Aplicativos que auxiliam na qualidade de vida dos funcionários

guest post introducao

A gestão de um negócio, independente do ramo, envolve um número imenso de preocupações. Mas quem entende de gestão sabe que um dos aspectos mais básicos para se compreender na hora de formar um negócio de sucesso é que empresas são construídas por pessoas. Por isso, o essencial é criar um grupo de pessoas engajadas, competentes e confiáveis.

Entretanto, no meio de tantos processos burocráticos  estratégias de negócio, desenvolvimento de produto, relacionamento com cliente e tantas outras, é fácil perder de vista que, sem bons colaboradores, não existe empresa que se sustente. É normal que, na confusão do dia-a-dia, se perca a percepção de que uma boa organização é a soma de boas pessoas trabalhando em conjunto.

Mas, além de ser importante manter essa percepção em foco, não basta simplesmente trazer boas pessoas para dentro da sua organização. É necessário mantê-las motivadas, felizes e saudáveis, ou seja, dar todas as ferramentas possíveis para que os colaboradores estejam sempre no melhor estado de espírito possível.

Bem-estar dos colaboradores

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores é importante por dois motivos: o primeiro deles vem do simples fato de que quem trabalha na sua empresa, é uma pessoa com qualidades, defeitos, demandas e potenciais. Dentro da correria do dia-a-dia, é surpreendentemente fácil se esquecer que ali, do outro lado do e-mail, existe uma pessoa que deve ser tratada com todo o respeito. E isso inclui, claro, todo o cuidado que a empresa deve ter com o colaborador. 

Ou seja, em primeiro lugar, é preciso não perder de vista que a pessoa com quem você trabalha merece ser tratada com todo o respeito, de maneira que seu potencial como pessoa e colaborador possa ser desenvolvido ao máximo. E, também, para que a saúde mental das pessoas que trabalham com você seja preservada.

Mas mesmo do ponto de vista de produtividade, o bem-estar físico e mental dos colaboradores são essenciais. Isso porque colaboradores  felizes são mais produtivos e ficam mais tempo na sua empresa. Conforme as questões de saúde mental ficam mais e mais presentes no debate na sociedade, mais se espera que as empresas possam prover um ambiente saudável e aberto para discussões de vários tipos. As empresas que se recusarem a aceitar essas mudanças, com certeza, vão ver sua taxa de turnover aumentar muito mais que o desejado.

Como mudar?

Existem várias formas  de como as organizações podem começar a se preocupar e executar, na prática, o melhor cuidado com os colaboradores. Algumas mudanças são físicas por exemplo, colocar plantas no escritório, proporcionar ambientes em que os funcionários possam relaxar um pouco, tomar cuidado com a temperatura do ar-condicionado. 

Mudanças básicaspodem surtir um grande efeito, Segundo  pesquisa da O World Green Building Council, realizada em 2014 ambientes com  melhor ventilação trazem  um ganho de até 11% de produtividade. A diminuição de abstenções também pode ser relacionada com uma boa qualidade do ar no espaço de trabalho, afinal faltas ocasionadas por doenças são 35% menores em escritórios mais ventilados.

Esses são apenas alguns exemplos de mudanças no espaço físico que podem ser realizadas. Diversas outras ações simples, baratas e eficazes podem trazer ganhos tanto para a produtividade quanto para o bem estar.

Já outras mudanças são culturais, como por exemplo incentivar o feedback 360 graus que é a avaliação de um colaborador por todos a sua volta adotar a prática do home-office e não permitir que as pessoas trabalhem mais do que o acordado sem a recompensa justa. 

Nesse sentido, é essencial treinar líderes para que todas as pessoas em posição de liderança na sua empresa estejam a bordo das mudanças culturais que vão favorecer o quadro de colaboradores.

Para aplicar essas e outras medidas, a tecnologia é uma aliada fundamental. Soluções tecnológicas, como aplicativos e serviços modernos, podem resolver problemas antigos e acelerar processos morosos e também permitir uma flexibilização dos procedimentos mais rígidos.

É importante frisar que não são todas as tecnologias que irão trazer mudanças positivas na sua organização. Mais do que isso: não adianta implementar algum tipo de processo digital simplesmente porque é isso que todas as empresas estão fazendo. 

O essencial é se comprometer com as mudanças e buscar os meios com que essas medidas vão fazer a diferença positiva no cotidiano da sua organização.

Sistemas aliados na mudança

O ​sistema  da PontoTel, por exemplo, é um aliado fundamental para melhorar o gerenciamento da jornada dos funcionários, afinal, o home-office e horários mais flexíveis são demandas cada vez mais presentes nas empresas  e o PontoTel permite que tudo isso seja realizado de maneira responsável, tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Esse é um bom exemplo de uso da tecnologia que vai acelerar e melhorar processos já existentes. Bater ponto é uma demanda trabalhista e também de gestão. 

Por isso, ter um aliado como o PontoTel que vai transformar isso em um benefício ao invés de uma preocupação, esse é um excelente exemplo de uso de tecnologia de forma positiva e assertiva.

Outros aplicativos também podem ajudar - e muito - a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. O aplicativo Vitalk, por exemplo, é um app de conversa com a Viki, uma inteligência artificial que ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade e estresse, entre outros. 

Dentro do app, há um rastreador de humor, áudios de meditação, conversas específicas e muitas outras soluções que melhoram o bem-estar mental do colaborador.

Além disso, dentro do ecossistema do app da Vitalk, existe o serviço de Personal, que pode ser contratado à parte. O Personal é um serviço de atendimento com psicólogas via chat e que utiliza a plataforma da Vitalk como um apoio para a orientação psicológica realizada por profissionais qualificadas e especializadas.

Inúmeras outras tecnologias e aplicativos podem ser aplicadas para melhoria da qualidade de vida dos funcionários - apps de feedback, de comunicação interna, de gerenciamento de tarefas, entre outros. O importante é buscar soluções que ajudem ao invés de atrapalhar o funcionário.

Começar a utilizar soluções analógicas ou digitais para melhorar a vida dos colaboradores, e colocar o bem-estar do seu quadro de funcionários em um lugar de destaque, são algumas das características das empresas que vão sair na frente no futuro. O único erro é ficar parado.

Rolar para cima
WhatsApp chat