Como Funciona Pontotel: Controle de Ponto Alternativo

como funciona o pontotel introducao

Alguns de vocês que estão lendo isso já conhecem o PontoTel e sabem como ele funciona. E muitos outros ainda não.

Então, para quem ainda não conhece …

O PontoTel é um sistema de controle de ponto criado em 2014 para inovar o mercado e trazer o software de gestão de pessoal para o século 21.

Se você trabalha com RH provavelmente já ouviu falar ou teve problemas com sistemas de registro de ponto. As reclamações são diversas, e se começarmos a falar certamente teríamos um artigo só para isso.

Mas sabe porque esses problemas acontecem?

A resposta é muito simples, porque a maioria dos sistemas de controle de frequência são ultrapassados e ineficientes.

Foi pensando justamente nesses problemas que os co-fundadores da PontoTel desenvolveram um sistema de controle de ponto alternativo.

Ficou curioso para saber porque o sistema PontoTel é a melhor solução do mercado em controle de frequência e gestão de ponto?

Então vem comigo, que vou explicar nesse artigo como funciona o PontoTel, quais os benefícios e diferenciais desse sistema de controle de ponto.

Confira aqui o que está por vir:

  • Como funciona o PontoTel
  • Controle de ponto pelo celular
  • Folha de ponto rápida e intuitiva
  • Por que usar PontoTel
  • Segurança nas informações

Como funciona o Pontotel

Toda vez que eu converso com profissionais de Recursos Humanos sobre controle de ponto, a reação é sempre a mesma. Todos fazem uma cara de frustração e relatam os problemas enfrentados no dia a dia para realizar o gerenciamento das jornadas.

Mas essa reação é muito compreensível, já que em toda sua história o controle de frequência foi marcado por burocracia, problemas judiciais, falta de informação, leis engessadas e pouca credibilidade.

Mas calma, preciso te alertar que o cenário mudou, e tudo isso já faz parte do passado, e o controle de ponto digital é o futuro. E olha, ele já está batendo na sua porta.

Eu costumo falar que existem 2 formas de vermos o controle de ponto. A primeira é como vilão da história, ou seja, aquele sistema ultrapassado que as empresa utilizam só porque a legislação as obriga.

Já a segunda é para aquelas empresa que fazem do controle de ponto um grande aliado para a gestão do seu negócio. Ou seja, são os novos sistemas de controle de jornada que vão muito além da captação de horários.

O controle de ponto é o futuro e não o passado. Com esses sistemas é possível não apenas seguir a legislação, mas também ter relatórios gerenciais, integração entre departamentos e comunicação com toda empresa.

Você deve estar perguntando como um controle de ponto pode fazer tudo isso?

Bem, o controle de ponto só é burocrático enquanto quisermos que ele seja. E como o PontoTel foi criado para inovar, te garanto que burocracia passa longe dele.

Nesse sistema você vai encontrar eficiência e inteligência na gestão de ponto. Afinal se a tecnologia desenvolveu novos modelos de trabalho porque manter um sistema de controle de ponto ultrapassado?

A essa altura você deve estar se perguntando como funciona o PontoTel, então chegou a hora de te explicar.

Como eu mencionei no início desse texto o PontoTel é um sistema de controle de ponto alternativo. Mas o que isso significa?

Controle de ponto alternativo é a revolução do registro de ponto, pois não se trata de um relógio físico, mas sim um software que funciona online e offline. Isso quer dizer que é um sistema que utiliza uma variedade de formas de registro tais como computador, tablet, celular, folha de ponto e até mesmos nos relógios de ponto físicos.

Mas como eu também já disse o controle de ponto da PontoTel vai além da simples captação do ponto, que por sinal preciso lembrar que ele é o único sistema que possui mais de 6 formas de captação dos horários, mas as formas de registro de ponto eu vou falar mais à frente.

O PontoTel é um sistema robusto, que uniu o registro, tratamento e gestão do ponto, tudo em um só lugar. Para ilustrar o que estou falando vou mostrar algumas funcionalidades que só o PontoTel possui.

Reconhecimento facial

Controle de ponto por biometria não é nenhuma novidade no mercado, mas quando a biometria é o reconhecimento facial aí o cenário muda.

Hoje, já utilizamos a biometria para identificar as pessoas pelas suas digitais, seja para desbloquear o celular, realizar operações bancárias ou marcar os horários da jornada de trabalho.

Mas uma tecnologia que chegou para revolucionar a marcação de ponto e acabar com as fraudes é o reconhecimento facial.  

O reconhecimento fácil é baseado na mesma técnica da biometria, entretanto ao invés do sistema ler a digital do usuários ele realizará a leitura da face do colaborador. Mas Como isso funciona?

No momento em que o colaborador estiver realizando a marcação do ponto o sistema PontoTel aciona a câmera do tablet ou celular Android ou IOS, e realiza a leitura da face do colaborador Identificando os pontos da face, características do rosto e traços.

Com o reconhecimento facial seu controle de frequência fica muito mais seguro, fácil, além de reduzir a chances de fraudes.

Dashboards

Já imaginou utilizar as informações do controle de ponto para tomar decisões estratégicas?

Uma das grandes dores de cabeça de muitas empresas é conseguir controlar e acompanhar as informações das jornadas dos colaboradores, seja em períodos pequenos ou grandes.

Para solucionar este problema o PontoTel desenvolveu Dashboards customizáveis para atender às principais necessidades de seus clientes.

Para quem ainda não sabem o que é um dashboard, ele é um painel que mostra métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas, ou para realizar planejamentos estratégicos.

No caso do controle de ponto, esses dashboards são muito eficazes para o planejamento financeiro, acompanhamento de faltas, atrasos, quantidade de horas extras realizadas e muito mais.

Preciso te lembrar que poucos sistemas de controle de ponto possui tecnologia inteligente que possibilita a criação de painéis de acompanhamentos.

E já que citei o acompanhamento vamos seguir para os dois próximos tópicos que realmente fazem a diferença quando falamos de controle de ponto inteligente.

Relatórios

Os relatórios gerenciais sempre tiveram um papel importante dentro de uma empresas, e com o controle de ponto não seria diferente.

Entretanto por anos os sistemas de controle de frequência tiveram um papel muito passivo, ou seja, não eram utilizados para tomadas de decisões, pois era necessário esperar acabar o mês para ter as informações sobre as jornadas de trabalho dos funcionários.

Mas com um mercado cada vez mais tecnológico esse cenário mudou drasticamente, e hoje ter informações cada vez mais rápidas é essencial para todo negócio. E claro, ter informações precisas e organizadas é ainda mais importante.

Por isso a PontoTel possui mais de 20 relatórios que possibilitam o empreendedor visualizar tudo que está acontecendo na empresa toda ou por equipes.

Os relatórios da PontoTel, auxiliam na gestão estratégica, pois possibilita a empresa ter todas informações em um único meio. Além disso essa ferramenta possibilita que as empresas customizem seus relatórios de acordo com as informações que ela necessita.

Imagine que sua empresa não precisa mais esperar o fim do mês para saber quantas horas extras foram realizadas, quais funcionários mais atrasaram ou até mesmo encontrar as inconsistências do ponto em determinado período para corrigi-las.

Isso tudo é possível com os relatórios da PontoTel, mas outra forma de acompanhar isso em tempo real é por meio do painel de acompanhamento do sistema.

Painel de acompanhamento

O século 21 é marcado pelas informações em tempo real, e isso também já é possível com o controle de ponto.

A PontoTel desenvolveu em seu sistema um painel de acompanhamento customizável que possibilita à empresa acompanhar em tempo real a quantidade de horas extras, os funcionários que estão atrasados, quantas funcionários faltaram e muito mais.