É obrigatório controlar pausa para almoço?

pontotel pausa refeição

Obrigatório ou não? Confira o que diz a lei.

Com as mudanças da lei, cada dia surgem novas dúvidas sobre as jornadas de trabalho. Mas afinal, é necessário registrar o intervalo de almoço ou de lanche?

Controle de Ponto no intervalo de almoço.

O horário de almoço possui como objetivo evitar o esgotamento mental e físico dos colaboradores, a fim de prevenir problemas de saúde e baixo rendimento durante a jornada de trabalho.

De acordo com lei, as jornadas superiores a 6 horas devem ter no mínimo 1 e máximo 2 horas de intervalo. Entretanto, com a nova lei essas horas podem ser reduzidas ou fracionadas. A Reforma Trabalhista possibilitou que o funcionário reduza seu horário de almoço para no mínimo 30 minutos. Para realizar esse procedimento a empresa precisa de acordo viabilizado entre empresa, colaborador e sindicato.

Lembrando que os intervalos não são incluídos na duração do trabalho. Logo se o colaborador realiza uma jornada de 8 horas, além deste período existe a 1 hora de descanso.

Minha empresa é obrigada a controlar o horário de refeição?

A legislação determina que estabelecimentos com mais de 10 funcionários devem adotar um sistema de registro de ponto manual, mecânico ou eletrônico.

Entretanto o Art.13 da CLT estabelece: “A empresa que adotar sistemas de controle de horário de trabalho, contendo a hora de entrada e de saída, bem como a pré-assinalação do período de repouso ou alimentação, fica dispensada do uso de quadro de horário. (…)”.

Ou seja, quer dizer que o controle de ponto pode ter a opção de pré-anotação do horário de almoço que o funcionário cumpriria.

Qual é a melhor forma para controlar a pausa de refeição?

Se analisarmos de forma lógica, é improvável que todos os dias colaboradores realizem a pausa para refeição no mesmo horário. Sempre vão existir funcionários que saíram 12h, mas voltaram mais cedo, ou até mesmo atrasaram alguns minutinhos. Com a pré-assinalação a empresa acaba perdendo o controle das horas dos colaboradores, ficando sujeita à ações trabalhistas.

Hoje existem sistemas de controle de ponto modernos e eficientes que ajudam a controlar as jornadas de trabalho de forma fácil e rápida.

Controle de ponto por aplicativo, como esse sistema pode te ajudar?

As empresas estão cada vez mais apresentando dificuldade para gerenciar suas rotinas do modo antigo. Isso porque as principais mudanças no século XXI estão relacionadas ao mercado de trabalho.

O que para alguns pode ser um problema para outra pessoa pode ser a solução. E com o mercado não é diferente. Esse foi o caso do PontoTel, que criou um aplicativo de ponto para otimizar a gestão de pessoas nas organizações.

O PontoTel modernizou o controle de ponto, criando um sistema que permite o registro por meio de celular, tablet e computador. Visto que modelos de trabalhos mais flexíveis estão surgindo, esse sistema possibilita que diversas organizações tenham variados sistemas de trabalho. Logo uma empresa pode ter profissionais que trabalham dentro e fora dos escritórios, sem precisar se preocupar em como controlar a jornada.

Com 6 medidas de segurança (bina, senha, foto, voz, geolocalização e reconhecimento facial) o sistema dificultou as possibilidades de fraude. De forma que tornou a informação do ponto mais segura, rápida e precisa.

Por Cheron Moura

cadastro

Cometários