Software Para Tratamento de Ponto Eletrônico – Conheça

software para tratamento de ponto eletronico introducao

Sua empresa ainda sofre para tratar o ponto dos colaboradores todo final de mês?

Muita gente não sabe, mas no mercado existem programas cada vez mais ágeis e eficientes para tratamento de ponto. Os software para tratamento de ponto eletrônico, possuem muitas vantagens para sua empresa.

E se você ainda não conhece esse tipo de sistema, está no lugar certo, você vai se surpreender com o que é possível fazer agregando um software desse na rotina da sua empresa.

Usar um software de tratamento de ponto, é importante para manter a organização do quadro de funcionários e suas jornadas de trabalho, além de poupar o tempo da sua equipe de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Pois, ao automatizar o tratamento de ponto, você coleta e organiza todas as informações sobre a marcação de ponto dos funcionários.

Nesse artigo você vai descobrir:

  • Para que serve o software de tratamento de ponto eletrônico ?
  • Irregularidades mais comuns dos registro de ponto eletrônico
  • Software de tratamento corrige inconsistências na marcação do ponto?
  • Software para tratamento de ponto faz ajustes de jornada, férias e licenças?

Vamos começar, explicando o que é esse software.

software para tratamento de ponto para que serve

Software de tratamento de ponto eletrônico – Para que serve?

O software de tratamento de ponto eletrônico, serve para se obter todas as informações registradas na jornada de trabalho dos colaboradores.

É integrando ele ao controle de ponto que se pode ter relatórios sobre as marcações de ponto, através dele é possível administrar as horas extras, banco de horas, folgas e todas as outras coisas relacionada a frequência dos funcionários.

Além disso, através do software é possível fazer os apontamentos e o tratamento do ponto, corrigindo inconsistências e gerando arquivos importantes para a folha de pagamento.

E quando eu falo sobre as inconsistências, quem administra jornada dos colaboradores sabe que elas são muito comuns. Vou listar só as principais agora para te dizer como um bom software pode te ajudar a tratar esses problemas.

software para-tratamento-de ponto eletronico irregularidades mais comuns no registro de ponto eletronico

Irregularidades mais comuns dos registro de ponto eletrônico

Todas essas situações que eu vou falar agora, deixam o departamento pessoal e de RH de cabelo em pé, quando precisam tratar essas informações.

E agora eu vou te contar uma historinha que servirá para todos os exemplos que eu vou usar agora.

Um dos maiores problemas do Sistema de Registro de Ponto Eletrônico, é não possuir distinção dos pontos, ou seja todo mês tem alguma coisa para arrumar no sistema.

Nos SREP, dificilmente depois de esquecer de bater o ponto a jornada fica certa.

Imagine a seguinte situação, o funcionário bateu o ponto de entrada, saída para almoço, esqueceu de bater a volta do almoço e depois bateu o ponto de saída.

Ao recolher os dados, adivinha? De acordo com o sistema, nesse dia o colaborador saiu para almoçar e voltou somente no horário da sua saída.   

E assim vai em todos os casos, vamos ver o que acontece no esquecimento do ponto de entrada, almoço e saída e como o software de tratamento de ponto pode te ajudar.

Funcionário esqueceu de bater o ponto na entrada

É possível esquecer de bater o ponto logo ao chegar no trabalho?

Sim, é tão possível que todo mês eu tenho um relato diferente de colaborador que esqueceu de bater o ponto.

Como eu disse, isso seria um problema se você usasse um SREP, mas no software de tratamento de ponto, o gestor pode inserir manualmente a informação daquele ponto e adicionar uma justificativa como “esqueceu de bater o ponto”.

Colaborador esqueceu de bater o ponto na saída

Às vezes, o colaborador sai tão afobado do trabalho na maior correria por conta do horário, que ele acaba se esquecendo de bater o ponto.

E então, a historinha que eu contei acima se concretiza, a folha do colaborador fica confusa e quando ele bater o ponto de entrada no dia seguinte o relógio entenderá que ele estará dando a saída.

Sabe porque isso não acontece no software?

Porque dá para cadastrar jornada de trabalho para todos os colaboradores, se isso fosse no software ele entenderia que no dia seguinte iniciou se outra jornada e o ponto de saída que ele esqueceu de marcar ficaria como inconsistente.

Colaborador não bateu o ponto na saída do almoço

software para tratamento de ponto eletronico esqueceu de bater o ponto

O horário de almoço é o campeão do esquecimento de marcação de ponto. E como vimos na historinha, o sistema anotaria a saída do colaborador como retorno do almoço.

Agora tenta imaginar um almoço que durou 5 horas, o quanto de desconto o colaborador não teria em sua folha de pagamento, não é mesmo?

Em uma empresa enorme com mais de 500 funcionários, que trabalho seria para corrigir todos os pontos, não é?

É exatamente esse tipo de problema que um bom software para tratamento de ponto consegue solucionar, pois, ele identifica todos os dados referente a jornada de trabalho dos colaboradores.

Você deve estar pensando “tá, e como esse sistema mágico vai me ajudar a corrigir tudo isso?”

Bom, primeiro eu quero te dizer que Isso não é magia, é tecnologia, e eu vou te mostrar como ela vai te ajudar a corrigir.

Software de tratamento corrigir inconsistências na marcação do ponto

No software da PontoTel, existe uma função chamada “verificar folhas”, esse botão serve para passar um pente fino em todos os pontos dos seus colaboradores, como pontos duplicados,faltas, atrasos e horas extras.

Para tornar a busca mais fácil é possível filtrar as informações por local e data.

Depois de fazer o filtro, aparecerá para você todos os pontos com inconsistências, e basta apertar um botão para corrigir as folhas, de acordo com a jornada cadastrada de cada funcionário.

O que já te dará também a quantidade de atrasos e horas extras. Mas, se você não quiser corrigir tudo de uma vez, pode usar o filtro para ir de funcionário em funcionário corrigindo os pontos.

E para ter um controle de tudo que foi alterado, você pode emitir um arquivo com a relação de todos os pontos que foram alterados, com todos os detalhes dos pontos modificados, como a data, o que foi alterado, o motivo, quem fez a alteração e se foi utilizado a ferramenta de autocompletar.

Tratamento de ponto eletrônico gera o relatório de frequência exigido pelo MTE

A portaria 1510/2009 do ministério do trabalho, faz uma exigência para todos os sistemas de controle de ponto.

É necessário que todos os sistemas sejam capazes de emitir um relatório, espelho de ponto, contendo todos os dados da marcação de ponto dos funcionários, caso seja necessário uma verificação.

E o software de tratamento de ponto também é capaz de emitir esse relatório de acordo com a exigência do MT.

E o que mais ele faz além de ajustes de jornada? Ele também pode te ajudar na organização de férias e licenças.

Software para tratamento de ponto faz ajustes de jornada, férias e licenças

Como você lança as férias dos colaboradores no ponto da sua empresa?

No software é muito fácil, você pode lançar férias de mais de um colaborador ao mesmo tempo, e a folha dele terá um aviso de férias, para que não seja registrada falta durante o período de recesso do colaborador.

A mesma coisa para licenças, é possível adicionar afastamentos para o colaborador, para que isso fique registrado na folha.


Além disso é possível também ajustar uma jornada diretamente na folha do colaborador, por exemplo um dia em que o colaborador é dispensado por atestado médico por exemplo.

software para tratamento de ponto eletronico com biometria da pontotel

Software para tratamento de ponto eletrônico com biometria da Pontotel

Depois de tudo isso que eu te falei, aposto que você está imaginando como ter um software para tratar os pontos e um para marcar ponto no mesmo lugar.

Bem, eu te disse que não era magia e sim tecnologia. O sistema da PontoTel, pode ser integrado ao seu relógio de ponto eletrônico, para você usar todas as funções do software de tratamento, mas, ele também pode funcionar sozinho e ainda com biometria sem precisar de um relógio de ponto pregado na parede da sua empresa.

Se você quer saber mais sobre ponto biométrico, então  confira na íntegra o texto “Ponto Eletrônico Biométrico – Como Funciona e Vantagens “ e veja como funciona a tecnologia de reconhecimento biométrico.

Mas, como eu ia dizendo, você pode ter o mesmo sistema para marcação de ponto e tratamento, sem pagar mais nada  por isso.

Isso torna possível a conferência do ponto em tempo real, pois, assim que seu colaborador registra o ponto, a informação já vai automaticamente para a folha dele, sem precisar fazer a importação.

Trata-se de um sistema completo que te dá todas as informações em tempo real sem precisar fechar a folha para isso. E o melhor de tudo, é um sistema seguro com reconhecimento facial.

Ah, ele também está de acordo com a portaria 373, a norma que regulamenta os sistemas alternativos online e a portaria 1510, que regulamenta o funcionamento do sistema para tratamento de ponto.

software para tratamento de ponto eletronico conclusao

Conclusão

Agora você já sabe como funciona o software para tratamento de ponto eletrônico e como ele pode acabar com as marcações erradas.

Ter um sistema desses na sua empresa reduzirá bastante o seu tempo com o tratamento de ponto,  além do mais se você não quiser se desfazer do seu REP, pode integrar o software a ele.

Mas, também pode aderir a tecnologia completa e utilizá-lo como controle de ponto através de tablets, celulares e até mesmo computadores. O software da PontoTel é um dos mais completos e sofisticados do mercado.

Não perca tempo, agende já uma demonstração do sistema PontoTel!

Gostou das dicas deste artigo? Deixe um comentário.

botão cadastre2 - Software Para Tratamento de Ponto Eletrônico - Conheça