Entenda o que é a transparência no trabalho e como aplicá-la nas empresas

imagem de um homem em pé falando para um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa

Você sabe o que é ser uma pessoa transparente? Essa pessoa é aquela que não esconde nada para si, ou seja, que compartilha todas as informações necessárias com as pessoas da sua vida.

Nas relações de trabalho, a transparência é fundamental para que não haja ruídos na comunicação, para que a equipe confie nos gestores e trabalhe com maior engajamento.

Diante disso, preparamos este artigo para falar o que é transparência no trabalho, quais as vantagens desse processo e como implementá-lo nas organizações.

Veja os tópicos que serão abordados:

Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo!

Boa leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que é a transparência no trabalho?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa e olhando para uma mulher em pé na frente deles falando

A transparência no trabalho caracteriza-se por uma comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe e entre gestores e subordinados.

Além disso, ela também representa uma cultura onde a informação pode ser compartilhada entre todos de forma leve e sem segredos.

Na gestão transparente, os gestores buscam compartilhar com os funcionários as informações sobre o andamento da empresa ao invés de manter esses dados restritos apenas a um grupo exclusivo de funcionários.

Dessa forma, os colaboradores conseguem entender mais sobre como a empresa funciona e como ela se encontra no mercado, podendo até fazer parte das tomadas de decisão.

Por que é tão importante a transparência dentro das empresas?

Adotar a transparência no trabalho não é uma tarefa simples e que acontece do dia para a noite. Principalmente, para as organizações que possuem uma cultura mais rígida.

Todavia, implementar esse modelo de gestão é muito benéfico tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Por meio da transparência no trabalho, os colaboradores passam a confiar mais em seus gestores e isso aumenta o engajamento da equipe com as tarefas.

Além disso, a gestão transparente também reduz os gastos da empresa e aumenta a produtividade dos profissionais, pois eles passam a se sentir como parte da empresa.

E tudo isso contribui para o fortalecimento das relações interpessoais e melhora o clima organizacional da empresa.

Como criar um ambiente de trabalho transparente?

Como vimos, a transparência no trabalho é fundamental para a organização obter sucesso e atingir os objetivos desejados.

Por meio dessa gestão, todos os colaboradores têm acessos às mesmas informações e assim é mais fácil identificar qual o objetivo da empresa e o que precisa ser feito para alcançá-lo.

Alguns gestores acreditam que seja muito difícil adotar a transparência, porém, na prática, ela é mais simples do que se imagina.

Portanto, listamos as principais dicas para que as organizações saibam como criar um ambiente organizacional mais transparente.

Compartilhe os resultados positivos e negativos com a equipe

Uma das formas de criar um ambiente mais transparente é dividir com a equipe as vitórias, perdas e os desafios que a empresa enfrenta.

Isso também inclui informar quando o resultado esperado não foi atingido ou admitir que determinada ação não deu certo.

Assim, todos conseguem aprender com os erros e todos vão se empenhar para conquistar o objetivo na próxima tentativa, isso torna a equipe mais unida.

Seja honesto com a equipe

A honestidade é a palavra-chave em uma relação de transparência. Por isso, os gestores devem comunicar a equipe sempre que surgirem informações importantes sobre determinado assunto.

Para que a honestidade funcione na prática, é necessário fazer encontros constantes com os membros da equipe para ouvir o que os colaboradores têm a dizer e para que os líderes comuniquem à equipe sobre o que está acontecendo na organização.

Além disso, também é importante dar e receber feedbacks com frequência.

Tenha uma equipe que valorize a transparência

O processo de implementação da transparência no trabalho, não depende, exclusivamente, dos gestores.

Por isso, é importante que a equipe seja composta por colaboradores que saibam a importância da transparência e que estejam engajados nessa causa.

Esse valor deve fazer parte da cultura organizacional e deve ser passado a todos os colaboradores a partir do momento que eles ingressarem na organização.

Essas ações vão ajudar a construir um ambiente mais transparente e permitir que os colaboradores sintam que fazem parte da organização e dos resultados que ela vai obter.

Vantagens da gestão transparente nas empresas

Cada vez mais, os profissionais têm buscado empresas que confiem nos colaboradores e que dêem a eles autonomia para realizar as tarefas do dia a dia.

Ao adotar a transparência no trabalho, ambos os lados serão beneficiados. Veja as principais vantagens!

Maior confiança e respeito no ambiente de trabalho

imagem de dois homens e uma mulher em pé conversando e olhando para uma folha

Quando os gestores passam a compartilhar as informações com a equipe, isso gera maior confiança entre os envolvidos. E isso deve ser adotado independente do cargo hierárquico em que o profissional atua.

Além de reforçar a confiança entre as partes, a democratização ao acesso das informações, desenvolve um senso de responsabilidade entre os integrantes da equipe, pois eles passam a perceber o impacto que as suas ações causam para a empresa.

Maior retenção de talentos

Reter talentos é um dos maiores desafios das organizações. Contudo, esse desafio pode ser superado através da transparência no trabalho.

Isso porque, os profissionais buscam por empresas que sejam transparentes nas informações e isso deve ocorrer desde o momento da contratação.

Portanto, as empresas que não adotam a transparência têm menos chances de atrair novos profissionais, pois eles vão optar por organizações que sejam transparentes.

Aumento no engajamento

Já vimos que a transparência auxilia no engajamento dos colaboradores. 

Isso acontece, pois os colaboradores passam a entender a importância das suas ações para a empresa, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

Dessa forma, eles se sentem mais engajados em realizar as tarefas e entregar melhores resultados para que a organização consiga atingir suas metas.

Melhores decisões no RH

O departamento de recursos humanos é responsável por compartilhar informações com clareza e transparência para os funcionários.

Assim, as informações são recebidas sem ruídos e para que todos saibam a situação em que a empresa se encontra.

Tudo isso ajuda o RH a tomar decisões adequadas em relação aos colaboradores e definir ações que devem ser adotadas no dia a dia para melhorar os resultados da organização.

Favorecimento do fluxo de informações

Por último, a transparência no trabalho permite que as informações cheguem a todos os profissionais de forma clara e sem ruídos.

Ou seja, todos estão cientes sobre o que está acontecendo na empresa e o que precisa ser feito para atingir as metas. Assim, nenhum funcionário fica de fora, pois todos terão acesso aos mesmos dados.

Isso também auxilia a reduzir conflitos internos, prevenir condutas inadequadas e reduzir o número de erros.

Como a falta de transparência pode ser prejudicial no ambiente de trabalho?

Diante de uma gestão que não seja transparente com os colaboradores, todos os acontecimentos passam a ser motivo de especulações entre os funcionários.

Assim, os colaboradores passam a imaginar o que realmente pode estar acontecendo em caso de demissões, promoções e mudanças, por exemplo.

Desse modo, a falta de transparência pode gerar:

  • Conflitos organizacionais;
  • Desmotivação;
  • Redução na produtividade;
  • Redução do engajamento da equipe.

Além disso, a falta de transparência gera desconfiança nos colaboradores e as expectativas criadas não são atendidas.

Como manter a transparência trabalhando home office?

Devido a pandemia da COVID-19, muitas organizações adotaram o modelo de trabalho home office e isso tem impactado a transparência no trabalho.

Contudo, mesmo que os colaboradores estejam em home office, é necessário manter a transparência. E uma das maneiras de manter a transparência nesse modelo de trabalho é através da gestão de ponto

Pois assim, os colaboradores conseguem provar as horas que estiveram trabalhando e os gestores conseguem checar as horas extras ou horas em atrasos de cada funcionário.

A gestão de ponto pode ser feita por aplicativos como o da PontoTel. Nele, os colaboradores conseguem fazer os registros de ponto de diferentes formas (pelo notebook, celular, desktop, etc), além de ter 6 medidas de segurança (senha, voz, geolocalização, foto, reconhecimento facial e bina).

Caso queira saber mais como o aplicativo funciona, agende já uma demonstração gratuita com os nossos consultores!

controle de ponto pontotel

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa estendendo as mãos no centro

A transparência no trabalho é uma das melhores formas de manter o engajamento e a produtividade da equipe, além de ser um diferencial competitivo para as organizações que adotam essa ferramenta como parte da cultura organizacional.

Apesar de alguns líderes não entenderem a importância desse processo ou acharem difícil adotá-lo, ele é mais simples do que se imagina e traz muitos benefícios para ambas as partes.

E, atualmente, cada vez mais os profissionais estão buscando por empresas transparentes e que priorizem a transparência nas relações de trabalho.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog da PontoTel para ficar por dentro de outros assuntos!

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