Registro de ponto por QR Code: como surgiu, quais as vantagens e como funciona!

imagem que tem duas ilustrações sendo um homem segurando um QR CODE apontando para um celular

Somos TOP of Mind de RH!

Estamos entre os finalistas do prêmio Top Of Mind de RH 2021, na categoria Controle de Frequência. Agora, precisamos da sua ajuda para ir ainda mais longe e levar o prêmio. Clique aqui e vote PontoTel!

Você já parou para pensar que grandes tecnologias surgiram a partir de um problema?

Nesses últimos meses, muito se ouviu falar sobre adaptação, transformação e renovação. 

Afinal, por conta da pandemia causada por um vírus altamente perigoso e contagioso, diversas empresas tiveram que adaptar suas rotinas, migrando para o home office ou criando diversas medidas de segurança, para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus colaboradores. 

No meio de tantas transformações, o registro de ponto por aplicativo também precisou enfrentar um problema: como garantir que os colaboradores continuem efetuando suas marcações de ponto sem tocar na tela do dispositivo?

Esse era o desafio, e a resposta veio por meio de uma tecnologia que já é utilizada há muito tempo, e assim surgiu o registro de ponto por qr code, ou código de barras se você preferir. 

É seguro? É um cartão de ponto digital? Isso vai possibilitar a fraude na marcação de ponto?

São muitas dúvidas e questões que surgiram diante dessa nova modalidade de marcação de ponto, e se você quer saber a resposta para todas elas e como funciona o registro de ponto por qr code, continue sua leitura, neste conteúdo falaremos sobre:

Antes de começarmos a falar sobre o registro por qr code, vamos entender melhor o que são as duas coisas separadas, começando pelo registro de ponto. 

banner frequência de funcionários

Registro de ponto: conceito

O registro de ponto é um aliado das empresas há muito tempo, ele serve para que as organizações tenham um controle fiel da jornada de trabalho dos colaboradores, garantindo que haja uma maior transparência na relação de trabalho e que além disso, a empresa esteja em conformidade com a legislação.

Com ele, o colaborador sabe que suas horas de trabalho estão devidamente registradas e a empresa sabe que o funcionário está cumprindo com o combinado em seu contrato de trabalho.

Existem diversas formas de registro de ponto, sendo o controle de ponto por aplicativo a mais recente delas, ele representa a evolução da tecnologia. 

Se você parar para pensar, diversos equipamentos utilizados em nossa rotina ficaram menores com o passar do tempo, bons exemplos são os computadores e telefones, que no começo eram máquinas gigantes e hoje se transformaram em objetos pequenos e portáteis. 

Com o registro de ponto não foi diferente, a primeira tecnologia inventada foi o relógio de ponto cartográfico, depois dele surgiu o relógio de ponto eletrônico por cartão magnético e em seguida o ponto biométrico até chegar a era eletrônico digital, em que o aparelho de registro deixou de ser físico e passou a ser um aplicativo que pode ser utilizado em celulares, tablets e computadores se tornando totalmente móvel. 

Agora que entendemos o que é o registro de ponto, vamos entender o que é o QR code. 

O que é e pra que serve o QR Code?

imagem de um celular formando um QR code

Você pode até pensar que o qr code é uma tecnologia recente surgida nos últimos anos. E realmente, aqui no Brasil não faz muito tempo que esse método se popularizou, principalmente como uma forma de pagamento por aproximação. 

Contudo, o Quick Response Code (QR Code), traduzido para o português, código de resposta rápida, não é uma tecnologia tão recente. Ele já existe há mais de 20 anos, e foi inventado em 1994 pela Denso-Wave, uma empresa do grupo Toyota. 

Inicialmente, a sua finalidade era apenas facilitar a classificação das peças dos carros produzidos. E você deve se perguntar, mas para isso, um código de barras não seria o suficiente? 

Não, o código de barras foi outra revolução tecnológica que até hoje funciona muito bem, porém ele é um pouco limitado.

Um código de barras é feito por uma sequência numérica combinada com linhas verticais, e a sua leitura pode só pode acontecer em uma posição, a horizontal.  Além disso, o seu armazenamento de informações também é inferior à capacidade de um QR Code. 

O QR Code, é um gráfico 2D que permite uma leitura de alta velocidade, em diferentes posições e com uma alta possibilidade de armazenamento de informações. Além disso, ele permite a criação de incontáveis códigos e pode ser lido por qualquer câmera de celular, dispensando um leitor de código específico. 

Hoje em dia a maioria dos celulares já vem com uma aplicação para leitura de qr code, e isso permite além de realizar pagamentos, outras possibilidades como direcionar pessoas para um site ou aplicativo sem que elas precisem digitar o endereço, garantindo uma experiência multidimensional, essa função já era bastante comum em totens de publicidade.

Contudo, com o advento da pandemia, o mercado como um todo precisou se reinventar, e criar possibilidades para evitar que as pessoas tocassem em superfícies. Um exemplo disso são os QR Codes em restaurantes, a partir deles, o usuário pode apontar a câmera e abrir o cardápio todo sem precisar tocar em nada que não seja a própria tela de seu celular.

Outra possibilidade é utilizar o QR code como forma de identificação, diversos aplicativos utilizam a leitura desse código para validar o usuário de forma segura.

E a junção desses dois exemplos, pode ser utilizada para explicar o registro de ponto por qr code, como iremos entender mais adiante. 

O que é o registro de ponto por QR Code?

O registro de ponto por qr code é uma possibilidade trazida pelo controle de ponto eletrônico alternativo, que permite a identificação do colaborador por uma etiqueta de código. 

Essa etiqueta é única para cada colaborador e a leitura dela é feita pela câmera do dispositivo em que o app de ponto está instalado, o que permite o registro de ponto.  

Como surgiu a modalidade de ponto por QR Code?

Lembra que mais acima falamos que grandes soluções surgem a partir de um problema? 

Pois é, no início da pandemia causada pelo coronavírus, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus possui uma alta chance de contaminar pessoas por meio de superfícies, por isso, o uso de álcool em gel se tornou indispensável cada vez que alguém tocasse em um objeto ou superfície. 

Acontece que tradicionalmente o registro por aplicativo necessita de toques na tela do dispositivo para que o colaborador possa bater o seu ponto. E agora deve-se evitar o toque em superfícies, como resolver esse problema?

Simples, lembra que falamos que a leitura do QR code direciona o usuário para uma outra página? Então, é isso que acontece com o registro de ponto. Vamos explicar melhor no próximo tópico. 

Como funciona o registro de ponto por QR Code da PontoTel?

O registro de ponto por QR code da PontoTel funciona de forma muito simples. 

Primeiro, é necessário que o RH gere a etiqueta de identificação por QR Code para cada colaborador no sistema. Esse passo é muito simples, não precisa ser gerado um por um, basta selecionar todos os colaboradores que o sistema já entenderá e irá gerar códigos únicos para cada um. 

Após isso, é necessário habilitar e configurar o dispositivo que será utilizado para marcação de ponto por QR Code, uma vez feito isso, todos os colaboradores podem efetuar o seu registro dessa forma sem precisar de alguma ação. 

Cada colaborador possui a sua etiqueta de identificação por qr code, basta que ele aponte essa etiqueta para o aplicativo de marcação de ponto, que lê as informações do QR Code, recupera as informações do funcionário e começa o processo de marcação de ponto. 

Com isso, a imagem do colaborador será captada para reconhecimento facial e o ponto será registrado em 2 segundos sem nenhum contato. 

Qual a importância do registro de ponto por QR Code na pandemia?

O registro de ponto por QR Code é um grande aliado das empresas neste momento em que se é necessário evitar o toque. 

Ele possibilitou que as empresas que precisaram continuar trabalhando presencialmente conseguissem realizar o seu o controle de jornada de forma segura por meio dessa adaptação do app de controle de ponto. 

O ponto por QR Code, resolve inclusive o problema do relógio de ponto biométrico, que também necessita do toque dos colaboradores para a leitura da impressão digital. Então, podemos dizer que é uma solução muito importante para as empresas durante a pandemia. 

A etiqueta é um tipo de cartão de ponto?

Podemos dizer que a etiqueta de QR Code é como se fosse um cartão de ponto evoluído e tecnológico. 

Cada colaborador tem a sua etiqueta que serve para identificá-lo no momento da sua marcação de ponto, só que ao contrário do cartão magnético, essa etiqueta não precisa ser produzida em um material específico ela pode ser impressa ou salva digitalmente no celular do colaborador, o que a torna muito mais econômica e eficiente do que um cartão de ponto magnético. 

Caso aconteça algo com o código do colaborador, esquecimento ou perda da etiqueta, não é necessário mandar confeccionar uma etiqueta nova, basta pegar no sistema uma nova. 

O Ponto por QR Code é seguro?

Essa foi uma das grandes preocupações das empresas em relação ao qr code, afinal, por se tratar de um código ele não aumenta as chances de fraude e faz com que um colaborador marque o ponto no lugar do outro?

A preocupação é válida, mas o registro de ponto por QR Code é totalmente seguro, isso porque ele continua seguindo as mesmas medidas de segurança da marcação de ponto por senha, a única diferença é que o colaborador não precisa registrar sua senha para bater o ponto

Como explicamos, no momento em que o colaborador aponta sua etiqueta QR Code para a câmera o processo de batimento de ponto começa, e a sua imagem é capturada normalmente, e com um plus pro aplicativo da PontoTel que é capaz de fazer também o reconhecimento por voz.

Além disso, a geolocalização também é captada, então continua sendo 100% seguro e eficiente, apenas uma nova maneira de realizar a marcação de ponto. 

O que diz a legislação sobre o registro de ponto por QR Code?

A lei trabalhista não diz nada em específico sobre o registro de ponto por QR Code. 

Isso porque, o registro por qr code é apenas uma modalidade de marcação de ponto do controle de ponto alternativo, que promete múltiplas formas de marcação, então, ele segue as mesmas regras da portaria 373 do MTE, que inclui:

  • Necessidade de previsão em convenção coletiva ou acordo coletivo para adoção do sistema de ponto alternativo; 
  • Necessidade de estar presente no local de trabalho; 
  • Necessidade de possuir identificação do empregador e colaborador e permitir a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e inalterável.
  • Proibição de restrições para marcação de ponto, marcação automática dos horários ou exigência de autorização para marcação de horas extras; 
  • Proibição de alteração ou eliminação dos registros feitos pelos colaboradores.

Até aqui falamos sobre o que é o ponto por qr code e sua previsão legal, então você já entendeu quase tudo sobre o assunto, mas ainda precisamos falar sobre quais as vantagens dessa modalidade de marcação. Acompanhe!

Principais vantagens do ponto por QR Code

imagem de um banner com informações

Depois de tudo que falamos aqui, você já deve ter percebido que o ponto por QR Code é muito tecnológico e representa um grande diferencial e avanço na tecnologia de controle de jornada. Mas além disso ele possui mais vantagens, são elas:

  • Evita o contato do funcionário com dispositivo público para bater ponto;
  • Reduz custo para a empresa;
  • Reduz fraudes no registro de ponto;
  • Auxilia na gestão de pessoas e aumenta a eficiência do RH na gestão de jornada. 

Entenda melhor cada uma delas. 

Evita o contato do funcionário com dispositivo público para bater ponto

Cuidar dos colaboradores significa inclusive adaptar a empresa para que eles tenham uma melhor qualidade de vida no trabalho, por isso, a solução foi desenvolvida para evitar que muitas pessoas tocassem em uma superfície, e isso ajuda muito neste momento em que o mundo todo está preocupado com a COVID-19. 

Então essa é uma grande vantagem, que pode inclusive ser utilizada até mesmo após o fim da pandemia.

Reduz custo para a empresa

O aplicativo de ponto eletrônico por si só já reduz custos para as empresas, pois torna a marcação de ponto móvel, inteligente e eficiente, diminuindo fraudes e sem que as empresas precisem pagar muito caro por uma boa solução. 

E como o sistema é todo desenvolvido em nuvem, a partir de um software programado, essa é uma modalidade que não representa um custo adicional para a empresa, nem mesmo com a confecção de etiquetas, elas podem ser impressas em papel comum ou disponibilizadas digitalmente para cada colaborador. 

Reduz fraudes no registro de ponto

Como vimos, apesar de ser utilizada uma etiqueta para marcação de ponto, a modalidade de QR Code ainda apresenta o reconhecimento facial, voz e geolocalização, garantindo a identificação do colaborador que registrou o ponto e o local de sua marcação. 

Com ele sua empresa não precisa se preocupar com fraudes nem abrir mão da marcação de jornada dos colaboradores, pois ele continua sendo totalmente seguro. 

Auxilia na gestão de pessoas e aumenta a eficiência do RH na gestão de jornada

O registro de ponto por QR Code é seguro e garante que a empresa continue acompanhando a jornada dos seus colaboradores sem nenhum tipo de contato,  produzindo assim indicadores de RH essenciais para uma boa gestão de pessoas, como taxas de absenteísmo, relatórios de horas trabalhadas, relatórios de horas extras e muito mais. 

Uma forma moderna de bater o ponto alinhada a um sistema de gestão de ponto completo, só pode aumentar a produtividade e eficiência do RH, não é mesmo?

Esse é o grande propósito da tecnologia no RH, facilitar o dia a dia das empresas e garantir uma gestão eficiente. 

Por meio do sistema PontoTel sua empresa tem inúmeras ferramentas que tornam a gestão de jornada moderna e facilitam a rotina do departamento. Entre essas ferramentas podemos destacar, a facilidade de acompanhamento de jornada em tempo real, o cálculo de horas extras automático, um banco de horas robusto, gestão de jornada completa e muito mais!

Conheça o registro de ponto por QR Code e o sistema da PontoTel

imagem de um celular com um QR code

Depois que falamos sobre tudo que envolve o ponto por QR Code, claro que você não pode deixar de conhecer essa funcionalidade do sistema PontoTel, portanto, fica aqui o convite, antes de terminar sua leitura cadastre-se para uma demonstração gratuita e veja tudo o que o sistema PontoTel pode oferecer para sua empresa. 

próximos passos pontotel comercial

Conclusão

O registro de ponto por QR Code é uma tecnologia que reinventou a marcação de ponto por aplicativo, e surgiu em um momento de necessidade, mas pode ser utilizada por todas as empresas de agora em diante. 

Neste texto entendemos melhor o que é um QR code, e como ele pode ser utilizado para o registro de ponto. Além disso, entendemos quais suas vantagens e como ele auxilia o dia a dia das empresas. 

Gostou desse texto? Não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa modalidade.

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima