Como motivar e liderar equipes à distância? O futuro do trabalho

motivar uma equipe a distancia introducao

O trabalho externo é uma realidade para mais da metade dos trabalhadores corporativos no Brasil. 

Segundo pesquisa realizada pelo espaço coworking Spaces, 55% dos entrevistados realizam esse modelo de trabalho ao menos uma vez por semana. Se antes o teletrabalho era apenas uma tendência, hoje já é a realidade de muitas empresas. 

Está cada vez mais comum empresas possuírem colaboradores externos, algumas chegam até mesmo a não possuir sedes própria, e adotam espaços de coworking para reuniões ou trabalhos presenciais. 

Essa é a chamada era da revolução tecnológica no ambiente corporativo, é justamente essa tecnologia que permite que os colaboradores atuem à distância. 

Entretanto, apesar de oferecer uma série de vantagens, uma coisa ainda preocupa as empresas: como gerenciar equipes à distância. Afinal, como eu posso motivar o meu colaborador mesmo ele estando a quilômetros de distância de mim?

Certamente você percebeu que esse desafio é grande, e é preciso uma boa estratégia para que motivar e liderar profissionais a distância. Mas não se preocupe, nesse artigo vou mostrar como é possível manter seus colaboradores engajados mesmo de longe. 

Veja só os assuntos que vamos abordar nesse texto:

Vamos começar? Boa leitura!

Liderança a Distância Funciona?

Para algumas pessoas é impossível imaginar alguém liderando equipes à distância, mas saiba que essa é uma tendência cada vez mais possível no mundo corporativo. 

Aliás, muito antes da revolução tecnológica, empresas multinacionais já possuíam diretores e equipes espalhadas pelo mundo. Não é mesmo?

Isso nos prova que esse modelo funciona e é totalmente possível de ser implantado por qualquer empresa de qualquer tamanho. Mas afinal, o que mudou?

Conforme as inovações tecnológicas foram aplicadas na comunicação ao longo dos anos, diversas ferramentas foram aprimoradas e permitiram que hoje as pessoas estejam conectadas à diversos lugares do mundo ao mesmo tempo, sem que precisem sair de suas casas ou escritórios. 

Eu por exemplo posso trabalhar de São Paulo e o meu líder de Minas Gerais. E mesmo com a distância, é possível nos entendermos e estarmos totalmente alinhados com os objetivos da equipe. 

Isso só é possível graças a essas ferramentas, e a um elemento ainda mais importante: a capacidade de liderança desse líder. 

Isso porque a liderança é independente da proximidade entre os indivíduos, já que muitos líderes podem estar na mesma sala ou no mesmo andar que seus liderados, mas podem não exercer poder nenhum sobre eles. 

Assim como um líder pode estar longe de seus liderados e exercer muita influência sobre a equipe através da sua capacidade de motivar, atrair e reter os seus colaboradores.

Falando dessa forma até parece fácil, mas é aí que você se engana. Liderar a distância é uma tarefa difícil que envolve diversas pessoas e a forma com que a empresa lida com seus funcionários. 

E como nada na vida é fácil, vamos falar um pouco sobre os desafios dessa liderança à distância. Mas não se preocupe, depois de te explicar todo o conceito vou te dar boas dicas de como liderar e motivar seus colaboradores à distância.

banner-Planilha-de-Controle-de-Ponto

O desafio de motivar e liderar a distância

motivar uma equipe a distancia lider motivado

Motivar a distância é necessário na era do Home Office

A liderança por si só já é uma tarefa bastante difícil, e quando uma empresa possui funcionários que trabalham à distância, ela parece ficar ainda pior. Isso porque a falta da presença física, da interação pessoal e do olho no olho podem causar alguns mal entendidos. 

O principal desafio deste cenário é a dificuldade de comunicação que vemos em algumas empresas. É importante perceber se a sua empresa possui essa falha, pois, ela é bastante preocupante.  Afinal, somos humanos, e toda a nossa cultura é formada pela interação com outras pessoas e o nosso convívio diário. 

Além disso, não podemos negar que algumas pessoas não funcionam sem uma liderança presente, o que pode fazer com que não entreguem tarefas no prazo, ou façam “corpo mole”.  

Nessa conta de desafios, ainda podemos citar a falta da autogestão do tempo, o que de forma alguma é uma característica que torna aquele colaborador bom ou ruim, pois cada pessoa tem o seu próprio tempo e pode aprender a gerenciá-lo através de iniciativas.  

Mas, são nessas brechas que entram a figura do líder, aquele que vai ser capaz  de integrar a equipe e fazer com que o trabalho ande mesmo à distância. 

E o que esse líder precisa fazer para isso? A resposta é: motivar os seus colaboradores

Motivar a distância é necessário na era do Home Office

Você já ouviu falar sobre equipes virtuais? Esse é o nome dado para as equipes que atuam à distância, nessa situação cada colaborador vem de um lugar diferente. Com isso, a equipe se expande e consegue possuir talentos de diversas partes.  

Aliás, esse é um dos maiores benefícios do trabalho remoto. O grande leque de possibilidades e talentos faz com que o home office não seja só mais uma possibilidade, mas sim a preferência de muitas empresas. 

E na era do teletrabalho, a empresa precisa garantir que seus colaboradores estejam trabalhando a todo vapor do lugar que eles escolherem, e por isso,motivá-los é muito importante. 

Os seus funcionários precisam se sentir motivados e dispostos a gastar toda a energia em um projeto, e à distância, essa dose de motivação precisa estar no nível máximo.

Mas afinal, o que é a motivação? Como podemos incentivar nossos colaboradores?

Bom, antes de mais nada, preciso esclarecer uma coisa: a motivação e o incentivo, apesar de parecerem a mesma coisa, são termos opostos. 

Incentivo e Motivação: Dois conceitos ligados mas diferentes

O incentivo é aquilo que a empresa pode oferecer para engajar os seus colaboradores, é como se fosse um prêmio. Por exemplo, se os vendedores de uma loja baterem uma meta, eles podem ganhar um almoço em uma churrascaria. 

Dessa forma, a empresa estará incentivando esses colaboradores a chegarem à determinada meta, para serem recompensados por isso. 

Já a motivação vem de movimento, é como se fosse um impulso que esse colaborador recebe para se movimentar e executar as suas tarefas. 

E você sabia que a motivação de um time inteiro depende da motivação de seu líder? Pois é, se o líder está desmotivado, pode esquecer, nada irá para frente nessa equipe. 

O líder precisa ser o primeiro, o mais corajoso, aquele que inspira os outros e entra de cabeça no projeto. E como essa pessoa pode se manter motivada para motivar todo o resto?

Essa é uma pergunta bastante interessante. Vamos descobrir a resposta

E Como o líder se mantém motivado?

motivar uma equipe a distancia lider motivado

Técnicas de Motivação de equipes à distância

O tamanho do engajamento de um líder com certeza reflete nos seus liderados. Quando eles podem ver o líder arregaçando as mangas e pegando no pesado, com certeza eles terão o mesmo comportamento. 

Imagine que em uma véspera de feriado uma equipe está totalmente atrasada com seus projetos, e o líder ao invés de emendar o feriado, decide trabalhar. Os liderados vendo esse comportamento também pensam, “se até o líder vai ficar, porque eu vou folgar?”

É esse sentimento que a dedicação do líder precisa passar, essa energia e intensidade. 

O líder precisa se manter motivado para que consiga motivar o time inteiro, e para isso, ele precisa vestir a camisa da equipe e ser uma referência. 

E nessa ação o que ele recebe em troca? Bom, ele recebe motivação de volta!

O engajamento da equipe é o que faz com que o líder se mantenha motivado. Ver os resultados, as tarefas sendo feitas,  traz aquele sentimento de que é possível, de que a liderança está sendo boa e deve continuar mantendo esse padrão. 

E finalmente chegamos a parte deste texto que eu tenho certeza que você estava aguardando, achou que eu não iria te mostrar algumas técnicas de motivação de equipe à distância?

Se enganou.

Técnicas de Motivação de equipes à distância

Nesse texto nós vimos que a motivação de um time virtual depende do quanto eles estão integrados, por isso, todas as técnicas que eu vou te apresentar agora estão relacionadas. 

Procure pessoas alinhadas com os valores da sua empresa

Todos sabemos da importância da missão, visão e valores para o sucesso de uma empresa. No caso do gerenciamento de equipes externas, esses três pilares são ainda mais importantes, pois irão guiar todas as decisões estratégias e o modo de pensar dos funcionários. 

Para uma equipe virtual funcionar, todos precisam estar cientes de como a empresa funciona, quais os objetivos que ela possui e como alcançá-los. É necessário que todos os colaboradores estejam de acordo com essas diretrizes e queiram adotá las em suas rotinas. 

Livrar-se de rótulos

Quando uma empresa se propõe a contratar pessoas de todos os lugares, ela precisa entender que esses colaboradores possuem culturas diferentes, e que cada pessoa é de um jeito. 

Então não adianta querer que todos sejam robôs e tenham comportamentos iguais. Um bom líder precisa saber separar e lidar com as diferenças entre os seus colaboradores. 

Mas não se esqueça que, apesar das diferenças, algo em comum que esses colaboradores precisam ter é estar alinhados com a cultura organizacional da empresa. Caso contrário, dificilmente um gestor conseguirá motivar sua equipe.

Estabelecer como as coisas vão funcionar 

Desde o momento da contratação do colaborador, a empresa precisa deixar clara as suas expectativas, como ela trabalha, o que é tolerável e o que de forma nenhuma pode acontecer.

Prazos e tarefas bem definidas

motivar uma equipe a distancia prazos e tarefas

Nada prejudica mais uma equipe do que milhões de tarefas a serem feitas para ontem. Não é possível que em uma lista de 10 tarefas todas sejam de alta prioridade, e quando se trata de trabalho à distância, todas as tarefas precisam estar bem alinhadas e atribuídas as pessoas que vão executá-las. 

Saber gerenciar o tempo e organizar as tarefas é essencial para todas as equipes que trabalham de forma remota. O prazo para essa execução também é importante estar definido, o que nos leva para a próxima técnica. 

Reportes Semanais 

Quando uma equipe atua à distância não quer dizer que a empresa não precisa saber de tudo o que acontece. Pelo contrário, é interessante que o líder se reúna toda semana com a equipe para saber o andamento das coisas. 

Estar ciente do  que foi feito, o que está sendo e do que não foi feito, ajuda a empresa  a se manter no caminho do crescimento. 

Por isso, realizar videoconferências semanalmente expondo suas tarefas, coisas a serem feitas e aprendizados, ajuda a manter tudo alinhado.

Ferramentas de gerenciamento de projetos

Uma equipe virtual utiliza quase 100% da tecnologia nos seus processos. Por isso, utilizar ferramentas que estimulem a colaboração de todos é uma forma de manter a equipe integrada. 

Hoje em dia, existem softwares online como Trello, Jira e Asana que permitem a criação de projetos e o acompanhamento deles através de cards. Esses blocos podem ser atribuídos a pessoas, e através de etiquetas, todos da equipe podem saber qual é o status da tarefa. 

Além de manter todos cientes do que está acontecendo, essa ferramenta evita o trabalho de ficar cobrando ou perguntando qual é o status daquele projeto.

Quais ferramentas auxiliam no processo de motivação?

Vimos até aqui que gerenciar o capital humano de uma empresa não é uma tarefa tão fácil, e quando falamos sobre motivação, isso é um desafio ainda maior.

Todo gestor possui a responsabilidade de dar suporte ao desenvolvimento profissional de seu colaboradores, seu maior comprometimento está no crescimento e aprimoramento de sua equipe. 

Mas como fazer todo esse processo de forma eficiente e à distância?

Gostaria que a resposta fosse tão simples quando a soma de 1+1, mas eu estaria mentindo ao dizer que existe uma fórmula correta, ou uma receita perfeita para a motivação dos colaboradores.

Motivação é um tema sempre muito delicado, isso porque cada profissional possui um elemento motivacional diferente. Enquanto alguns priorizam coisas como um plano de carreira, outros podem se preocupar mais com o salário ou com a flexibilidade da jornada, e quando inserimos essas questões à equipes que trabalham home office, a motivação será ainda mais complicada. 

Entretanto, posso afirmar que o elemento mais importante para motivar qualquer tipo de colaborador, seja aquele que está no seu escritório ou aquele que trabalho externo, é a comunicação.

Comunicação é Essencial

motivar uma equipe a distancia comunicacao

Você certamente já deve ter ouvido que a comunicação é a arma mais poderosa para a gestão de pessoas, e preciso te dizer que concordo com essa afirmação. 

Como um líder pode dizer que tem uma equipe de sucesso se nem ao menos sabe o que seus liderados acham sobre a empresa ou sobre as tarefas que desempenha? Será que eles estão satisfeitos? 

Você poderia refutar o meu argumento dizendo que se os números da equipe forem satisfatórios, é porque ele tem sucesso. Afinal, os números nunca mentem.

Mas será que ter sucesso significa apenas alcançar as metas? 

A resposta para essa pergunta é não. De nada adianta alcançar as metas se seus colaboradores estão insatisfeitos com a organização. Certamente se esse for o cenário da empresa, a curto prazo ela terá problemas de absenteísmo, rotatividade, processos trabalhistas e muitas outras dores de cabeça. 

Você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem haver com comunicação? 

Bem, não há forma melhor de medir o clima organizacional do que ter uma boa conversa com os funcionários. 

A comunicação é um instrumento que permite construir uma imagem interna e externa. Quando funcionários se sentem confortáveis para se comunicam abertamente, novas ideias surgem, e a produtividade e integração entre os membros melhoram. 

A comunicação também é uma elemento importante no gerenciamento de pessoas, pois auxilia os gestores no fornecimento de feedback construtivo, melhora o clima organizacional, e aperfeiçoa a compreensão de objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores a fim de mantê-los sempre motivados. 

Agora que vimos a importância da comunicação, vou listar algumas ferramentas que auxiliam na comunicação empresarial. 

  • Intranet;
  • Mural ou TV corporativa;
  • Canais de informações e sugestões;
  • Email ;
  • Newsletter;
  • Fóruns de discussões;
  • Videoconferências;
  • Aplicativos mobile;
  • Aplicativo de controle de ponto;
  • Ferramenta de otimização de processos. 
E você quer saber qual outra ferramenta que pode ajudar a liderar e motivar seus colaboradores à distância? O controle de jornada.

Como o controle de jornada home office pode ajudar o líder

Muita gente vê o controle de jornada com maus olhos, pensam que essa é uma forma de manter os colaboradores vigiados, e que não precisam desse controle. 

É aí em que você se engana. Conversando com um dos clientes da PontoTel, ele nos trouxe uma visão bastante interessante sobre como o controle de ponto pode ajudar no cenário de home office. 

Segundo ele, as pessoas que trabalhavam de casa acabavam perdendo noção do tempo, e extrapolavam suas jornadas. Presencialmente é fácil se atentar a hora de ir embora, quando quase todos do escritório vão se encaminhando para a saída no final do dia. 

Mas trabalhando de casa, às vezes estamos tão envolvidos que esquecemos até de fazer uma pausa para comer, e acredite você, o descanso do seu colaborador interfere bastante na sua motivação e produtividade

Por isso, a possibilidade de registrar o ponto mesmo à distância é benéfica e ajuda a empresa na sua organização. Quando o líder está atento aos horários dos seus colaboradores, ele pode ver onde estão os excessos de horário e até mesmo quando os colaboradores fazem um tempo menor do que o esperado. 

Além disso, um sistema inteligente como o da PontoTel, possui funcionalidades importantes como a possibilidade de registrar atividades. Com isso, seus colaboradores podem bater o ponto ao início e ao término dessas atividades. 

Essa também é uma boa forma de gestão do tempo, com isso eles podem ver quanto tempo demoram para executar tal tarefa.

Com todas essas informações o líder pode traçar algumas estratégias e organizar da melhor forma sua equipe. Estar atento aos horários mostrará que ele se importa com seus colaboradores, e torna a relação bastante transparente facilitando sua liderança.

banner-eBook-gratuito

Conclusão

motivar uma equipe a distancia conclusao

Como vimos, ter uma equipe virtual não é fácil, e toda empresa com certeza precisará da colaboração de todos. Mas mesmo assim, ainda dá para ter uma ajudinha da tecnologia nesse processo. 

Nesse texto nós vimos quais ferramentas podem ajudar no cuidado com equipes à distância, como um líder pode se manter motivado e o que a empresa pode fazer para manter a alta performance. 

Se você gosta de temas como esse, continue sua visita no nosso blog e leia: “Motivação no Trabalho – Como Reduzir Faltas e Motivar o Time”

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Como motivar e liderar equipes à distância? O futuro do trabalho

Rolar para cima
WhatsApp chat

Receba todas as novidades do nosso blog

Inscreva-se na nossa newsletter
e receba matérias exclusivas
no seu email

popup newsletter teste5 3 - Como motivar e liderar equipes à distância? O futuro do trabalho

Não saia agora! Venha conhecer o PontoTel

O aplicativo de controle de ponto em tempo real
que você economiza tempo e dinheiro com cálculos automáticos e gestão de ponto completa.