Tudo Sobre Ponto Eletrônico: Tipos, custos e como ele ajuda a otimizar o tempo da sua empresa!

imagem tela de bater ponto app pontotel

Quando falamos em ponto eletrônico, qual é a primeira coisa que você pensa? 

Com certeza você deve lembrar dos aparelhos que costumam ficar na entrada de uma empresa, certo?

Popularmente, esse aparelho é conhecido como Relógio de Ponto, um dispositivo eletrônico no qual os funcionários registram os seus horários de entrada, saída e até mesmo as pausas para o almoço.

Ele é uma das formas mais comuns de registrar o ponto. Contudo, essa não é a opção de marcação de ponto mais tecnológica ou atual. e  

Hoje em dia, já podemos contar com sistemas de controle de ponto online. Esses sistemas permitem a marcação de ponto por aparelhos móveis, tornando a tarefa de controlar a jornada muito mais fácil e eficiente. Além disso, também facilitam na hora de fazer a folha de pagamento.

É justamente sobre esses modelos que vamos falar neste texto: ponto eletrônico tradicional e  o ponto eletrônico digital

Nesse texto você verá: 

Vamos começar?

banner conheça o aplicativo pontotel

O que é ponto eletrônico e como ele funciona nas empresas?

O ponto eletrônico é um sistema informatizado que registra os horários de trabalho dos colaboradores por meio de um equipamento eletrônico. Dependendo do aparelho utilizado, esses registros podem ser marcados por biometria, cartão de ponto, senha ou até mesmo por reconhecimento facial.

Logo, o aparelho utilizado para registrar o ponto possibilita que todos os dados sejam marcados e armazenados. 

Entretanto, bater ponto vai muito além de simplesmente registrar os horários de trabalho.

Isso envolve toda a gestão de ponto, que consiste em estabelecer jornadas aos funcionários, investir em uma boa forma de controle e, principalmente, estar em dia com a legislação.

Para isso, as empresas têm buscado por opções  modernas, e cada vez mais eficientes.

Todavia, antes de escolher um modelo para sua empresa, você precisa estar atento ao que diz a legislação trabalhista a respeito do ponto eletrônico. 

O que diz a lei sobre ponto eletrônico nas empresas?

ponto eletronico clt

De acordo com as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), controlar o ponto dos funcionários é algo obrigatório para estabelecimentos com mais de 20 funcionários. Esses registros podem ser feitos através de sistemas de ponto eletrônicos, manuais ou mecânicos. 

De acordo com as exigências do Artigo 74 da CLT, podemos destacar três características importantes:

  1. Há uma determinação da quantidade mínima de funcionários para que seja obrigatória a marcação de ponto. 
  2. De acordo com a lei, é possível bater o ponto de 3 formas diferentes, sendo elas mecânica, manual e eletrônica.
  3. Para o uso de equipamentos eletrônicos, as empresas devem seguir as recomendações expedidas pelos órgãos responsáveis. 

Para regulamentar o uso do ponto eletrônico, foram sancionadas as portarias 1510 e 373, do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Veja a seguir o que diz cada uma das portarias.

O que diz a portaria 1510/2009?

Em 21 de agosto de 2009, foi sancionada pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego  a portaria 1510, para instituir regras de uso do registro de ponto eletrônico com base no art.74 da CLT.

O objetivo desta portaria era colocar regras para o uso dos Registradores Eletrônicos de Ponto (REP) e para os Sistemas de Registro de Ponto (SREP), padronizando o registro de ponto eletrônico para todas as empresas.  

Dessa forma, os relógios de ponto (REP) contribuíram muito para a modernização do controle da jornada, auxiliando na gestão dos horários com mais segurança. 

Com eles, as empresas puderam migrar dos sistemas de ponto manual e mecânico para o ponto eletrônico, já que essa opção oferece mais eficiência e veracidade nas informações.

De acordo com a portaria 1510, o REP deve seguir um certo padrão para o seu funcionamento. Veja essas normas a seguir, na tabela que preparamos:

O relógio de ponto adotado pela empresa deve:
Possuir relógio interno de tempo real com precisão mínima de 1 minuto por ano, com capacidade de funcionamento ininterrupto por um período mínimo de 1040 horas na ausência de energia elétrica.
Ser capaz de emitir o comprovante de ponto a cada marcação feita pelo colaborador, com durabilidade da impressão mínima de cinco anos.
Possuir um mostrador do relógio de tempo real contendo hora, minutos e segundos.
Ter como finalidade exclusiva a marcação do ponto.
Possuir forma de armazenamento permanente, em que os dados não possam ser alterados ou apagados.
Possuir meio de armazenamento, onde ficarão armazenados os dados necessários à operação do REP.
Não depender de qualquer conexão com outro equipamento externo para a função de marcação de ponto.
Possuir porta padrão USB externa, captura dos dados armazenados pelo Auditor- Fiscal do Trabalho.

Todas essas particularidades mencionadas na tabela dizem respeito às características que um REP deve ter para poder funcionar em um estabelecimento. São quesitos obrigatórios que a sua empresa deve se atentar ao adotá-lo. 

Além disso, existem outras regras relacionadas à marcação do ponto. De acordo com a portaria, o Sistemas de Registro de Ponto (SREP), que é integrado ao relógio de ponto, não pode:

  • Ter algum tipo de restrição de horário à marcação do ponto;
  • Realizar a marcação automática do ponto, utilizando-se horários predeterminados ou o horário contratual;
  • Exigir autorização prévia para marcação de hora extra;
  • Possuir qualquer dispositivo que permita a alteração dos dados registrados pelo empregado.

E não para por aí, a portaria ainda possui 31 artigos que definem todas as funcionalidades e regras do relógio, e do sistema de registro e tratamento de ponto. 

Por isso, é importante que a sua empresa conheça bem a portaria, e que o fabricante do equipamento forneça um Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade. Esse atestado afirmará que aquele equipamento e seu sistema atende todas às determinações da portaria. 

Agora falamos sobre os principais pontos desta portaria. Todavia, é importante lembrar que ela regularizou somente o uso do sistema de ponto eletrônico, mantendo inalteradas as utilizações dos pontos manuais e mecânicos.

O que diz a Portaria 373?

A portaria 373 surgiu depois da portaria 1510, em fevereiro de 2011, para acompanhar as novas tecnologias de registro de ponto. 

Com esta portaria, foi possível que as empresas adotassem sistemas de ponto eletrônico online ou sistemas de controle de ponto alternativos, como descrito no texto da portaria. 

Na prática, isso significa que os empregadores poderão adotar outros sistemas de controle da jornada de trabalho além do REP. Contudo, os sistemas alternativos devem observar os requisitos alinhados na Portaria 373/2011.

O primeiro e o mais importante deles é que a sua empresa só pode adotar esses sistemas mediante autorização em Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Mas não se preocupe!  A maioria das categorias estão aptas a adotar esse tipo de controle de ponto. Isso porque esses sistemas realmente melhoram a rotina das empresas na gestão de ponto. 

E, assim como falamos na portaria 1510, os sistemas mencionados na portaria 373, também não podem:

  • Impor restrições à marcação do ponto;
  • Realizar a marcação automática do ponto;
  • Exigir autorização prévia para marcação de sobrejornada
  • Alterar ou eliminar os dados registrados pelo empregado.

Dentre as suas obrigações, é necessário que o sistema de ponto alternativo cumpra os seguintes requisitos:

  • Esteja disponível no local de trabalho;
  • Tenha a identificação do empregador e empregado;
  • Possibilite a extração de arquivos eletrônicos e impressos do registro fiel das marcações realizadas pelos colaboradores.

Quais as diferenças entre a portaria 1510 e 373?

A principal diferença entre as portarias 1510 e 373, é que,por se tratar de uma forma mais simples de controle de frequência, a portaria 373 apresenta menos recomendações. 

Isso acontece porque  os sistemas alternativos são softwares que funcionam através de um dispositivo, e apresentam  menos  necessidades que um  relógio de ponto tradicional. 

Esse é um grande ponto positivo para os sistemas alternativos, já que sua implantação é muito mais prática e ele se mostra tão seguro quanto os relógios de ponto. 

Até agora, falamos de todas as exigências das leis trabalhistas quanto ao ponto eletrônico. Mas como funcionam esses métodos de marcação de ponto e como eles realmente são feitos na prática?

Veja a seguir! 

Tipos de controle de ponto eletrônico

Como vimos, as portarias 1510 e 373 do MTE tratam de dois tipos de ponto eletrônico, o tradicional relógio de ponto e o sistema de ponto alternativo. 

É importante lembrar que cada sistema possui uma particularidade e cabe à sua empresa escolher aquele que se sairá melhor em administrar e otimizar a gestão dos horários dos funcionários. 

Para isso, precisamos analisar esses dois tipos de ponto eletrônico de perto, assim você conseguirá escolher um sistema confiável que assegure a veracidade das informações e que otimize o tempo em sua rotina.

Relógio de ponto (REP)

Os relógios de ponto significaram uma grande mudança na forma de controlar a jornada dos funcionários. 

Com eles, as empresas puderam realizar a marcação de forma mais segura, afinal, o controle de frequência sempre foi um dos principais motivos de divergências trabalhistas. 

Os colaboradores também se sentiram mais seguros, já que o relógio emite o comprovante de ponto e possui memória inviolável. Ou seja, a marcação de ponto feita pelo funcionários fica gravada e evita fraudes. 

Com isso, o  funcionário não sofre nenhum prejuízo em sua remuneração, pois irá trabalhar  somente o limite de horas permitido por lei, e seus direitos permanecem garantidos.

Por outro lado, os empregadores também ficaram mais seguros, já que as faltas e os atrasos também puderam ser melhor controladas. Assim, assegura-se também os deveres dos funcionários. 

Portanto, a relação de trabalho permanece benéfica para os dois lados.

Hoje em dia, existem no mercado diversos aparelhos e modelos de relógios de ponto, e os seus custos variam de R$100 até R$ 2.000, a depender do modelo. 

Entre os modelos disponíveis, podemos encontrar três formas de marcação, sendo elas: biométrica, por cartão magnético e senha. 

Alguns equipamentos comportam as três formas de marcação, e cabe a empresa definir a melhor solução para o seu dia a dia.  

Mas afinal, como funciona o controle de jornada no relógio de ponto?

O controle de jornada  funciona de forma simples, os funcionários precisam se dirigir até o relógio em seus horários de entrada, pausa e saída para fazer a batida por meio de sua impressão digital(caso o relógio de ponto for biométrico) ou por cartão e senha. 

Essa batida de ponto é gravada na memória do aparelho e fica armazenada até que os dados sejam exportados para o sistema de tratamento. Nele, as empresas fazem todo o tratamento do ponto e tiram os apontamentos para a folha de pagamento

Na prática, o relógio de ponto é uma ótima forma de controle. No entanto, antes do relógio começar a funcionar é necessário toda uma configuração e preparação, sem contar que os empregadores precisam se adequar às diversas exigências da portaria 1510. 

A implantação do relógio de ponto envolve:

  • Compra do aparelho + seus insumos;
  • Instalação do aparelho; 
  • Configurações de todos os funcionários; 
  • Integração do relógio ao sistema de registro de ponto. 

Além dessas, existem muitas outras etapas que os setores de  Recursos Humanos e Departamento Pessoal de uma empresa conhecem bem. Atualmente, alguns relógios de ponto já são mais modernos e conseguem facilitar bastante a sua implantação e extração de dados. 

Todavia, os mais modernos costumam ser mais onerosos para as empresas e mesmo facilitando, ainda exigem muitas etapas.

Vale ressaltar que diversos empregadores já tiveram problemas com a justiça trabalhista por irregularidades na adequação da portaria 1510 com o seu relógio de ponto. Então, isso é algo que sua empresa precisa prestar muita atenção!

Sistema de ponto alternativo

O método alternativo, como o próprio nome já diz, é uma marcação de ponto alternativa, ou seja, fora do convencional. 

Você deve estar pensando: mas como será que é isso? 

Bater o ponto de forma alternativa significa que os seus colaboradores poderão realizar as marcações do ponto de forma online, por meio dos aplicativos de ponto ou pelo computador. 

Se trata de uma marcação de ponto mais descentralizada, em que não é necessário um único relógio de ponto. 

E ele é chamado de sistema porque realmente é um software de ponto. Então, diferente do relógio de ponto que precisa de um sistema auxiliar, o ponto alternativo já é um sistema completo que precisa apenas de um meio físico para realizar a marcação. 

Outro ponto interessante desses sistemas é que eles se desenvolvem mais a cada dia. Atualmente, possibilitam até mesmo a administração de jornadas através  de um aplicativo de gestão de ponto e a utilização de um único sistema para diversos locais de trabalho. 

Dessa forma, podem ser  grandes aliados também no controle da jornada de trabalho em home office

Agora você conhece os dois tipos de ponto eletrônico e suas particularidades. Mas será que vale mesmo a pena investir nesses sistemas? 

Vamos discutir melhor essas dúvidas!

banner pontotel controle de ponto online

Qual a vantagem da marcação eletrônica de ponto?

A maior vantagem da marcação eletrônica de ponto é a sua segurança e veracidade. Como ela é feita de forma eletrônica, os dados ficam guardados em uma memória que não pode ser alterada. 

E, mesmo que a empresa precise fazer uma correção de ponto, a marcação original fica gravada em sistema, assim como o motivo dessa alteração. 

Outro ponto positivo para os sistemas eletrônicos é que eles facilitam o dia a dia, já que não é preciso preencher os dados da marcação manualmente em planilhas. 

Com os sistemas eletrônicos os dados já são exportados de forma digital, reduzindo o tempo da equipe no fechamento do ponto.

Dessa maneira, basta que a equipe responsável pela gestão do ponto saiba operar o sistema e que o sistema escolhido seja de fácil manuseio, para otimizar ainda mais o tempo da empresa.  

E por fim, justamente por ser um sistema eletrônico, sua empresa não corre o risco de perder informações ou armazenar de forma incorreta as folhas de ponto, o que é uma grande vantagem.

Além disso, com a marcação de ponto eletrônica, a sua empresa não precisa mais se preocupar com rasuras, perda de informações, fraudes e todos os problemas que o ponto manual e mecânico apresentam! 

Qual a obrigatoriedade do ponto eletrônico?

Como vimos, a adoção do ponto eletrônico não é algo obrigatório. Mas, caso a sua empresa decida adotá-lo, deve se atentar para seguir todas as regras das portarias que falamos mais acima para não sofrer problemas com a fiscalização de órgãos trabalhistas. 

Agora, existem duas outras questões referente à obrigatoriedade do controle de ponto que não podemos deixar de comentar: o registro de ponto por exceção e o aumento de número de colaboradores para o ponto se tornar obrigatório. Ambos instituídos pela Lei da Liberdade Econômica aprovada em 2019. 

Acompanhe!

Registro de ponto por exceção

Quando o registro de ponto por exceção foi anunciado pela Lei da Liberdade Econômica, muitas empresas pensaram que o ponto deixou de ser obrigatório, mas isso não é verdade. 

O ponto por exceção é uma forma de controle excepcional. Nessa modalidade, o ponto só é registrado quando houver alguma ocasião fora da jornada de trabalho habitual do colaborador, ou seja, uma exceção, como em casos de atrasos e horas extras, por exemplo. 

De acordo com a lei, para adotar essa modalidade é necessário um acordo individual por escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Isso significa que nem todas as empresas podem adotar essa modalidade de controle. 

Todavia, mesmo que esteja previsto em sua convenção coletiva, isso não significa que a sua empresa precise adotar. 

A adoção do ponto por exceção é opcional e, na prática, não apresenta muita diferença, visto que a sua empresa ainda precisará realizar o tratamento dos pontos marcados de forma excepcional. 

Além disso, quando a sua empresa faz a marcação de ponto diária, ela está muito mais respaldada juridicamente. 

No caso de um processo trabalhista, a sua companhia conseguirá apresentar provas das jornadas, podendo sair vitoriosa no caso de uma acusação injusta.

Número de colaboradores para o ponto se tornar obrigatório

Antes da Lei da Liberdade Econômica, o registro de ponto era obrigatório para todos os estabelecimentos com mais de dez colaboradores. 

Após ser sancionada, essa lei alterou o 2° parágrafo do artigo 74 da CLT, e o ponto passou a ser obrigatório para os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores. 

Por que migrar do cartão de ponto para o ponto eletrônico online?

gif aplicativo de ponto do sistema PontoTel

O registro correto da jornada de trabalho dos funcionários facilita bastante o trabalho de gestão de pessoas de uma empresa. 

Consequentemente, isso evita problemas comuns, como discussões sobre horas extras, controle de banco de horas e problemas com processos trabalhistas envolvendo a jornada dos colaboradores. 

Porém, para que isso não aconteça, a solução pode estar justamente em mudar o sistema de marcação de ponto utilizado atualmente pela sua empresa. 

Você deve estar pensando que migrar tudo que você já tem para um outro tipo de controle de ponto deve ser um grande trabalho. 

Mas, fique tranquilo! Para quem já tem um relógio de ponto, migrar para o ponto eletrônico online não é uma tarefa difícil, visto que as equipes de RH já estão acostumadas a operar sistemas de controle de jornada e os funcionários já estarão acostumados a bater ponto. 

Todavia, antes de migrar para um sistema de controle de ponto online, você precisa entender quais serão os benefícios e porque essa é a melhor escolha para sua empresa.

Por isso, separamos 4 quesitos que mostram os principais benefícios desse modelo de controle de ponto.

1. Redução de custos

imagem de uma mão segurando moedas

Quando falamos em controle de ponto online, uma das primeiras vantagens que podemos citar é a redução de custos

Como vimos ao longo desse texto, o ponto eletrônico online é um sistema que funciona em nuvem. Logo, para começar a usá-lo, a sua empresa não precisa arcar com insumos ou um aparelho específico. 

Um simples tablet ou celular podem realizar a marcação do ponto, sem nenhum problema.

Além disso, com o sistema alternativo, não é preciso comprar a licença de um software a mais. Isso porque, o próprio sistema que é utilizado para marcação, também é utilizado para o tratamento do ponto

E, na maioria das vezes, eles possuem uma forma de assinatura mensal com planos, de acordo com a quantidade de funcionários da sua empresa. 

Assim como a sua manutenção, por não ser um “aparelho físico” ele não demanda nenhum tipo de manutenção local de um técnico. Diferente do REP que, quando apresenta alguma falha, é necessário realizar uma manutenção e demanda um alto custo. 

Isso sem contar no tempo em que sua empresa ficará sem o aparelho para os funcionários registrarem os horários, causando uma grande dor de cabeça. 

Então, nesse quesito, o ponto online apresenta mais vantagens , já que não tem custos de infraestrutura, compra de aparelho específico, insumos e gastos com manutenção. 

2. Fácil e intuitivo

O controle de ponto eletrônico online é uma ferramenta completa. Com ele, é possível organizar jornadas e escalas de trabalho em poucos cliques.

Isso quer dizer que a sua equipe não precisará mais lidar com os sistemas antigos, lentos e arcaicos, que acabavam tornando o fechamento da folha de ponto uma rotina desgastante. 

No ponto online, isso muda completamente, já  que a própria interface do sistema é feita para ser mais agradável, e para que a sua equipe consiga tirar todas as informações necessárias de forma eficiente e otimizada.  

A proposta, então, é oferecer um sistema inovador e seguro, que facilite a gestão do horário dos empregados. 

3. Facilita a gestão do horário dos empregados

Quando uma empresa utiliza o REP, obrigatoriamente ela necessita do SREP, que é o sistema de tratamento dessas informações. 

Isso porque o REP é apenas o equipamento que registra os horários do colaborador. Ele necessita de sistemas complementares para tratar os pontos batidos, ou seja, não identifica o que é atraso, hora extra ou faltas. 

Portanto, para calcular esses apontamentos, é preciso adotar um sistema complementar, que identifique e trate estes dados com base na jornada do funcionário registrada no sistema.  

Com o registro de ponto alternativo, nada disso é necessário. A sua empresa consegue acompanhar em tempo real todas as marcações de ponto realizadas, sem que seja preciso extrair as informações do aparelho. 

Ele também calcula de forma automática e diária os registros dos colaboradores. Isso quer dizer que, ao passo em que o colaborador vai registrando o ponto, o sistema já vai somando suas horas e faz os apontamentos, de acordo com a jornada de trabalho cadastrada. 

No ponto online, você fica sabendo de tudo o que acontece na jornada dos funcionários. 

Portanto, você pode anexar atestados ou lançar dispensas, a qualquer hora, sem precisar deixar todas as informações acumuladas ao longo do mês. 

Além disso, o próprio colaborador pode inserir observações em sua folha de ponto, e dividir a tarefa de tratamento com o RH ou gestor da sua área.

Dessa forma, caso haja algo que ele queira ressaltar, como por exemplo: justificar o motivo de ter trabalhado a mais em determinado dia.

Para isso, basta que ele faça o acesso com permissões de funcionário e adicione a sua pendência. 

4. Cálculo automático

O cálculo de horas trabalhadas é algo bastante cansativo para todas as empresas. Por isso, ter um sistema que facilite esse trabalho pode otimizar bastante a rotina. 

No ponto alternativo, como vimos, as horas registradas são somadas automaticamente. 

Mas, não é só isso, o sistema também é capaz de identificar horas extras, horas noturnas, sobreaviso e possui diferentes regras de cálculo e fatores de transformação. 

Esses são apenas alguns dos benefícios do ponto eletrônico online. O PontoTel é um desses sistemas, e ele possui inúmeras ferramentas que podem facilitar o dia a dia da sua empresa e reduzir custos. 

Agende uma demonstração e aguarde o contato dos nossos consultores, eles irão te mostrar porque as grandes empresas confiam na nossa solução!

Como escolher o melhor software de ponto eletrônico online para sua empresa?

O primeiro passo para a escolha do seu novo sistema é ter em mente quais são as maiores dores da sua empresa em relação ao controle de jornada. 

Se a sua empresa está em busca de otimizar processos, o melhor é agregar a sua rotina um sistema eficiente que tenha funcionalidades correspondentes às necessidades da sua companhia. 

Então, você deve saber quais são as ferramentas do sistema, quais são os benefícios que ele entrega, como é o tratamento do ponto, quais são as formas de marcação de ponto, quais integrações ele faz e como ele poderá ajudar a sua equipe de RH/DP. 

Comece fazendo uma pesquisa de mercado e conhecendo alguns sistemas. Depois de separar as opções, veja quais são as empresas que já utilizaram a solução, suas funcionalidades e claro, conheça o sistema.

Por fim, peça uma demonstração e tire todas as dúvidas baseando-se nas suas necessidades. É importante que, no primeiro contato, você se certifique que o sistema irá atender às demandas da sua empresa. 

banner como funciona o software de ponto mais completo

Como treinar o time a usar o novo sistema de bater ponto?

imagem de uma mesa com notebooks em cima

Depois de escolher o seu novo sistema de ponto eletrônico, é importante saber como será a implantação dele na sua empresa. 

Muitos colaboradores são resistentes a mudanças e, quando falamos de controle de ponto, certamente você enfrentará problemas de adaptação. 

Por isso, sistemas como o PontoTel possuem uma implantação guiada, em que os colaboradores são treinados a utilizar o sistema até que estejam aptos a operá-lo sem problema algum. 

Após a implantação, ainda é possível contar com o suporte online, com tutoriais e manuais sobre todas as ferramentas do sistema. Então, se um dia você esquecer de algo, pode achar a resposta em poucos minutos de forma online. 

Já para o dia a dia, não se preocupe, pois a cada dia mais pessoas utilizam smartphones em suas rotinas. 

Para tanto, realizar a marcação de ponto por celular ou tablet não será um problema, podendo até mesmo ajudar na adaptação dos funcionários, que deixarão de usar os antigos relógios de ponto para passar a utilizar uma ferramenta mais tecnológica. 

Quer ver como é simples? Dá uma olhada no vídeo a seguir!

Vídeo explicando como bater ponto pelo aplicativo PontoTel.

Temos uma solução para você!

O PontoTel é um software de registro, gestão e tratamento de ponto inteligente, seguro e completo. Possui banco de horas com regras de cálculo personalizáveis, cálculo de horas automático, diversas medidas de segurança e integração com os principais sistemas de folha de pagamento.

É a solução de controle de jornada completa que a sua empresa precisava. Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos consultores e conheça a nossa solução!

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Conclusão

imagem de uma pessoa digitando em um teclado de notebook

Chegamos ao final desse texto, e agora com certeza você sabe muito mais coisas sobre o ponto eletrônico. 

Neste texto, nós vimos quais são os tipos, o que sua empresa precisa saber sobre a legislação trabalhista e qual é a melhor forma de controlar o ponto dos colaboradores da sua empresa. 

Aqui no blog da PontoTel temos diversos outros artigos que podem te ajudar a conhecer mais como funciona o ponto eletrônico online. Aproveite sua visita e conheça nossos outros artigos!

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