Treinamento e Capacitação de Funcionários: Como fazer corretamente

treinamento de funcionarios introducao

O que você conhece sobre treinamento e desenvolvimento dentro das empresas? 

Há muito tempo ouvimos falar como T&D é uma ferramenta importante para garantir competitividade no mercado. 

Entretanto, quando esse tema é proposto em rodas de conversas profissionais, uma pergunta que sempre ouço é: desenvolvimento profissional não é de responsabilidade dos próprios funcionários? Então porque a empresa deve investir tempo e dinheiro com isso?

Esse pensamento é um tanto minimalista, isso porque quando é colocado em uma escala global, o treinamento e desenvolvimento traz inúmeros benefícios para as empresas, principalmente quando estamos falando sobre aumento de produtividade, engajamento, eficiência nas tarefas e motivação. 

Pode ser uma grande surpresa para você, mas preciso ressaltar que treinamento e desenvolvimento de pessoas é hoje um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa. 

Quer descobrir o porquê? 

Então continue nesse artigo que juntos vamos conferir o que é treinamento e desenvolvimento, porque ele é importante para as empresas, como identificar se sua empresa precisa de treinamento e tipos de treinamentos mais utilizados no mercado. 

Vamos começar?  

Confira os principais tópicos do artigo: 

O que é exatamente Treinar e Capacitar funcionários?

Se fossemos definir de forma rápida o que é treinamento e desenvolvimento, eu diria que o treinamento abrange técnicas para capacitar funcionários com o objetivo de ajudar o desenvolvimento profissional.  

Falando assim até parece que T&D é algo complicado, cheio de teorias e técnicas difíceis de serem aplicadas. 

Mas se pararmos para analisar, treinamento não é algo tão complicado assim. Certamente você há de concordar que toda empresa possui como meta vender um produto ou serviço, certo? 

Para que essa empresa alcance as metas, é necessário que todo o processo que envolva a venda e produção desse produto/serviço seja realizado com êxito. 

Certamente você também vai concordar que um funcionário que teve treinamento e conhece o passa a passo para realizar suas tarefas, será mais eficiente do que aquele que iniciou e não teve nenhum treinamento ou acompanhamento das tarefas.  

Pode parecer óbvio, mas qualquer tipo de preparação mesmo que seja aquela em que o funcionário acompanha o dia a dia de um colega de equipe, é uma forma de capacitá-lo para lidar com sua futura rotina. E isso não é diferente de um treinamento. 

Treinamento e desenvolvimento tem auxiliado muitas empresas a capacitar e reter seus profissionais de acordo com as tendências do mercado atual, ao mesmo tempo em que alinham as atividades desempenhadas e os objetivos da organização. 

Investir em T&D traz resultados imediatos, além de melhorias significativas na qualidade do 

trabalho. Mas é importante lembrar que treinamento e desenvolvimento, apesar de muitas vezes serem citados como um método só, são coisas distintas e que possuem diferentes aplicações. 

Confira algumas das diferenças a seguir.

Qual a diferença entre Treinamento e Capacitação

treinamento de funcionarios treinamento e capacitacao

Investir em educação corporativa é essencial para as empresas, mas o que poucas pessoas sabem é que existem dois formatos e momentos específicos para que essa capacitação aconteça. Essa é justamente uma das diferenças entre treinamento e desenvolvimento. 

Apesar de muitas vezes esses sinônimos serem usados para descrever uma atividade ou ação, existe diferença entre capacitação e treinamento, e conhecer a definição correta desses conceitos pode ajudá-lo a desenvolver um bom plano de capacitação de profissionais na sua empresa. 

Treinamento

Quando falamos em treinamento de colaboradores, estamos falando sobre treinar alguém com a finalidade de melhorar aquilo do qual ela já sabe, ou seja, é o aperfeiçoamento das habilidades, em torno de um cargo. 

Quando um cargo é assumido por um colaborador, é necessário que ele seja treinado para assumir as responsabilidades e dificuldades que envolvem aquela posição. O treinamento vai ensiná-los novos e melhores meios para atingir os objetivos. 

O treinamento visa não apenas o alcance dos objetivos, mas também a diminuir as chances da pessoa cometer erros. 

Para um vendedor, por exemplo, o treinamento estaria ligado ao uso de técnicas de vendas, atendimento ao clientes, negociação, entre outros temas relacionadas àquela atividade na empresa.

Desenvolvimento ou Capacitação?

O primeiro ponto a esclarecermos sobre o desenvolvimento de profissionais é que esse método também é conhecido como capacitação de profissionais. Nesse caso, ambos são sinônimos, e se referem as mesma técnicas utilizadas pelo RH.  

Desenvolvimento de pessoal é um método que se refere ao processo de crescimento do indivíduo, ou seja, ele está relacionado ao aprimoramento do conhecimento e habilidades da pessoa, sem que esteja diretamente ligada a uma atividade ou processo. 

Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função, dessa forma, esse método oferece um aprimoramento contínuo. 

O desenvolvimento está mais focado no futuro do profissional, é uma estratégia contínua de aprendizado que promove transformações e aperfeiçoamento a médio e longo prazo. Esse processo pode ser focado tanto em um colaborador individualmente quanto para equipes.

Para facilitar o entendimento das principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento, confira a tabela abaixo:

TreinamentoDesenvolvimento
Curto PrazoLongo Prazo
Foco em melhorar um processo ou execução de tarefasFoco no crescimento da pessoa por meio do CHA: Conhecimento, habilidade e Atitude
Ação de aperfeiçoamento pontualAção de aperfeiçoamento contínuo
Aprendizagem passiva, na qual o indivíduo apenas recebe o conhecimento de prática aplicaçãoAprendizagem ativa, na qual o indivíduo é protagonista do seu desenvolvimento.
As instruções são colocadas em prática imediatamenteExige tempo para incorporação e aprendizado das técnicas

Porque o treinamento é indispensável?

treinamento de funcionarios porque e indispensavel

Toda empresa possui metas a serem alcançadas, e com a rápida movimentação do mercado, alcançar essas metas é uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas que não possuem profissionais capacitados e qualificados para exercerem suas funções.  

A medida em que o mercado se torna mais competitivo, o treinamento de funcionários se mostra um investimento indispensável para as empresas, isso independente de qual seja o segmento da organização. 

Treinar e desenvolver os colaboradores de uma empresa é a melhor forma de prepará-los para lidar com os desafios de suas rotinas, além de atualizá-los sobre as mudanças impostas pelo mercado. 

O treinamento aumenta a eficácia dos objetivos da empresa, profissionais que possuem problemas de comunicação, dificuldades de relacionamentos, falhas na gestão do tempo e organização podem facilmente aprimorarem suas habilidades por meio de treinamentos. 

O mesmo ocorre para os casos onde a empresa encontra-se em constante crescimento e precisa de profissionais com habilidades de gestão, que podem facilmente assumir cargos de supervisão ou gestão quando há desenvolvimento organizacional.

Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionários é um grande ganho para a empresa, pois com colaboradores mais produtivos e mais capacitados, os serviços são melhorados, e logo lucros e resultados são atingidos.

Entretanto, um dos erros mais comuns quando falamos em treinamento e desenvolvimento, é que muitas organizações investem nesses métodos sem entenderem a real necessidade de sua empresa. 

Por exemplo, de nada adianta organizar um treinamento sobre vendas, se o seu principal problema está relacionado ao atendimento ao cliente, que também é conhecido como pós venda.

Identifique as áreas que precisam de treinamento

Você já ouviu falar sobre LNT? 

Se você trabalha no departamento de recursos humanos ou T&D, certamente já está familiarizado com essa sigla, mas para quem tem pouco contato, acredito que nunca ouviram falar sobre esse tema. 

LNT nada mais é que o Levantamento de Necessidades de Treinamento, um processo desenvolvido pelo time de T&D que tem como objetivo garantir que os investimentos feitos em capacitação gerem os melhores resultados possíveis. 

Por meio de diversas técnicas, o LNT identifica o nível atual de competências, habilidades ou conhecimentos dos colaboradores por área de atuação, e compara com o patamar necessário para sua posição dentro da organização. 

Abaixo, estão listadas 4 etapas essenciais para a realização do levantamento de necessidades de treinamento de uma empresa.

Qual é a finalidade do treinamento? Defina a necessidade primeiro

treinamento de funcionarios finalidade

O primeiro passo para criar um plano de treinamento e desenvolvimento dos funcionários e levantar as necessidades que sua empresa possui.

 A realização do levantamento das necessidades permite que a organização identifique e concentre os esforços em áreas  onde o treinamento é primordial para o alcance das metas.

Dessa forma, é importante que se tenha o conhecimento das metas e prioridades de cada departamento, e o profissional que for o responsável pelo desenvolvimento da LNT precisa entender claramente a organização como um todo. 

Realize uma análise de Gaps

A segunda etapa para a identificação de necessidades de treinamento é a realização de uma análise de Gaps, ou problemas que envolvem o estado atual de desenvolvimento e habilidades dos colaboradores. 

Essa etapa costuma envolver diversos métodos para coletar as informações e entender os problemas de cada departamento, entre eles estão: entrevistas individuais, questionários e autoavaliações.

O objetivo é entender quais obstáculos precisam ser superados pela empresa. 

Avalia as opções de treinamento

Após realizar o levantamento das necessidades e Gaps da empresa, você terá uma lista de opções de treinamentos. Chegado esse momento, é hora de avaliar as metas e prioridades da organização, isso deve envolver tanto prazo, custo e objetivos a serem alcançados.

Como criar um bom planejamento de treinamento

Após realizar o levantamento das necessidades de treinamento, chegou a hora de criar um planejamento e colocar o plano de ação em prática. 

Mas como criar um bom planejamento de treinamento? E como escolher o tipo de treinamento ideal para minha empresa? 

Para criar um bom planejamento, algumas perguntas precisam ser respondidas, como por exemplo: 

  • Qual treinamento já está sendo oferecido e deve continuar a ser oferecido?
  • O treinamento será realizado internamente ou externamente?
  • Faz sentido trazer um treinador para treinar vários funcionários no mesmo assunto, em vez de enviar todos para um treinamento externo?
  • A empresa possui conhecimentos em RH ou em outro departamento para realizar o treinamento?
  • Pode e deve o treinamento ser conduzido online?
  • Qual é o estilo de aprendizagem dos participantes?
  • Todos os participantes estão em um local ou são descentralizados?

Respondidas essas perguntas, você terá uma visão mais centrada de como planejar o seu treinamento de acordo com as prioridades da empresa. 

Feito esse plano de ação, é hora de colocar tudo o que foi planejado em prática e agir para que os treinamento aconteçam. Converse com os responsáveis pela realização do treinamento e alinhe os objetivos e o material que será usado, reserve o espaço e equipamentos que serão utilizados. 

Uma das tarefas mais importantes desse processo é o alinhamento com os profissionais que serão treinados. Divulgue a programação do treinamento, bem como o objetivo e metas do treinamento. 

Agora você deve estar se perguntando como escolher o treinamento ideal para meus colaboradores.

Quais treinamentos minha empresa deve oferecer

treinamento de funcionarios quais treinamentos oferecer

A essa altura, está mais do que evidente que investir em treinamento e desenvolvimento é muito importante para o sucesso de qualquer organização, certo?

Mas você deve estar se perguntando: quais treinamentos minha empresa deve oferecer? 

Para responder sua pergunta, é necessário entender qual a necessidade que sua empresa quer sanar, uma vez que cada tipo de treinamento possui um objetivo.

Vale relembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento, portanto, dependendo da necessidade da sua empresa, a forma de capacitar o funcionário será diferente.

Então que tal vermos os principais tipos de treinamentos?

Tipos de treinamento

atingirem a eficiência exigida para sua função por meio do desenvolvimento das habilidades, ações, comportamento, conhecimento técnico entre outros fatores. 

Mas para que tal objetivo seja alcançado, é necessário estabelecer o tipo de treinamento no qual deve ser oferecido de acordo com o perfil do colaborador. 

Existem diversos tipos de treinamentos empresariais com diferentes métodos e finalidades, mas calma que vou falar sobre os modelos de treinamento mais utilizados pelas empresas a seguir. 

Treinamento para desenvolver habilidades específicas

Esse tipo de treinamento tem como objetivo melhorar o desempenho e execução de tarefas por meio do aprimoramento das habilidades e competências que os profissionais já possuem. 

Investir no desenvolvimento das competências e habilidades dos colaboradores é uma forma de se obter ganho de produtividade para a empresa, além de promover o crescimento e auxiliar a proatividade dos profissionais.  

Treinamento de liderança

O treinamento de liderança é direcionado para todos colaboradores que ocupam cargos de gestão, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o sucesso da empresa e motivação das equipes

Dessa forma, esse tipo de treinamento tem por objetivo desenvolver habilidades diferentes em relação a gestão de equipes, para que esses gestores sejam capazes de conduzir times de forma coordenada para atingir as metas estabelecidas. 

Programa de mentoria

O programa de mentoria baseia-se na escolha de um ou mais funcionários que serão considerados como mentores, para compartilharem seus conhecimentos com os demais participantes do grupo.

Entre as vantagens desse formato de treinamento está a possibilidade de transmissão de conhecimento tácito, ou seja, do conhecimento adquirido na prática, durante a experiência na função e que, na maioria dos casos, não é possível ser adquirido por meio de documentos. 

O contato direto também permite um diálogo mais próximo sobre os desafios enfrentados no dia a dia, o relato de casos e resolução de dúvidas em tempo real, que talvez passassem despercebidos em outros formatos.

Cursos de Reciclagem 

A maioria das empresas possuem uma rotina intensa de trabalho, o que contribui para que muitos conhecimentos se percam ou tornam-se defasados com o passar do tempo. Por isso, investir em treinamento de reciclagem sempre é uma ótima opção, principalmente quando falamos de conhecimentos técnicos ou teóricos. 

Os cursos de reciclagem são elaborados para relembrar os profissionais de práticas e assuntos importantes e fazer com que eles estejam sempre qualificados de acordo com as melhores tendências do mercado.

Gratificação

Esse modelo de treinamento utiliza dinâmicas de jogos para estimular e incentivar a aprendizagem dos funcionários por meio da interação com toda a equipe. 

Muitas empresas apostam nesse método pois reconhecem a importância de transformar o aprendizado em algo mais dinâmico, criativo e que desperte a curiosidade e interesse de todos envolvidos. 

Outro ponto positivo desse tipo de treinamento é a possibilidade de oferecer recompensas para os funcionários, o que pode servir como motivação e para aumentar as chances de adesão.

Treinamento online

treinamento de funcionarios online

Treinamentos online tem se tornado cada vez mais utilizados por empresas. 

Muitas organizações têm dado preferência para esse modelo de treinamento devido a praticidade que ele oferece tanto para quem aplica quanto para os alunos. 

Como o nome já sugere, esse modelo de treinamento é aplicado por meio de um ambiente virtual, onde os colaboradores poderão acessar o conteúdo de onde estiverem e a qualquer momento. 

Essa flexibilidade de horários aumenta o alcance do treinamento e facilita a participação dos funcionários, que não precisam se deslocar e podem encaixá-lo em sua rotina.

Coaching empresarial

Muitos consideram o processo de treinamento de coaching um dos mais completos. Ele consiste no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. 

O uso das técnicas e ferramentas de coaching garante a assertividade do processo, que foca no reconhecimento dos potenciais, dificuldades e qualidades dos profissionais, além na busca do equilíbrio entre eles para alcançar resultados melhores.

Workshops

A realização de workshops ou palestras é uma prática comum que a maioria das empresas já faz uso há alguns anos.

No geral, esse tipo de capacitação é breve e possui um foco específico que é ministrado por profissionais que possuem profundo conhecimento no assunto. 

Os workshops podem ser presenciais ou online, e contam com certificação para os participantes que pode vir a servir como um excelente espaço para crescimento pessoal. 

Chegou a hora de treinar. E agora, devo escolher treinamentos internos ou externos? 

Treinamento in loco ou externo?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o treinamento de profissionais é qual formato escolher, afinal, o que é mais eficaz: treinamento interno, externo ou online?

Não existe certo/errado ou melhor/pior formato de treinamento, o que você precisa ter em mente na hora de escolher um modelo de treinamento é o objetivo que sua empresa quer alcançar, a disponibilidade de espaço e orçamento disponível para ele. 

Atualmente, vemos um crescimento de opções de cursos e treinamento ministrados à distância, seja por vídeo aulas gravadas, ou palestras ao vivo. Mas se você ainda está na dúvida de qual formato escolher, veja os benefícios do treinamento presencial e à distância.

Treinamento PresencialGarantia de atenção e absorção de conteúdo
Facilidade de troca entre aluno e professor
Maior gama de oferta no mercado
Treinamento à Distância/OnlineFlexibilidade de horários e local
Ferramentas de aprofundamento e conteúdos extras
Custo baixo

Melhores ferramentas para Treinamento

Você já ouviu falar sobre ferramentas EaD e e-Learning?

Seja pela tecnologia, ou pela metodologia e estratégia educacional, a educação à distância certamente é o segmento educacional que se encontra em maior desenvolvimento. 

A cada ano mais empresas se rendem ao uso de tecnologias de educação à distância para capacitar e treinar suas equipes. Mas você sabe como elas funcionam ou quais as melhores ferramentas para sua empresa?

Antes de falar sobre as ferramentas, precisamos esclarecer a diferença entre EAD e e-Learning. 

EaD é a modalidade de ensino em que o professor e aluno não se encontram em um espaço geográfico. Esses são os exemplos de tele cursos ou palestras online, onde o especialista e o professor não precisam estar necessariamente no mesmo local. 

Já o e-Learning é a modalidade de ensino EaD no qual o aluno recebe o conteúdo por meio eletrônico, ou seja, a tecnologia é utilizada para transmitir o conhecimento e melhorar o desempenho de um profissional. 

Essa modalidade depende integralmente do uso da internet em dispositivos como: computadores, tablets ou celulares. Geralmente o conteúdo é disponibilizado em um site onde o aluno poderá acessar de qualquer lugar a hora que quiser. 

As aulas podem ser gravadas ou ao vivo, por meio de fóruns de discussão entre outras metodologias. 

Agora você deve estar se perguntando e qual é a melhor plataforma para aplicar treinamentos na minha empresa. 

Bem, não existe a melhor plataforma, nesse caso o que você está procurando são empresas de treinamento online. Nesse caso também não existe a melhor, mas aquela que se adapta melhor a proposta e objetivo, bem como os cursos procurados pela sua empresa.

Como avaliar se o treinamento está dando resultado

Por fim, quero lembrá-lo da importância da avaliação dos treinamentos. 

Segundo estudo publicado pela portal exame, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões em treinamento. No entanto, não podemos presumir que investir já é o bastante, afinal medir os resultados é uma tarefa tão importante quanto oferecer o treinamento correto. 

A primeira razão pela qual medir os resultados dos treinamento empresariais é descobrir se o dinheiro investido está sendo utilizado nos lugares certos. 

Lembra quando eu falei sobre ofertar o treinamento pensando em solucionar os gaps da empresa? É justamente sobre aplicar o treinamento correto para que eventualmente haja o retorno desejado.   

Isso auxiliará no processo de direcionamento dos programas de desenvolvimento, fazendo com que a organização tenha oportunidade de planejá-los melhor. 

Mas como avaliar se o treinamento aplicado está dando o retorno desejado? 

Existe uma série de metodologias que podem auxiliar na avaliação do treinamento, abaixo vou listar algumas que podem te ajudar nesta tarefa:

  • Aplique teste para avaliar o aprendizado;
  • Faça avaliação de redação;
  • Aplique avaliação de eficácia;
  • Faça pesquisa de satisfação;
  • Aplique avaliação comportamental;
  • Calcule o ROI das ações.

Conclusão

treinamento de funcionarios conclusao

Que tal colocar a mão na massa agora mesmo? Não esqueça de nos contar os resultados. 

Acredito que com esse artigo ficou claro como um bom programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas é capaz de proporcionar impactos positivos nos resultados da sua empresa, e é justamente isso que vêm sendo cada vez mais valorizado. 

Agora você já entende a diferença entre treinamento e desenvolvimento, bem como a importância dos programas de capacitação e os benefícios que ele traz para as empresas. 

Não se esqueça de montar um cronograma com os diagnósticos de suas necessidades, traçar os objetivos, decidir a melhor metodologia e medir os resultados para sua empresa. 

Quando você consegue atingir essa equação, os resultados surgem como uma consequência natural.

botão-cadastre2
Rolar para cima
WhatsApp chat

Receba todas as novidades do nosso blog

Inscreva-se na nossa newsletter
e receba matérias exclusivas
no seu email

popup newsletter teste5 3 - Treinamento e Capacitação de Funcionários: Como fazer corretamente

Não saia agora! Venha conhecer o PontoTel

O aplicativo de controle de ponto em tempo real
que você economiza tempo e dinheiro com cálculos automáticos e gestão de ponto completa.