Ponto online: como funciona esse sistema?

mesa de trabalho e sistema pontotel

A marcação de ponto online é uma forma de inovação no controle de jornada das empresas. Com ele as companhias ganham mais agilidade na gestão de ponto e conseguem otimizar diversos processos do setor de recursos humanos

Mas, antes de adotá-lo, é necessário conhecer tudo sobre essa modalidade. Por isso, se você quer saber mais sobre como funciona o controle de ponto online continue sua leitura. Nesse texto nós iremos falar sobre:

Mas, antes de adotá-lo, é necessário conhecer tudo sobre essa modalidade. Por isso, se você quer saber mais sobre como funciona o controle de ponto online continue sua leitura. Nesse texto nós iremos falar sobre:

Boa leitura! 

O que é ponto online?

O ponto online é a forma mais inovadora de controle de jornada atualmente disponível no mercado. Ele permite que os funcionários de uma empresa marquem os horários de sua jornada de trabalho por meio de dispositivos móveis, como celulares ou tablets e, até mesmo, computadores, dispensando o uso de relógios de ponto. 

Ele torna a marcação de ponto de uma empresa totalmente móvel, permitindo que os funcionários possam marcar o ponto mesmo fora da empresa. 

Como funciona o sistema de ponto online?

aplicativo pontotel

Os sistemas de ponto online funcionam através de um software, que é programado para fazer a captação de todos os registros da jornada dos colaboradores em um único local. 

Com ele é possível fazer as marcações e a gestão dos pontos marcados no mesmo sistema. Sem que seja necessário o uso de sistemas agregados ou de um aparelho específico. 

Ele é muito mais ágil do que os registros de ponto tradicionais, pois, no momento em que é feita a marcação de ponto o sistema já começa a contabilizar as horas do dia. Dessa forma,  ao final da jornada a empresa já tem o cálculo das horas feitas pelo colaborador naquele dia. 

O ponto online possui homologação com a portaria 373?

Para funcionar de acordo com a lei e ser homologado, o ponto online deve seguir todas as recomendações da portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa portaria surgiu em 2011 com o intuito de regularizar o uso dos sistemas de controle de ponto alternativos pelas empresas.

Veja a seguir o que essa portaria recomenda. 

O que o MTE recomenda em relação ao ponto online?

A portaria 373 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, propõe que os sistemas alternativos devem:

  • Estar previsto em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para a sua adoção;
  • Estar disponíveis no local de trabalho;
  • Possuir identificação do empregador e empregado;
  • Possibilitar a impressão e extração dos dados dos registros de ponto de forma fiel;

Além disso, a portaria também insere algumas restrições para esse tipo de sistemas. De acordo com a portaria 373, os sistemas alternativos de ponto não podem:

  • Inserir restrições à marcação do ponto;
  • Fazer a marcação automática do ponto;
  • Exigir autorização prévia para marcação de horas extras;
  • Alterar ou eliminar os dados registrados pelo empregado. 

Alguns sistemas mais robustos como o PontoTel, que  fazem  o registro  e  o tratamento do ponto, precisam passar também por todas as especificações da portaria 1510  expedida do antigo Ministério do Trabalho e emprego. O PontoTel passou por uma auditoria que o reconheceu pelas duas portarias, trazendo assim mais segurança para quem adotá-lo. 

Saiba mais detalhes sobre essa portaria, continue sua visita e leia: “Portaria 1510 – Entenda a Lei do Ponto Eletrônico!”

O ponto online é seguro?

senha aplicativo

Sim, por serem armazenados diretamente em nuvem os pontos registrados pelos funcionários ficam seguros. Além disso, os sistemas de ponto online também possuem as suas próprias medidas de segurança. 

O PontoTel, por exemplo, possui 6 medidas de segurança, dentre elas a senha pessoal, o registro facial do funcionário, o recurso de geolocalização e bina. 

Dessa forma sua empresa consegue saber quem bateu o ponto, o local da marcação e por qual dispositivo a marcação aconteceu. 

Quais os benefícios do ponto online para a empresa?

Por ser totalmente online, esse tipo de ponto auxilia na otimização dos processos de uma empresa. Com ele, as informações registradas podem ser conferidas em tempo real e a partir de qualquer dispositivo online, evitando a ida e vinda de folhas de ponto ou problemas com relógios de ponto. 

E não é só isso, o ponto online ainda traz para sua empresa: 

  • Melhora nos processos internos do RH
  • Controle automático e em tempo real dos pontos dos colaboradores
  • Controle no home office
  • Evita erro nos processos de controle de horas 
  • Reduz e evita processos trabalhistas 

Veja com mais detalhes. 

Melhora nos processos internos do RH

Os processos de gestão de ponto feito por sistemas tradicionais ou folhas manuais costumam levar um bom tempo dos responsáveis pela gestão de ponto, isso porque essas formas de registros exigem o uso de mais de um sistema. 

Nesse processo todas as informações registradas na folha ainda precisam ser passadas para um sistema ou planilha. Com isso, podem acontecer diversas falhas como a perda de folhas, erros de anotação e até mesmo de cálculos. 

Com o ponto online isso deixa de ser um problema e a empresa passa a ter maior controle da jornada dos funcionários, podendo adicionar dispensas a qualquer momento e até mesmo subir atestados em poucos cliques no celular.

Controle automático e em tempo real dos pontos dos colaboradores

sistema de ponto acompanhamento

Um outro aspecto positivo do ponto online é que com ele não é preciso esperar até o final do mês para conferir os registros. A partir de qualquer dia do mês é possível fazer a conferencia dos dados e verificar o andamento da operação. 

Caso você precise de um relatório das horas extras feitas até o momento, pode extrair essa informação do sistema com poucos cliques. 

Em sistemas como o da PontoTel, os gestores ainda podem acompanhar a entrada dos funcionários em tempo real pelo computador ou celular com o aplicativo de gestão. Essa funcionalidade é ideal para quem precisa ter o controle de tudo que acontece na empresa a distância. 

Controle no home office

Por falar em distância, o controle de ponto online facilitou o acompanhamento de jornada neste período em que muitas empresas precisaram migrar suas operações para o home office

As empresas que já possuíam o registro de ponto por aplicativo, puderam ficar tranquilas e continuar acompanhando o dia a dia dos funcionários.

Nesta fase de mudanças, é muito importante que as companhias mantenham o acompanhamento dos funcionários e possam estar perto de suas rotinas. E, com o ponto online, isso é totalmente possível. 

Assim, os colaboradores continuam fazendo suas jornadas e recebendo caso tenha horas extras e as empresas continuam possuindo controle de tudo, mesmo que o colaborador esteja muito distante. 

banner home office manual gratuito

Controle de funcionários externos 

Não é somente no home office que o ponto online se torna um grande aliado da empresa, nos casos em que se existem funcionários externos também. 

Com o ponto por aplicativo a sua empresa fica segura quanto aos horários registrados e não depende de que o funcionário passe uma folha com horários manuais, é possível acompanhá-los durante toda a jornada. Incluindo os horários de intervalo intrajornada obrigatórios. 

Evita erro nos processos de controle de horas 

Como falamos mais acima, esse sistema otimiza o controle de horas. Ele faz todos os cálculos de forma automática em conformidade com as jornadas programadas no sistema. 

Isso quer dizer que o sistema consegue computar todas as horas extras, faltas e atrasos de forma automática e eficiente sem que a empresa precise dar algum comando ao sistema. 

O cálculo dessas horas também é feito de forma automática, facilitando o envio dessas horas para a folha de pagamento.

Reduz e evita processos trabalhistas 

Por fim, como vimos, o ponto online faz com que a empresa tenha maior controle da jornada e tenha tudo devidamente computado. 

Com isso, ela faz corretamente todos os pagamentos de horas devidas aos funcionários. E ainda possui prova de todos os horários feitos, para se caso um dia seja acionada em um processo trabalhista consiga apresentar todas as provas. 

Conheça o ponto online da PontoTel

O PontoTel é um dos sistemas de ponto online mais completos do mercado. Com ele sua empresa tem diversas maneiras de realizar a marcação do ponto, mais de trinta tipos de relatórios incluindo os exigidos pela portaria 1510 do MTE, além de diversas regras de cálculo que se encaixam na necessidade de seu banco de horas. 

Quer conhecer mais sobre a PontoTel e nossos cases de sucesso? Agende agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema!

Conclusão

ponto por computador

O ponto online é o que tem de mais inovador no controle de jornada hoje em dia. Com ele a sua empresa não fica limitada a aparelhos físicos e ganha total mobilidade com o registro de ponto por aplicativo, o que consequentemente gera uma otimização das informações. 

Nesse texto você viu como funciona o ponto online, o que diz a legislação sobre ele e o quanto ele pode ajudar a sua empresa. Se gostou desse texto, continue sua visita ao nosso blog, temos muito mais artigos que podem ajudar o seu dia a dia!

Rolar para cima
WhatsApp chat