Conheça as principais prioridades do RH em 2024 e entenda o que está impulsionando-as!
BLOG
Time Pontotel 21 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas
Conheça as principais prioridades do RH em 2024 e entenda o que está impulsionando-as!
Entenda quais são as prioridades do RH em 2024, o que impulsionou essas mudanças e o que as empresas podem fazer para se adaptar a elas.
Imagem de Conheça as principais prioridades do RH em 2024 e entenda o que está impulsionando-as!

As prioridades do RH mudam conforme as variações de diferentes fatores que impactam o funcionamento das empresas. Como essas mudanças têm potencial para influenciar no comportamento dos funcionários e os resultados dos negócios, algumas instituições investem em pesquisas anuais para monitorar essas oscilações.

Em 2024, uma das pesquisas mais relevantes sobre recursos humanos foi conduzida pelo Gartner. Para realizar o estudo, a consultoria global entrevistou mais de 500 líderes de RH de 40 países diferentes para entender o que impulsiona e quais as prioridades do setor em âmbito global. 

Este artigo explicará os principais resultados dessa pesquisa e como eles podem orientar as ações das empresas brasileiras nos próximos anos. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos: 

Boa leitura!

O que está impulsionando as prioridades do RH?

mulher sentada em um escritório de frente para o notebook com as mãos no queixo e expressão de pensativa

Segundo o estudo da Gartner, existem quatro fatores que estão direcionando as tendências e as mudanças no setor de RH em 2024. Entenda a seguir quais são esses fatores e por que eles são importantes: 

Instabilidade nas relações de trabalho

Somente 26% das empresas consideram que seus colaboradores cumprem integralmente suas normas e apenas 50% das equipes confiam na própria empresa. Além disso, quase metade dos funcionários considera insustentável seu desempenho atual. 

Esses dados indicam que existe uma lacuna de confiança entre empregador e empregado, tornando a relação entre eles mais instável. Os resultados dessa instabilidade podem incluir desde dificuldade de adesão às políticas internas até a piora do clima organizacional e registro de funcionários com Burnout.

Escassez de competências e talentos

Atrair e reter talentos ainda é um dos principais desafios das organizações. Cerca de 26% dos CEOs consideram a falta de talentos a maior ameaça ao crescimento das empresas. Isso indica a necessidade de implementar estratégias mais eficazes de recrutamento e de retenção de profissionais qualificados.

Difusão da inteligência artificial

A transformação digital das empresas deve ser impulsionada pelo uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em 2024 e nos próximos anos. Isso porque cerca de 68% dos executivos entendem que os benefícios do uso da IA superam os riscos da implementação dessa tecnologia. 

Pressão pela eficiência operacional

O aumento da pressão por eficiência operacional também deve orientar as estratégias e ações do RH em 2024. Isso ocorre porque executivos, investidores e proprietários das empresas estão mais focados em produtividade e eficiência.

Afinal, esses fatores são considerados essenciais para aumentar a rentabilidade dos negócios. No entanto, a busca por eficiência coloca uma pressão adicional sobre os profissionais do RH, que devem trabalhar para otimizar processos e melhorar resultados.

Quais são as prioridades para o RH em 2024?

grupo de pessoas em uma sala de reunião

Os fatores que direcionam as tendências de RH também explicam as cinco prioridades do setor para este ano. Conheça a seguir quais as suas características e como elas podem orientar mudanças nas empresas:

Desenvolvimento de líderes e gestão

Uma das prioridades do setor deve ser investir no desenvolvimento de líderes e gestores. Isso porque 75% dos líderes de RH reconhecem que os gestores estão sobrecarregados com o aumento das responsabilidades do seu cargo.

Ao mesmo tempo, 73% deles afirmam que seus líderes e gestores não estão preparados para liderar mudanças. Esses números indicam que investir em programas tradicionais de desenvolvimento de gestores não é o bastante para resolver o problema.

Em vez disso, o estudo propõe soluções como redefinição de expectativas e capacitação de líderes e gestores, eliminação de regras desnecessárias e construção de hábitos sólidos. 

Cultura organizacional

Segundo levantamento da JLL Consultoria, 85,5% das empresas brasileiras adotam o modelo de trabalho híbrido atualmente. O problema é que 41% dos líderes de RH consideram que esse modelo prejudica a conexão entre os colaboradores e a empresa. 

Por conta desse cenário, uma das principais prioridades para o RH é fortalecer a cultura organizacional e estimular o sentimento de pertencimento. Para Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, isso exige que a empresa invista em estratégias que gerem conexão com os funcionários.

A empresa precisa alinhar ritos, símbolos e sistemas de gestão que podem influenciar a cultura com as mensagens que deseja reforçar e transmitir, construindo um ecossistema que esteja conectado. Quanto mais conexão e sentido a empresa conseguir gerar para as pessoas, maior o sentimento de pertencimento”, explica Mariá.

Tecnologias de RH

Embora 60% dos líderes de RH ainda estejam incertos sobre os impactos das tecnologias no setor, 76% deles acreditam que podem comprometer o sucesso organizacional se não adotarem ferramentas de IA generativa nos próximos dois anos. 

Para que essa adoção ocorra com sucesso, as empresas precisam avaliar quais tecnologias de RH fazem sentido para a sua realidade. Além disso, elas devem considerar fatores como governança, prontidão da força de trabalho, riscos e ética antes de tomar qualquer decisão. 

Gestão de mudança

Cerca de 82% dos líderes acreditam que seus gestores não estão preparados para lidar com a volatilidade do mercado. Além disso, 77% deles apresentam sinais de que estão cansados de mudanças, como baixos níveis de confiança, de satisfação e de desempenho. 

Por conta desse cenário, uma das prioridades do RH é adotar medidas que auxiliem no processo de gestão de mudanças. Essas medidas incluem melhorar a comunicação, investir no treinamento de funcionários e antecipar e prevenir riscos.

Gestão de carreiras e mobilidade interna

Para 66% dos líderes de RH, os planos de carreira adotados nas empresas atualmente já não motivam a maioria dos colaboradores. Cerca de 89% deles também acreditam que as possibilidades de crescimento dentro das organizações ainda não estão claras para os funcionários.

Essa falta de transparência e orientação exige que o RH adote medidas para melhorar a gestão de carreira dos trabalhadores. Por exemplo, criar programas de mobilidade interna e planos de carreiras alinhados aos interesses do negócio e dos funcionários.

Conclusão

As prioridades do RH são definidas com base nos fatores com maior impacto no funcionamento e nas operações das empresas em cada ano. Em 2024, a falta de talentos, a desconfiança mútua, o processo de difusão de tecnologias e a necessidade de produzir mais e melhor orientaram essas tendências.

Diante disso, desenvolver líderes, fortalecer a cultura organizacional e adotar tecnologias adequadas para o negócio são algumas das medidas que as empresas devem priorizar para orientar suas estratégias de RH e se manterem competitivas no mercado.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as últimas tendências de gestão do RH no blog Pontotel!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!