7 motivos para você adotar o sistema PontoTel.

pontotel-7-motivos-para-ter-pontotel

Fazer a gestão de ponto é um desafio para sua empresa? Saiba que você não está sozinho.

Por muito tempo o controle de ponto foi um obstáculo para os profissionais de RH. Muitas empresas gastam verdadeiras fortunas com a estruturação de práticas que tornem o gerenciamento do ponto em um processo eficiente. A boa notícia é que sua empresa não precisa mais gastar uma fortuna para otimizar a gestão de pessoas.

A solução é mais simples do que você imagina. Acabe com os sistemas de ponto eletrônico ineficientes e burocráticos. O PontoTel é um sistema de controle de ponto que tem ajudado milhares de empresas com uma gestão de pessoas eficiente, rápida e segura.

Nesse post vamos apresentar 7 vantagens de investir no controle de ponto do  PontoTel.

Registro de ponto online

A era digital também chegou para a gestão de pessoas. Mas o que isso significa?

A palavra-chave é mobilidade. Ninguém quer perder tempo com sistemas ultrapassados que não otimizam os envios das informações. Não dá mais para enfrentar filas para marcação de ponto, equipamentos com problemas de travamento de papel e vários outros problemas típicos de relógios de ponto. Esse tempo passou.

O sistema de ponto por aplicativo permite um gerenciamento do controle de frequência muito mais rápido e fácil. Com o app os colaboradores registraram os horários de trabalho em celulares, tablet ou computador, de qualquer local da empresa. As informações registradas são enviadas para nuvem, o que possibilita aos gestores acompanhar tudo em tempo real.

Dessa forma fica muito mais fácil gerenciar as equipes e eliminar eventuais problemas em serviços externos, como faltas e atrasos. Além disso, é possível gerenciar os custos com hora extra desde o início do mês, acabando com gastos que não estavam previstos.

Folha de ponto rápida e intuitiva

No passado, elaborar um relatório com informações sobre quem eram os colaboradores que mais atrasaram, ou quantas horas extras foram feitas até determinado dia do mês, era quase impossível. Isso porque era preciso esperar o mês fechar para coletar as informações do ponto. Dessa forma, criar estratégias voltadas com base no comportamento dos colaboradores era uma tarefa difícil para os gestores.

No entanto esse cenário está mudando. Com o sistema do PontoTel você não precisa mais esperar por todo esse processo. A ferramenta possui uma folha de ponto rápida e intuitiva, que permite o acesso das informações do colaborador em tempo real.

A medida que o colaborador for registrando os horários realizados, sua folha de ponto vai sendo preenchida. Dessa forma fica fácil conferir todos os eventos da jornada, bem como lançar atestados, dispensas e acompanhar as horas extra.

Gerenciamento de banco de horas

Fazer o controle de banco de horas sem a ferramenta correta pode exigir muito tempo e dedicação das equipes de RH. Sabemos como é difícil administrar todas as regras como: acúmulo das horas, finais de semana, compensação e a hora noturna. Agora imagina gerenciar tudo isso para milhares de colaboradores?

Mas não precisa se preocupar, sistemas como o PontoTel  automatizam o controle e gerenciamento para sua empresa. Como uma ferramenta que comporta todas as regras de cálculos de horas, fica muito mais fácil administrar o banco dos seus colaboradores.

Com essa ferramenta a equipe de RH consegue gerar relatórios e acompanhar tudo bem de perto. Confira a quantidade de banco de horas de cada colaborador, quem possui horas negativas, quais colaboradores estão com o banco próximo ao vencimento, tudo isso e muito mais.

Gerenciamento de horas extras

Não perca nem mais tempo, nem a cabeça com o cálculo das horas extras da sua empresa. O sistema PontoTel faz isso para você.

Não é nenhuma novidade que muitas empresas possuem dificuldades para gerenciar as horas extras dos colaboradores. Apesar de necessárias, muitas vezes esse gerenciamento sobrecarrega as equipes de RH, além disso, as horas extras costumam custar caro para as empresas, gerando dores de cabeça.

Mas essa briga está prestes a acabar. O PontoTel possui em seu sistema uma funcionalidade que te ajuda a controlar de forma eficaz as horas extras realizadas. Com relatórios e planilhas intuitivas, fica fácil saber quantas horas extras foram feitas no mês, no semestre ou no ano. Quem são os colaboradores ou equipes que fazem mais horas extras. Assim fica muito mais fácil administrar não é mesmo?

Mas não é só isso, com um sistema inteligente e parametrizável, você consegue inserir suas regras de cálculo, assim o sistema calcula automaticamente as horas extras 50% ou 100%, o valor da hora extra para feriados, finais de semana e hora extra noturna. Tudo simples, rápido e seguro.

Segurança nas informações

A segurança das informações é um dos principais requisitos quando falamos de controle de ponto. Nenhuma empresa quer correr o risco de ter fraudes nas marcações de ponto, ou ser autuada pela falta dele, né? Pensando nisso o PontoTel desenvolveu 5 medidas de segurança (senha, bina, foto, voz e GPS) para a veracidade das informações.

Com as medidas de segurança sua empresa consegue acompanhar o horário que o colaborador registrou o ponto, qual foi o local ou o posto de trabalho onde ocorreu o registro e com a foto ou a voz, é possível comprovar a marcação de cada colaborador. Dessa forma sua empresa consegue acompanhar tudo de perto.

Redução de custos, tempo e ações trabalhistas

Cortar despesas é sempre uma tarefa complicada para qualquer empresa. Isso porque requer uma análise apurada das atividades e processos que podem ser otimizados, e quando essa análise não é feita corretamente pode causar ainda mais prejuízos para a organização.

Mas o que muitas empresas não sabem é que 10% das despesas da folha de pagamento podem ser evitadas. Isso porque erros operacionais, como pagamento de horas extras e adicionais noturnos indevidos, custam caro para uma organização. Isso sem falar com os gastos dos relógios de ponto com impressão, tintas, papel, manutenções, além do espaço físico para o armazenamento de todas as informações.

Por esses e tantos outros motivos, vale a pena investir em sistemas que controle de ponto digitais. Além das informações serem armazenadas na nuvem, o que reduz a necessidade de impressão e arquivamento físico das informações, esses sistemas permitem às equipes de RH realizarem o gerenciamento do controle de ponto de forma eficaz, reduzindo a possibilidade de erros operacionais.

Além da redução de custos da folha de pagamento, a organização acaba com custos referente os processos trabalhistas. Só quem já vivenciou uma reclamatória trabalhista sabe os custos de um processo. São despesas com advogados, tempo para elementos das informações como horas extras, atraso, faltas e diversos outros documentos.

Com um sistema moderno que segue as exigências da portaria 373 do Ministério do Trabalho, sua empresa, além de reduzir os custos operacionais, fica totalmente resguardada em possíveis processos trabalhista.  Com o PontoTel tudo fica simples, rápido e seguro.

Adequação ao eSocial

O eSocial entrou em vigor em janeiro de 2018. O projeto visa unificar o envio de informações dos colaboradores de uma empresa para os órgãos públicos competente. Mas qual é a relação do controle de ponto com o eSocial?

O eSocial exige uma padronização do envio das informações para seu sistema. Agora imagina fazer tudo isso sem um sistema automatizado? Será necessário muitas pessoas e tempo para poder preencher manualmente cada registro.

Mas não é só isso, o eSocial determina que as empresas devem fechar a folha dentro do período de 1 a 30 de cada mês. Muitas informações da folha de pagamento são provenientes da jornada de trabalho realizado pelo colaborador. Ou seja, sem um sistema de gerenciamento de ponto eficaz, ter acesso às informações de ponto dos colaboradores dentro deste período será quase impossível.

Mas com o PontoTel as empresas não precisam se preocupar. Com o gerenciamento do ponto em tempo real, as equipes de RH conseguem fazer o tratamento do ponto em qualquer dia do mês. Dessa forma quando chegar o dia 30 todos os dados dos colaboradores estarão corretos e prontos para serem enviados para a folha de pagamento.

Agora que você conhece alguns dos recursos do sistema, que tal conhecê-lo na prática? Otimize suas tarefas e descomplique o seu RH com o PontoTel.  Venha entender como os processos internos da sua empresa podem ficar mais eficientes.

Aproveite e compartilhe seu conhecimento conosco. Deixe o seu comentário falando como é o sistema da sua empresa.

Por Cheron Moura

botão cadastre2 1 - 7 motivos para você adotar o sistema PontoTel.

Cometários