Gestão de mudanças: descubra o que é e como implementar na sua organização!

imagem de uma pessoa passando por uma mudança

Esperamos que você goste desse conteúdo.

Que tal começar 2021 otimizando processos no seu RH? Conheça o PontoTel. Marque um contato!

Você sabe o que é a gestão de mudanças organizacionais?

As mudanças no ambiente de trabalho são sempre bem vindas, só que não…

É muito comum que, quando as empresas necessitam passar por um processo de mudança, seja lá qual for, o impacto seja grande.

E esse impacto pode ser ainda pior caso essa mudança não for gerenciada corretamente. Consequentemente, a empresa estará sujeita a enfrentar outros desafios ocasionados pela mudança.

As práticas da gestão de pessoas estão cada vez mais em alta, principalmente desde que as empresas passaram a valorizar os seus colaboradores.

Ao longo dos anos, a noção de que os funcionários fazem parte do crescimento da organização foi sendo instaurada. E, além de garantir a diminuição do turnover e promover uma série de benefícios aos funcionários, essas práticas também trazem vantagens para a empresa.

Qualquer empresa está sujeita a enfrentar mudanças ao longo dos anos, sendo algo inevitável. No entanto, o grande desafio é estar preparado para superar este período, sem que os negócios sejam afetados.

Se você deseja entender o que é a gestão de mudanças organizacionais e começar a implantar as práticas e processos deste tipo de gerenciamento no seu negócio, está no texto certo!

Antes de começarmos, veja os tópicos que abordaremos ao longo da sua leitura:

Boa leitura!

O que é a gestão de mudanças?

A gestão de mudanças basicamente envolve práticas que servem para guiar os processos durante os períodos de transição, sem que os colaboradores ou a empresa sejam afetados por tal.

Quando é necessário enfrentar uma mudança, significa que o cenário atual da empresa precisa de alterações com o objetivo de garantir melhores resultados para o seu negócio.

No entanto, para que essas alterações sejam colocadas em prática, existe um período de transição. É durante esse período que a implantação da mudança acontece.

Em vista disso, para que a transição seja bem sucedida, planejamento é a palavra-chave.

Afinal, caso esse período seja conturbado e cause danos para a empresa, ela não dará um passo para o futuro, e sim alguns passos para o passado.

Ao planejar uma mudança organizacional corretamente, você estará apto para prever possíveis empecilhos, podendo se antecipar com soluções para tais situações.

No momento de fazer a implementação da mudança no seu negócio, certifique-se de que o planejamento realizado seja colocado em ação, e monitore todos os processos.

Para que você entenda a gestão de mudanças na prática, confira alguns exemplos a seguir!

Tipos de mudanças na empresa

imagem de pessoas estendendo as mãos no meio do circulo

Quer saber quais são os tipos de mudanças que podem acontecer em uma empresa? Confira os próximos tópicos.

Troca de liderança

A presença de um líder é essencial em qualquer equipe, não só para motivar os integrantes do time, mas também para alinhar os objetivos das empresas, delegar tarefas de forma justa, desenvolver planejamentos de trabalho e compartilhar conhecimento e informação.

No momento em que acontece a troca de liderança, o relacionamento entre os membros da equipe pode ficar abalado, afinal, é comum que os colaboradores fiquem perdidos com essa situação.

Tudo isso pode ocasionar em baixa produtividade e desmotivação. No entanto, se a equipe for orientada, receber um feedback e tiver um acompanhamento ao longo da transição, as chances disso acontecer são bem menores. Essas práticas fazem parte da gestão de mudanças também.

Diversidade na organização

Nos últimos anos, a diversidade passou a ter mais relevância nas empresas. Discutir esse assunto envolve questionar os valores éticos e morais de uma empresa.

Muitas pessoas ainda sofrem preconceito e assédio moral, mesmo no ambiente de trabalho, por sua idade, gênero ou etnia.

Por isso, é de suma importância que o líder do gerenciamento de mudanças – responsável pela inclusão na empresa -, tenha uma conduta ética em relação a esse processo.

Aqui, vale ressaltar que os valores, missão e visão de uma empresa refletem em seu clima organizacional. Portanto, ao admitir comportamentos desrespeitosos e de discriminação, significa que a sua empresa concorda com esse tipo de assédio moral.

Como falamos, a diversidade é um assunto recentemente adotado pelas organizações e precisa de bastante conscientização para que seja um tema bem recebido por todos.

Treinamentos, palestras e condutas também fazem parte da gestão de mudanças.

Implementação de um novo controle de ponto

Realizar o controle da jornada dos colaboradores é um processo que envolve muita dedicação e um olhar analítico na hora de fazer o fechamento da folha.

Nos últimos anos, diversas soluções para otimizar essas tarefas do RH surgiram, e uma forma simplificada e moderna de gestão de ponto foi a melhor solução para que os gestores possam fazer um monitoramento eficaz.

Todo final de mês a mesma história se repete nas empresas que utilizam modalidades de controle de ponto ultrapassadas, como o REP ou livro de ponto.

Horas extras excessivas fazem parte da rotina dos responsáveis por fazer todo o tratamento de ponto e garantir que tudo ocorra corretamente.

Apenas uma falha durante essa atividade pode ocasionar em consequências, como erros na folha de pagamento, riscos de processos trabalhistas ou gastos desnecessários. E nenhuma empresa quer passar por isso, não é mesmo?

Em vista de resolver e evitar que esses problemas se repitam, muitas empresas estão adotando um controle de ponto online.

Esse sistema faz todo o acompanhamento de jornada dos colaboradores, armazenando todos os registros de entrada, pausas e saída em um único sistema.

Além disso, possui diferentes formas de marcação de ponto, que podem ser realizadas utilizando um celular, tablet, computador, QR Code, entre outros. Se você quer saber mais sobre isso e deseja otimizar os processos do seu RH, conheça o PontoTel.

O PontoTel é o controle de ponto online líder de mercado, que tem funcionalidades que vão muito além da gestão de ponto, abrangendo também a gestão de pessoas.

Conheça o nosso sistema e marque um papo com um de nossos especialistas!

Qual é a importância da gestão de mudanças?

Planejamento é importante para empresas de qualquer setor e pode ser considerado a base da gestão de mudanças. Em vista disso, ao realizar esse tipo de gerenciamento corretamente, é possível notar um menor impacto nos colaboradores em relação a mudança.

Funciona como um treinamento. Se você prepara os seus funcionários para enfrentar a mudança sem impactos, estes indivíduos sentirão menos consequências com o processo.

Implementar uma mudança em qualquer área da empresa não é uma tarefa simples e nem barata. Para isso, a mudança a ser feita deve, de fato, trazer benefícios e atender as necessidades da empresa.

Para que você entenda melhor, vamos usar um controle de ponto como exemplo.

Suponhamos que a sua empresa utilize um livro de ponto para fazer o controle da jornada dos colaboradores. O ruim é que esse livro tem causado diversos problemas para a empresa.

Diversas vezes o RH se depara com fraudes na marcação, ponto britânico ou faltas injustificadas, tendo pouco controle sobre a folha de ponto dos trabalhadores. Tudo isso, tem causado prejuízos para a empresa.

Pensando nisso, o gestor de RH decide por escolher o PontoTel, controle de ponto online, solução moderna e completa, que resolve todos os problemas e ainda ajuda em outras tarefas.

Na hora da implantação, para que a empresa não sofra um grande impacto com a troca de controle de jornada, o PontoTel oferece um treinamento para a empresa. Dessa forma, os impactos com a mudança são menores.

Como o nosso sistema possui uma navegação simples e intuitiva, a mudança é pouco sentida e só proporciona vantagens para os nossos clientes.

Viu só a importância da gestão de mudanças? Esse gerenciamento pode ser simples quando se tem parceiros como a gente.

Benefícios da gestão de mudanças para a empresa

Agora, a seguir separamos alguns benefícios que a gestão de mudanças promove em uma organização. Acompanhe!

Retorno sobre o investimento da mudança

Se a mudança foi concluída com sucesso, significa que a decisão de atualizar a sua empresa foi correta e o investimento feito trará retorno financeiro para o seu negócio.

Alinhamento estratégico

A comunicação entre a empresa e seus funcionários é essencial e deve sempre estar bem estabelecida.

Quando todos entendem a necessidade da mudança e conseguem visualizar os próximos passos e estratégias, todos caminham lado a lado para uma organização melhor. Além disso, entendem quais são as novas metas e objetivos da empresa.

Alta produtividade e performance dos colaboradores

Com um gerenciamento de mudanças correto, os seus colaboradores não vão mais ser afetados com o período de transição.

Isso, principalmente, pois saberão lidar com os empecilhos que virão. Por consequência, a produtividade e performance destes funcionários não será abalada.            

Facilidade na hora de implementar novas mudanças na organização

Ao realizar a gestão de mudanças, a tendência é que todos estejam cada vez mais preparados e acostumados para eventuais novidades no mercado para a implementação de novas ferramentas e serviços na empresa.

Dessa forma, quando a necessidade de realizar uma nova mudança surgir, a situação a ser enfrentada será simples, sem novos desafios.

Alta competitividade de mercado

O que qualquer empresa almeja é estar à frente de seus concorrentes, não é mesmo?

Se a sua empresa estiver sempre atualizada e incluindo processos modernos, pode ter certeza que isso levará o seu negócio cada vez mais longe.

Como implementar a gestão de mudanças

Se você chegou até aqui, certamente compreendeu a importância de estabelecer a gestão de mudanças na sua empresa. 

As dicas que vamos apresentar a seguir são essenciais para implementar esse tipo de gerenciamento na sua empresa. Por isso, atente-se!

Dicas para implementar a gestão de mudanças 

pessoa anotando informações em um quadro

Se a mudança deve ser feita, o responsável por gerenciar o processo precisa deixar isso claro para os seus colaboradores. 

Crie um senso de urgência e explique os porquês dessa mudança e como ela será feita. Explique quais são as estratégias. Com isso garantido, o período será recebido tranquilamente por seus funcionários, que são fundamentais para colocar todo o planejamento feito em prática. 

É bastante comum que algumas pessoas sejam resistentes a aderir às mudanças. Por isso, além de criar um senso de urgência é importante estabelecer um plano de comunicação, para que todos estejam a par e engajados com a mudança a ser feita. 

A comunicação transparente entre os colaboradores e a empresa não é importante somente nessas situações. 

Garantir a comunicação integrada entre ambas as partes fortalece o engajamento dos funcionários com as metas e prazos de suas atividades profissionais, promovendo também o alto desempenho e produtividade. 

Agora, durante a transição da mudança, uma dica importante é a criação de metas de curto prazo. Mas, como assim?

Bom, as metas de curto prazo são sempre mais realistas. Durante a realização de qualquer projeto organizacional é importante manter os pés no chão. 

Outro ponto é que, quando as metas possuem um longo prazo de conclusão, as chances do engajamento dos funcionários em relação a mudança diminuírem é bem maior. 

Valorize as pessoas que fazem parte da mudança e estabeleça metas possíveis. Assim que a meta for cumprida, parabenize o funcionário, e faça-o sentir parte do time. 

Por fim, algo de suma importância é consolidar as mudanças depois do fim do processo. Nada adianta passar por uma mudança longa e trabalhosa, sem que ela seja de fato funcional para as necessidades do seu negócio. 

Ao finalizar a transição, certifique-se de que tudo está conforme os planos e mostre para os responsáveis como o processo cansativo de implementação valeu a pena, e que sem eles aquilo não seria possível.  

Como decidir o responsável por essa tarefa

Não pense que qualquer profissional pode aplicar as práticas da gestão de mudanças na empresa. Para isso, um líder com voz ativa deve ser o responsável por tal tarefa. 

Afinal, para guiar os colaboradores com eficácia é necessário que alguém experiente esteja a frente disso. 

Com isso, os funcionários irão se sentir incluídos no processo de mudança e saberão que alguém que podem confiar está no controle da situação. 

Este líder, além de ter a afeição dos colaboradores, deve receber o apoio da empresa. 

Quando a empresa não investe em seus líderes e não oferecem um treinamento de liderança para que se desenvolverem cada vez mais e estarem a par das mudanças do mercado, as chances deste profissional se sentir inseguro para a posição são altas. 

Para tanto, investir nos líderes é necessário na mesma medida em que é importante investir nos demais funcionários. Garantir a motivação e qualidade de vida desse profissional, só irá trazer benefícios para a empresa, como alta produtividade e satisfação com a sua posição. 

Conclusão

Nesse texto, você entendeu o que é a gestão de mudanças e como implementá-la na sua empresa seguindo as dicas apresentadas. 

Aqui, também falamos sobre alguns tipos de mudanças que podem ocorrer numa organização, além de quais são os principais benefícios dessas práticas. 

Se você gostou desse texto, continue a sua visita no nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima