Diversas empresas começaram a adotar práticas de Home Office, mas o setor de Recursos Humanos (RH) passou a ter dificuldades para garantir a saúde e produtividade dos seus colaboradores à distância.
Segundo estudo realizado pelo André Miceli, coordenador do MBA em marketing, inteligência de negócios digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), após a crise do novo coronavírus, o número de empresas que pretendem adotar o home office deve crescer 30%.
É muito importante que as organizações se adaptem a essa nova realidade para que possam colher resultados ainda melhores de seus colaboradores.
Nesse artigo, iremos te ajudar com algumas dicas para manter seus colaboradores saudáveis mesmo em casa.
Com a mudança na rotina para trabalhar em casa, muitos colaboradores acabam misturando a vida pessoal e profissional, deixando de lado alguns hábitos saudáveis, tendo a sua produtividade e motivação comprometidas.
Para isso, é muito importante inspirar, incentivar e orientar atividades saudáveis para os seus colaboradores.
Apenas com algumas mudanças, eles já se sentirão mais saudáveis, com uma mente muito mais tranquila e apta para os desafios da rotina. Oferecer informações e dicas de alimentação saudável e prática pode ajudar sua equipe a dedicar um tempo para cuidar melhor da saúde em casa.
Outras sugestões que podem dar resultados bem positivos são: incentivar pausas, ginástica laboral e delivery de comida saudável para usarem seus benefícios de refeição e alimentação.
Apesar de ser um trabalho remoto, é essencial que a equipe seja acompanhada. Esse acompanhamento pode ser feito com base nas entregas (analisando a produtividade), conversas para entender como estão lidando com o trabalho em casa ou, até mesmo, controle de ponto remoto em uma jornada mais flexível de cada colaborador em sua própria casa.
Essa flexibilidade em relação à rotina tem se tornado comum para áreas como Tecnologia da Informação, Marketing e, inclusive, Recursos Humanos. São departamentos da empresa que podem se adaptar mais facilmente a novas dinâmicas de atividades e horários.
Com um bom acompanhamento do trabalho dos colaboradores, é possível entender como está sendo essa adaptação ao home office e agir da melhor forma em caso de problemas.
Para os processos serem realizados de forma mais rápida, otimizada e com excelência à distância, automatizá-los é uma solução vantajosa para as empresas. Assim, os profissionais do RH podem focar no que realmente importa: estratégias eficientes para administrar a organização e se preocupar com a saúde dos colaboradores.
Isso gera o aumento da confiabilidade na organização de todos os dados internos da empresa e uma integração menos trabalhosa das informações. Além disso, por não serem mais processos manuais, a chance de erros diminui significativamente e isso é muito importante nos processos da sua empresa.
Existem empresas que podem te ajudar com a modernização dos processos administrativos e burocráticos da área de Recursos Humanos, como controle de ponto, documentações, recrutamento e seleção, gestão de benefícios e muitos outros.Nesse momento de home office, muitos colaboradores podem não ter onde gastar seus benefícios tradicionais de alimentação, refeição e mobilidade. Isso faz com que se sintam desmotivados a atingir seu maior rendimento nos trabalhos.
É muito importante a atenção do RH para identificar as reais necessidades da equipe e, se possível, adaptar os benefícios para esse período. Com isso, além de reter os talentos, auxilia no engajamento e produtividade dos colaboradores.
De acordo com pesquisa realizada pelo Glassdoor, 57% dos colaboradores do site afirmam que ter benefícios diferenciados está entre as principais considerações para aceitar uma proposta de emprego ou permanecer na empresa.
Algumas startups, como a Flash Benefícios, flexibilizam os benefícios para auxiliar nesse processo e fazer com que os colaboradores possam utilizá-los de acordo com suas necessidades, inclusive em casa. Tudo em um único cartão.