Controle de ponto pode deixar o RH mais estratégico.

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Como a transformação digital tem impactado na área de RH.

A área de recursos humanos sempre foi conhecida como uma dos setores mais burocrático de uma empresa, mas já adianto que isso vêm mudando. Descubra como a tecnologia pode tornar o RH um setor prático e útil para as decisões estratégicas de uma empresa.

As novas ferramentas de RH

Nos últimos anos o mercado de trabalho tem passado por grandes mudanças com o avanço e aprimoramento das tecnologias. O uso do Big Data e da Internet das Coisas vêm contribuindo para as tomadas de decisões. Principalmente naquelas direcionadas ao capital humano das empresas.   

De acordo com a pesquisa publicada pela Deloitte, 82% das organizações classificam um RH digital como um ponto importante para o futuro. A pesquisa revela ainda que 56% das empresas aproveitam as novas ferramentas para transformar o RH em uma área mais digital e menos burocrático.

Desde controle de ponto até a seleção de profissionais, todos os processos de RH estão passando por frequentes transformações. Com ferramentas modernas e mais tecnológicas, as atividades antes burocráticas e demoradas tornam-se rápidas, fáceis, eficiente e estratégicas.

Este é o caso dos sistemas de registro de ponto que em menos de 10 anos passaram dos problemáticos controles manuais feitos em livro para os aplicativos de ponto.

Bater ponto pode ser feito pelo celular.

Com a criação da portaria 373/2011, as empresas puderam adotar sistemas alternativos para administrar a jornada de trabalho dos colaboradores.

Apesar muitas organizações ainda utilizarem os livros ou cartões de ponto, a prática está ultrapassada e obsoleta. Isso porque este método de controle permite fraudes e rasuras que podem prejudicar tanto a empresa quando o colaborador.

Devido a insegurança, milhares de empresas já migraram para sistemas mais eficientes e seguros, como os aplicativos de ponto.

Os apps de ponto são sistemas que permitem o registro da jornada de trabalho via celular, tablet ou computador. Além da segurança, os aplicativos trouxeram agilidade, eficiência e economia para as organizações.

Os novos sistemas de ponto digital substituem os antigos relógios de ponto que são fixados nas paredes das empresas. Dessa forma os colaboradores podem registrar os horários de entrada, saída e pausa para almoço nos celulares de qualquer lugar da empresa.

A ferramenta é uma ótima opção para empresas que possuem colaboradores que trabalham externo, como o caso das terceirizadoras. Com esses sistemas de ponto, a empresa disponibiliza um celular ou tablet, e o colaborador conseguirá registrar o ponto na empresa na qual prestará serviço.  

O gerenciamento das informações em tempo real.

Por muito tempo o controle de ponto foi um obstáculo para as equipes de RH. O controle de faltas, atrasos e horas extras, eram muito burocráticos. Isso sem falar no  processo demorado para fazer levantamento das informações dos antigos REP’s.

Mas isso tem mudado. Empresas como o PontoTel investiram em sistemas onde o acompanhamento em tempo real já é a realidade.  A ferramenta permite que gestores acompanhem as informações das jornadas de trabalho. Com relatórios completos as faltas, os atrasos, as horas extras podem ser utilizadas na para tomadas de decisões e estratégias de gestão.

Isso não tem impacto somente no RH, mas em todo a empresa.  Com as informações na mão, decisões como quem fica e quem sai, ou quem será promovido, passarão a ser mais precisas.  E vale lembrar que tudo isso tem impacto nos resultados para a empresa.

É importante destacar que a tecnologia vem mudando a forma na qual as empresas se relacionam com seus colaboradores. Sistemas de controle de ponto podem garantir uma relação mais transparente, flexível e saudável. Esse é o exemplo do trabalho home office. As novas tecnologias possibilitaram que os funcionários trabalhem diretamente das suas casas.

Mas essa mudança não vem apenas do controle de ponto, softwares de plano de carreira, análise de perfil, gestão de equipes, produtividade e comunicação corporativa também estão mudando a forma com que o RH se relaciona com os colaboradores.

Por Cheron Moura

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