Bonificação para funcionários: como funciona, quais os tipos e como promover esse incentivo!
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Time Pontotel 25 de março de 2024 Departamento Pessoal
Bonificação para funcionários: como funciona, quais os tipos e como promover esse incentivo!
A bonificação é uma forma de incentivo para atrair talentos do mercado de trabalho e recompensar funcionários com bons desempenhos. Saiba mais!
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O anúncio de uma bonificação é uma das surpresas mais felizes que seus funcionários desejam, já que esse tipo de recompensa exibe um gesto de valorização de quem trabalha duro para fazer sua empresa crescer.

Compreender a magnitude da bonificação no local de trabalho é o primeiro passo que o setor de RH deve fazer para pensar qual recompensa será a mais apropriada. Felizmente, existem muitos tipos de bonificação que você pode escolher para atender às necessidades da sua empresa e às expectativas de seus funcionários. 

Neste artigo, será explicado tudo sobre como funciona a bonificação, os seus principais tipos e muito mais. Confira os tópicos que você encontrará daqui por diante:

Boa leitura!

O que é bonificação?

A bonificação na empresa é um incentivo concedido ao funcionário após o alcance de uma meta de desempenho. Apesar de não ser um incentivo obrigatório, a bonificação é considerada um gesto de agradecimento pelo bom desempenho do funcionário e pode trazer impactos positivos para a rotina de uma empresa.

Algumas bonificações podem ser concedidas a um funcionário ou a um departamento da empresa, enquanto outras podem ser concedidas a toda a força de trabalho em caso de uma grande vitória ou comemoração. 

A participação nos lucros, por exemplo, é uma bonificação interessante porque o empregador divide uma parcela dos lucros que a empresa obteve em determinado período. Essa bonificação mostra aos funcionários que eles são os responsáveis pelos bons resultados da empresa e, por essa razão, merecem usufruir de seu crescimento.

Para que serve?

O fator motivacional é a principal utilidade de uma bonificação. Os bônus, como também são chamados, são um meio para que as empresas mantenham uma alta performance de sua equipe. Eles incentivam os funcionários a buscarem seu melhor desempenho de forma consistente com uma recompensa extra por bater ou superar metas.

As bonificações também mantém sua equipe alinhada a objetivos estratégicos. Um dos passos fundamentais antes de pensar em qualquer tipo de recompensa é definir quais metas os funcionários deverão alcançar. Apenas depois disso é possível planejar as bonificações que melhor recompensem a equipe.

Como funciona uma bonificação?

Uma pessoa passando cédulas de 100 reais para outra pessoa

Do ponto de vista da lei, não há normas específicas sobre como a bonificação deve funcionar dentro das empresas. Então, cabe à cada equipe de RH, junto com outros departamentos, determinar como esse incentivo será concedido a seus funcionários. 

A bonificação pode ser oferecida aos trabalhadores em diversos formatos (valor somado ao salário, valor separado do salário, voucher, viagens, participação de lucros, etc.) e diferentes periodicidades (semanal, mensal e assim por diante).

Apenas é obrigatório que todas bonificações sejam lançadas em folha de pagamento quando são concedidas como valor somado ao salário do funcionário, sujeitando-se à incidência dos encargos de INSS e FGTS.

Diferença entre bonificação e gratificação

Apesar de nomes diferentes, bonificação e gratificação se referem ao mesmo incentivo não obrigatório dado aos funcionários. Segundo o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tanto as gratificações quanto as bonificações integram o salário como “gorjetas”. 

Diferença entre bonificação e PLR

Não há diferenças entre bonificação e PLR. Na verdade, a PLR é um tipo de bonificação concedida aos funcionários de uma empresa. Enquanto o termo “bonificação” serve para se referir a toda e qualquer forma de incentivo aos funcionários, usa-se “PLR” para se referir a uma forma específica de incentivo

PLR, sigla para Participação nos Lucros ou Resultados, é um pagamento feito pela empresa que obteve lucros em determinado período. Assim, uma parte do lucro que a empresa obtém é distribuída ao grupo de funcionários que foi diretamente responsável por esse desempenho positivo.

A bonificação integra o salário?

A bonificação financeira pode ser integrada ao salário de um funcionário, embora não seja uma determinação legal ou obrigação. A principal vantagem de fazer essa integração é que sua empresa passa a oferecer uma política de remuneração atraente para talentos do mercado de trabalho e um salário mais vantajoso que o da concorrência.

Como foi visto, quando ocorre uma bonificação no salário, o valor acrescido deve obrigatoriamente ser lançado na folha de pagamento.

Quais os principais tipos de bonificação?

Existem vários casos diferentes em que uma empresa pode oferecer bonificações. Dependendo do orçamento e dos objetivos da empresa, o RH pode fazer uma escolha diferente. Confira, a seguir, os principais tipos de bonificação.

Por desempenho

A bonificação por desempenho foca única e exclusivamente em desempenhos individuais e não necessariamente nos resultados. É preciso avaliar as contribuições dos funcionários com a ajuda de relatórios de desempenho e decidir sobre as porcentagens de bonificações para cada um.

Por metas batidas

Um homem comemorando em frente ao notebook

O ideal é que todas as bonificações estejam alinhadas aos objetivos da empresa. Você precisa avaliar como as bonificações incentivam os funcionários a ajudar sua empresa a alcançar metas em curto, médio e longo prazo.

Com base nesse parâmetro mais abrangente, o RH pode fazer uma gestão de metas e avaliar o desempenho para cada funcionário ou para toda a equipe.

Por equipe

O RH, junto com os gestores da empresa, pode planejar metas para cada departamento ou grupo de funcionários. Ao alcançar tal meta em determinado período, os funcionários podem receber bonificações da empresa.

Por evolução profissional

Sua empresa pode oferecer bonificações vinculadas ao término de cursos livres, graduação ou pós-graduação, à realização de oficinas, à participação em eventos e palestras. Isso demonstra que o RH acompanha e valoriza o crescimento e o aprendizado contínuo de seus funcionários.

Os profissionais que têm incentivos regulares para aprender, desenvolver e avançar em suas próprias carreiras têm maior probabilidade de permanecer na empresa em que atuam. Além disso, eles podem usar seus novos conhecimentos e habilidades para contribuir com o crescimento da empresa.

Por tempo de serviço

O Adicional por Tempo de Serviço, também conhecido como ATS, é um acréscimo que o funcionário recebe na folha de pagamento ao completar um certo período empregado na empresa. Por exemplo, a cada ano que o funcionário permanece contratado, o seu salário pode receber um acréscimo. Contudo, a periodicidade varia conforme a empresa.

Por criatividade e inovação

Quando um colaborador ou uma equipe trazem uma ideia inovadora, algo fora da rotina que, além de criativo, faz toda a diferença nos resultados da empresa, você tem uma ótima oportunidade de oferecer-lhes uma bonificação. Essa recompensa valoriza o potencial criativo dos colaboradores e incentiva que eles tenham mais ideias inovadoras.

Buscar novas soluções dentro ou fora da empresa, de maneira descentralizada, permite que as ideias inovadoras possam contribuir para a criação e para o desenvolvimento de projetos que levem sua marca a ganhar maior destaque no mercado. Esse é um dos pilares de um modelo de gestão conhecido como inovação aberta.

Quando você e sua equipe pensam fora da caixa, estão dando boas-vindas à inovação aberta e permitindo que haja uma maneira não convencional de apresentar ideias melhores para a empresa.

Qual a importância de promover a bonificação para funcionários?

Muitas vezes, a bonificação é oferecida porque é isso que o mercado diz para as empresas fazerem. Afinal, se uma empresa do mesmo segmento está oferecendo bonificações para seus funcionários, as demais podem se sentir obrigadas a fazer o mesmo para competir por bons talentos do mercado de trabalho. 

Contudo, essa não é a única razão pela qual as empresas devem promover a bonificação. O benefício também é importante porque incentiva funcionários a trabalharem duro para ajudar a empresa a ter sucesso. Quando as pessoas sabem que podem ganhar mais dinheiro ao gerarem mais receita, elas se sentem motivadas para trabalhar.

Quais os principais impactos para a empresa?

Um grupo de pessoas jogando papeis para os ares e comemorando

Para a empresa, dar ao funcionário a oportunidade de aumentar a remuneração dele em troca de desempenho é uma estratégia capaz de aumentar a produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais tranquilo. Entenda mais sobre os impactos da bonificação a seguir.

Competição saudável e aumento da produtividade

Competir por uma bonificação individual pode criar um clima de agitação e diversão dentro do escritório. Essa competição amigável entre os funcionários provavelmente terá um impacto positivo na produtividade da empresa toda, pois eles aumentarão a produção diária na tentativa de receber o bônus.

Colaboração entre a equipe

Alcançar uma meta compartilhada e receber uma bonificação coletiva ajuda a criar uma sensação de camaradagem dentro da sua equipe. Isso pode melhorar o clima organizacional do escritório e fazer da sua empresa um lugar ainda melhor para trabalhar.

Redução de custos com recrutamento e seleção

Funcionários que recebem uma bonificação atraente são mais propensos a se sentirem valorizados ​​e demonstrarem lealdade à empresa. Como consequência, o seu RH perceberá uma redução na taxa de rotatividade e nos gastos com o processo de recrutamento de novos profissionais.

Como o RH deve promover esse incentivo?

Um programa de incentivos aos funcionários que inclua a bonificação tem enormes impactos, mas por onde você deve começar? Aqui estão algumas estratégias que sua equipe de RH precisa planejar para integrar esse incentivo à empresa.

Realize pesquisas internas

Os membros da equipe não trabalharão duro para atingir um objetivo se não forem compensados ​​de uma maneira significativa para eles. Portanto, o ponto de partida para criar um plano de bonificação é conhecer o perfil dos funcionários.

Buscar feedback dos funcionários por meio de pesquisas internas é a melhor maneira de personalizar seus incentivos. Portanto, aproveite estratégias como mapeamento de jornada e design thinking para descobrir as necessidades do seu público interno. 

Use uma plataforma ou formulário de pesquisa para pescar informações valiosas dos funcionários. Eles são a sua mais favorável fonte para obter uma melhor compreensão de quais incentivos terão maior impacto. As pesquisas podem lhe fornecer ideias sobre questões que você não teria pensado se não fosse com a ajuda da sua equipe.

Considere um canal de feedback sempre ativo que possa manter a porta aberta para que os funcionários compartilhem suas opiniões a qualquer hora e em qualquer lugar.

Defina metas

Considere definir metas de desempenho para sua equipe antes de dar uma bonificação. Por exemplo, se você possui uma empresa de varejo, pode oferecer uma bonificação para os funcionários que aumentarem suas respectivas vendas em 10% nos próximos dois meses. O bônus torna-se, dessa maneira, um incentivo para os funcionários atingirem a meta.

Não se esqueça de revisar as expectativas da sua empresa para determinar onde a bonificação poderá ajudá-la. As metas de desempenho para sua equipe devem estar alinhadas com objetivos mais abrangentes da sua empresa.

Comunique de forma assertiva

Certifique-se de que todos saibam sobre as bonificações para aumentar a conscientização e incentivar a participação de toda a empresa.

O RH pode fazer isso ajudando líderes a realizar campanhas contínuas que envolvam os funcionários e os mantenham participando. Essas campanhas podem incluir táticas como pôsteres, mensagens divertidas por e-mail e reuniões rápidas.

Não se esqueça de fornecer informações sobre as políticas de incentivo no processo de integração de novos funcionários para que todos sejam instruídos logo no primeiro dia.

Coloque em prática

Após personalizar as bonificações com base em pesquisas internas com os funcionários, é hora de executá-las.

Nessa etapa, verifique continuamente o engajamento dos funcionários para garantir que as bonificações estejam gerando efeitos positivos. Também pode ser útil para os líderes marcar reuniões para revisar os resultados e criar planos de ação juntos.

Conclusão

Integrar a bonificação para funcionários na política de incentivos pode ser um pouco complicado, especialmente caso o seu RH tenha um orçamento apertado para benefícios. No entanto, você deve observar que seus funcionários mais qualificados merecem esse tipo de incentivo, pois trabalham duro e fazem o possível para fazer a empresa crescer. 

Apenas se certifique de alinhar as bonificações ao orçamento e aos objetivos da sua empresa antes de decidir oferecê-las aos funcionários. Fazendo isso, você garantirá que as bonificações não gerem prejuízos financeiros e direcionem o desempenho dos funcionários. 

As dicas deste artigo podem ajudar seu RH a obter sucesso com essa estratégia. Para mais dicas sobre benefícios corporativos e gestão de RH, aproveite para conferir os materiais gratuitos que estão disponíveis no blog Pontotel.

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