O que é sabático?

o que e sabatico novo introducao

Que pessoa nunca sonhou em passar um ano viajando pelo mundo?

Para alguns, tirar uma ano sabático é um presente que todas as pessoas deveriam poder dar a si mesmo em algum momento da vida. 

Imagine uma pessoa que trabalha durante anos e que apesar de descansar nos feriados, finais de semana e tirar de férias 30 dias todos os anos, tal descanso não parece suficiente para ela fazer o que realmente gosta.  

Não estou falando de uma pessoa que faz algo que não tem paixão, ela trabalha com aquilo que gosta, mas ainda sim sente que não é o suficiente. 

Todos os profissionais passam por um momento na vida que sentem necessidade de romper com a rotina. E é justamente nesse momento que pode surgir o ano sabático. 

O período sabático é o período em que profissional tira uma “licença” da carreira profissional e dedica esse tempo de repouso a si mesmo ou a algum projeto especial. 

Você deve estar se perguntando como tirar um ano sabático, quais as vantagens, como planejar ou conseguir uma renda para ficar parado durante um ano?

Se algumas dessas perguntas passaram na sua mente, você está no lugar certo. Nesse texto vamos abordar o que é o ano sabático, suas vantagens, como planejar tirar uma pausa na carreira e como conseguir uma renda durante esse período. 

Confira alguns dos tópicos que serão abordados ao longo do texto:

Vamos começar?

O que é sabático?

O termo sabático vem do vocabulário hebraico também conhecido por Shemitá, que significa “libertação”, na tradução literal. 

O ano sabático é descrito no livro sagrado do povo judeu (Torá) como o período de descanso da terra, ou seja, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura. Hoje é conhecido como o dia de recolhimento semanal dos judeus, e refere-se no antigo testamento, ao período em que a terra fica sem cultivo, depois de um ciclo de fertilidade. 

O que é período sabático?

o que e sabatico definicao - O que é sabático?

Já o período sabático, também conhecido como ano sabático ou gap year, é o tempo em que uma pessoa tira uma “licença” da carreira profissional para desacelerar e fazer algo do qual realmente deseja. 

Apesar de ter surgido originalmente como uma tradição judaica e corresponder a um dia da semana dedicado ao total descaso, com a adaptação do termo para sociedade não judaica, esse período pode durar alguns meses ou até um ano completo. 

Esse descanso é dedicado para a pessoa refletir, ter novas experiências, mudar o estilo de vida, se aprofundar em estudos de interesse pessoal, viagens para conhecer outras culturas, entre outras iniciativas de auto-conhecimento. 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o período sabático não é uma férias de 12 meses. Seu propósito é realizar mudanças profundas na vida ou carreira, não é apenas uma pausa para depois retornar à vida normal.

Vamos ver mais diferenças entre as férias e o ano sabático.

Ano sabático é diferente de férias?

o que e sabatico diferenca entre ferias - O que é sabático?

Muitas pessoas imaginam que o Ano sabático é igual as férias, entretanto existem diversas diferenças entre os dois períodos. 

Vamos começar por definir o que são as férias. 

Férias é um período de descanso concedido anualmente pelas empresas ao seus colaboradores. 

Todo funcionário celetista tem direito a férias, e este direito está previsto no artigo 129 da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT), o qual diz: “Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”. 

Dessa forma, a lei prevê que a cada 12 meses trabalhados os profissionais obrigatoriamente precisam tirar 30 dias de descanso. 

Uma vez que estamos de férias, tiramos esses 30 dias para nos permitirmos fazer tudo aquilo que não podemos durante o ano inteiro por estarmos trabalhando. Ou seja, visitamos todos os lugares turísticos que desejamos, comer em lugares que gostamos, e tomamos drinks às 12 horas sem nos preocuparmos, afinal estamos de férias!

Agora vamos falar sobre o período sábado.

No período sabático uma das principais diferenças é que o tempo em que a pessoal ficará afastada das atividades profissionais é superior aos 15 ou 30 dias de férias prevista na lei. 

Não existe uma determinação de tempo para o período sabático, há casos em que o afastamento pode ser três meses, e outros que duraram até dois anos, quem determinará o tempo necessário de afastamento é a pessoa. 

Como mencionei mais acima muitas pessoas tem a visão do período sabático com uma férias de um ano, no entanto ele é bem diferente das férias normais que duram 30 dias não apenas pelo tempo, mas também pelo propósito. 

O período sabático sempre foi considerado como uma oportunidade de crescimento para quem o adota, o intuito não é largar tudo sem pensar, mas sim se programar para esquecer de tudo e assim propiciar o autoconhecimento para resolver os paradigmas da vida.

As declarações de quem já tirou um período sabático é que este tempo serviu para um melhor entendimento sobre o mundo e as relações interpessoais. Há muitos relatos de que além de aprender diversas coisas, aprenderam a tomar as melhores decisões, comunicar-se de maneira adequada com si mesmo e com os outros.

Vantagens e desvantagens?

o que e sabatico vantagens - O que é sabático?

Dar uma pausa no trabalho pode ser uma grande oportunidade para que o profissional cresça como pessoa, descanse e volte mais valorizado para o mercado de trabalho. Mas quais seriam as principais vantagens e desvantagens?

Então confira a seguir as vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Viajar e conhecer novos locais;
  • Praticar e/ou aprender línguas;
  • Conhecer novas culturas;
  • Desestressar;
  • Enriquecer o CV;
  • Ganhar mais experiência de vida;
  • Viver novas aventuras e experiências inesquecíveis;
  • Descobrir o que realmente quer fazer na vida;
  • Conhecer-se melhor a si mesmo.

Desvantagens

  • Não ter renda;
  • Incertezas.

Agora que você viu as vantagens e desvantagens, deve estar se perguntando quando é o momento de tirar uma ano sabático. 

A resposta para essa pergunta vai ser relativa e vai variar de pessoa para pessoa. A verdade é que não existe o momento certo ou errado para tomar a decisão de dar uma pausa na carreira. 

O ano sabático costuma acontecer depois de alguns anos de trabalho ou quando a pessoa percebe a necessidade de tirar um tempo e repensar sobre sua vida e carreira. 

O mais correto nesse caso é uma auto avaliação para que você decida se é o momento certo ou não. 

Agora se você estiver certo de que precisa de um ano sabático, mas não sabe por onde começar, continue lendo o texto que nos próximo tópicos vou te ajudar com dicas de como planejar um ano sabático.

Como fazer um plano sabático?

Se você está interessado em tirar um período sabático, é essencial fazer um bom planejamento, mas por onde começar? 

Para ajudá-lo, preparei uma lista com o que você precisa saber na hora de criar um planejamento e colocá-lo em prática. 

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para quem está planejando um ano sabático é definir o objetivo pelo qual precisa de uma pausa. Reserve um tempo para você e reflita sobre o que você quer fazer, aprender e resolver com essa pausa. 

Lembre-se que essa pausa pode ser por uma razão pessoal ou profissional. Um exemplo cada vez mais comum quando falamos sobre o período sabático são pessoas que realizam uma pausa na carreira para fazer intercâmbio e estudar inglês. Há também quem planeja a pausa para viajar conhecer outras culturas e buscar se conectar com seu interior. 

Vale lembrar também que você pode decidir por fazer mais de uma coisa, aprimorar o seu inglês durante um período e utilizar o restante do tempo para viajar e conhecer outros países. 

Com essas questões resolvidas, você está pronto para a próxima etapa. 

Defina o tempo necessário

Após definir o objetivo e o que pretende fazer, estabeleça quanto tempo será necessário para realizar todas as coisas que você decidiu por fazer. 

Uma ótima alternativa é criar um cronograma que estabeleça quantas semanas ou meses levará para você realizar aquela tarefa. 

Liste possíveis destinos em caso de viagem

Caso sua intenção seja viajar, faça uma lista dos possíveis destinos e quais as oportunidades que cada um oferece. 

Lembre-se de que os destinos devem estar de acordo com o objetivo que você identificou inicialmente. De nada adianta estar em uma praia paradisíaca se não está estudando uma nova língua como havia determinado.

Depois de definir seu roteiro, é hora de pensar nas passagens, hospedagem, transporte, comidas e afins. 

Caso você vá viajar de avião, uma das formas mais utilizadas para economizar é utilizar as milhas.

Muitas pessoas acreditam que para acumular milhas é necessário cartão de crédito. Entretanto esse é um singelo engano. Se você quiser saber mais como utilizar as milhas, sugiro que dê uma olhada no blog do worldpackers, nele você encontrará diversos artigos sobre como planejar suas viagens. 

Agora se sua viagem for para cidades vizinhas,  você pode utilizar ônibus, afinal é muito mais barato. Além de viajar de ônibus, você também pode pegar caronas pagando somente o preço de custo. 

Outro ponto importante a ser definido na hora de montar os destinos da sua viagem é definir os tipos de hospedagem que você necessitará. Uma dica importante quando falamos sobre hospedagem é lembrar que você pode trocar hospedagem por trabalho

Estabeleça o valores

Outro ponto importante que você deve estabelecer antes de tirar um ano sabático é quanto ele vai custar.

Nada do que você planejou até aqui poderá acontecer se você não tiver suas reservas financeiras bem administradas. Como vocẽ não irá trabalhar durante o ano sabático, é necessário planejar-se financeiramente.

Uma dica importante no momento de estabelecer os valores e criar uma reserva financeira, é desapegar-se desde já e mudar os hábitos de consumo. Não esqueça de avaliar a viabilidade das atividades e verificar opções mais acessíveis.

Comunique amigos e familiares sobre sua decisão

Feita a primeira etapa do planejamento para o ano sabático está na hora de você comunicar amigos e familiares sobre a sua decisão de dar uma pausa. 

Acredite, esse pode ser o momento mais difícil quando se está planejando um período sabático, afinal nem todos conseguem entender os motivos pelo qual você deseja uma pausa. 

Mas envolver sua família e amigos nesse projeto é fundamental para que você tenha respaldo na realização. 

Comece pela família, converse com eles, explique seus motivos e mostre que você está se organizando de uma forma que não vá prejudicá-los. Explique também os motivos que o levaram a necessitar esse tempo e o que espera aprender no final dele. 

Após comunicar a família e amigos chegou a hora de fazer o comunicado no trabalho. Há diversas empresas que apoiam esse tipo de iniciativa, permitindo que seus colaboradores tirem uma licença não remunerada com a garantia de que você voltará ao mesmo cargo quando retornar. 

Em outros casos, é possível entrar em acordo com a companhia e conseguir os benefícios de uma demissão.

Imagino que você deve estar se perguntando: mas quando é o momento certo para avisar no meu trabalho sobre a decisão de fazer uma pausa?

O ideal é avisar com antecedência, algo em torno de seis meses, assim a empresa poderá se preparar da melhor forma para sua saída.  

Desapegue do material

Uma parte muito importante do planejamento de um período sabático é o desapego. 

É muito comum em viagens exagerarmos nos itens da mala, ou escolher os hotéis mais luxuosos. Mas lembre-se: o ano sabático não é igual as férias, e tentar viver melhor e com menos itens é uma coisa que você terá de se adaptar durante esse período. 

Mas não é apenas pela praticidade das coisas, mas também pelas novas experiências. Com o ano sabático, você terá tempo para testar novos hábitos, tais como:

  • Se locomover por meio de bicicleta e não de carro;
  • Preparar sua própria comida, em vez de pedir um delivery ou ir a algum restaurante; 
  • Passar mais tempo ao ar livre ao invés de ficar em casa vendo séries e filmes.

Faça um checklist das despesas

Chegamos a última dica para planejar o seu ano sabático, e não poderia deixar de ser um checklist das despesas. 

Os gastos a serem considerados para o período sabático não são pequenos, por isso não poderia deixar de listar alguns itens dos quais você não pode deixar de fora da sua lista. 

  • Passagens aéreas;
  • Seguro de vida e viagem;
  • Alimentação;
  • Acomodações;
  • Transporte;
  • Mensalidade de cursos (Para o caso de escolher fazer algum curso); 
  • Taxas de energia, água e gás;
  • Poupança para imprevistos.

Viu só, se eu for criar uma lista completa ficaremos aqui por muito mais tempo. Por isso listei os itens básicos dos quais você não pode esquecer. Mas faça você mesmo um checklist completo de todas as despesas que você terá. 

Lembre-se de ser minucioso e imaginar as mais diversas possibilidades, afinal é melhor sobrar do que faltar. 

Agora que terminamos as dicas quero falar sobre uma das dúvidas mais comuns sobre o período sabático, como conseguir dinheiro durante essa pausa.

Como conseguir uma renda no ano sabático?

o que e sabatico renda - O que é sabático?

Como ele vai conseguir dinheiro? Essa é a primeira coisa que as pessoas pensam com alguém decide tirar um ano sabático. 

Mas essa é uma das dúvidas mais pertinentes a esse tema, uma vez que você se afastará do trabalho, logo seu salário não cairá todo mês, certo?

Fique tranquilo, existem diversas formas de conseguir uma renda durante o seu ano sabático. Mas não se engane, se você quer mesmo tirar um período sabático, guardar dinheiro é um dos primeiros passos para que a pausa aconteça. 

Reservar um período mínimo de seis meses para guardar dinheiro é uma ótima forma de começar a organizar seu ano sabático. Investir o dinheiro também é uma excelente alternativa para que você continue tendo renda durante a pausa. 

Mas lembre-se que é importante escolher tipos de investimento que vão dar retorno durante seu período sabático. Você pode, por exemplo, buscar títulos como CDBs, com data de vencimento no início do seu ano sabático. 

Outra oportunidade são os trabalhos voluntários, continue a leitura e descubra como eles podem ajudar a custear o seu ano sabático.

Fazer trabalhos voluntários pode ajudar

o que e sabatico voluntario - O que é sabático?

Certamente você já deve ter lido sobre pessoas que largaram tudo para viajar e fazer trabalho voluntário pelo mundo. 

Existem diversos motivos para que as pessoas escolham largar os escritórios e se aventurar fazendo trabalho voluntário pelo mundo. 

Ajuda humanitário, colaborar com o meio ambiente, economizar dinheiro com acomodações e alimentação ou até mesmo conhecer lugares e novas culturas, são alguns dos benefícios em escolher esse tipo de atividade. 

O melhor de tudo é que para participar desse tipo de projeto social ao redor do mundo, a única exigência é querer ajudar. Isso mesmo, dá para ajudar as ONGs e projetos locais dando aula de idioma, esporte, cuidados gerais para crianças e adultos, ajudar em fazendas, cuidados ao animais, organização geral entre outras atividades. 

Acredite, qualquer habilidade pode ser útil numa viagem voluntária. 

Se você quiser saber mais detalhes sobre como se candidatar para fazer trabalho voluntário ou qual país escolher, sugiro que dê uma olhada no artigo do worldpackers, onde eles listaram 32 lugares nos quais você pode fazer trabalho voluntário.

Conclusão

o que e sabatico conclusao - O que é sabático?

Chegamos ao final desse artigo, nele eu apresentei algumas dicas de como planejar o seu ano sabático e tenho certeza que se você seguir o passo a passo direitinho além das dicas dos sites parceiros, você conseguirá fazer o seu planejamento perfeitamente. 

Se você ainda está na dúvida sobre tirar ou não um período sabático, aconselho ler mais depoimentos sobre o tema, e lembre-se: não tem tempo certo ou errado para tomar a decisão de fazer uma pausa na carreira. 

Se você gostou desse texto, compartilhe nas redes sociais e continue de olho no nosso blog!
botão cadastre2 - O que é sabático?
Rolar para cima
WhatsApp chat