Você sabia que equipes de alta performance trazem grandes resultados e impactos para as empresa? Confira!

imagem de dois homens e duas mulheres sorrindo se cumprimentando em um círculo

Montar uma equipe de alta performance, com profissionais engajados e qualificados, faz parte das principais metas das empresas que desejam se destacar no mercado. Mas, como é possível reunir pessoas talentosas e fazer o negócio prosperar?

Sem dúvidas, esse é um dos maiores desafios dos gestores de uma empresa. Sendo assim, não basta realizar um processo seletivo completo e contratar bons profissionais. É necessário também ter uma boa gestão de talentos.

Para isso, é fundamental ter uma cultura organizacional que possibilite o desenvolvimento dos colaboradores. E a primeira etapa está no reconhecimento das habilidades dessas pessoas e inclusão delas nas decisões internas.

Afinal, o sucesso de uma estratégia é apenas o resultado de um trabalho bem feito, realizado por uma equipe comprometida. 

Sendo assim, seu trabalho como líder é melhorar a performance da sua equipe e tornar a convivência melhor possível. Sem esse cuidado, será inviável ter bons resultados e alcançar o sucesso tão almejado.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te explicar quais são as principais qualidades que você deve buscar nos seus colaboradores. Além disso, você saberá também como atingir os melhores resultados na sua empresa. Sendo assim, você verá nesse artigo:

Acompanhe!

gestao de jornada e redução de custos

O que é alta performance?

Alta performance é um conceito que está associado ao comportamento positivo de um ótimo profissional. Geralmente, ele supera as expectativas dos gestores e possibilita bons resultados. Ou seja, essas pessoas possuem competências profissionais importantes para alavancar a organização na qual trabalham.

Ademais, elas podem contribuir para a empresa com a alta produtividade, auxiliando os colegas ou dando ideias inovadoras. Além disso, esses colaboradores são motivados, buscam aprimorar suas habilidades e tem seus objetivos pessoais alinhados aos da empresa, pois acreditam no propósito dela.

Como resultado, temos pessoas bem-sucedidas numa função específica e que se destacam em determinadas tarefas. E a partir daí, é possível formar equipes de alta performance.

Então, se você ficou curioso para saber como montar um time de alta performance, confira a seguir como conquistar esse objetivo.

O que são equipes de alta performance?

imagem de um grupo de pessoas em pé ao redor de uma mesa olhando para folhas com gráficos

Equipes de alta performance ou de “alto desempenho” são grupos de pessoas que utilizam habilidades específicas e complementares entre si para o desenvolvimento de atividades dentro das empresas. Em outras palavras, essas equipes são compostas por indivíduos com objetivos em comum e que trabalham em prol do negócio. 

Sabe-se que uma das maiores dificuldades das organizações é contratar profissionais qualificados. Porém, é mais complicado ainda fazer com que esses colaboradores se integrem ao restante da equipe.

Ademais, pode ocorrer de um determinado profissional se sentir desvalorizado e não reconhecido pelas suas habilidades. Isso resulta na desmotivação e sua saída do local, além da necessidade de contratação e treinamento de uma nova pessoa, que leva a aumento dos custos e insatisfação de outros membros da equipe.

Dessa forma, o conceito de equipe de alta performance se associa ao trabalho em grupo, no qual todos estejam alinhados aos propósitos da empresa. É fundamental que essas pessoas confiem uns nos outros e se reconheçam como importantes dentro da organização. Para isso, é necessário:

  • Compreensão e flexibilidade para se adaptar a diversas circunstâncias e ambientes;
  • Alinhamento dos objetivos pessoais com os da empresa;
  • Empatia ao se relacionar;
  • Capacidade de resolver conflitos;
  • Inteligência emocional;
  • Comprometimento e proatividade.

Certamente essas características são bastante requisitadas pelos profissionais que integram equipes de alta performance. Por isso, conheça a seguir mais um pouco sobre as características que se espera encontrar nesse tipo de equipe.

Principais características deste tipo de equipe

As principais características que podem ser encontradas nas equipes de alta performance são:

Equipes multidisciplinares

Equipes de alta performance geralmente são compostas por talentos com habilidades múltiplas e que agregam ao trabalho cada um da sua maneira. Ou seja, para o sucesso da organização é fundamental haver uma diversidade, com pluralidade de culturas, competências e formações.

Autogestão e autonomia

Mesmo que haja a necessidade de ter um líder, é fundamental que as equipes de alta performance possam se autogerenciar. Ou seja, a função de cada colaborador e as responsabilidades sobre ela devem ser bem claras. Enfim, não há a dependência de um superior para que as atividades possam ser executadas. 

Senso de liderança

Uma liderança humanizada é composta por profissionais inspiradores e motivadores. Por isso essa característica é tão requerida nessas equipes.

Antecipação de problemas

A capacidade de antecipar cenários é uma das maiores qualidades das equipes de alta performance. Sendo assim, fazer projeções e antecipar problemas pode evitar situações e problemas que colocam em risco os resultados coletivos.

Foco em solução

Focar nos problemas nem sempre é positivo, a menos que o grupo deseje encontrar a causa deles. Por isso, o ideal é ter foco na solução e buscar finalizar a questão de imediato.

Cultura colaborativa

Outra característica importante de equipes de alta performance é a promoção de uma cultura colaborativa, onde todos se ajudam mutuamente. A partir daí é estimulada a confiança entre os colaboradores e líderes.

Alta comunicação interna

A assertividade na comunicação interna é altamente importante para a assertividade do negócio. Afinal, nenhuma equipe deseja passar por entraves por falta de diálogo.

Qual a importância das equipes de alta performance para empresas?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa juntando as mãos no centro se cumprimentando

Contar com uma equipe de alta performance, com pessoas comprometidas, qualificadas e engajadas com a organização é importante para empresas que desejam se destacar no mercado. Então, mesmo que você tenha poucos funcionários atuando, é fundamental investir nessas pessoas para alavancar o seu negócio.

Além disso, a competitividade do mercado de trabalho é um dos principais impulsionadores para que as empresas invistam em ações diferenciadas com o objetivo de destacar o negócio. E sem dúvidas, para alcançar os resultados e ter uma vantagem competitiva diante de outras empresas, é crucial ter um time qualificado.

Vale salientar que o termo “equipe de alta performance” é utilizado para designar os colaboradores que possuem habilidades complementares. Geralmente, eles a utilizam para melhorar os resultados de uma empresa. 

Porém, para chegar ao time ideal, é fundamental realizar uma contratação criteriosa e aplicar programas de treinamento e capacitação. Além disso, é crucial ter uma liderança que saiba gerir pessoas que estejam ao seu comando.

Quer saber como colocar isso em prática? Mais adiante você saberá como implementar esse modelo na sua empresa e ter equipes mais funcionais.

Benefícios de um time com alta performance

Os benefícios de um time com alta performance são muitos. Porém, listamos aqui os principais para você saber as vantagens de ter uma equipe motivada:

  1. Aumento da produtividade

Se os colaboradores atuam num espaço de livre expressão e onde o relacionamento com as lideranças é estimulado, certamente o desempenho será satisfatório. Sendo assim, a produtividade no trabalho é apenas uma consequência natural.

Considerando que as pessoas estarão mais motivadas, certamente elas se dedicam mais às suas tarefas. Sendo assim, times produtivos se mantém mais focados nas soluções do que nos problemas.

  1. Aumento dos lucros

Se há uma maior produtividade e entrega nas equipes de alta performance, a tendência é que a empresa também tenha mais lucro. Sendo assim, toda estratégia assertiva caminhará rumo ao sucesso do local.

  1. Redução da rotatividade

Quando o colaborador se sente valorizado, ele consegue enxergar mais oportunidades de desenvolvimento e crescimento na organização. Então, ele dificilmente olhará para outras oportunidades no mercado de trabalho.

Com isso, as taxas de turnover caem e as equipes de alta performance se tornam mais consistentes.

  1. Visão estratégica

Ter um grupo competente, hábil e talentoso, que sabe as suas habilidades, pode possibilitar ao RH ter uma visão melhor sobre a gestão. Sendo assim, sobrará tempo para visualizar e analisar a organização como um todo.

Principais impactos com equipes de alta performance

Como já mencionamos, um dos principais benefícios do desenvolvimento de equipes de alta performance é o aumento da produtividade. Porém, os impactos para o recursos humanos também são perceptíveis. Dessa forma, é possível ver líderes:

  • com uma melhor comunicação;
  • que resolvem conflitos mais rapidamente;
  • que desenvolvem metas mais desafiadoras;
  • com atitudes que inspiram;
  • que são confiáveis.

Sem dúvidas, construir equipes de alta performance é um tanto difícil. Por isso, o RH deve estar atento aos seus talentos antes de colocar em prática qualquer estratégia.

Como os gestores podem implementar esse modelo?

Antes de tudo, é importante entender o momento da empresa antes mesmo de montar uma equipe de alta performance. Ou seja, o RH deve identificar o que a organização tem a oferecer aos seus talentos se quiser ter uma equipe com desempenho elevado.

Para formar essas equipes, o gestor de RH deve dar todo o suporte para os colaboradores, ter um planejamento e desenvolver estratégias assertivas. Esse setor surge como um grande aliado da empresa, pois conecta os objetivos às necessidades de todos.

Por isso separamos algumas dicas para você construir um time de alta performance:

  • Desenvolvimento de lideranças

Sem uma liderança aberta ao diálogo, não há a possibilidade de desenvolver equipes de alta performance. Por isso, os líderes devem dar a devida autonomia aos seus colaboradores e confiar nessas pessoas, para assim, ter funcionários parceiros e fiéis.

  • Comunicação objetiva e clara

Indubitavelmente, a transparência na comunicação facilita os diálogos e padroniza a informação dentro da organização. Além disso, essa é a melhor forma de reduzir os ruídos e estimular a troca saudável entre os colaboradores que atuam na empresa.

  • Capacitação e treinamento

Os treinamentos dentro das empresas são essenciais para aprimorar os pontos fortes e ajudar a diagnosticar e fortalecer os pontos fracos de cada funcionário. Por isso, é dever do gestor investir em capacitação e possibilitar aos talentos mais aprendizado, que será devolvido em forma de produtividade.

Ademais, a capacitação é fundamental para melhorar as habilidades do colaborador e incentivar o crescimento profissional dele. Sem dúvidas, essa é uma forma de valorizar cada um e demonstrar o quanto eles são importantes para a organização.

  • Benefícios diferenciados

Ter um plano de saúde, um bom salário e outros benefícios é importante para a alta performance das equipes. Por isso, as empresas que desejam ter profissionais motivados e comprometidos devem tornar esses direitos mais atrativos.

Por exemplo, você pode tornar o horário mais flexível, implementar o trabalho home office e dar folga ao funcionário aniversariante. Sem dúvidas, esses benefícios farão a diferença na motivação do funcionário, que se tornará mais produtivo ao longo do tempo.

  • Feedbacks contínuos

Os seus colaboradores precisam saber quando estão errando ou acertando, para assim corrigir as falhas ou continuar com o bom trabalho. Por isso, dar um feedback contínuo é importante para a construção de equipes de alta performance.

Sendo assim, não cobre por resultados incríveis sem direcionar o seu colaborador sobre o que sua empresa precisa. Como já falamos anteriormente, mantenha uma comunicação ativa com ele.

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas juntando as mãos no centro em um círculo

Agora você já sabe o que é uma equipe de alto desempenho e como implementar esse modelo na sua empresa. Como mencionamos, treinar equipes de alta performance é crucial para o crescimento de uma organização. 

No entanto, antes mesmo de desenvolver estratégias de venda e marketing, é importante treinar os colaboradores e estruturar bem o seu time. Ofereça treinamentos e outros benefícios que sejam interessantes para ele.

Ademais, todas as áreas precisam estar alinhadas para que aumentem as chances de sucesso da empresa. Dessa forma, as funções podem ser melhor alinhadas e você saberá aproveitar melhor o potencial de cada pessoa.

Aliás, a formação de equipes consistentes não ocorre de um dia para o outro. Ou seja, essa construção leva tempo e reúne uma série de fundamentos, valores, interesses e objetivos. Sendo assim, o RH é o pilar fundamental para que melhorias e mudanças ocorram na organização. Além disso, é ele quem dará o suporte à gestão e aos colaboradores.

Para compreender melhor sobre esse assunto, confira um guia sobre a gestão de recursos humanos na prática. Acesse também outros conteúdos para te ajudar na gestão de pessoas no blog da PontoTel.

banner chega de utilizar mais de um sistema para fechamento
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima