[GUIA] Tudo sobre a gestão de recursos humanos na prática

imagem de pessoas sentadas em um escritório conversando

Esperamos que você goste desse conteúdo.

Que tal começar 2021 otimizando processos no seu RH? Conheça o PontoTel. Marque um contato!

O setor de RH é a parte da empresa que lida com tudo que diz respeito aos colaboradores. Esta área cuida da relação de trabalho desde o onboarding do colaborador até o fim de sua jornada na organização. 

Todavia, a passagem de um colaborador em uma empresa não se resume apenas ao momento de sua contratação e demissão, ao longo desta trajetória existe sua permanência na empresa, e é nesta parte que o RH atua. 

O RH trabalha para que tudo corra bem durante essa relação empregatícia, ele é a ponte entre a empresa e seus funcionários e precisa defender o interesse de ambos. 

Portanto, para tudo funcionar de forma eficiente, é necessário uma boa gestão de recursos humanos. Dessa forma,  quem coordena esta área deve ser  completamente capaz de lidar com todos os desafios e responsabilidades que envolvem o setor. 

Se você está em busca de saber um pouco mais sobre o que é gestão de recursos humanos e quais são suas principais atribuições, está no lugar certo! 

Neste artigo, iremos descobrir um pouco mais sobre o tema. Veja os principais assuntos tratados aqui:

Boa leitura!

O que é a gestão de recursos humanos?

A gestão de recursos humanos se trata de uma parte importante de uma empresa. Isso, pois funciona para coordenar o setor de RH. 

Assim, a gestão atua em práticas que visam o melhor funcionamento da área para que uma empresa consiga manter uma boa relação com seus recursos humanos, ou seja, seus funcionários.

Qual é o objetivo da gestão de recursos humanos?

A gestão de recursos humanos tem como principal objetivo fazer com que tudo esteja funcionando na relação entre empresa e funcionário. Por isso, esta área cuida de tudo que envolve o colaborador, e costuma ter diversos subsistemas dentro de uma grande área. 

Suas principais atuações estão em:

Entre outras variando de empresa para empresa.

Contudo, independente do tamanho desta área, em qualquer organização a sua função principal é cuidar dos colaboradores. 

A função do gestor de RH é fazer com que todas as partes do setor estejam interligadas, para que a empresa esteja cuidando de seus funcionários da melhor forma. 

Quais são as responsabilidades da gestão de recursos humanos?

Dentre todas as responsabilidades do RH, algumas são primordiais para garantir uma boa gestão de recursos humanos, entre elas podemos destacar:

  • Manutenção do clima organizacional;
  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Plano de cargos e salários;
  • Desenvolvimento de cultura organizacional; 
  • Treinamento de liderança; 
  • Inovação; 
  • Parte operacional e setor pessoal.

Vamos descobrir mais sobre cada uma destas responsabilidades. 

Manutenção do clima organizacional

O clima organizacional é uma forma de medir se os colaboradores de uma empresa se sentem bem em relação ao seu trabalho. Em vista disso,  esse clima mede o grau de satisfação e insatisfação dos funcionários da companhia. 

É função da gestão de recursos humanos cuidar desse clima para que ele seja sempre o mais positivo e, assim, a empresa terá funcionários mais engajados. Funcionários engajados são mais produtivos e apresentam uma alta performance, gerando a certeza de que a empresa terá bons resultados e atingirá suas metas.  

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção também é uma das áreas que a gestão de RH precisa coordenar muito bem. 

É necessário ter processos eficientes e bem estabelecidos, que sejam capazes de atrair  os melhores talentos para a empresa. Chega de  processos seletivos longos e inacabáveis que demandam muito tempo e recursos da empresa. 

Treinamento e desenvolvimento

O RH precisa sempre estar de olho nas tendências de recursos humanos. Uma dessas tendências  é o treinamento e desenvolvimento não só para os colaboradores novos, mas também para aqueles que estão na empresa há muito tempo. 

Esta é uma maneira de investir nos funcionários, dessa forma, eles estarão aptos para entregar  o melhor de si para a empresa. Além disso, treinar e desenvolver os seus funcionários diminui os índices de absenteísmo e turnover, uma vez que eles podem ver que a empresa tem a preocupação de investir neles. 

Plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários é uma das partes importantes de uma empresa desenvolvida pelo RH. Para isso, é importante que o gestor de RH esteja sempre  de olho nas tendências do mercado,  preparando meios de equiparar a sua empresa em relação a  outras de seu ramo. 

É importante se manter atento e promover salários competitivos, dentro do orçamento da empresa. Para isso, apostar em um plano de cargos e salários competitivos, além de investir em um bom plano de carreira é a saída. Assim, a empresa consegue se programar e crescer de forma sustentável, garantindo a satisfação de seus colaboradores com a sua remuneração. 

Desenvolvimento de cultura organizacional 

Uma boa cultura organizacional define o sucesso de uma empresa. Em uma era em que os funcionários prezam mais estar em um ambiente de valorização do que apenas receber um bom salário, uma cultura organizacional forte fará com que os colaboradores possam criar identificação com a empresa. 

É importante ter uma cultura pautada em modernidade e valores atuais, atitudes que promovam uma melhor qualidade de vida no trabalho, tenha foco na valorização da pessoa, entre outras práticas que tornam a empresa muito mais atrativa e um bom lugar para se trabalhar.

Treinamento de liderança 

O treinamento de liderança também é uma parte de atuação do RH, esse setor atua como responsável por toda a gestão de pessoas. Para isso, deve treinar e desenvolver pessoas para esse cargo, além de estar atento para coibir práticas de líderes ou gestores que vão contra os valores da organização.

Inovação 

Uma empresa que não inova, não se mantém por muito tempo em um mercado cada vez mais competitivo. 

Independente do seu setor de atuação, não investir em inovação e manter-se ligado às práticas do passado provam que a sua empresa não tem uma boa gestão de recursos humanos. 

E aqui não falamos apenas de ferramentas tecnológicas, mas sim de práticas inovadoras no RH, que tornam o setor mais estratégico, podendo contribuir muito mais para o sucesso do seu negócio.  

Parte operacional e setor pessoal

A parte operacional também faz parte da gestão de RH, essa é a parte que mantém tudo funcionando. Aqui podemos citar  o controle de jornada dos colaboradores, folha de pagamento, a gestão de benefícios, tudo o que é considerado um pouco mais burocrático e que precisa ser feito de acordo com as leis trabalhistas

É dever da gestão de recursos humanos manter essa parte alinhada com as regras trabalhistas, e garantir que ela seja feita da melhor forma tanto para a empresa quanto para os colaboradores. 

Essas são apenas algumas das responsabilidades da gestão de recursos humanos, garantir que cada um desses processos estejam ocorrendo de forma eficiente fará com que a empresa tenha uma boa gestão de RH.

Realizar gestão de pessoas é tarefa da gestão de recursos humanos?

Sim, como vimos a gestão de pessoas é uma das partes mais importantes da gestão de recursos humanos. 

A gestão de pessoas resume-se às práticas que uma empresa promove para cuidar do seu capital humano, e é uma tarefa da gestão de recursos humanos fazer com que essas práticas sejam as mais eficientes possível para aquela empresa. 

Como os sistemas de RH ajudam na gestão desse setor?

Até aqui, falamos sobre todas as obrigações da gestão de rh, mas não nos podemos esquecer de falar sobre como facilitar essa tarefa tão importante dentro de uma organização, e para isso os sistemas de RH são uma ajuda indispensável. 

A cada ano, surgem mais HR techs, que são empresas focadas em soluções para o setor de RH. Com elas, o RH se torna mais estratégico e tecnológico, em vista disso, as empresas podem contar com uma importante redução de custos. Além disso, aquelas tarefas, que antes demandavam muito tempo dos funcionários do setor, podem ser otimizadas com a ajuda de um software de rh

Isso quer dizer que todo final de mês, quando o RH costuma ficar enlouquecido com o fechamento de folha de ponto ou cálculos da folha de pagamento, agora pode ser menos estressante. Para isso, basta otimizar essas tarefas utilizando a tecnologia no RH

Além de economia de tempo e custos, os sistemas de RH ajudam na gestão como um todo, pois, através de sistemas inteligentes, é possível coletar dados que favorecem a gestão dos colaboradores. 

Então, a tecnologia em gestão de recursos humanos pode tornar tudo mais eficiente sem muito esforço humano. Basta que os funcionários do RH saibam operar o sistema, além de programar de acordo com suas necessidades. 

O ano de 2020 nos mostrou o quanto a tecnologia é cada vez mais necessária dentro das organizações, e o quanto as empresas tiveram que se adaptar em pouco tempo ao cenário online. Por isso, se a sua empresa ainda não fez essa transição, a melhor hora é agora. 

Para isso, confira a próxima dica. 

  1. Controle de jornada com o PontoTel

Quando as empresas tiveram a necessidade de migrar suas operações às pressas para o home office,  uma das primeiras preocupações que surgiu foi: como controlar a jornada dos funcionários à distância? 

Como se não bastasse todo o problema de logística que diversas empresas enfrentaram, funcionários em suas casas em horários desordenados não podiam ser mais um problema. 

Contudo, este é um desafio fácil de resolver, para isso, existe o controle de ponto online

A PontoTel é uma empresa que desenvolve soluções corporativas para controle de jornada. O sistema PontoTel funciona de forma online e permite que as empresas possam controlar o ponto de seus funcionários à distância. 

Além da coleta dos horários, esse sistema ainda é um aliado da gestão de pessoas, uma vez que, com os dados coletados no registro de ponto, ele é capaz de produzir relatórios gerenciais que ajudam na tomada de decisão. 

Com ele, é possível coletar índice de absenteísmo, horas extras e até mesmo ter um banco de horas robusto com cálculos personalizados, de acordo com as necessidades da organização. 

É muito mais do que um sistema de ponto, é um importante aliado da sua gestão de recursos humanos. 

Quer conhecer como ele funciona na prática? Agende um contato preenchendo o formulário abaixo. Os nossos consultores especialistas em controle de ponto irão entrar em contato em menos de 15 minutos no horário comercial. 

banner animado pontotel

Depois de tudo que falamos aqui, se você é um profissional do RH, com certeza deve ter pensado em como você pode se tornar um gestor de RH, confira a próxima dica. 

Para o funcionário: o que devo fazer para ser um gestor de RH?

Como vimos, a tecnologia tem sido cada vez mais aliada do setor de recursos humanos. Por isso, se você  almeja o cargo de gestor de RH em sua carreira, a primeira das dicas é estar atento às inovações da área, seja em ferramentas ou em relação a novas práticas. 

Com a constante valorização do setor de recursos humanos, a cada dia surgem novas práticas para melhorar algum processo ou necessidade das empresas. 

Por esse motivo, é importante que você esteja atento a todas essas inovações, como people analytics, employer branding, big data, softwares de rh e tudo que possa contribuir para a sua gestão. 

Além de tudo que falamos acima, a formação é uma etapa importante. Por isso, além do tecnólogo, você deve apostar em certificações e até mesmo quem sabe uma pós graduação. 

É importante que o gestor de RH domine todas as áreas desse grande setor, dessa forma, certificações, cursos e especializações nunca serão  demais, e podem te ajudar a chegar ao seu objetivo. 

Conclusão

Chegamos ao final desse texto, e aqui você pode entender um pouco mais sobre a importância da gestão de recursos humanos dentro das empresas. 

Aqui, nós vimos quais são as principais atribuições da gestão de RH, o que sua empresa deve estar atenta para se manter competitiva no mercado e como você pode se tornar um gestor de RH. 

Se gostou desse texto, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem mais sobre as práticas de gestão de recursos humanos. 

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima