Controle de Ponto Para Funcionários: Qual o Melhor Sistema Online

controle de ponto melhor sistema - Controle de Ponto Para Funcionários: Qual o Melhor Sistema Online

Qual a primeira coisa que vêm à sua cabeça quando falamos sobre Controle de Ponto?

Aposto que surgiu a imagem daqueles relógios que ficam na parede e filas enormes de funcionários para bater o ponto no fim do dia. Acertei?

A primeira vez que ouvi sobre registro de ponto para as empresas pensei a mesma coisa. Imaginei aqueles processos ultrapassados que com o tempo se torna um verdadeiro pesadelo para os funcionários.

Mas calma esse tempo já passou.

O controle de ponto não é mais aquele pesadelo de antes, hoje ele é uma ótima ferramenta que pode te ajudar a gerenciar sua empresa.

Quer saber como?

Deixa eu te contar como transformar o processo de controle de ponto em um sistema inteligente que vai te ajudar nas tomadas de decisões, no gerenciamento das equipes e muito mais.

Sim, isso é possível!

Dei um basta no controle de ponto por excel e tornei tudo mais fácil rápido e online.

Pensando em te ajudar, fiz esse texto para explicar o porque adotei um sistema controle de ponto para meus funcionários.

Veja abaixo alguns dos tópicos que serão abordados e que te ajudarão a entender melhor sobre controle de ponto.

Vamos começar?

Como funciona o controle de ponto?

Uma das principais dúvidas sobre o controle de ponto é sobre como ele funciona.

Afinal, não basta apenas adotar um controle de ponto eletrônico sem saber direito para que serve e como usá-lo.

O dia a dia de uma empresa pode ser muito corrido e complicado, às vezes fica difícil acompanhar o horário da entrada e saída dos funcionários.

controle de ponto como funciona

É justamente para auxiliar nessa tarefa que as empresas adotam diferentes tipos controle de ponto.

Mas engana-se quem ainda pensa que o controle de ponto é apenas um relógio que serve para controlar os funcionários. Existem inúmeros benefícios para sua empresa e para os funcionários.

Bem, um sistema de controle de ponto é um instrumento que registra a entrada e saída dos colaboradores de uma empresa. Mas como isso funciona na prática?

No mercado existem diversos modelos inclusive controle de ponto online, mas em todos os casos este sistema deve identificar o colaborador e registrar os horários de entrada, saída e pausa para refeição.

Mas agora você deve estar se perguntando: e qual o benefício disso?

Com um sistema de controle de ponto, a empresa conseguirá administrar as jornadas de cada colaborador cumprindo o que determina a legislação trabalhista.

Na prática, isso quer dizer que ele conseguirá saber quantas horas extras cada colaborador realizou, as faltas, os atrasos tudo isso e muito mais.

Para o colaborador isso é benéfico, pois ele será remunerado conforme a jornada realizada, ou seja, se ele realizar horas extras estará assegurado que as horas realizadas a mais serão pagas devidamente conforme registrado pelo sistema.

Até agora o controle de ponto pode parecer só ser importante para grandes empresas, mas deixa eu te mostrar porque ele é benéfico para todos os tipos de negócio.

Importância de fazer o controle de ponto em qualquer empresa

controle de ponto grafico processos

Antes de falar da importância do registro de ponto quero te fazer uma pergunta: você sabe quantos processos trabalhistas tiveram em 2018 por falta de controle de ponto?

Não tem ideia de quantos foram?

Bem, cerca de ¼ dos processos trabalhistas registrados em todo o país envolvem o controle de ponto.

Você deve estar pensando que é um número relativamente pequeno, mas vale ressaltar que esse número resultou em mais de R$ 2 bilhões de reais pagos em processos trabalhistas.

Te surpreendi, não foi? Deixa eu te contar porquê desses gastos.

O tema campeão dos processos trabalhistas foram horas extras.

Horas extras que não foram pagas por falta de registro ou que foram pagas de forma errada, devido às empresas não terem um controle confiável o que resultou em erros operacionais.

Mas não foi só isso, também tiveram casos de falhas no registro de horários, descontos de atrasos e faltas indevidas, intervalo intrajornadas irregulares e muitos outros casos que poderiam ter sido evitados se as empresas tivessem um sistema de controle de ponto.

Pois é. O controle de ponto é mais importante do que a gente imagina.

Embora muitas pessoas enxerguem o controle de ponto como um instrumento de monitoramento opcional ele vai muito além disso.

De acordo com as lei trabalhista, o controle de ponto torna-se obrigatório em estabelecimentos que possuem mais de 10 funcionários.

Dois artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determinam:

art. 74, § 2 º da CLT: será obrigatória a anotação da hora de entrada e saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso;

enunciado 338/TST: é ônus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, § 2º da CLT.

Ou seja, o controle de ponto é muito mais do que apenas uma ferramenta de automatização de processos de Recursos Humanos.

Agora que você sabe da importância do controle de ponto e como ele funciona, vou te mostrar os diferentes modelos de controle de ponto.

Tipos de controle de ponto

Como vimos acima, as leis trabalhistas diz que estabelecimentos com mais de 10 colaboradores devem adotar um sistema de controle de ponto.

Apesar da obrigação de controlar o ponto, a escolha do sistema que será utilizado fica por conta da empresa.

Mas vale ressaltar que na hora de tomar essa decisão é importante considerar alguns aspectos da sua empresa tais como: número de funcionários, quais são as jornadas de trabalho, qual orçamento disponível.

Tudo isso vai interferir diretamente na tomada de decisão.

Então, que tal entender como cada modelo de controle de ponto pode ser incorporado à realidade da sua empresa?

Controle de ponto manual

controle de ponto ponto manual

O controle de ponto manual é um dos métodos mais antigos e baratos do mercado.

Conhecido também como Livro de Ponto, ele consiste em anotar as horas trabalhadas em um livro de registro de horários.

O livro de ponto é muito utilizado pelas pequenas e médias empresas para ter o controle de seus colaboradores.

Mas vale ressaltar que esse método é um tanto difícil para o departamento pessoal, uma vez que está suscetível a falhas e anotações indevidas.

Agora você deve estar pensando: o que isso quer dizer?

Bem, como é o colaborador que anota os horários de sua jornada, dessa forma o procedimentos estará suscetível a rasuras, fraudes e erros nas anotações dos horários.

Por isso, esse método exige um constante controle e monitoramento do departamento pessoal da empresa.

No caso de grandes empresas, esse método se torna algo quase impossível de se adotar, pois devido à dificuldade e ser trabalhoso.

Controle de ponto mecânico

O controle de ponto mecânico conhecido, também como ponto cartográfico, é outro método utilizado por pequenas e médias empresas.

O relógio de ponto é utilizado pelos funcionários que inserem seus respectivos cartões em uma máquina, que registra os horários de entrada, intervalo e saída do trabalho.

Esse método também pode ser considerado manual, embora seja mais seguro, a alternativa é passível de erros, uma vez que se o colaborador esquecer de registrar a entrada, ficará faltando um ponto para aquele dia.

E possivelmente esta falha resulta diretamente no trabalho do RH, que terá que inserir manualmente aquele horário no cartão para enviar as informações corretas para a folha de pagamento.

Um ponto positivo para esse método de controle é que o colaborador não poderá falsificar as anotações do ponto, o que torna esse método mais seguro que o anterior.

A desvantagem desse método é que as horas trabalhadas são contadas de forma manual, o que leva tempo e permite a ocorrência de falhas.

Controle de ponto eletrônico ou relógio de ponto

O controle de ponto eletrônico se divide em dois tipos de sistema: o ponto biométrico e a opção do ponto com cartão.

Parece confuso, mas deixa eu te explicar melhor.

Há algum tempo os famosos crachás deixaram de ser utilizados somente para a identificação do funcionário, e passou a ser adotado também para o controle de ponto.

Mas como isso?

Os novos cartões de ponto possuem um sistema magnético, onde as informações do funcionário são cadastradas em um sistema e identificadas por esse código.

Dessa forma, toda vez que o colaborador passar o crachá no sistema de ponto, o aparelho identifica quando ele entra ou sai do trabalho.

Esse sistema poderia  ser acoplado nas catracas de entrada da empresa, assim evitaria que o funcionário esquecesse de bater o ponto.

Mas vale ressaltar que, com o tempo, o cartão pode quebrar ou até mesmo o desgaste pode fazer com que ele pare de funcionar. Dessa forma, o cartão precisará sempre de manutenções e substituições.

Outra opção de controle de ponto eletrônico é o meio biométrico.

controle de ponto ponto biometrico

Nesse método a empresa cadastra os dados do colaborador no sistema junto com sua biometria, assim,toda vez que o colaborador iniciar a sua jornada de trabalho, basta ele encostar a digital cadastrada no leitor de biometria que o sistema identifica seus dados.  

Em ambos casos o sistema oferece segurança para as empresas pois dificulta a possibilidade de fraudes.

Entretanto, esse modelos são benéficos apenas para empresas com muitos colaboradores, uma vez que os equipamentos possuem alto custo para adoção e manutenção dos equipamentos.

Vale ressaltar que os sistemas de controle de ponto eletrônico precisam de softwares complementares para o tratamento das informações coletadas do ponto.

Controle de ponto alternativo ou ponto online

O controle de ponto alternativo ou online é o mais revolucionário, por usar a tecnologia para suprir demandas que os outros tipos de ponto eletrônico não conseguiam suprir.

Os pontos alternativos ou online, são modernos e sofisticados, possuem sistema de gerenciamento em tempo real. E são também um investimento de baixo custo.

Por ser totalmente virtual e possuir armazenamento em nuvem. Permite que todos os dados sejam acessados a qualquer momento sem necessidade de exportação de arquivos.

Outra vantagem é que sistema não precisa ser fixado em um só local, o ponto digital é uma aplicativo que pode ser baixado e usado em computadores, celulares ou tablets em qualquer lugar da sua empresa.

E você deve estar pensando: não é muito seguro, né?

Bom, segurança é o que não falta. O registro de ponto pode ser efetuado por senha com reconhecimento por foto, ou ainda por biometria, basta acoplar um leitor biométrico a uma porta USB do aparelho que você utilizará para bater ponto.

No computador, o sistema é acessado através de um site, pelo seu navegador mesmo sem precisar instalar nada.

controle de ponto ponto alternativo

A segurança disso tudo está no gerenciamento de ponto. Algumas empresas permitem que seus funcionários registrem o ponto através do seu celular com reconhecimento facial.

Outras disponibilizam um único aparelho na empresa permitido para bater ponto.

O ponto online pode ser acompanhado dia a dia, deixando seu gerenciamento mais fácil. Até mesmo seus colaboradores podem controlar suas jornadas de trabalho.

O que evita atrasos ou faltas injustificadas, pois seus colaboradores ficam sabendo como anda o controle de ponto deles e evitarão deixar o banco de horas negativo.

Uma outra vantagem é que fazer o gerenciamento de ponto online é muito mais fácil, pois os cálculos de horas extras e atrasos já vão sendo computados dia a dia, e na hora de fechar a folha basta emitir um relatório com os apontamentos do mês.

Como saber qual o melhor software de controle de ponto para seus funcionários

controle de ponto melhor software

Agora que você viu os diferentes tipos de sistema de controle de ponto, já sabe como escolher o melhor sistema para sua empresa?

Ainda não? Não se preocupe, vou te falar algumas informações que foram muito importantes na minha escolha de um sistema de controle de ponto para minha empresa.

Deixa eu te contar minha experiência.

Quando eu fui procurar por um sistema de controle de ponto, encontrei diversos modelos no mercado, todos eles pareciam muito benéficos para minha empresa.

Para você compreender o meu caso, minha empresa possui aproximadamente 1000 colaboradores espalhados em 3 filiais.

O primeiro ponto que levei em consideração na minha escolha foi a quantidade de colaboradores que minha empresa possui.

Sendo assim, adotar um controle de ponto manual era inviável, uma vez que demandaria muito tempo para que minha equipe de Recursos Humanos tratasse todas as informações para enviar para a folha de pagamento.

Segundo ponto que levei em consideração era a segurança do sistema que optaria em adotar, afinal, de nada adianta ter um sistema de ponto e não estar respaldado juridicamente.

Dependendo da situação, apenas um só ponto não será suficiente para toda a demanda, e isso pode prejudicar o empregador e o empregado.

O terceiro ponto que observei antes de adotar um sistema foi o custo benefício do sistema para minha empresa.

No momento da compra de qualquer equipamento para uma empresa um dos tópicos mais importantes a analisar é o preço do que estamos comprando, não é mesmo?

Comigo não foi diferente, eu encontrei diversos equipamentos bons no mercado, mas ao analisar custo benefício a médio e longo prazo, foi muito mais fácil escolher o sistema ideal.

Assim como muitas outras pessoas, eu tinha aquela ideia de o mais caro é sempre melhor. Mas eu estava totalmente enganado.

Pensando dessa forma, o primeiro sistema que analisei foram os relógios de ponto biométricos, eles pareciam ideais para minha empresa.

Eles me deixavam respaldados juridicamente, comportam a quantidade de colaboradores que minha empresa possui, e além de tudo é prático. Aparentemente eram só vantagens.

Entretanto não foi bem assim.

Quando eu fui pesquisar algumas das desvantagens encontrei uma série de fatores como problemas de papel, manutenções constantes no equipamento, falha no sistema.

Pode até parecer pequenos problemas, mas que podem gerar uma grande crise dentro de uma empresa.Foi exatamente por isso que comecei a olhar para os outros tipos de sistemas de ponto.

Claro ,esses foram os três principais fatores que eu analisei na hora de adotar um sistema de controle de ponto para minha empresa.

Mas vale ressaltar que, os benefícios oferecidos por cada software são muito importante na hora de adotar um sistema para sua empresa.

Mas agora você deve estar pensando: e por que devo adotar um sistema de ponto para minha empresa? Quais as vantagens disso?

Mas calma, vou te ajudar a pensar nisso também.

Vantagens e desvantagens de usar um sistema de controle de ponto

Com o avanço da tecnologia e do mercado de trabalho, adotar um sistema de controle de ponto tornou-se uma das principais necessidades de toda empresa.

Mas por que estou te dizendo isso?

Bem, porque o mercado se modernizou, logo, as leis trabalhistas também sofreram alterações para acompanhar o ritmo do mercado.

Hoje existem diversas jornadas e tipos de trabalho. Um exemplo disso é o modelo de trabalho home office, o trabalho intermitente ou até mesmo os teletrabalho.

controle de ponto home office

Agora eu te pergunto: como as empresas controlam tudo isso? Como ter o controle das jornadas e ter manter-se dentro da lei?

Por meio do controle de ponto. Parece óbvio né?

Mas o controle de ponto tornou-se um instrumento muito importante para as organizações.

Mas será que o controle de ponto é só vantagens ou também possui desvantagens para uma empresa?

Pensando nisso, pesquisei as principais vantagens e desvantagens do controle de ponto.

Vantagens do controle de ponto

Existem inúmeras vantagens em adotar um sistema de controle de ponto. Mas imagino que você já tenha ouvido isso muitas vezes, por isso vou falar dos benefícios que minha empresa teve quando eu adotei um controle de ponto.

Entre as principais vantagens foi a confiabilidade nos dados referente ao horário de trabalho dos colaboradores.

Após adotar um controle de ponto, tive a certeza de que todos os horários registrados estavam corretos, dessa forma consegui controlar as horas extras e verificar quais colaboradores estavam chegando atrasados.

Assim, todas as informações podem ser usadas como comprobatórios da jornada de trabalho. Isso deu muito mais confiança para minha empresa e claro, para os meus funcionários também.

Ganho de tempo e otimização no gerenciamento das jornadas são outros dois aspectos que considero positivos quando eu adotei o controle de ponto na minha empresa.

Mas sabemos que nem tudo é só vantagens, não é mesmo?

controle de ponto vantagens

Desvantagens do controle de ponto

Pode parecer um pouco estranho, mas as desvantagens em adotar um controle de ponto estão mais relacionada ao sistema que sua empresa vai escolher do que à prática de controlar as jornadas de trabalho.

Ficou confuso? Calma que vou explicar.

Existem diversos modelos de empresa e para cada uma delas um sistema de controle de ponto diferente, mas o que isso quer dizer?

Veja bem, se utilizar um sistema manual para uma empresa com milhares de funcionários, a desvantagem estará na confiabilidade do sistema e no tempo gasto para gerenciamento.

Já para uma empresa pequena com apenas 15 funcionários que adotou um relógio de ponto a desvantagem estará no custo do equipamento que ela comprou, uma vez que relógios de ponto podem ser caros e demandam de muita manutenção.

Conseguiu compreender que a desvantagem dos sistema de controle de ponto está muito mais relacionada ao modelo adotado pela empresa?

Por isso é importante escolher o sistema certo para o seu modelo de negócio.

Mas calma, não precisa se desesperar e desistir de escolher um sistema de ponto para sua empresa.

Principalmente porque não controlar a jornada dos colaboradores pode ser ainda mais perigoso do que escolher o sistema errado.

Não acredita em mim? Então confira o próximo tópico.

Riscos de não controlar a jornada de trabalho na sua empresa

Nesse ponto, você deve estar se perguntando sobre os riscos de não controlar a jornada de trabalho.

Você lembra daqueles R$ 2 bilhões em processos trabalhistas?

Pois bem, essas empresas decidiram correr os riscos de não controlar da forma correta a jornada dos colaboradores de suas empresas.

Apesar de ser obrigatória para estabelecimentos com mais de 10 colaboradores, o uso do controle de ponto é uma prática extremamente importante e ignorar isso é um erro do qual pode custar caro.

Por que estou dizendo isso?

Suponhamos que sua empresa tenha mais de 10 colaboradores, e hipoteticamente ela passe por uma fiscalização.

Nesse caso, você poderia ser autuado em uma multa administrativa do qual o valor mínimo é de R$ 40,25 e máximo de R$ 4.025,33 por ir contra o que está estabelecido na CLT.

Além disso, a multa poderia ser por funcionário, já que cada empregado que não registra seus horários de entrada, saída e descanso representa uma única infração.

Isso pode resultar em multas milionárias.

Mas não é só isso. Com a falta do controle de ponto sua empresa está assumindo o risco de ganhar processos trabalhistas ou, melhor dizer, perder em processos trabalhistas.

Imagine um funcionário com mais de dez anos de casa que entre com um processo por pagamento de horas extras, como sua empresa conseguirá provar que as horas extras realizados por aquele funcionário foram pagas corretamente?

Esse é um risco que sua empresa vai querer correr?

O que a lei diz sobre o controle de ponto hoje (2019)

Eu sei o que você está pensando, como vou acompanhar a lei sobre controle de ponto com tantas mudanças na legislação brasileira?

Eu sei, que nos últimos anos as leis sofreram diversas alterações, a Reforma Trabalhista foi aprovada, depois teve uma medida provisória que alterou alguns pontos.

Mas calma, vou te ajudar a entender as principais mudanças da lei, e claro, os novos projetos que poderão impactar o controle de ponto.

Existe alguma alteração prevista na Reforma Trabalhista para o controle de ponto?

controle de ponto clt

A Reforma Trabalhista não alterou nenhum ponto da lei sobre controle de ponto, mas vale ressaltar que ela flexibilizou os acordos firmados pelo sindicato e empresas para a adoção do sistema.

Ficou confuso mas deixa eu te explicar.

Como já abordamos anteriormente, hoje a CLT determina que empresas com mais de 10 trabalhadores precisam obrigatoriamente adotar algum sistema de controle de ponto, seja manual, mecânico ou eletrônico.

A Reforma Trabalhista condiciona essa obrigatoriedade a um acordo firmado entre sindicatos e empresas.

Mas vale ressaltar que essa mudança não interfere na rotina das organizações, por esse motivo você não precisa se preocupar.

Mas que tal falarmos de uma mudança que vai impactar e muito no controle de ponto da sua empresa?

ESocial e controle de ponto

Os dados da jornada de trabalho e horários realizados pelos colaboradores são uma das principais informações para o fechamento da folha de pagamento.

Essas informações correspondem às horas extras, adicional noturno, faltas e atrasos de cada colaborador.

Para o fechamento da folha, as empresas adotam uma data corte como por exemplo de do dia 15 um mês até dia 16 do mês seguinte. Até agora essas datas eram decididas por cada empresa.

Mas o que isso tem a ver com o controle de ponto?

Bem, muitas empresas utilizam sistemas de controle de ponto para coletar as informações da jornada dos colaboradores e enviá-las para a folha de pagamento.

Dessa forma, a data de corte serve justamente para que as empresas tenham tempo hábil de coletar as informações e fechar a folha de pagamento.

O eSocial até o momento não fez nenhuma mudança específica para o controle de ponto.

Entretanto, o novo programa do governo mudou a data da qual as empresas precisaram fechar a folha de pagamento e isso sim impactará diretamente no controle de ponto.

Você deve estar pensando. Mas como isso?

Veja bem, com o  eSocial a data de corte para fechamento da folha passa a ser de 1 a 30, sendo preciso enviar todas as informações até o dia 7 de cada mês.

Ou seja, todas as empresas passam a ter apenas 7 dias para corrigir todas as informações da jornada de trabalho, e enviar para a folha de pagamento.

Parece um tempo razoável, não é?

Mas vamos usar o exemplo da minha empresa. Lembra que tenho 1000 funcionários divididos em 3 filiais?

Bem, minha equipe de RH terá aproximadamente 4 dias para verificar todas as horas extras, atrasos, faltas, adicionais noturno, de toda minha empresa.

Agora sim deu para perceber que esse tempo está bem apertado.  

Pois bem, é aí que entra a mudança dos controles de ponto. Para atender as datas do eSocial é necessário que minha empresa tenha um sistema onde eu possa acompanhar e corrigir as jornadas de trabalho em tempo real.

Acompanhar tudo que está acontecendo na minha empresa, ter relatórios de apontamentos e inconsistência do ponto dos meus colaboradores foi uma das necessidades que encontrei no momento em que tive que adequar a rotina da minha empresa ao eSocial.

Agora você lembra dos tipos de controle de ponto que eu falei lá em cima?

Se eu não tivesse escolhido o sistema certo para minha empresa eu estaria enfrentando um grande problema agora.

Acho que você ficou curioso para saber qual sistema adotei. Então deixa eu contar logo qual é. Na minha empresa eu adotei o sistema de controle de ponto alternativo.

Deixa eu te mostrar o porquê.

Como um sistema de controle de ponto alternativo pode mudar sua empresa

controle de ponto mudar empresa

Você já ouviu alguém dizer que resistir às tecnologias é como recusar dinheiro?

Essa foi uma das frases que mudou a forma com que eu administrava minha empresa.

Confesso que no começo fui resistente às ferramentas que otimizam as rotinas das minhas equipes, afinal, se o velho jeito estava dando certo, por que mudar?

Mas esse pensamento é para lá de ultrapassado e adotar um controle de ponto alternativo foi uma grande parte da mudança de comportamento e otimização do gerenciamento da minha empresa.

Você deve estar pensando: mas como isso?

Então deixa eu te mostrar na prática.

RH

Lembra que eu te disse que controle de ponto nos dias de hoje não servem apenas para marcar as entradas e saídas dos funcionários de uma empresa?

Esse é o momento de te explicar de fato o que eu quis dizer com isso.

Produtividade, clima organizacional, desenvolvimento humano. Todos esses temas são discutidos diariamente pelas equipes de gestão de empresas.

Mas, como o controle de ponto pode auxiliar as empresas com esses temas que envolvem o gerenciamento de equipes?

Bem, um dos indicadores motivacionais está relacionado ao absenteísmo de uma empresa. Ou seja, quando um colaborador possui muitas faltas e atrasos, isso pode indicar alguma insatisfação com trabalho.

E quando isso acontece com vários membros da equipe? Será que é uma insatisfação individual ou o clima organizacional levou aquele grupo ficar desmotivado com o trabalho?  

É nesse momento que o controle de ponto pode ser um grande aliado da sua empresa.

Isso porque os controles de ponto alternativos são ferramentas que vão além daqueles antigos pontos que só serviam para registrar as jornadas.

Com um controle de ponto por aplicativo você consegue gerenciar a equipe em tempo real, gerar relatórios dos funcionários que mais faltaram ou atrasaram no mês, por equipes, por local de trabalho ou até mesmo de toda sua empresa.

Os relatórios com esses tipo de sistemas, são essenciais para você que quer reduzir custos, gerenciar de forma eficaz seus colaboradores.

Já que toquei no assunto da redução de custos, que tal eu te explicar melhor sobre isso?.

Custos

Eu lembro que já falei anteriormente que os relógios de ponto eletrônicos tradicionais tendem a ter um alto custo para as empresas. Não apenas na hora de comprar, mas também com manutenção e gerenciamento.

Mas com um controle de ponto online você soluciona esse problema logo de cara.

Eu sei que para muitos empresários pensar em investir em um sistema de ponto eletrônico parece algo impossível. Principalmente se você possui um pequeno comércio.

Mas deixa eu te contar que isso é totalmente possível.

Hoje existem as mais variadas opções de controle de ponto, como por exemplo, os serviços (SaaS) onde a empresa paga um valor mensal completamente acessível e pode utilizar o sistema de gestão e controle de ponto.

Mas não é só isso. Esses sistemas de controle de ponto oferece uma série de benefícios que faz com que as empresas consigam reduzir custos operacionais que antes elas nem sabiam que possuíam.

Quer saber quais custos operacionais são esses?

controle de ponto custo

Então continua lendo que vou falar no próximo tópico sobre a otimização operacional desses sistemas.

Operação

Já pensou em quantos erros operacionais poderiam ser evitados se você tivesse um sistema de controle de ponto online?

Não? Eu também não pensava nessas coisas, até esses erros começarem a pesar na folha de pagamento da minha empresa.

Eu não me preocupava com a gestão de jornadas, com a quantidade de horas extras feitas pelos meus colaboradores, nem se as faltas e atrasos estavam sendo descontados da forma correta.

Mas conforme minha empresa foi crescendo, aquilo que não era uma necessidade tornou-se uma obrigatoriedade.

Mas ao contrário do que você deve estar pensando agora, eu não tornei esse processo burocrático, eu aproveitei para torná-lo prático e mais eficiente.

Com o controle de ponto alternativo eu otimizei as jornadas de trabalho, tenho controle das horas extras, banco de horas, facilidade na gestão de justificativas de faltas e atrasos e muito mais.

Controle de Ponto Online

Como funciona o controle de ponto pela ferramenta Pontotel

controle de ponto sobre pontotel

Já pensou nos benefícios que um sistema movido por inteligência artificial significa para sua empresa?

Redução dos procedimentos manuais? Ou talvez fim de erros operacionais? Já sei!  E se juntarmos os 2 em um único sistema?

Quando o meu colaborador registra o horário de entrada, saída ou pausa para o almoço, automaticamente essa informação é enviada para o sistema da PontoTel.

Dessa forma, eu tenho as todas informações em tempo real. Mas o que eu consigo fazer com isso?

Essa é uma pergunta realmente interessante. Com todas as informações na palma da minha mão, eu consigo gerar relatórios acompanhar o dia a dia das minhas equipes.

Mas calma, eu não consigo controlar tudo. Então para isso, eu divido a responsabilidade com os gestores de cada área, dessa forma eles conseguem gerenciar de forma eficaz suas equipes.

Agilidade foi outro ponto muito favorável desse sistema, eu dei um tchau as planilhas de controle de ponto e tornei todas as informações online e muito mais fáceis de serem acessadas a qualquer local e horário.   

Ah! Não posso esquecer de ressaltar a segurança das informações do ponto Esse item é extremamente importante, afinal, não vale a pena ter um sistema de controle de ponto que não deixe sua empresa respaldada juridicamente.

Com sistemas online toda a informação é enviada para a nuvem, dessa forma o sistema impossibilita fraudes e rasuras, levando mais segurança para sua empresa e para seus colaboradores.

Conclusão

controle de ponto coclusao

Como você pode ver, adotar um sistema de controle de ponto é uma tarefa que exige entendimento das necessidades do seu negócio e do problema que você quer solucionar.

Apostar todas as fichas em um sistema que não irá atendê-lo é um erro que pode lhe custar caro para sua empresa.

A melhor alternativa sempre é pensar o quanto esse sistema vai otimizar os resultados e rotinas do seu RH, como é o caso da PontoTel.

Nesse post, tentei te mostrar os diferentes tipos de controle de ponto e como eles atendem às necessidades de cada tamanho de empresa. Claro, não pude deixar de falar das desvantagens de cada um deles.

Acredito que agora você esteja apto para escolher o melhor sistema para sua empresa, e começar a otimizar os resultados assim como eu consegui.

Ficou com alguma dúvida sobre controle de ponto? Deixe sua pergunta nos comentários!

gestão de tempo PontoTel
1x1.trans - Controle de Ponto Para Funcionários: Qual o Melhor Sistema Online
Rolar para cima
WhatsApp chat

Receba todas as novidades do nosso blog

Inscreva-se na nossa newsletter
e receba matérias exclusivas
no seu email

popup newsletter teste5 3 - Controle de Ponto Para Funcionários: Qual o Melhor Sistema Online

Não saia agora! Venha conhecer o PontoTel

O aplicativo de controle de ponto em tempo real
que você economiza tempo e dinheiro com cálculos automáticos e gestão de ponto completa.