Quais tipos de sistemas eu preciso na minha empresa?

pontotel sistema para empresas

Se você está buscando otimizar os processos da sua empresa, então pode ser um bom momento para se perguntar quais os melhores sistemas para auxiliar nesse processo.

Existe uma infinidade de sistemas ou softwares voltados para organizações disponíveis no mercado, cada qual pensado para atender à uma ou mais necessidades específicas do seu negócio.

Justamente por isso, na hora de determinar quais os sistemas que são indispensáveis para o bom funcionamento do seu negócio, pode ser uma boa ideia começar definindo quais são essas necessidades específicas da sua empresa.

Volume de clientes atendidos e de capital movimentado mensalmente, proporção e eficiência do seu atual quadro de colaboradores, vendas e movimentações de estoques são alguns dos indicadores que precisam ser levados em consideração, já que afetam as três principais áreas da sua empresa.

Os três principais eixos da sua empresa:

Toda e qualquer iniciativa de sucesso no mundo dos negócios pode ser explicada por um fator comum. Ficou curioso?

Nós também! Analisando cases de sucesso das mais diversas áreas, identificamos como fator decisivo para o sucesso a existência de um processo de gestão capaz de identificar e utilizar os melhores recursos na administração de três eixos fundamentais na empresa: os clientes, a equipe e o planejamento estratégico de recursos.

A seguir você confere mais sobre a importância desses eixos para o desenvolvimento da sua empresa:

1. Gestão do relacionamento com o cliente

Você consegue imaginar o seu negócio sem seus clientes?

É justamente por isso que o Relacionamento com o Cliente é o primeiro eixo na hora de buscar excelência na gestão. Afinal, convenhamos: sem clientes, a sua empresa sequer existiria.

Além disso, você certamente já deve ter notado que o mercado está cada vez mais competitivo: a consolidação de novas tecnologias tem fortalecido o e-commerce, colocando ao alcance das mãos dos seus clientes a possibilidade de migrar para milhares de outros fornecedores, e isso em escala global.

O diferencial da sua loja, o que vai garantir que o seu cliente seja fidelizado é a experiência de compra.

Mas o que define uma boa experiência de compra? Uma definição global passa necessariamente por um atendimento de qualidade, que vá ao encontro das expectativas do seu cliente. E, para isso, é preciso investir em um segundo eixo de extrema importância para o bom funcionamento da sua empresa: a sua equipe!

2. Gestão de pessoas

Para o cliente que entra em seu estabelecimento, a sua equipe representa a personificação da sua marca.  Em outras palavras, a receptividade de seus vendedores no atendimento a cada um dos seus clientes é um dos fatores de maior peso na forma como seus leads e consumidores vão se relacionar com a sua marca.

Logo, a sua equipe é peça fundamental para o sucesso da sua empresa.

Manter uma equipe bem alinhada e produtiva vai exigir de você bons conhecimentos na área de gestão de pessoas.

Para começar, é preciso saber selecionar funcionários com bom nível de inteligência emocional, que saibam trabalhar em equipe e que se identifiquem com a sua empresa.

Tão importante quanto saber montar o seu time, é oferecer treinamento e atualizações frequentes, garantindo que a sua equipe conheça o seu produto tão bem quanto o da concorrência, sendo assim capazes de melhor elaborar um discurso de vendas efetivo.

Motivação é outra questão que deve estar sempre à vista de um bom gestor de pessoas. O que motiva o seu time? Não há uma resposta única, afinal as pessoas reagem de formas diferentes a um mesmo estímulo. Vale investir em campanhas de premiação pelo cumprimento de metas de venda, garantir uma boa comissão para os vendedores e, por que não?, em campanhas de reconhecimento que não envolvam, necessariamente uma premiação financeira, do tipo “funcionário do mês” ou “destaque do setor”.

Por fim, é preciso garantir a real contrapartida por parte de cada membro do seu time. Avaliações de desempenho e reuniões de feedback são boas formas de garantir a manutenção dos níveis de qualidade no atendimento.

Da mesma forma, um controle de frequência e pontualidade cuidadoso vai permitir checar até que ponto sua equipe realmente vestiu a camisa da empresa e está contribuindo para o seu sucesso.

3. Gestão estratégica

O planejamento e a gestão estratégica dos recursos da sua empresa representam o terceiro eixo fundamental em qualquer iniciativa de sucesso.

Afinal, é a boa administração dos capitais da empresa que vai dar a sua empresa o fôlego necessário para crescer e se projetar no mercado.

Uma boa gestão estratégica passa obrigatoriamente por um planejamento financeiro detalhado, pelo estabelecimento de metas de venda que levem em consideração a sazonalidade do seu mercado, por um bom controle de estoque e, é claro, pelo acompanhamento dos investimentos em marketing e divulgação.

Para cada área, um sistema!

Na hora de escolher os melhores sistemas para a sua empresa, nada melhor do que buscar softwares direcionados a esses três eixos principais.

Um bom exemplo é o caso do CRM – ou Customer Relationship Management.

Como o próprio nome já indica, um CRM é um software voltado para a gestão do relacionamento da sua empresa com o cliente. E, entre os diversos benefícios que esse sistema oferece estão a centralização dos dados do cliente e a criação de um histórico de relacionamento.

Isso vai permitir, a longo prazo, que você identifique melhor o perfil de consumo de cada cliente, assim como os produtos que mais lhe interessam. Assim, o CRM ajuda a sua empresa a oferecer o produto certo, para o cliente certo, no melhor momento para a conversão da venda.

É possível ainda integrar a ferramenta CRM às estratégias de marketing digital da sua empresa, determinando o formato e o conteúdo dos emails e malas diretas encaminhadas ao seu cliente. Tudo isso para tornar o seu atendimento cada vez mais personalizado e preciso, garantindo uma melhor experiência de compra para o cliente

Outro bom exemplo de sistemas direcionados a esses eixos fundamentais da sua empresa, são os softwares de controle de ponto, especialmente se a sua empresa opera com vendas externas.

Um software como o PontoTel pode ser a solução que a sua empresa precisa para garantir a pontualidade e a frequência de seus colaboradores. Alinhado ao que há de mais recente em tecnologia, o PontoTel é um sistema online que permite o registro do ponto de seus funcionários através de um telefone fixo, app em celular ou tablet ou ainda através de um computador desktop.

Ele é ainda indicado na hora de garantir a segurança e a veracidade das informações armazenadas, já que conta com 5 medidas de segurança na hora de registrar o ponto.

São elas: o recurso ao sistema BINA de identificação, o uso de uma senha individual para cada colaborador, armazenamento de foto no sistema, a gravação de voz do colaborador na hora do registro do ponto e a geolocalização do aparelho através do qual o ponto foi registrado.

Tudo isso permite que a sua empresa controle em tempo real os status de entrada e os atrasos, acompanhando de perto os funcionários que prestam serviços externos. Além disso, o software torna muito mais simples o processo de gerar e de corrigir quaisquer dados na folha de registros.

E por falar em otimização de processos, a sua empresa ainda não utiliza um sistema ERP?

Então está aí uma boa oportunidade para começar! Um software ERP, ou Enterprise Resource Planning, nada mais é do que um sistema que vai permitir a você muito mais agilidade na hora de controlar e gerenciar os recursos financeiros da sua empresa.

Um ERP online vai permitir que você controle a situação atualizada e as variações dos seus estoques, bem como as contas a pagar e a receber. Da mesma forma, é possível realizar a geração de boletos bancários, a emissão de notas fiscais eletrônicas e até realizar conciliação bancária: tudo através de uma única plataforma, disponível 24 horas por dia a partir de qualquer terminal conectado à internet.

Os dados armazenados em seu ERP online podem ainda ser compilados em diversos relatórios gerenciais, que vão auxiliá-lo no planejamento estratégico da sua empresa.

É a tecnologia trabalhando a favor do seu sucesso!

Por Gabriela Vitória – Marketing da Gestãoclick

cadastro

Não vá embora ainda não

Conta para a gente, aqui nos comentários: quais sistemas você considera mais importantes para uma boa gestão da sua empresa?

Comentários