Pessoas Eficiente [Guia]

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Você já deve ter ouvido falar sobre indicadores de Recursos Humanos, mas sabe para que eles servem e a importância para sua empresa?

Ouvimos muitos empreendedores falando sobre os indicadores de gestão, entretanto nem todo mundo sabe bem o que são ou para que servem.

Para entender a importância dos indicadores de RH, eu preciso te dizer que o capital humano se tornou um dos recursos mais valiosos para o negócio. Afinal, o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao bom trabalho dos seus funcionários.

Por isso, monitorar os resultados de cada área, bem como o índice de satisfação, motivação e produtividade é fundamental para uma boa gestão. É justamente nesse ponto que entra os indicadores de RH, também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs).

Se você quer saber como aplicar os indicadores de RH na sua empresa e criar uma gestão estratégica está no lugar certo.

Neste artigo vou te mostrar a importância dos indicadores de RH, como aplicá-lo na sua empresa e ainda te mostrar 14 indicadores que podem otimizar o gerenciamento das equipes e torná-la mais eficiente.

Confira alguns temas que abordaremos nesse artigo.

  • Indicadores de desempenho do RH: porque monitorar
  • Indicadores de gestão: O RH dá o exemplo para as áreas da empresa
  • 14 KPIs de RH: os indicadores de sucesso da gestão de pessoas
  • O que fazer se os indicadores apontarem um mal cenário?
  • A importância de contar com ferramentas que automatizam processos burocráticos

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Indicadores de desempenho do RH: porque monitorar

Certamente você já ouviu aquele ditado “toda ação gera uma reação”, mas como medir se suas ações estão dando resultados positivos e negativos se você não tiver nenhum medidor ou não traçou um objetivo a ser alcançado?

A resposta é simples: Será difícil, para não dizer impossível, medir os resultados nesse caso.

O uso de indicadores tem por finalidade apontar se a gestão está perto ou longe de atingir os objetivos, e nos casos onde este ainda não foi alcançado, o que é preciso fazer para tal.

E mais do que isso, eles são capazes de comprovar a otimização dos processos, a redução das despesas, além do aumento da produtividade. Até porque ninguém deseja contratar colaboradores e não conseguir mantê-los engajados, motivados, desenvolvidos e integrantes de uma equipe forte e capaz de alcançar as metas.  

Por isso, cada vez mais as empresas estão atentas para os indicadores de rh, uma vez que para o sucesso do negócio é preciso ter uma visão ampla das áreas.

Todo empreendedor já adotou alguma estratégia que acabou não dando certo, e muitas vezes é difícil conseguir uma resposta concreta do porque ter dado errado. Será que foi mau gerenciamento? Ou pouco desempenho da equipe? Ou será que ela não servia para os seus clientes?

Todas essas perguntas podem facilmente ser respondidas por uma empresa que já adota em sua estratégia os indicadores de desempenho do RH.

Isso porque os indicadores costumam ter duas finalidades principais: a primeira é descrever as atuais circunstâncias que envolvem a empresa. Já a segunda oferece condições para uma análise completa e detalhada das circunstâncias, dessa forma fica fácil identificar problemas, fraquezas que precisam ser corrigidas e aprimorar os processos.

Indicadores de gestão: O RH dá o exemplo para as áreas da empresa

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Na área de Recursos Humanos existem vários indicadores que podem facilitar o dia a dia do dos gestores da empresa.

Eles mudam de acordo com o tamanho da empresa, o número de colaboradores e de unidades, nível de dificuldade das atividades, especificidades dos setores e até do modelo de gestão adotado pela corporação.

Agora você deve estar se perguntando, mas como os indicadores de desempenho do rh pode auxiliar as outras áreas da empresa.

Isso é possível quando os objetivos estão bem definidos, pois os indicadores são capazes de mensurar e descrever a atual situação da estratégia adotada.

Cada área de uma empresa possui um objetivo ou meta a ser alcançada, logo cada setor necessita de uma estratégia diferente.

O que eu quero dizer com isso é que assim como as estratégias são diferentes, os indicadores de RH também tem de ser adaptado para cada setor ou estratégia.

Ou seja, não dá para aplicar apenas 1 indicador e esperar resultados precisos, afinal cada estratégia demanda um esforço.

Para explicar melhor vamos falar sobre um dos indicadores muito utilizados nas empresas as horas extras. Dentro de uma empresa as horas extras podem indicar duas situações;

A primeira é de uma equipe que está sobrecarregada e necessita de mais mão de obra para atender a demanda. A segunda situação é de uma equipe que está desmotivada, logo o índice de produtividade caiu o que acarretou a necessidade da realização de horas extras.

Agora eu te pergunto, como identificar as duas situações se a empresa utiliza apenas o indicador de horas extras para medir o índice de desempenho e o resultado das estratégias de gestão.

Preciso te lembrar que o mercado de trabalho mudou e contratar profissionais, efetuar pagamentos, administrar as obrigações legais não é mais suficiente para atrair e reter talentos dentro para a empresa.

Hoje é necessário trabalhar estrategicamente para motivar os colaboradores, que como eu disse acima são um fator muito relevante para o sucesso de uma organização.

Por esse motivo o uso dos indicadores de desempenho são fundamentais para revelar quais práticas estão dando certo e o que precisa ser melhorado.

O monitoramento dos KPIs são de responsabilidade do setor de Recursos Humanos, mas é necessário uma integração entre o RH e todos os gestores da empresa.

Agora que já vimos o que são indicadores de desempenho e a importância da integração do RH com os outros departamentos da empresa, que tal vermos 14 KPIs que fazem toda diferença na gestão de uma empresa.

14 KPIs de RH: os indicadores de sucesso da gestão de pessoas

Uma gestão eficaz é primordial para qualquer empresa não é mesmo?

E para avaliar os resultados das equipes é necessário e envolvimento de alguns indicadores de Recurso Humanos, pois são eles que irão apontar o que tem dado certo.

Acredita dados como alta rotatividade, absenteísmo e clima organizacional contém muitas informações sobre o desempenho das estratégias gerenciais.

Acompanhe e veja como alguns indicadores podem ajudar a sua empresa.

1. Absenteísmo

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Absenteísmo é o nome dado para a ausência do profissional ao trabalho, seja por qualquer motivo. Esse indicador revela a taxa de faltas e atrasos em relação ao total de horas que os profissionais deveriam realizar suas atividades.

Parece um indicador pequeno, mas por meio do índice de absenteísmo é possível identificar uma série de problemas, tais como saúde ocupacional, desmotivação, condições do ambiente de trabalho, possíveis conflitos nas equipes entre outras situações.  

Acompanhar o índice de absenteísmo é importante para qualquer empresa, isso porque um alto índice de faltas e atrasos é sinal de que algo está errado com a gestão dos funcionários.

Todo funcionário tende a dar sinais de que está desmotivado, e entre esses sinais estão os constantes atrasos e faltas. Mas calma nem todo funcionário que falta está desmotivado.

Entretanto quando as faltas são recorrentes ou quando atingem uma equipe inteira é hora de verificar o que está acontecendo. Pois ignorar o problema pode fazer com que a empresa perca grandes talentos.

2. Turnover ou Rotatividade

O índice de rotatividade ou também conhecido como turnover, mensura a evasão dos colaboradores, ou seja ele mensura entrada e saída dos funcionários da empresa em determinado período.

Esse índice de RH pode ser um indicativo muito pertinente, principalmente da atratividade e retenção dos profissionais dentro da empresa.

Isso quer dizer que ele avalia não apenas se a área de recrutamento está contratando bons profissionais, mas também avalia como os gestores de cada equipe lidam com o dia a dia e reter os profissionais na empresa.

Ou seja, a turnover é uma grande ferramenta para avaliar o entusiasmo dos funcionários, a qualidade do clima do trabalho e a eficiência das políticas de retenção de talentos.

Você já deve ter visto diversas fórmulas para calcular o índice de turnover, mas preciso te lembrar que para ter uma análise completa é necessário conhecer a fundo os tipos de rotatividade que existem dentro de uma empresa.

Se você quer saber mais sobre os tipos de turnover e como calculá-los confira o nossa artigo completo sobre o tema e descubra como reduzir o índice de rotatividade na sua empresa.