Recursos humanos: tudo o que você precisa saber e principais benefícios!

grupo de colaboradores reunidos

Somos TOP of Mind de RH!

Estamos entre os finalistas do prêmio Top Of Mind de RH 2021, na categoria Controle de Frequência. Agora, precisamos da sua ajuda para ir ainda mais longe e levar o prêmio. Clique aqui e vote PontoTel!

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Se você é um profissional dessa área, certamente sabe a quantidade de processos e atividades das quais o RH é responsável. 

Investir, valorizar e incentivar esse setor é primordial para manter a competitividade de mercado do seu negócio. 

Em decorrência dos avanços tecnológicos, a maioria dos setores das empresas sofreram mudanças e automatizaram os seus processos, deixando tudo mais ágil. 

O RH não ficou de fora dessas mudanças, e a tecnologia está cada vez mais presente na área. A modernização ocorreu desde processos simples, como relatórios indicadores de gestão de pessoas, até aos mais complexos e que requerem mais atenção, como a gestão de ponto

Existem diversos pesquisadores renomados que estudam essa área, e teorizam as práticas do RH, em busca de tornar as tarefas deste setor mais eficientes. 

No entanto, sabemos que para aprender, de fato, sobre esse setor, é necessário vivenciar e fazer parte do dia a dia dos processos, além de se atualizar constantemente nas novidades, com cursos complementares, especializações e, até mesmo feiras de inovação. 

Quer entender mais sobre a importância do setor de Recursos Humanos e conhecer detalhadamente as responsabilidades e funções da área? Então você está no texto certo!

Durante a sua leitura, abordaremos os seguintes tópicos:

Boa leitura!

Banner PontoTel Controle de ponto

O que é recursos humanos?

O Recursos Humanos é um setor da empresa responsável por diversos processos que envolvem a companhia e seus colaboradores. Como o nome já diz, a área é responsável por cuidar das pessoas que fazem parte da organização. 

O departamento também é conhecido como RH e surgiu no século XX, visando resolver as burocracias que fazem parte da vida de um funcionário na empresa. Como nome já diz, o RH trata dos recursos humanos da empresa ou seja, de pessoas.

Sempre evoluindo, atualmente essa área pode dispor de ferramentas modernas que buscam otimizar e simplificar todas as tarefas que possui. 

Para entender mais sobre a importância dessa área, confira o próximo tópico!

Qual a importância do recursos humanos dentro das empresas?

Uma empresa com o RH bem estruturado é a certeza de bons resultados, atingindo suas metas e objetivos. 

Agora, imagine só uma empresa sem o RH… 

Como funcionariam todos os processos? Quem realizaria toda a burocracia que envolve a admissão e manutenção de um colaborador na empresa? E o controle da jornada de trabalho, quem faria?

Além de garantir que a empresa funcione em pleno estado, um RH estratégico que funciona pensando no crescimento da empresa é um grande passo para o sucesso.  

Afinal, a sua empresa é um organismo vivo e depende de seus colaboradores para evoluir e ter presença no mercado, e é o RH que fará a manutenção destes funcionários.  

Certamente, você percebeu que uma organização não funciona sem o RH. Independente do porte da empresa, mesmo se você possui somente um funcionário, já é possível contar com o apoio desse setor. 

Quais as principais responsabilidades de Recursos Humanos?

imagem de uma equipe de gestão de pessoas reunida

O RH é responsável por todos os processos relacionados aos colaboradores, desde a sua admissão até demissão

Selecionar, contratar, desenvolver, treinar, motivar, engajar, reconhecer, reter e atrair talentos são tarefas rotineiras da área. 

Além de tudo isso, o RH é encarregado pelo plano de carreira dos funcionários, comunicação entre a empresa e suas equipe, definição de cargos e salários, segurança no trabalho, qualidade do clima organizacional… e por aí vai.

Agora, uma das atividades mais importantes definitivamente é realizar o controle da jornada dos colaboradores e fazer todo o tratamento da marcação de ponto.

Para que você entenda mais sobre as principais atribuições da área, vamos explicar algumas a seguir. Veja o que iremos abordar:

Acompanhe!

Recrutamento e Seleção

Você sabia que atrair talentos para oportunidades de vaga na empresa é uma função do RH? 

Para isso, não basta apenas publicar a vaga nos principais canais de divulgação que existem atualmente. Afinal, existe todo um trabalho de fortalecimento do nome da empresa para que os candidatos queiram fazer parte daquele ambiente. 

Isso envolve as práticas de gestão de pessoas, essenciais para garantir uma cultura organizacional bem estabelecida. Além disso, também garante que a missão, valores e visão da empresa estejam enraizados. 

Todas essas características fazem com que a empresa tenha presença de mercado, e seja um local no qual os melhores talentos do mercado de trabalho tenham vontade de colaborar. 

Agora, não é só de atrair talentos que se sustenta um RH, não é mesmo? Depois de decidir qual é o candidato com o melhor perfil para a empresa, ainda tem a parte burocrática para ser resolvida, como documentos admissionais e o exame admissional para ingresso do colaborador na empresa. 

Treinamento e desenvolvimento 

Sabe aquelas empresas que oferecem bolsa auxílio para especializações na área do funcionário ou promovem feiras de inovação? Então… é o RH que cuida desse tipo de benefício

Incentivar que os colaboradores continuem se atualizando com as novidades do mercado, só traz vantagens para a empresa. 

Afinal, todo o conhecimento que o profissional adquirir durante esse treinamento, será usado em seu dia a dia, aperfeiçoando cada vez mais as práticas de sua área de atuação. 

Controle de ponto, folha de pagamento e benefícios

Todos os dados de controle de jornada e os passos que envolvem o tratamento de ponto são funções do RH. 

Isso significa que esse setor precisa sempre estar atualizado em relação aos colaboradores que estão de férias, que possuem faltas justificadas ou injustificadas, cuidar do sistema de banco de horas ou horas extras excessivas, e por aí vai. 

Passar todas essas informações – coletadas no controle de ponto durante o mês – e calcular o que é descontado na folha de pagamento é tarefa do RH, que também acaba por lidar com o pacote de benefícios, gerenciando o Vale Transporte e Vale Refeição, por exemplo. 

Muitas empresas ainda utilizam controles de ponto arcaicos, o que acaba sendo prejudicial para o RH, pois realizar todos apontamentos manualmente é um processo que demanda bastante tempo. 

Plano de carreira 

Trabalhar em uma empresa que oferece a perspectiva de crescimento com um plano de carreira detalhado é o sonho de qualquer colaborador. 

Muitos profissionais acabam se acomodando em determinada organização que não possui um plano de carreira e isso gera desmotivação, funciona como um ciclo. Desmotivação gera baixa produtividade, e baixa produtividade gera maus resultados. 

Dessa forma, é importante que o gestor de RH prepare um plano de carreira, que nada mais é do que um documento. 

Esse documento deve identificar quais são os passos e atribuições que um colaborador precisa cumprir e ter para subir de nível na carreira. 

Além de esclarecer o que cada funcionário precisa ter para elevar seu cargo, ele faz com que seja possível visualizar até onde cada profissional pode chegar estando naquela empresa. 

Aqui, vale ressaltar que um plano de carreira não é benéfico apenas para a empresa e seus colaboradores, mas também para os novos talentos a serem recrutados, pois dá perspectiva ao profissional. 

Cargos e Salário

Já parou para pensar quem é que define quais são os cargos e salários que irão existir na empresa? Pois é… também é o RH! 

Não pense que os cargos surgem do nada, eles são pensados e existem por algum motivo, como a necessidade de mais um colaborador para acelerar as atividades de determinado setor.

Outro ponto importante é a definição da remuneração que o cargo irá oferecer. Tudo isso demanda bastante pesquisa de mercado para escolher um salário adequado e competitivo para os cargos.

Avaliação de desempenho 

A avaliação de desempenho ajuda o RH a ter uma visão detalhada em relação a performance dos funcionários ao longo de determinado período. 

Além de ser uma prática comum da gestão de pessoas, esse tipo de avaliação serve principalmente para gerar os famosos indicadores de RH. 

Para realizar essa tarefa, o gestor da área pode utilizar planilhas ou apenas dispor de um sistema de RH moderno que gera relatórios, como o controle de ponto online. Mas, calma, vamos falar sobre isso mais pra frente!

Agora, veja quais são os indicadores de RH no próximo tópico.

Indicadores de Recursos Humanos: Quais são?

sistema-de-banco-de-horas-como-ficou-depois-da-reforma-trabalhista

Os indicadores de RH tem a função de acompanhar detalhadamente informações que dizem respeito ao colaborador e sua performance no desenvolvimento de suas funções.

Absenteísmo

O que é absenteísmo no RH? 

Quando um colaborador se atrasa com frequência ou falta muitas vezes no trabalho sem justificação, independente do motivo, é considerado absenteísmo.  

Qualquer empresa já enfrentou esse tipo de problema. No entanto, quando você não possui um acompanhamento para visualizar o nível de absenteísmo que a sua empresa enfrenta, é difícil encontrar a raiz do problema e buscar por soluções. 

É por isso que um dos indicadores de RH é o nível de absenteísmo, informação extremamente importante para a empresa investigar e resolver esse problema. 

Turnover

Já ouviu falar em índice de turnover?

Esse índice aponta a rotatividade de funcionários na empresa. Ou seja, a quantidade de funcionários que foram admitidos, demitidos ou que pediram a rescisão de contrato. 

Acompanhar o turnover da empresa ajuda a visualizar onde o RH está cometendo erros, e quais processos precisam ser revistos na hora da contratação e na gestão do clima organizacional. 

Admitir ou demitir um funcionário é uma tarefa que envolve diversas burocracias.

Se o RH não faz um processo seletivo cuidadoso na hora de contratar um novo talento, as chances de ele não encaixar no perfil da vaga ou não se adequar a cultura da empresa são altas. 

Além disso, se um funcionário não está satisfeito existem motivos, e o RH precisa investigar isso, pois reter bons talentos na organização é uma das funções desse setor.

Esses dados, podem ser extraídos de planilhas ou, melhor ainda, podem ser visualizados através de relatórios gerados por um bom sistema de ponto.

Clima organizacional

O clima organizacional estabelecido guia o comportamento dos funcionários na empresa. 

Em vista disso, o clima sempre deve refletir os objetivos da empresa, e mostrar a missão, visão e valores da companhia. 

Depois de estabelecer o clima organizacional, também é preciso realizar uma manutenção desse instrumento. 

Como vimos, o RH é um setor que está sempre se inovando, portanto, melhores soluções sempre irão surgir para substituir práticas ineficientes. Cuidar do clima organizacional significa cuidar dos funcionários, e cuidar dos funcionários está ligado diretamente a cuidar da empresa. 

Comunicação Interna

Os colaboradores precisam estar informados em relação aos acontecimentos da empresa. Conquistas, baixos resultados e novas soluções devem ser informadas e uma relação transparente com os funcionários deve ser sempre valorizada. 

Uma comunicação interna ruim pode gerar em funcionários descomprometidos e perdidos em relação as suas tarefas e funções na empresa.

Para isso, pesquisas podem ser realizadas para saber se os funcionários estão satisfeitos com a comunicação estabelecida. Assim, o RH pode buscar melhorar e evoluir. 

Agora, você já sabe qual é a diferença entre o Departamento Pessoal (DP) e o RH? Veja a resposta no próximo tópico!

Qual a diferença entre recursos humanos e departamento pessoal?

Afinal, qual é a diferença entre RH e DP?

Por também lidar com processos burocráticos, muitas pessoas ainda confundem o RH com o DP, mas fique tranquilo que vamos esclarecer essa dúvida.

É simples, veja, o RH está relacionado aos processos práticos de um colaborador na empresa. Ou seja, lida com a valorização e busca motivar o funcionário, procurando formas de mantê-lo na empresa para que ambos cresçam lado a lado. 

Se você pensa que o RH já é uma área burocrática, não imagina quais são as responsabilidades do DP. Encarregado por cuidar da parte administrativa, o DP lida com tarefas voltadas para o cumprimento de obrigações jurídicas e financeiras relacionadas aos colaboradores. 

Geralmente essas áreas atuam em conjunto, mas isso varia de empresa para empresa.

Sistemas para Recursos Humanos: quais os benefícios?

computador-e-celular-pontotel-1

Logo no início do texto, citamos como a tecnologia tem avançado e criando soluções para esse setor. Os sistemas de RH surgiram para facilitar todos os vários processos da área

Fazer o controle da jornada dos colaboradores é uma das tarefas que mais demandam tempo do RH. Isso, principalmente se a forma de registro de ponto for arcaica. 

Dessa forma, alternativas modernas foram surgindo e hoje já temos o controle de ponto totalmente online.

Antes, para realizar todos os apontamentos, os profissionais de RH demoravam horas e acabavam ficando sem tempo para se dedicar a outras práticas também importantes para o desenvolvimento da organização. 

Como o PontoTel pode deixar o Recursos Humanos mais estratégico?

Utilizar um controle de ponto totalmente online e moderno pode ser a solução dos problemas do seu RH. Com o PontoTel, é possível gerar até trinta relatórios indicadores! 

Acompanhar esses dados, como você viu, é de suma importância para garantir o crescimento do seu negócio, além de servir para solucionar uma série de problemas. 

Mas não para por aí…

Com o PontoTel, fazer o controle de jornada fica muito mais fácil. Isso, pois o seu colaborador pode fazer o seu registro de ponto apenas utilizando um dispositivo móvel ou computador, sendo excelente para o home office. 

Outra vantagem é que a tarefa mais estressante do RH é simplificada a apenas um clique com o PontoTel. Fazer o tratamento e fechamento da folha de ponto pode ser feito em apenas um clique. Chega de fazer horas extras excessivas para realizar essa tarefa! 

Agende um papo com um de nossos especialistas e conheça o nosso sistema! 

Conclusão

Chegamos ao fim da sua leitura.  Neste texto, falamos tudo o que você precisa saber relacionado ao setor de recursos humanos, esclarecemos diversas dúvidas e ainda te apresentamos a melhor solução para controle de ponto do mercado!

Gostou desse artigo? Continue sua visita ao nosso blog e confira outros textos relacionados ao RH e administração de empresas. 

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima