Registro de ponto no computador: o que diz a lei, como funciona e principais vantagens!

imagen de um celular apontado para cima com um sistema da ponto

O registro de ponto no computador é um dos meios digitais mais tecnológicos e eficientes de marcação de ponto que existem atualmente. Ele é utilizado por diversas empresas como um complemento ao ponto por aplicativo, ou até mesmo como a única forma de registro.

Muitos pensam que a marcação de ponto pelo computador surgiu agora com a necessidade do home office, mas a verdade é que o registro de ponto pelo computador já facilita há muito tempo a rotina de muitas empresas, até mesmo fora do home office

Quer entender mais como funciona esse modelo de registro de ponto? Continue sua leitura, aqui iremos falar sobre:

Vamos começar?

banner como funciona o software de ponto mais completo

Registro de ponto: o que é e para que serve?

O registro de ponto trata-se da anotação dos horários de um funcionário durante uma jornada de trabalho. Ele serve para que a empresa faça o controle da jornada de seus colaboradores, e saiba se as horas trabalhadas estão em conformidade com o acordado no contrato de trabalho

É por meio do registro de ponto que a empresa pode verificar faltas, atrasos, horas extras e além disso, captar os dados necessários para o fechamento da folha de pagamento
Atualmente existem diversas formas de registro de ponto, sendo as mais tradicionais o ponto manual e eletrônico e, as mais inovadoras, o ponto alternativo, que inclui o app de registro de ponto, ponto por QR Code, e o registro por computador como veremos a seguir.

Registro de ponto no computador: como funciona?

O registro de ponto no computador é realizado por meio de uma plataforma web, que capta as marcações de ponto de acordo com o login e senha de cada usuário. 

Nessa modalidade, o sistema de ponto funciona em nuvem, então, para o colaborador bater o ponto basta apenas que o computador tenha acesso à internet, e o registro de ponto online acontece em segundos.

Todas as marcações são computadas na folha de ponto online do colaborador, com a possibilidade de acompanhamento em tempo real por seus gestores e pelo RH.

O registro de ponto por computador é seguro?

Sim, no ponto por computador a segurança se dá pela geolocalização. Por meio da identificação do IP da máquina, é possível saber a localização exata de onde o ponto foi batido, assim como o horário de marcação. 

Alguns sistemas inteligentes, como o da PontoTel, possuem a opção de captar também o áudio para fazer o reconhecimento da voz do funcionário, para isso, basta que o colaborador autorize o uso do microfone do computador durante a marcação do ponto.

O que diz a lei sobre o registro de ponto no computador?

imagem de um homem anotando algo no caderno

O registro de ponto no computador não aparece propriamente dito na legislação, contudo, ele é um tipo de ponto eletrônico, uma das modalidades permitidas pelo artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Veja na íntegra o que diz o artigo:

“Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.    

[…]

§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.” 

Além do que diz a CLT, devemos observar o que prevê a  portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pois, o ponto por computador é classificado como um sistema alternativo de controle de jornada, assim como o registro de ponto pelo celular.

De acordo com essa portaria, as empresas podem adotar sistemas alternativos de controle de ponto, desde que autorizados por Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho. E, esse sistema, tem de seguir algumas orientações como:

  • Não é permitido que o sistema tenha alguma restrição para marcação de ponto;
  • O sistema não pode realizar a marcação automática dos horários;
  • O sistema não pode exigir autorização para marcar horas extras;
  • É vedado a empresa alterar registros ou eliminar as marcações de horário feitas pelos colaboradores;
  • O sistema de ponto deve sempre estar disponível no local de trabalho; 
  • Deve possuir a identificação do empregador e do empregado, para fins legais;
  • Deve permitir a extração das informações do registro de ponto e a impressão das marcações realizadas pelos trabalhadores de maneira fiel e inalterável.

É permitido registrar ponto no computador?

Sim, como vimos, o registro de ponto no computador é um modelo de registro de ponto alternativo, portanto, é permitido pela legislação a utilização desse meio para marcação de ponto. 

O registro de ponto no computador é adequado para as portarias 373 e 1510?

Todo sistema de registro de ponto por computador deve estar alinhado com as regras da portaria 373, e da portaria 1510 – caso ele ofereça também a opção de tratamento dos pontos marcados. 

Por isso, é importante que a sua empresa se atente a esses detalhes e escolha um sistema totalmente adequado às regras das duas portarias. 

Registro de ponto no computador x Registro de ponto tradicional x ponto manual: Qual a diferença?

É comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre esses três tipos de sistema de ponto, contudo, suas distinções são bem práticas, confira:

O registro de ponto no computador apresenta maior mobilidade e uma tecnologia mais avançada do que os outros dois modelos. Por funcionar em nuvem, ele pode ser acessado de qualquer lugar, sem necessitar de instalação do software na máquina ou manutenções específicas. 

O registro de ponto tradicional, aquele feito por meio do relógio de ponto, necessita que o aparelho esteja fixo em um local da empresa e a sua instalação deve ser feita por alguém especializado, além de ter que seguir todas as especificações da portaria 1510

Por isso, apesar de seguro, ele representa um custo um pouco mais alto para a empresa, e sua tecnologia se mostra inferior ao de um ponto alternativo. 

Já o ponto manual, acaba perdendo de todas as formas para os outros dois modelos, por conta da anotação dos horários ser feita de forma manual pelo colaborador, ele fica sujeito à: fraudes, erros de marcação, rasuras e não se mostra um meio seguro e nem mesmo tecnológico, já que após as anotações ainda é necessário passar todas as informações manualmente para o sistema de tratamento. 

Principais vantagens do registro de ponto no computador para as empresas

imagem de um computador com a tela da pontotel

Rápido e eficiente

O registro de ponto no computador é feito em questão de segundos, e ter ele disponível em uma plataforma online torna muito mais fácil. 

O colaborador pode chegar em sua estação de trabalho e registrar seu ponto antes de iniciar as suas atividades, e o mesmo processo se repete com as pausas e o fim do expediente. Ter essa facilidade evita o esquecimento da marcação e torna o registro de ponto ainda mais eficiente. 

Diminui processos operacionais do RH

Um sistema de ponto online reduz bastante o tempo do RH em tarefas operacionais, isso porque nesse modelo as batidas de ponto já são somadas na folha do colaborador, e os apontamentos são feitos de forma automática a partir de uma jornada pré estabelecida. 

Dessa forma, ao final do ciclo basta que o RH faça o tratamento das informações e o sistema já completará todos os cálculos de horas automaticamente. 

Facilita para gestão de folha de pagamento

Outra vantagem do registro de ponto no computador são os cálculos automáticos. 

Com ele a empresa não precisa mais se preocupar com cálculo de horas extras ou atrasos, o sistema já mostra todos esses dados separadamente e após o fechamento da folha de ponto, as informações para a folha de pagamento já ficam prontas basta exportar todos os dados. 

Evita fraudes e erros

Nessa modalidade de registro de ponto as fraudes ou erros de marcação diminuem drasticamente. Por ser um sistema eletrônico online, qualquer batida de ponto fica gravada em sistema e mesmo que seja alterada é possível visualizar um histórico de alterações feitas e até mesmo inserir o motivo da alteração.

Dados dos registros de ponto em nuvem

Quando o sistema funciona em nuvem as informações podem ser acessadas de qualquer lugar e em tempo real. 

Isso acaba trazendo agilidade e maior poder de gestão ao RH, que pode acompanhar durante todo o mês como anda a operação, sem a necessidade de esperar fechar a folha para conferir alguma informação. 

Transparência entre empresa e colaborador

Por fim, no registro de ponto no computador a transparência está garantida, pois, o próprio colaborador tem acesso às suas marcações de ponto sem precisar juntar os comprovantes toda vez que bater o ponto. 

Ele pode acompanhar sua jornada durante todo o mês, tendo a certeza de que seus pontos são captados de forma segura. 

Como o registro de ponto auxilia na gestão de pessoas?

imagem de uma mulher de mascara na frente de um pc

Há muito tempo o registro de ponto deixou de ser apenas uma obrigação legal e se tornou parte estratégica no dia a dia das empresas. Marcar o ponto significa que existe uma transparência na relação de trabalho, e todo dia são gerados dados sobre a operação da empresa. 

Com ele é possível identificar níveis de absenteísmo, sobrecarga de trabalho, ver a relação entre horas programadas e horas realizadas, entre muitas outras informações que podem auxiliar na tomada de decisão de uma empresa. 

Além disso, quando se usa um sistema de ponto inteligente e online ainda é possível implantar banco de horas, jornadas flexíveis, home office, entre outras facilidades que se tornam atrativas para novos talentos e ajuda a manter os que já estão na empresa. 

Sem dúvida, o registro de ponto alternativo é a melhor opção para sua empresa. Agora que você já sabe tudo sobre o modelo de registro de ponto no computador, veja como descobrir qual o melhor deles!

Qual o melhor sistema para registro de ponto no computador?

Os sistemas de ponto alternativo estão cada vez mais presentes no mercado, e hoje em dia pode se contar com uma grande variedade de sistemas de registro de ponto no computador, e para escolher o melhor deles sua empresa deve observar uma série de requisitos como:

  • Adequação à legislação;
  • Segurança e LGPD;
  • Tecnologia e facilidade de uso;
  • Ferramentas do sistema. 

Adequação à legislação

É preciso que o sistema seja adequado à legislação e às portarias 1510 e 373, para que a sua empresa não tenha problemas com uma possível fiscalização.

Segurança e LGPD

O sistema deve ser seguro, possuir medidas antifraude e garantir a autenticidade das marcações. Além disso, deve seguir as especificações e regras da LGPD.

Tecnologia e facilidade de uso

É importante que a tecnologia seja atualizada para que o sistema tenha uma interface agradável e seu uso seja fácil e intuitivo. 

Ferramentas do sistema

Por fim, é importante que o sistema além de realizar a marcação tenha boas ferramentas de gestão de ponto, para facilitar a rotina do RH. 

Entre os disponíveis atualmente no mercado, existe um sistema que atende a todos esses requisitos e traz muitos outros benefícios, é o sistema da PontoTel.

Como funciona o registro de ponto para computador da PontoTel?

PontoTel é um dos mais robustos e avançados sistemas de controle de jornada que existem atualmente, com inúmeras formas de marcar o ponto, o registro por computador é uma delas. 

Ele funciona de forma bem segura e simples. Antes do colaborador começar a utilizar o computador para bater ponto online, o RH ou Gestor habilita aquela máquina, garantindo que o ponto seja batido somente em equipamentos autorizados pela empresa. 

Depois de habilitada a máquina, basta que o colaborador acesse a plataforma web, digite sua senha e escolha qual ponto ele quer registrar no momento (entrada, intervalo ou saída). 

Ao finalizar a marcação, a informação já aparecerá em sua folha de ponto em questão de segundos, e ao final do dia, as marcações feitas são somadas e os apontamentos gerados automaticamente, podendo o gestor ou o próprio colaborador conferir como foi a sua jornada naquele dia. 

Outra funcionalidade interessante é que o sistema é capaz de enviar notificações em horários próximos ao momento em que o colaborador precisa registrar o seu ponto, assim é mais uma forma dele não esquecer!

Na parte do RH, é possível conferir todos esses dados em tempo real e tirar informações por meio de relatórios inteligentes e até mesmo gráficos. 

O PontoTel possui inúmeras ferramentas para tornar o dia a dia da sua empresa muito mais eficiente e estratégico, por isso, não perca tempo e agende uma demonstração exclusiva e gratuita com um de nossos consultores!

banner animado pontotel

Conclusão

Nesse texto vimos como funciona o registro de ponto no computador e quais facilidades ele pode trazer para a empresa.

Além disso, você pode conhecer um pouco mais sobre o que diz a legislação trabalhista e como escolher o melhor sistema. 

Lembre-se que o registro por computador pode ser muito útil durante o home office e também no trabalho presencial. Se você gostou desse texto, compartilhe em suas redes sociais e confira outros conteúdos no nosso blog!

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima