Saúde no Home Office dos colaboradores – Veja como o RH pode ajudar

saude-no-home-office-introoducao

Diversas empresas começaram a adotar práticas de Home Office, mas o setor de Recursos Humanos (RH) passou a ter dificuldades para garantir a saúde e produtividade dos seus colaboradores à distância.

Segundo estudo realizado pelo André Miceli, coordenador do MBA em marketing, inteligência de negócios digitais da Fundação Getulio Vargas (FGV), após a crise do novo coronavírus, o número de empresas que pretendem adotar o home office deve crescer 30%.

É muito importante que as organizações se adaptem a essa nova realidade para que possam colher resultados ainda melhores de seus colaboradores.

Nesse artigo, iremos te ajudar com algumas dicas para manter seus colaboradores saudáveis mesmo em casa.

Motive seus colaboradores

Com a mudança na rotina para trabalhar em casa, muitos colaboradores acabam misturando a vida pessoal e profissional, deixando de lado alguns hábitos saudáveis, tendo a sua produtividade e motivação comprometidas.

Para isso, é muito importante inspirar, incentivar e orientar atividades saudáveis para os seus colaboradores.

Apenas com algumas mudanças, eles já se sentirão mais saudáveis, com uma mente muito mais tranquila e apta para os desafios da rotina. Oferecer informações e dicas de alimentação saudável e prática pode ajudar sua equipe a dedicar um tempo para cuidar melhor da saúde em casa.

Outras sugestões que podem dar resultados bem positivos são: incentivar pausas, ginástica laboral e delivery de comida saudável para usarem seus benefícios de refeição e alimentação.

Acompanhe sua equipe

Apesar de ser um trabalho remoto, é essencial que a equipe seja acompanhada. Esse acompanhamento pode ser feito com base nas entregas (analisando a produtividade), conversas para entender como estão lidando com o trabalho em casa ou, até mesmo, controle de ponto remoto em uma jornada mais flexível de cada colaborador em sua própria casa.

Essa flexibilidade em relação à rotina tem se tornado comum para áreas como Tecnologia da Informação, Marketing e, inclusive, Recursos Humanos. São departamentos da empresa que podem se adaptar mais facilmente a novas dinâmicas de atividades e horários.

Com um bom acompanhamento do trabalho dos colaboradores, é possível entender como está sendo essa adaptação ao home office e agir da melhor forma em caso de problemas.

Automatize processos no RH

Para os processos serem realizados de forma mais rápida, otimizada e com excelência à distância, automatizá-los é uma solução vantajosa para as empresas. Assim, os profissionais do RH podem focar no que realmente importa: estratégias eficientes para administrar a organização e se preocupar com a saúde dos colaboradores.

Isso gera o aumento da confiabilidade na organização de todos os dados internos da empresa e uma integração menos trabalhosa das informações. Além disso, por não serem mais processos manuais, a chance de erros diminui significativamente e isso é muito importante nos processos da sua empresa.

Existem empresas que podem te ajudar com a modernização dos processos administrativos e burocráticos da área de Recursos Humanos, como controle de ponto, documentações, recrutamento e seleção, gestão de benefícios e muitos outros.

Diversifique os benefícios corporativos

Nesse momento de home office, muitos colaboradores podem não ter onde gastar seus benefícios tradicionais de alimentação, refeição e mobilidade. Isso faz com que se sintam desmotivados a atingir seu maior rendimento nos trabalhos.

É muito importante a atenção do RH para identificar as reais necessidades da equipe e, se possível, adaptar os benefícios para esse período. Com isso, além de reter os talentos, auxilia no engajamento e produtividade dos colaboradores.

De acordo com pesquisa realizada pelo Glassdoor, 57% dos colaboradores do site afirmam que ter benefícios diferenciados está entre as principais considerações para aceitar uma proposta de emprego ou permanecer na empresa.

Algumas startups, como a Flash Benefícios, flexibilizam os benefícios para auxiliar nesse processo e fazer com que os colaboradores possam utilizá-los de acordo com suas necessidades, inclusive em casa. Tudo em um único cartão.
Rolar para cima
WhatsApp chat