Uma das responsabilidades do setor de Recursos Humanos (RH) é lidar com o colaborador que não bateu o ponto. Isso porque esse comportamento cria uma inconsistência no registro da jornada do funcionário.
Como resultado, o RH não faz o cálculo correto da sua folha de ponto, prejudicando seu pagamento. E isso pode gerar vários problemas. Por exemplo, caso o trabalhador se sinta lesado de alguma forma, poderá buscar a Justiça do Trabalho alegando inconsistências no controle de ponto ou no pagamento do salário.
Ou seja, negligenciar ou simplesmente ignorar colaboradores que não batem o ponto coloca em risco a segurança jurídica e até financeira do negócio.
Este artigo explicará a importância de lidar corretamente com essa situação e o que a empresa pode fazer para evitar esses problemas.
Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- A importância do registro de ponto para empresas
- Consequências quando o colaborador não bate o ponto
- O que a empresa deve fazer com o colaborador que não bateu o ponto?
- Dicas para evitar esquecimentos na marcação de ponto
- Qual a melhor plataforma para evitar o esquecimento do registro de ponto?
Boa leitura!
A importância do registro de ponto para empresas
O registro do ponto é mais do que uma ferramenta para acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários. Afinal, esse procedimento também visa garantir a conformidade da empresa com a legislação trabalhista.
Para comprovar isso, basta consultar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo o artigo 74 da CLT, empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a adotar algum tipo de controle de ponto para registrar a jornada dos seus colaboradores.
Esse artigo ainda permite que as empresas escolham o tipo de sistema de registro de ponto que preferem usar, que pode ser manual, mecânico ou eletrônico.
Por ser mais complexo, o uso do ponto eletrônico também é regulamentado pela Portaria 671, que permite ao empresário escolher entre três modelos de registradores eletrônicos: REP-C, REP-A e REP-P.
Esse leque possibilita que a empresa implemente o tipo de controle de ponto mais adequado ao seu porte e à cultura organizacional, e isso facilita a adequação do processo de registro de ponto na sua rotina.
Consequências quando o colaborador não bate o ponto
A CLT prevê a obrigatoriedade do registro do ponto. Como qualquer regra obrigatória, seu descumprimento também pode gerar consequências tanto para o empregador quanto para o empregado.
Confira a seguir quais são essas consequências para entender o que acontece quando o colaborador não bater o ponto na empresa.
Para o funcionário
Assim como a empresa é obrigada a implementar um sistema de controle de ponto, o colaborador também é obrigado a utilizá-lo. Afinal, o funcionamento desse sistema depende do comprometimento das suas partes.
Caso o trabalhador não faça a sua parte, a empresa não consegue acompanhar a sua jornada de trabalho nem fazer o tratamento do ponto.
Para evitar que isso aconteça, as organizações podem criar políticas internas para lidar com o funcionário que não bate o ponto. Essas políticas devem prever até mesmo penalidades, incluindo advertências, que podem ser aplicadas quando o funcionário desrespeitar alguma regra da empresa.
Dependendo do motivo e da frequência com que o colaborador não bate o ponto, ele pode receber desde uma advertência verbal até uma demissão por justa causa.
Para a empresa
Aplicar advertências e, em casos mais graves, demitir o funcionário, podem até parecer medidas exageradas para penalizar o colaborador que não bateu o ponto. No entanto, essa visão muda quando se avalia os problemas que a empresa pode enfrentar por conta desse comportamento do funcionário.
Um desses problemas é que a organização se torna mais vulnerável a processos trabalhistas. Isso porque qualquer irregularidade, esquecimento ou falha no registro do ponto prejudica o cálculo do salário e dos encargos trabalhistas do colaborador.
E erros relacionados a pagamentos de remuneração e horas extras são as causas mais comuns de processos trabalhistas. Se o profissional se sentir lesado, poderá acionar a Justiça do Trabalho.
Sem o registro correto do ponto, a empresa terá dificuldade para comprovar que o funcionário não estava na empresa ou não cumpriu com sua obrigação de bater o ponto. Ou seja, ela não terá provas para se defender de ações trabalhistas e poderá ser penalizada.
Além desse problema, erros no registro de ponto também tornam a empresa mais vulnerável a multas aplicadas durante fiscalizações do Ministério do Trabalho.
O que a empresa deve fazer com o colaborador que não bateu o ponto?
A empresa precisa agir para evitar os problemas explicados anteriormente. Para isso, o ideal é que ela crie um protocolo para lidar com essa situação de forma adequada e transparente.
Normalmente, o primeiro passo desse protocolo é conversar com o colaborador para entender o motivo pelo qual ele não registrou o ponto. Isso porque nem sempre ele deixa de cumprir essa obrigação de forma intencional.
Talvez ele simplesmente tenha esquecido de bater o ponto, teve uma emergência pessoal ou teve problemas técnicos com o sistema de registro de ponto adotado na empresa.
Caso não exista nenhuma explicação razoável para esse comportamento, é importante que o RH continue acompanhando o funcionário para verificar se ele continua sem bater o ponto corretamente.
Se mesmo após ser alertado, esse comportamento persistir, a empresa pode começar a aplicar medidas corretivas, conforme previsto nas suas políticas internas.
Em um primeiro momento, o funcionário receberá uma advertência verbal. Caso o problema persista, ele receberá uma advertência escrita e, em casos mais graves, uma suspensão e até a rescisão do contrato de trabalho.
Conforme destacado pela advogada Dra. Fernanda Bobrow, da Bobrow Teixeira de Carvalho Advogados: “A empresa deve ter uma política interna de acesso a todos os colaboradores. E nessa política, deve conter claramente, que caso o colaborador não bater o ponto, haverá uma punição. Primeiramente, será advertido, após suspenso, e depois poderá ser dispensado por justa causa. Após a primeira advertência, provavelmente ele não irá esquecer novamente de bater o ponto.”
Dicas para evitar esquecimentos na marcação de ponto
Conforme explicado, um dos motivos que levam o colaborador a não bater o ponto é o simples esquecimento. Nesse caso, a empresa pode adotar medidas para reduzir o problema e auxiliar os funcionários a se lembrarem dessa prática.
Confira a seguir algumas dessas medidas.
Educação sobre a importância do registro
Ensinar os funcionários sobre a importância da marcação de ponto é fundamental para ajudá-los a inserir essa prática na sua rotina de trabalho.
Para isso, a empresa pode investir em treinamentos para ensinar os colaboradores a utilizarem o sistema de ponto e tirar suas dúvidas sobre o assunto. A organização também pode criar guias digitais com o passo a passo de como fazer o registro de ponto.
Acompanhamento diário das marcações
O RH deve adotar a prática de revisão diária das marcações de ponto dos funcionários, já que isso facilita a identificação de quaisquer lacunas ou inconsistências nas marcações.
Dessa forma, o setor consegue entender a frequência com que o colaborador deixa de bater o ponto e se existe um padrão de comportamento nesse sentido.
Com base nesses dados, o RH pode adotar as medidas corretivas cabíveis para evitar que esse problema continue acontecendo.
Utilizar a tecnologia ao seu favor
Adotar um sistema de ponto que facilite e agilize o registro da jornada dos funcionários é fundamental para incentivá-los a cumprir essa tarefa.
O sistema mais indicado para essa finalidade é o ponto eletrônico, especialmente o REP-P, que é a opção mais robusta e completa do mercado.
Além de funcionalidades que facilitam o tratamento do ponto e o acompanhamento da jornada, esse sistema permite o registro do ponto por aplicativo ou plataforma web. Ou seja, ele aproxima o sistema de ponto do colaborador e otimiza o uso dessa ferramenta.
Antes de investir nesse tipo de sistema, o ideal é verificar quais plataformas disponíveis no mercado oferecem recursos de lembretes e notificações.
Esses recursos garantem que o sistema consiga enviar lembretes automáticos para os funcionários marcarem o ponto nos horários designados e avisar os gestores caso algum colaborador tenha esquecido de fazer o registro.
Isso ajuda a evitar que o funcionário se esqueça de bater o ponto, reduzindo problemas com inconsistências na folha de ponto.
Qual a melhor plataforma para evitar o esquecimento do registro de ponto?
É a Pontotel! Nossa plataforma conta com recursos avançados para facilitar o registro, o tratamento e a gestão do ponto. Um desses recursos é justamente o envio de notificações e lembretes aos colaboradores.
O gestor pode criar regras de notificação personalizadas e programar o envio de lembretes em horários específicos, alertando o funcionário que está na hora de bater o ponto.
Além disso, o próprio gestor recebe notificações em tempo real para avisar quando um colaborador está atrasado ou fazendo hora extra. Isso facilita a identificação de problemas e a aplicação de medidas para evitar que o colaborador se esqueça de bater o ponto novamente.
Além dessas funcionalidades, nossa plataforma ainda oferece múltiplas formas de registro de ponto, recursos de autenticação, cálculos automatizados de apontamentos, e muito mais!
Quer uma solução avançada de controle de ponto e melhorar a gestão de pessoas na sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Pontotel e veja como podemos te ajudar!
Conclusão
A empresa não deve agir de modo passivo com funcionários que não batem o ponto corretamente. Conforme explicado, esse comportamento pode causar problemas graves à organização, incluindo multas e processos trabalhistas.
Para evitar esses problemas, a organização deve investir em estratégias para lidar com esses funcionários, como a criação de políticas internas e a aplicação de medidas corretivas, como as advertências.
A recomendação é que a empresa também adote estratégias para evitar a necessidade de aplicar essas medidas.
Para isso, ela pode combinar a educação sobre a importância do registro de ponto com o acompanhamento diligente das marcações e a utilização de um sistema de ponto avançado, como a Pontotel.
Dessa forma, ela conseguirá reduzir os esquecimentos na marcação de ponto e garantir uma gestão mais eficiente da jornada dos seus funcionários.Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no blog Pontotel!