Tomada de decisões: entenda o que é de fato, conheça seus tipos e qual é o processo correto
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Time Pontotel 11 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Tomada de decisões: entenda o que é de fato, conheça seus tipos e qual é o processo correto
Indispensável para o sucesso empresarial, a tomada de decisões é um processo que gera diversos benefícios. Confira tudo neste conteúdo.
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Dependendo do cenário, escolher certas alternativas em vez de outras é decisivo para a felicidade, a satisfação e o sucesso de uma pessoa. Por isso, tal atitude deve ser bem pensada antes de tomada. O mesmo raciocínio se aplica às escolhas que uma empresa faz, já que elas devem estar sempre fundamentadas em uma tomada de decisões estratégica.

Nesse sentido, são inúmeras as situações envolvendo a escolha de algo no lugar de outro, como a decisão de fazer ou não a gestão de ponto por aplicativo, quais ações implementar para tornar a realização de projetos mais ágil e como fazer a gestão de dados no RH.

Para auxiliar organizações com escolhas mais assertivas, este conteúdo abordará os tipos de tomada de decisões, visto que cada um deles assume aspectos distintos, e como o uso da tecnologia pode beneficiar todo o processo decisório e otimizar as atividades empresariais.

Diante disso, os tópicos que este conteúdo tratará de modo particular são os seguintes:

Boa leitura!

O que é tomada de decisões no meio corporativo?

A tomada de decisões é um processo por meio do qual se decide algo entre as opções disponíveis. No que diz respeito à aplicação no meio corporativo, ela serve para que a liderança faça, estrategicamente, as melhores escolhas, ou seja, todas que estão alinhadas com os objetivos da organização, favorecendo o seu sucesso de forma direta e indireta. 

Nesse sentido, a tomada de decisões em uma empresa correlaciona-se com todos os seus departamentos, refletindo em colaboradores e clientes. Essas decisões podem ser relativas à implementação de softwares de gestão e adoção de práticas de gestão financeira, bem como relacionadas à aplicação de estratégias de vendas e de dinâmicas motivacionais.

Qual a importância da tomada de decisões na empresa?

Homem apontando em blocos de madeira

A tomada de decisões tem um papel vital para um negócio, uma vez que reverbera na sua saúde corporativa. Por exemplo, ao fazer escolhas com base no processo de tomada de decisões, no qual diversos profissionais selecionam opções com o propósito de aprimorar o funcionamento da empresa, é possível solucionar problemas e evitar aqueles em potencial.

Essa importância ganha maior relevância porque o processo decisório também se dá pela combinação estratégica de um conjunto de fatores. São eles: o conhecimento científico que os colaboradores possuem, as suas habilidades profissionais e as experiências que carregam. Tudo isso favorece a tomada de decisões, tornando-a mais eficiente.

Quais são os tipos de tomada de decisões?

A tomada de decisões é o mecanismo com o qual se escolhe algo, porém, a depender dos elementos que serão levados em conta, as decisões serão diferentes. Por isso, para que uma empresa seja capaz de escolher as alternativas mais promissoras, é vital que ela conheça os principais tipos de tomada de decisões. Confira-os a seguir.

Tomada de decisões intuitiva

A tomada de decisão intuitiva é a menos recomendada para negócios, afinal, ela toma como princípio norteador o pressentimento da pessoa que decide. No mundo corporativo, utilizar essa intuição para fazer escolhas é altamente arriscado, já que potencializa as chances de ocorrerem problemas, como as crises financeiras e o aumento do absenteísmo.

Esse tipo de decisão torna-se ainda mais problemático ao levar em conta o significado da palavra intuição conforme o Dicionário Michaelis, que a define como o “Conhecimento que, por sua imediatez e clareza, não é precedido de elaboração lógica”.

Tomada de decisões racional

A tomada de decisões racional é bastante eficaz e recomendada, sobretudo para ambientes corporativos. Isso porque ela, ao contrário da anterior, fundamenta-se em uma elaboração lógica.

Um exemplo da eficiência desse tipo de tomada de decisão envolve a escolha do fornecedor de um produto. Nesse caso, primeiro, a empresa deve listar os aspectos mais relevantes para que tome uma boa decisão, como elencar os fornecedores responsáveis e tecnicamente capazes, e, somente após isso, fazer as devidas escolhas.

Tomada de decisões colaborativa

A principal característica da tomada de decisões colaborativa, que também é primordial em organizações, é o fato de ela ser realizada a partir dos variados pontos de vista dos colaboradores.

Na prática, tanto a liderança quanto os times fazem uma análise de forma ativa, discutem a respeito dela e deliberam as possibilidades de decisões. Ao final, uma vez tendo ouvido a todos, o gestor escolhe a alternativa com mais chances de gerar resultados positivos.

Várias escolhas empresariais beneficiam-se desse tipo de tomada de decisões, como as contratações. Nesse caso, a equipe de RH cria um comitê de seleção de candidatos composto por representantes de vários setores da empresa, assim, a escolha de um futuro colaborador torna-se mais assertiva.

Tomada de decisões especializada

O termo especializada já mostra o ponto de partida desse tipo de tomada de decisões: a empresa adota como fatores decisórios a opinião de um colaborador especialista naquilo que será decidido. Esse profissional, graças aos seus conhecimentos técnicos e à sua experiência, é capaz de contribuir para que a empresa faça uma escolha mais certeira.

Por exemplo, se uma organização de manufatura quer implementar uma nova máquina automatizada, já que isso a ajudará no aumento de produtividade e na economia de tempo, basta que a escolha dessa tecnologia seja feita sob os conselhos de profissionais especializados na cadeia produtiva, como engenheiros e operadores com mais experiência.

Qual é o processo indicado para uma boa tomada de decisões?

Quebra cabeças

Além de compreender a importância da tomada de decisões no meio corporativo e que existem determinados tipos, é crucial que um negócio saiba como realizar todo o processo decisório de forma correta, pois isso definirá o sucesso ou não deste. Confira os principais passos a seguir.

Entender o problema atual

Para tomar uma decisão estratégica, é necessário que, primeiro, a empresa entenda qual problema quer resolver e o delimite. Fazer isso é vital porque, quando o processo de tomada de decisões for realizado, a decisão tomada estará totalmente alinhada à solução do problema.

Saber como a situação está sendo tratada

Se uma empresa de varejo estiver há um tempo sofrendo com a queda de vendas de um produto, por exemplo, é indispensável que, para decidir corretamente e resolver isso, antes ela veja como a situação está sendo tratada.

Assim, caso ela esteja fazendo escolhas erradas, como reduzir drasticamente o valor do produto em questão para aumentar a sua comercialização, identificará isso e conseguirá tomar as medidas que de fato sanem o problema do baixo fluxo de vendas.

Levantar dados e soluções

Com base no cenário hipotético mencionado anteriormente, a empresa pode encontrar os motivos das poucas vendas do produto ao obter dados.

Exemplificando, uma das razões para a queda da venda de um produto é quando ele não atende às reais necessidades dos clientes. Portanto, para descobrir isso, basta que a organização tome determinadas decisões, como fazer uma pesquisa de satisfação dos clientes ou uma análise de dados de vendas e devoluções, para contornar o problema.

Escolher a melhor saída

Ainda sobre o exemplo dado, ao realizar uma pesquisa de satisfação dos clientes, o que pode ser feito por meio de questionários online, entrevistas por telefone ou pessoalmente, será possível identificar pontos de melhoria no produto que estão prejudicando a sua venda.

Dessa forma, ao obter esses dados, a organização conseguirá escolher a melhor saída. Na prática, ela poderá criar um design melhorado para o produto, bem como capacitar a equipe de atendimento por meio de treinamentos corporativos e revisar as políticas de garantia.

Monitorar resultados e feedbacks

Por fim, é essencial que a empresa, ao tomar decisões, saiba o resultado que estas irão gerar. Afinal, é por meio do monitoramento e do feedback que será possível saber se as escolhas feitas realmente estão gerando os resultados previstos. Assim, se eles estiverem diferentes do esperado, pode-se aplicar medidas corretivas e evitar maiores complicações.

Como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisões no RH?

O uso de tecnologias é essencial para o sucesso da tomada de decisões em todos os setores de uma empresa, sobretudo no de recursos humanos. Certos cenários exemplificam bem o benefício dessas ferramentas para o RH, como a coleta e a análise de dados, que facilitam na hora de saber como está o desempenho profissional dos funcionários.

Também ganha destaque o sistema de gestão de ponto, com o qual o time de recursos humanos consegue visualizar, de forma detalhada, os relatórios de jornada de trabalho. Por meio desses arquivos, é possível ver facilmente as horas trabalhadas de um colaborador, desde seu horário de entrada e saída até suas horas extras e pausas.

Como a Pontotel pode te ajudar na tomada de decisões?

A Pontotel é a melhor plataforma para a sua empresa conseguir fazer uma eficiente e correta gestão e controle de ponto. Afinal, ela adota como princípio criar experiências focadas em facilitar a vida dos colaboradores que usam a ferramenta, o que inclui a possibilidade de personalização para assegurar uma experiência mais amigável e fluída.

Além disso, outro elemento crucial que a Pontotel possui são os relatórios em tempo real. Por meio deles, a equipe de recursos humanos e gestores conseguem receber insights reais sobre a equipe e desenvolver uma tomada de decisões mais precisa, além de obter informações que contribuirão para uma melhor gestão de pessoas.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Decisões empresariais, quer sejam feitas de forma estratégica ou não, geram impactos. Elas podem ocasionar problemas financeiros e desenvolver um clima organizacional insalubre, mas também aumentar a felicidade corporativa e diminuir a insatisfação dos clientes.

Tanto os cenários negativos quanto positivos evidenciam o quão essencial é para um negócio compreender a fundo sobre como se dá a tomada de decisões no meio corporativo e, especialmente, os principais passos que devem ser seguidos para que esse processo gere resultados positivos.

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