O que é Backup? Qual é sua importância?

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Se você utiliza um computador para trabalhar ou estudar provavelmente já ouviu esse termo, backup. Mas sabe o que ele significa? E, principalmente, qual é a real importância para a segurança de dados? Se você ainda não sabe, não se preocupe, hoje você vai descobrir.

O que é backup?

Você já pensou o que acontece com os dados da sua empresa quando existem falhas nos sistemas ou mesmo quando, de maneira acidental ou proposital, alguém exclui alguma informação? Bem, se a sua empresa seguir uma política de backup nada irá acontecer.

O termo americano backup significa “cópia de segurança”, e corresponde a criação e armazenamento de cópias de arquivos digitais importantes, de modo que seja possível realizar sua restauração em caso de perda dos arquivos originais.

Dependendo da organização da empresa e dos sistemas escolhidos, pode ser que esses arquivos copiados nunca precisem ser utilizados, mas eles são necessários para evitar prejuízos causados por imprevistos. Esta é a única maneira de garantir que as informações sejam recuperadas em caso de problemas no hardware ou software.

Qual é a importância de realizar o backup frequentemente?

Embora a tecnologia ofereça inovações constantes, mesmo os computadores mais modernos ainda podem sofrer descargas elétricas ou serem contaminados com vírus capazes de corromper os dados. Muitas vezes esses problemas causam danos às peças ou aos programas instalados.

Nesses casos todas as informações contidas no computador podem ser perdidas de uma hora para a outra, sem aviso e sem recuperação. No caso de empresas essa situação pode gerar prejuízos incalculáveis.

Esses tipos de imprevistos exigem que a empresa tenha uma política interna de backup em todos os equipamentos diariamente, para garantir que haverá uma cópia recente dos dados do computador.

A política de backup

A política de backup tem a função de garantir que a equipe de TI da empresa esteja preparada para reagir caso as informações da empresa sejam afetadas por qualquer tipo de imprevisto.

São definidos processos, métodos, responsabilidades e as ferramentas necessárias para garantir a segurança dos dados da empresa. O objetivo maior é reduzir os riscos e aumentar a produtividade dos colaboradores.

O armazenamento do backup

As primeiras formas de armazenamento das cópias digitais eram os discos rígidos, CDs, DVDs, depois os pen drives e mais recente em HDs externos. Mas todas essas opções são físicas, ou seja, embora seja uma forma de garantia ter duas ou mais cópias dos arquivos, como são físicas, podem ser perdidas ou danificadas também.

Mas a tecnologia criou opções mais seguras de armazenamento para os backups que são os servidores online, cada vez mais utilizados, chamados de “nuvem”. As principais vantagens desse tipo de armazenamento estão relacionadas à segurança e à acessibilidade, pois o acesso aos dados pode ser realizado de qualquer lugar e a qualquer hora, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico (computador, tablet ou smartphone) e acesso à internet. Com login e senha apenas as pessoas autorizadas podem ter acesso às informações.

Criar um backup inadequado implica, não apenas em custos desnecessários e tempo desperdiçado, mas também no maior risco de perda dos dados. Dessa forma é preciso identificar o perfil da empresa e o tipo de backup mais indicado para a situação.

O backup pode ser manual ou automático. No modo manual é preciso salvar cada arquivo em outro dispositivo, o que leva tempo e dá trabalho. No backup automático, é necessário utilizar um software que realize o processo automaticamente. Esse modo é mais indicado para as empresas já que é bem mais rápido e não há risco de esquecimentos.

Uma dica interessante para facilitar a rotina diária da sua empresa é buscar sistemas integrados que já ofereçam o recurso de armazenamento em nuvem, como é o caso dos softwares de Gestão Empresarial ERP. Com ele é possível controlar diversos setores da empresa como cadastro de clientes, estoque, recursos financeiros, emissão de notas fiscais eletrônicas, vendas diretas, orçamentos, pagamentos e recebimentos, entre outros, em um mesmo sistema e com acesso online, pois o armazenamento das informações é na nuvem. Toda a tecnologia de segurança disponível para a sua empresa.

Com todas essas informações certamente você percebeu a importância de realizar backups dos equipamentos que contenham dados importantes e, principalmente, armazená-los em locais que ofereçam segurança para sua empresa.

Por Gabriela Vitória – Marketing da Gestãoclick

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