Dicas de gestão empresarial: do RH ao financeiro
BLOG
Time Pontotel 19 de junho de 2020 Gestão Empresarial
Dicas de gestão empresarial: do RH ao financeiro
Uma boa gestão empresarial pode determinar os rumos de um negócio. Confira 7 dicas imperdíveis de gestão empresarial para sua empresa!
Imagem de Dicas de gestão empresarial: do RH ao financeiro

Uma boa gestão empresarial pode determinar os rumos de um negócio. Independente qual for o nicho de seu mercado ou o tamanho de sua empresa, é muito importante dar atenção a todos os setores.

Desde o setor de recursos humanos até o setor financeiro, pois só assim, você conseguirá tomar as melhores decisões e fazer uma melhor gestão.

Uma empresa funciona como um todo. Quando todos os setores estão trabalhando em conjunto e em prol de um mesmo objetivo, os resultados aparecem. Mas para isso, é fundamental uma boa gestão empresarial.

Sabemos que administrar pequenas e médias empresas no Brasil, não é uma tarefa mais fácil devido à complexidade, burocracia excessiva e alta carga tributária do país.

Por isso, é preciso se atentar a alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores. Para te ajudar, listamos as 7 principais dicas de gestão empresarial que irão trazer ótimos resultados ao seu negócio.

São elas:

  1. Planejamento estratégico
  2. Acompanhamento de resultados
  3. Comunicação interna
  4. RH estratégico
  5. Organização das obrigações fiscais
  6. Fluxo de caixa
  7. Ferramentas de gestão

Vamos começar!

  1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico direciona as tomadas de decisões da empresa. Por isso, para se chegar aonde quer, primeiro é preciso definir que lugar é esse.

Comece definindo quais a metas e objetivos de curto e longo prazo da empresa e estruture as ações internas para atingi-los. Assim, a gestão empresarial fica mais racional e fácil.

Mas, somente planejar não é o bastante. Por isso, use indicadores para verificar se está no caminho certo ou será preciso adequar as estratégias no meio do caminho.

Este é um verdadeiro mapa tanto do momento atual, quanto do futuro almejado pela companhia.

  1. Acompanhe os resultados

Depois de definida as metas, e de colocar o planejamento em ação, acompanhe os resultados verificando se estão indo para o rumo certo. Se necessário, tome medidas para corrigir.

  1. Boa comunicação interna

Os bons resultados da empresa dependem grande parte da postura, esforço e sincronia dos colaboradores.

Para ter ao seu lado funcionários que vestem a camisa, é preciso uma boa comunicação e reconhecimento do trabalho que fazem pela empresa.

Por isso, a gestão empresarial também deve adotar medidas voltadas a motivar os colaboradores. Isso abrange tanto um bom local com boas ferramentas de trabalho, quanto feedbacks e cursos de capacitação.

Para melhorar a comunicação interna, tenha uma comunicação direta e se mostre presente para dialogar com os funcionários. Estimule a participação deles nas decisões de novos projetos.

Elogie o desempenho satisfatório, mas não deixe de mostrar os pontos que ainda devem ser melhorados.

Se possível, ofereça premiações para mantê-los motivados a buscar um resultado cada vez melhor.

  1. Posicionamento estratégico do RH

A gestão de pessoas é uma parte muito importante da gestão empresarial. Por isso, o RH deve estar alinhado com a missão e valores da empresa.

Mais do que melhorar a comunicação, definir uma estratégia para o RH significa considerar o método de contratação utilizado, os programas de qualificação, desenvolvimento, gestão de ponto, pagamentos, entre outros.

  1. Fique em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas

Pequenos e médios empreendedores precisam ficar atentos com os impostos e demais obrigações se quiserem evitar multas, juros e na pior das situações, penhoras judiciais.

Para lidar com essas questões, o setor ou escritório contábil contratado deverá ter acesso aos dados corretos e dentro do prazo estabelecido.

Portanto, por mais que essa parte seja do contador, cabe ao gestor providenciar o envio dos documentos à contabilidade. Esse processo é facilitado através da integração contábil, sistema que conecta o ERP da empresa com o da contabilidade.

  1. Controle de Fluxo de Caixa

O controle de fluxo de caixa é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

O pleno conhecimento sobre entradas e saídas de dinheiro permite saber a real situação da empresa e elaborar estratégias para evitar dificuldades ou aumentar os lucros.

Apesar da indiscutível importância da gestão financeira, a falta de controle financeiro ainda é apontado como uma das principais causas do fechamento de empresas no Brasil.

Outro erro comum da gestão empresarial de pequenas empresas é misturar as contas pessoais com as da empresa. Esse erro afeta o correto controle de caixa e apuração do lucro.

Isso se torna ainda mais complicado quando mais de um sócio fazem retiradas do caixa para pagamento das contas pessoais. Por isso, é fundamental que se separe a pessoa física da jurídica.

  1. Utilize ferramentas que facilitam a gestão

Uma gestão empresarial impecável envolve a utilização de ferramentas que otimizam os processo diários e permitem um controle mais preciso de todos os setores.

Podemos destacar dois instrumentos fundamentais para uma boa gestão: o controle de fluxo de caixa assim como o de estoque. Essas são apenas duas das diversas que o sistema ERP oferece.

A implantação de um software de gestão automatiza processos trabalhosos. Isso, além de reduzir erros e falhas também oferece agilidade e melhores condições de trabalho.

Bons sistemas ERP garantem uma visão ampla e real da empresa, auxiliando na tomada de decisões. Através deles é possível emitir relatórios, permitindo ao gestor antecipar os erros e descobrir exatamente quais processos devem melhorar.

Por ser uma ferramenta extremamente útil, um grande erro é achar que a contratação de softwares de gestão é um gasto, quando na verdade, podem ajudar a reduzir as despesas.

Com um sistema ERP uma enorme quantidade de dados é processada em pouco tempo. Isso gera uma economia de tempo, o qual pode ser utilizado para focar em outras áreas e na elaboração de estratégias.

O sistema de gestão oferece também uma maior organização dos dados, controle do fluxo de caixa, acesso remoto, dentre outras possibilidades.

Por isso, a grande dica de gestão empresarial é utilizar a tecnologia a favor da empresa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Esse texto foi escrito pela equipe de redação da GestãoClick.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão Empresarial VER TUDO
INICIAR TOUR!