Feedback: entenda a importância e como aplicar corretamente!
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Time Pontotel 2 de setembro de 2024 Gestão de Pessoas

Feedback: veja quais são os benefícios e como aplicar na sua empresa!

O feedback é uma ação que pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Saiba o que é, seus tipos e como fazê-lo da melhor forma.

Imagem de Feedback: veja quais são os benefícios e como aplicar na sua empresa!

Não importa a empresa, tampouco o cargo hierárquico, todos precisam ser analisados e compreender se estão suprindo as expectativas de acordo com os resultados e entregas. Para isso, existe o feedback.

No entanto, avaliar uma pessoa requer cautela e consciência sobre o local, momento apropriado, maneira e tipo de feedback. Existem diversas formas de comunicar ao outro o seu ponto de vista para melhorar o trabalho, o ambiente e o relacionamento da equipe.

Saber o que o outro pensa e quais são as suas percepções sobre uma mesma situação é necessário para o bom convívio e o fortalecimento dos princípios, sejam das pessoas ou das empresas.

Já imaginou uma empresa onde ninguém consegue apresentar o seu ponto de vista? A falta de feedback é o que torna as coisas impossíveis: além de atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional, diminui a capacidade de entrega e consequentemente causa a queda da produtividade.

Nesta leitura, você verá o que é fazer um feedback, exemplos práticos, qual é a importância para a qualidade de vida no trabalho e como essa ferramenta pode melhorar o clima organizacional. Veja os tópicos abordados:

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O que é feedback?

O conceito de feedback vem da palavra “retroalimentação”, ou seja, retorno da informação ou do processo passado, e é muito utilizado na área científica como também empresarial. 

Existem várias maneiras de se utilizar essa palavra, porém a mais conhecida se trata de uma ferramenta de comunicação, na qual vamos tratar aqui.

A troca de ideias e informações é tão importante que há registros que o termo feedback tenha sido utilizado no período da Revolução Industrial em meados do século XVIII, onde se referia a regulagem do combustível para se ter níveis de resposta de uma maquinaria. O termo evoluiu na área da cibernética e se transformou em uma “fonte de informação”.

O feedback passou a ser uma base de dados para avaliar as falhas nos processos passados em comparação com o desenvolvimento atual, e assim começou a existir uma maneira assertiva de antever um futuro e diminuir a margem para erros novos e repetidos, até descobrir sua origem. 

Hoje, o termo é comumente utilizado nas relações humanas e de desempenho.

Para que serve o feedback?

No momento em que alguém emite sua opinião a respeito de um comportamento ou sobre a execução de uma tarefa, é comum utilizar o termo feedback para nomear esta ação. Porém, o feedback não se restringe a avaliações positivas e negativas, mas sim, considera uma informação que sempre tenha o objetivo da melhoria contínua.

Dar ou receber um feedback não é tarefa fácil, aliás, muitas pessoas confundem com elogio ou crítica construtiva. Embora seja um termo um pouco rude, se bem empenhado e com razões claras, o feedback também pode servir para apontar um problema juntamente como uma ideia de solução.

O maior benefício do feedback sem dúvidas é contribuir para a maximização da comunicação interna, alinhando as expectativas da empresa com a dos colaboradores:

“A comunicação aberta e transparente é essencial para mostrar aos colaboradores os recursos disponíveis para promover o equilíbrio”, destaca Carla Souza, Coordenadora de Marketing da Pontotel.

Qual a importância do feedback para as empresas?

Feedbacks são considerados o ponto chave da gestão de pessoas, além de ser uma das principais ferramentas utilizadas pelos maiores CEOs. Esse canal de comunicação gera inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, ao sinalizar se algo está bom ou ruim, e apresenta as motivações para que melhorias sejam feitas.

Uma pesquisa de Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou que o maior cargo de liderança não é nada clichê – como um líder extrovertido ou muito bom em marketing pessoal.

Ao contrário, eles possuem autoconsciência, liderança e disposição para ouvir novas ideias de qualquer outro subordinado. Líderes bem sucedidos têm consistência em sua comunicação, e a realiza neutramente, que garanta a mensagem simples e direta para evitar conflitos. 

A valorização da comunicação interna revela que as maiores empresas do mundo mantêm um diálogo para a tomada de decisões e leva em consideração que as estratégias precisam ser saudáveis para todos.

A título de exemplo, Elon Musk, CEO do Grupo Tesla e da SpaceX, e o segundo homem mais rico do mundo, utiliza o conceito de “comunicação aberta”. Assim, através de um e-mail consegue encorajar seus colaboradores de todos os níveis hierárquicos a iniciar um diálogo com qualquer outra pessoa na empresa e assim, compartilhar ideias e engajar a inovação.

Já um outro líder considera que a empatia gera resistência em momentos de crise e a comunicação ativa incorpora confiança dentro de uma organização. O CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, compreende que a compaixão é capaz de conectar as pessoas com o local onde elas trabalham.

A plataforma LinkedIn possibilitou que as empresas compartilhassem o que fazem para tornar o ambiente de trabalho um lugar de motivação e com pessoas que amam seus trabalhos. 

No Brasil, empresas como Ifood e Magazine Luiza utilizam a plataforma para fomentar o endomarketing e a cultura organizacional, da qual, muitos colaboradores se orgulham.

E por falar em local de trabalho, uma pesquisa da Survey Monkey mostra que nove em cada dez brasileiros estão infelizes com seu ambiente de trabalho, e este é um ponto de alerta para as empresas, já que em uma outra pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) revelou que um em cada cinco colaboradores não recebem feedbacks.

Das 150 mil pessoas que responderam à pesquisa, 20% não recebem avaliações periódicas sobre seu desenvolvimento. Esses dados revelam que a falta da cultura do feedback pode ser o ponto mais crítico sobre liderança e gestão no Brasil.

Faça um teste na sua empresa e descubra se os colaboradores estão satisfeitos com as avaliações recebidas e compare com esses dados. 

Além disso, a pesquisa pode servir para o gestor poder ser avaliado sendo um líder (aquele que tem uma boa gestão e consegue engajar seus colaboradores liderando pelo exemplo) ou um chefe (aquele que só manda e o colaborador executa). 

Qual a importância do feedback para os colaboradores?

Feedback positivo é tão importante quanto o negativo e as empresas acabam perdendo bons profissionais por falta de avaliações. Não compreender se o trabalho está bem desempenhado aos olhos dos superiores, pode ajudar a desmotivar o colaborador. 

Por outro lado, gestores que não contribuem com uma comunicação constante perdem o controle produtivo da equipe.

Feedbacks são utilizados para aprimorar as habilidades técnicas que envolvem as funções desempenhadas. A comunicação contínua pode oferecer um overview de todo seu processo e desenvolvimento na empresa.

Colaboradores que não recebem feedbacks tendem a ficar desmotivados, por não considerarem que a empresa valoriza o seu trabalho. Consequentemente, existe uma chance maior de ocorrer problemas interpessoais e desentendimentos profissionais.

Avaliações contínuas e abertas oferecem ao time uma oportunidade de melhorar a sua atuação. Isso fortalece vínculos entre os colaboradores e também com a empresa, além de ser responsável por engajar o colaborador a ser protagonista em sua área de atuação.

Aqui também ressaltamos que esse tipo de comunicação é uma oportunidade para o colaborador empreender em seu local de trabalho. Dessa forma, acaba desenvolvendo com melhor eficácia os famosos soft skills, ou habilidades comportamentais importantes para seu desempenho no trabalho.

Além disso, feedbacks podem contribuir para o onboarding dele na empresa. Isso porque as avaliações permitem melhor integração em novos processos, ferramentas e projetos, e é uma maneira de obter conhecimento sobre o que é necessário para alcançar outras posições dentro da empresa e se tornar um insider eficaz que promove a inovação.

Quais os tipos de feedback?

Você pode estar se perguntando “como fazer um feedback efetivo” ou até mesmo “como criar a cultura do feedback na empresa”, e a resposta é: existem diversas maneiras.

O feedback pode ser feito em reunião privada ou no dia a dia com o colaborador, e possui diversas formas, estratégias e cautela em sua aplicação.

Positivo

Uma avaliação positiva não é um elogio. Existe uma diferença entre dizer a uma pessoa “você arrasou” a explicar que “gostei muito do seu resultado, pois você conseguiu traduzir o problema e resolvê-lo de forma simples e objetiva”.

Elogios podem ser infundados em fatos ou dados e dar lugar a uma opinião pessoal por afinidade. É um perigo quando um gestor oferece um elogio sem explicar o motivo, pois além de aguçar o ego, pode soar mal caso outros colegas ouçam.

Se você receber um feedback positivo, apenas agradeça. Quem o faz reconhece o seu mérito e indica que você está no caminho correto. Lembre-se de continuar suprindo a expectativa de que o nível da sua entrega será igual ou superior ao feedback apresentado.

Um feedback positivo é importante para que o colaborador compreenda que tal comportamento ou tal atitude foram exemplares e que precisam continuar. Mesmo que o colaborador execute funções habituais, é recomendável que o gestor encontre um ponto de destaque para aplicar um feedback positivo.

A falta de feedback positivo pode desestimular o colaborador dentro de uma empresa. É claro que existe uma cobrança para a resolução de problemas, ou para a conclusão de uma tarefa. 

Entretanto, se o colaborador só é chamado atenção quando há algo de errado, pode passar a impressão para o colaborador de que ele não possui nada em destaque e que pode ser substituído, ocasionando muitas vezes o seu desligamento por opção.

Negativo

O feedback negativo ou corretivo é utilizado para indicar uma falha, mas nunca para menosprezar ou ofender ninguém. 

Embora o feedback negativo sempre seja esperado por aqueles que valorizam a opinião de terceiros, nunca deve se sobressair e atingir a autoconfiança de ninguém.

Em algumas empresas a palavra “negativo” não é utilizada pois pressupõe uma carga emocional contrária da qual um feedback pretende impactar. Quando se fala em avaliação negativa, pode desmotivar o colaborador: ao invés disso, verifique se o melhor caminho é utilizar o termo “ponto de atenção” ou “ponto a melhorar”.

Ressaltar algo que precisa ser melhorado evita que o colaborador torne a avaliação pessoal, porque pode atingir negativamente – aqui nos referimos ao peso devido que essa palavra tem – o bem estar, o fator emocional e o relacionamento interpessoal.

Um exemplo disso é a entrega de projetos fora do prazo: ao invés de reclamar e apontar imediatamente como falta de responsabilidade, por exemplo, procure entender porque o colaborador ou a equipe não conseguiram suprir tal demanda. 

Neste caso acima, o feedback serviria para identificar o maior fator impeditivo para tal conclusão.

Infelizmente, é comum que esse tipo de feedback seja dado de forma descuidada prejudicando a saúde corporativa. Caso precise aplicá-lo, certifique-se do estado emocional do colaborador, escolha um momento longe de conflitos e preocupações externas e faça com que ele entenda que a avaliação visa melhorar e não ofender.

Construtivo

Pessoas que utilizam esse tipo de feedback geralmente são bem sucedidas, pois além de apontar um possível problema também sugerem um caminho para solucioná-lo e, por isso, a avaliação pode ser construtiva.

O feedback construtivo considera os acertos e erros de uma situação, e direciona um caminho para a melhoria do problema por meio de uma estratégia ou nova oportunidade.

O propósito desse tipo de avaliação pode beneficiar gestores por proporcionar aos colaboradores uma oportunidade de apresentar uma solução. Mais uma vez, o colaborador pode ser o protagonista de algo que pode melhorar os resultados da empresa.

Qual a melhor maneira de promover um feedback?

Para promover um feedback eficaz, é essencial que a avaliação contribua para a qualidade de vida no trabalho e o clima organizacional.

Para que uma mensagem avaliativa seja bem recebida, o feedback deve considerar quatro fatores, conhecidos como CCIE (contexto, comportamento, impacto e expectativa), proporcionando uma abordagem objetiva.

Primeiramente, é fundamental entender o contexto que levou à necessidade do feedback, seja a situação positiva ou negativa, focando na motivação principal.

O comportamento do colaborador também deve ser avaliado, pois, embora geralmente inconsciente, sempre há uma motivação por trás de uma ação ruim.

O impacto, resultado do comportamento motivado pelo contexto, pode ser positivo ou negativo, sendo crucial identificar fatores produtivos e contraproducentes e considerar diferentes pontos de vista para encontrar uma boa solução.

Por fim, a expectativa é determinante, pois define os próximos passos ou desdobramentos do feedback. Gerenciar as expectativas cabe ao emissor do feedback ou a um departamento inteiro, conforme o caso.

É importante comunicar a resolução de qualquer inconveniente a todos os envolvidos.

Como receber um feedback?

É importante que quem recebe um feedback não o tome como algo pessoal. Feedbacks negativos podem ser vistos como opressores, mas seu propósito não é diminuir o valor do colaborador.

Receber um feedback positivo traz alegria e motivação, e todos apreciam isso, não é?

Independente do tipo de feedback, é crucial que o receptor preste atenção aos conselhos recebidos e participe ativamente do processo. Como fazer isso? Agradeça e faça perguntas para compreender totalmente a avaliação.

Para quem recebe, o feedback deve ser útil, educativo e não punitivo. A intenção é sempre contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O feedback valoriza a oportunidade de melhorar os relacionamentos interpessoais na empresa. É um grande aliado da produtividade e do sucesso profissional de empresas, líderes e colaboradores.

Ter empatia e dar espaço para quem emite o feedback é essencial para um ambiente de desenvolvimento. Preste atenção ao seu comportamento e reações para não prejudicar a conversa.

Feedbacks podem ser decisivos para sua permanência ou promoção na empresa.

Você é livre para tomar suas próprias decisões e lidar com o feedback recebido. Concentre-se em como melhorar, seguir em frente e corrigir percepções errôneas.

Mesmo com feedbacks de elogio, esteja disposto a mudar o que precisa ser mudado, mantenha a capacidade de ouvir e demonstre que todos os tipos de feedback são importantes para seu desenvolvimento.

Por fim, comunique ao emissor da avaliação como você se sente e o que pensa sobre os pontos apresentados. Após alguns dias, retome a conversa sobre o feedback.

Quais as principais técnicas para um bom feedback?

Antes mesmo das técnicas, existem algumas estratégias que podem orientar um bom feedback.

  • Apresente o feedback a tempo;
  • Não ofereça nem receba um feedback quando os sentimentos estão à flor da pele;
  • Prepare-se com antecedência para aplicar uma avaliação;
  • Em caso de críticas, evite anteceder a conversa com elogios, pois isso causa ansiedade e o colaborador saberá que a avaliação se trata de um feedback negativo;
  • Ofereça um feedback negativo, mas nunca com tom punitivo ou depreciativo;
  • Feedbacks positivos são bons, mas feedbacks construtivos são melhores para o desenvolvimento do profissional;
  • Evite fazer com que o seu colaborador se sinta menosprezado por questões de gênero, identidade, idade ou qualquer outro fator físico, biológico ou psicológico, lembre-se que o feedback não pode ultrapassar limites éticos;
  • Não faça distinção entre os colaboradores em uma avaliação por questões de afinidade ou gênero.

Agora que você viu algumas estratégias para evitar deslizes na hora de aplicar uma avaliação, conheça as principais técnicas de feedback.

Técnica sanduíche

O Feedback Sanduíche tem como objetivo ressaltar um ponto positivo para o colaborador, abrir um espaço para uma pergunta sobre seu comportamento ou sobre alguma situação específica. E, por fim, o emissor do feedback oferece uma ideia de solução para tal problema.

Porém, é discutível no mercado, já que sua efetividade pode ser comprometida dependendo da maneira que o emissor apresentar seus pontos, além de poder causar ansiedade no colaborador antes mesmo dele receber uma negativa.

Feedback SCI

O Feedback SCI se trata de um modelo mais estruturado que utiliza alguns aspectos citados anteriormente, a situação (ou contexto), o comportamento e o impacto.

Para que você entenda melhor, separamos um exemplo a seguir.  

Márcia realiza reuniões estratégicas e considera o feedback para a maioria dos colaboradores de sua equipe, o que torna o ambiente com mais diálogo. Porém, não realiza reuniões ou promove avaliações aos jovens aprendizes com frequência, e isso dificulta o desenvolvimento deles.

Dessa maneira, o contexto das reuniões, ressalta o comportamento com diferentes tipos de profissionais e observa os impactos positivos e negativos.

Feedback 360º

Algumas empresas possuem uma cultura de avaliação geral semestral ou anual que avaliam diversos aspectos da empresa, bem como o relacionamento entre os colaboradores, a qualidade e a frequência das avaliações cotidianas.

O feedback 360 considera uma avaliação do colaborador para colaborador, gestor para colaborador, colaborador para gestor, além de avaliações pessoais do próprio desenvolvimento e satisfação.

Essa dinâmica é interessante para medir progressos e retrocessos baseado em dados. Eles podem ser decisivos para mudanças estratégicas na área de Recursos Humanos.

Feedback Canvas

O Canvas é uma metodologia muito utilizada para a organização de ideias sobre algum projeto. Nesse caso, pode ser utilizado também como uma avaliação de desempenho de equipes.

Geralmente, em cada etapa do canvas existe uma pessoa responsável, e assim é possível identificar o desempenho individual, e também coletivo levando em consideração todo o projeto.

Não existe uma regra específica, porém, é necessário que todos visualizem e participem da construção de um canvas avaliativo, já que os próprios colaboradores que possuem a responsabilidade por alguns processos ou tarefas.

Feedback Wall

Esse tipo de feedback se tornou mais democrático, já que qualquer pessoa tem a possibilidade de emitir uma avaliação sobre a empresa que trabalha em alguma rede social.

Aqui, estamos ressaltando a facilidade de se compreender o feedback positivo de uma empresa com a ajuda da tecnologia, mas repudiamos difamação de toda e qualquer empresa!

O Feedback Wall possibilita que os colaboradores dêem feedbacks sobre a empresa, porém, de maneira técnica e dentro de um ambiente controlado que é a empresa, consiste na apresentação dos pontos positivos e dos pontos de melhoria.

Colaboradores apaixonados pela empresa que trabalham fazem isso facilmente e geralmente sem nenhum tipo de solicitação. É importante que exista um canal aberto dentro da sua empresa para possibilitar que os seus colaboradores contribuam com a melhoria de todos os aspectos da empresa.

Feedback Kudos

Sabe a famosa caixinha de sugestões? É mais ou menos isso. Essa técnica emprega cartões com comentários positivos para reconhecer as qualidades dos colaboradores.

É uma excelente prática para avaliações de final de ano acompanhadas de uma dinâmica de grupo para definir os pontos positivos e a melhorar sobre a equipe.

Feedback e o RH: qual a relação?

Em uma empresa onde o diálogo aberto é o centro de uma boa gestão, o clima organizacional é mais saudável tanto para os gestores como para os colaboradores. É uma relação de ganha-ganha em que não existe competitividade no âmbito da felicidade profissional.

Para o RH, um ambiente como esse facilita o tratamento com as questões analíticas e estratégicas. Aliás, sempre falamos aqui no blog que o departamento de RH não é mais aquele que lida apenas com as questões burocráticas, mas sim, é o setor que promove o desenvolvimento corporativo. Se quiser saber mais sobre o clima organizacional, assista o vídeo abaixo.

Se apenas a análise dos dados fosse o suficiente, não estaríamos discorrendo sobre a importância do feedback. Mas, como você pôde perceber, a avaliação constante oferece ao RH uma análise geral e profunda sobre os colaboradores.

Como promover uma boa cultura na empresa utilizando feedback?

A cultura do feedback pode ser benéfica para a empresa, já que:

  • Coloca o colaborador ativamente no processo da avaliação e pode ser uma oportunidade para ele protagonizar uma solução
  • Promove um ambiente de diálogo aberto
  • Engaja as pessoas a serem mais colaborativas e criativas
  • É uma janela para a inovação
  • Melhora o relacionamento, ambiente e clima da empresa
  • Aumenta o desempenho dos colaboradores
  • Melhora processos, e consequentemente aumenta resultados
  • Motiva e deixa as pessoas felizes
  • Fortalece o vínculo do colaborador com a empresa
  • Oferece importância ao colaborador promovendo reciprocidade e empatia
  • Aumenta o processo de aprendizado
  • Pode tornar a empresa mais competitiva no mercado, já que os colaboradores estão motivados a aprender e inovar

Conclusão

Neste artigo você teve um panorama completo sobre a importância do feedback e como ele pode ser útil para a empresa, equipe e para o setor de RH.

Essa ferramenta previne o absenteísmo e é excelente para tratar de assuntos como controle de ponto eletrônico e a sua qualidade de vida no ambiente empresarial com os seus colaboradores.

O feedback é uma ferramenta de comunicação indispensável para aqueles que querem promover a saúde e bem estar em seu local de trabalho, pois trabalha os fatores humanos do colaborador como a comunicação, sua motivação, suas necessidades e a empatia.

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