Bater Ponto: Qual a Importância do Registro de Ponto Para Empresas

pontotel controle de horas

Você já ouviu a expressão “quem bate ponto é peão”?

Isso é um mito! Essa idéia é totalmente equivocada e muito preconceituosa. Bater ponto garante benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam ele não é uma forma de vigiar os funcionários, mas sim de assegurar que todos os direitos do trabalhador estão sendo cumpridos de acordo com as leis.

Afinal é  uma via de mão dupla, eu não me sentiria segura trabalhando em um lugar onde não tenho como controlar a minha jornada, mesmo que seja trabalhando horas a mais ou a menos.

Acredito que você também não.

É por isso, que hoje o nosso assunto será bater ponto na empresa. Um assunto simples mas eu aposto que terão algumas coisinhas nesse texto que irão te surpreender.

Esses serão os principais tópicos que vamos discutir:

Sabe aquela expressão popular “fulano bate ponto em tal lugar?” não é disso que vamos falar, mas eu quero usar essa metáfora para começar o nosso papo.

O que é bater ponto?

Bom, se fulano bate ponto em tal lugar, significa que ele vai muito lá. Assim como nós vamos ao trabalho diariamente e batemos ponto.

Você saberia me dizer quantas horas você passa no trabalho por ano? É para isso que a gente bate o ponto.

Bater ponto é registrar os horários de trabalho do colaborador. Avisar a empresa quando o funcionário entrou, fez pausa, voltou da pausa e saiu.

Essa prática garante que todos cumpram os horários acordados e que os funcionários comprovem que o seu horário de trabalho foi realizado para no final do mês receber sua bonificação corretamente.

O que diz a lei do cartão de ponto? Bater ponto é obrigatório?

É bem comum usarmos o termo cartão de ponto. Mas a lei não tem essa nomenclatura, pois ela abrange todas as formas de registro de ponto.

O segundo parágrafo do artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que estabelecimentos com mais de 10 funcionários deve anotar o horário de entrada e saída de seus colaboradores seja em registro manual, mecânico ou eletrônico.

E nesses casos, o funcionário é sim obrigado a registrar seu ponto, não por lei, mas por uma política da empresa.

Por lei somente em dois casos o funcionário não é obrigado a registrar o ponto.

O artigo 62 da CLT  determina que estão liberados da obrigação de bater ponto:

  • Os cargos de confiança como os de gerentes e diretores
  • Quem trabalha em regime de home-office ou que não ficam alocados na empresa

Já para os estabelecimentos com menos de dez colaboradores, o ponto também é opcional.

E sim, a palavra é estabelecimento mesmo não empresa, pois, empresas podem ter mais de uma filial todas com menos de 10 colaboradores, e nesse caso ela não é obrigada a registrar o ponto.

Bom, eu imagino que controlar a jornada de mais de dez colaboradores sem usar algum sistema deve ser caótico. Mas, será que é só por isso que bater ponto está na lei?

Qual a importância de bater ponto em uma empresa

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No começo desse texto eu afirmei que a prática de bater ponto era importante tanto para o colaborador quanto para o empregador. Agora eu vou explicar o motivo.

Sem o controle de ponto seria impossível monitorar  a jornada dos colaboradores, identificar atrasos, faltas, horas extras entre outras inconsistências.

E não somente isso, vou te contar uma história triste agora.

Um funcionário foi demitido e moveu uma ação contra a antiga empresa. Alegando justamente o que?

Horas extras, aliás esse tema possui o maior número de processos registrados no Tribunal Superior do Trabalho em 2018.

Ao todo são 32.476 processos registrados referente a horas extras.

Mas, voltando a nossa história.

Na justiça, o funcionário alegou que realizava muito mais horas extras do que era permitido por lei.

E a empresa não tinha provas de que o funcionário não realizou aquelas horas extras, pois o controle de ponto estava em manutenção e a empresa estava sem verba para o conserto imediato.

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E achou que não teria problemas em ficar com o aparelho sem funcionar durante um tempo, passando os funcionários para controle de ponto manual passível de alterações.

O resultado da ação foi ganho de causa para o ex-funcionário.

Dessa história podemos tirar tantas lições que nem sei por onde começar. E pelo número de processos relacionados a horas extras podemos ver que essas histórias são mais comuns do que imaginávamos.

Vamos identificar os problemas nessa historinha?

Contar demais com a sorte.

Sabemos que a relação de trabalho é um contrato entre duas partes, onde o funcionário se compromete a executar suas obrigações para a empresa e a empresa paga um salário integral a ele por isso.

E como em toda relação de troca, às vezes uma das partes pode não seguir o acordo como esperávamos.  

E nesse caso a empresa contou demais com a sorte por ficar com o relógio de ponto sem funcionar durante muito tempo, não podendo comprovar se o funcionário estava fazendo alegações falsas ou não.

Não programar custos

Os relógios de ponto convencionais são bastante úteis.

Porém não tem um bom custo benefício e uma simples manutenção gera um gasto não programado, o que para algumas empresas pode ser preocupante.

Por isso, antes de aderir aos relógios de ponto, a empresa deve ter conhecimento dos possíveis gastos com instalações, manutenções e insumos como bobina de papel para o comprovante que a máquina emite toda vez que o funcionário bate ponto.

Olha eu arrisco a dizer que se essa empresa tivesse um sistema alternativo de controle de ponto, para seus funcionários talvez essa história não teria um final triste.

Bater ponto é muito importante, mas não só isso, todo o processo de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores também é.

Como isso pode reduzir custos

Com essa história nós vimos que ter controle do ponto dos colaboradores e tudo devidamente funcionando pode livrar a empresa de custos com processos trabalhistas.

Implantar um bom sistema de bater ponto eletrônico, também reduz custos com manutenção e é ideal para pequenos negócios, que não possuem tanta verba para manutenção.

Além de todas as facilidades que sistemas alternativos como os da PontoTel trazem, como  não se limitarem a apenas um modo de bater ponto.

Como pode ser feito o registro de ponto do colaborador

O sistema da PontoTel oferece três meios de registro de ponto, o colaborador pode utilizar:

  • Aplicativo (Celulares e Tablets)
  • Telefone
  • Computador

Com tantas opções não tem chance de ficar sem bater ponto na empresa. E todas essas formas são seguras e estão de acordo com a portaria 373 do Ministério do Trabalho.

Por falar em lei, vamos relembrar que controlar o ponto dos colaboradores está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Entenda o Artigo 74 da CLT

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O segundo parágrafo do artigo 74 da CLT, prevê que estabelecimentos com mais de dez colaboradores, é obrigatória a prática de bater ponto, seja em registro manual, mecânico ou eletrônico.

Viu só, bater ponto não é coisa de peão não, é direito do trabalhador e também uma garantia ao empregador.  

Agora que eu já te falei sobre a importância de bater ponto, vamos fazer aquele jogo de perguntas para ver se não restou nenhuma dúvida.

Dúvidas comuns sobre bater ponto em empresas

Qual a quantidade mínima de funcionários para implementar controle de ponto?

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Bom, como vimos acima a partir de dez funcionários é obrigatório implementar algum tipo de controle de ponto. Mas, será que existe uma quantidade mínima para isso?

Não, o controle de ponto é uma questão de segurança e antecipação de problemas. Algo que uma boa gestão deve estar sempre atenta.

Como funciona o desconto por falta de marcação de ponto?

Nesses casos, por lei não tem nada que diga qual procedimento deve ser adotado nesses casos.

Depende da política de cada empresa, no caso, se o trabalhador faltou pode haver o desconto, caso seja apenas um caso de não ter batido o ponto, não é válida essa prática.

Como fazer o comunicado aos funcionários sobre ponto eletrônico?

A comunicação deve ser feita pelos principais canais da empresa e também pode ser feita um a um para evitar que os funcionários não registrem o ponto.

Aqui na empresa por exemplo, ao contratarmos um novo colaborador ele recebe um termo onde é explicada a nossa maneira de controle de jornada, e que ele deve bater o ponto todos os dias.

Esqueci de bater o ponto, e agora? A empresa pode dar advertência ao funcionário por não registrar o ponto?

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Esse é o mesmo caso da falta de marcação de ponto, não cabe o desconto, mas pode caber uma advertência caso seja recorrente o esquecimento.

Por isso, a empresa deve fazer uma boa comunicação e mostrar para os colaboradores que bater ponto é uma coisa positiva e não apenas uma obrigação.

Mostrar que registrar o ponto corretamente evita que ele seja descontado, além de garantir pagamento correto por sua jornada de trabalho realizada.

O funcionário pode bater o ponto online? Entenda as regras

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Sim, os controles de ponto alternativo são regulamentados pela portaria 373.

E as principais regras são que o sistema não pode impedir que o funcionário bata o ponto, nem que ele precise de autorização para registrar horas extras.

E a mais importante delas claro, que esteja disponível no local de trabalho para os colaboradores registrarem seu ponto.

Uma dica.  Aqui nós selecionamos um dispositivo com o sistema da PontoTel ligado para registro de ponto dos funcionários, e deixamos ele na entrada da empresa para que ninguém esqueça.

Veja os benefícios do sistema de controle de ponto alternativo

Lá em cima eu citei que um dos benefícios do controle de ponto alternativo era o seu baixo custo.

Ele não precisa de manutenções físicas e nem passar por situações de ficar fora do ar por conta de concerto.

Mas não só isso, atrelado ao baixo custo vem a facilidade de Gestão de Ponto.

Imagina que você pode acompanhar em tempo real quais colaboradores já bateram o ponto, sem precisar extrair nenhum dado do aparelho que registra o ponto.

Isso acontece porque assim que o colaborador registra o ponto na entrada ele já sobe para o sistema automaticamente. Isso já facilita a identificação de atrasos ou horas extras e ajuda na hora do fechamento.

Também é mais fácil de se trabalhar com banco de horas.

O sistema de controle de ponto alternativo calcula todos os dias o banco de horas do funcionário, quantas horas positivas ou negativas ele tem.

Junto a isso existe a opção do funcionário ter acesso a essa informação e fazer sua auto-gestão de banco de horas.

Tenho relatos de empresas que adotaram esse tipo de comportamento e reduziram bastante a ociosidade dos seus colaboradores.

Bom, o controle de ponto alternativo é só vantagens, bom preço, facilidade e ainda ajuda o RH no fechamento de folha de ponto.

Conclusão

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Nesse texto já derrubamos a afirmação de que “bater ponto é coisa de peão.

Pois, quanto mais organizada a empresa for melhor para o funcionário e para a própria organização.

Também vimos o perigo de não se ter um bom controle de ponto, eu espero que você tenha lido com atenção a historinha que contei aqui.

Acredite o seguro morreu de velho. Não se pode contar só com a sorte quando lidamos com pessoas.

Por isso, se você ainda não adotou o controle de ponto só porque sua empresa tem menos de dez colaboradores, corra e adote um.

E se o problema for o custo, é só fazer a conta, com todo o custo de comprar um relógio de ponto, instalar, comprar insumos e ainda arcar com manutenções, você tem o sistema da PontoTel por um ano sem taxa de adesão ou fidelidade.

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