Gestão por resultados: entenda o que é, quais são suas vantagens e como aplicá-la na sua empresa
BLOG
Time Pontotel 2 de abril de 2024 Departamento Pessoal
Gestão por resultados: entenda o que é, quais são suas vantagens e como aplicá-la na sua empresa
A ideia central da gestão por resultados é orientar todas as atividades da empresa para objetivos antecipadamente planejados. Saiba mais!
Imagem de Gestão por resultados: entenda o que é, quais são suas vantagens e como aplicá-la na sua empresa

Quando todas as atividades de uma empresa são orientadas por resultados, as equipes podem usufruir de uma organização interna focada em objetivos comuns. É dessa compreensão que nasce a gestão por resultados, um modelo de administração corporativa que tem ajudado as empresas a trabalhar com maior organização e eficiência. 

Quer saber mais? Neste artigo, você aprenderá tudo sobre como funciona a gestão por resultado, por meio dos seguintes tópicos:

Continue a leitura e veja como esse tipo de gestão poderá ajudar sua empresa.

O que é gestão por resultado?

Uma mulher apresentando um relatório para três colaboradores

Gestão por resultado é um modelo de gestão corporativa orientado por um conjunto de resultados que a empresa planeja alcançar em curto, médio ou longo prazo. Os resultados desejados são baseados em necessidades dos clientes e oportunidades do mercado. Eles são usados para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Nesse modelo de gestão, o resultado é tido como uma mudança mensurável que a empresa pretende alcançar. Como nem sempre as mudanças são intencionais ou positivas, considera-se fundamental que os líderes gerenciem continuamente os resultados para que ações possam realmente provocar mudanças positivas e previsíveis.

Como funciona a gestão por resultado?

A gestão por resultado começa com um planejamento para definir os objetivos e os resultados esperados. Uma vez que líderes e outros integrantes da empresa concordam em buscar certo conjunto de resultados, a implementação começa, e o monitoramento se torna uma tarefa essencial para garantir que esses resultados sejam alcançados. 

O alcance dos resultados é priorizado em absolutamente todas as atividades e por todos os profissionais que compõem a empresa. O objetivo da gestão por resultados é engajar os profissionais em torno de objetivos comuns e aumentar a performance de toda a equipe.

Gestão por resultado: qual é a importância para a empresa?

A gestão por resultados é importante no ambiente corporativo por diversas razões. Em primeiro lugar, os funcionários se orgulham de seu trabalho quando são orientados por expectativas que sabem que podem alcançar e que correspondem a seus pontos fortes, habilidades e experiências de trabalho.

Além disso, metas bem elaboradas e planejadas com a equipe trazem um senso de importância para os funcionários. Os líderes conseguem fortalecer um senso de comunidade que aumenta a produtividade dos funcionários e até a lealdade à empresa.

Quais são os 3 pilares da gestão por resultado?

A implementação de uma gestão por resultado não é algo que acontece do dia para a noite. Ela depende, essencialmente, de bons valores cultivados dentro do escritório. Pode-se resumir esses valores em três fatores: transparência, objetividade e engajamento

Transparência

Quando a transparência é agregada à cultura corporativa, os colaboradores se sentem mais comprometidos com a visão de futuro da empresa. A razão para isso é que eles entendem completamente a missão e se sentem engajados em compartilhar ideias, exibir sua criatividade e trazer inovação para alcançar os resultados esperados.

As empresas que adotam o conceito de liderança transparente percebem um vínculo mais forte de confiança de seus colaboradores em buscar esforços que, do contrário, não seriam alcançados tão facilmente.

Objetividade 

A objetividade na comunicação corporativa deve ser uma via de mão dupla. Os funcionários ficam mais engajados com os objetivos quando a liderança comunica continuamente as estratégias da empresa de uma maneira direta e clara. Da mesma forma, os líderes estão mais comprometidos quando recebem feedbacks claros dos funcionários.

Muitos funcionários sentem que seus empregadores não são diretos com a visão da empresa e não lhes fornecem as informações corretas para serem realmente bem-sucedidos em seus trabalhos. Isso cria uma falta de confiança e uma enorme queda no nível de comprometimento para buscar metas em curto ou longo prazo.

Engajamento

Uma gestão por resultado só pode se desenvolver quando há uma adesão natural dos funcionários aos objetivos e à visão de futuro propostos pela empresa. Para isso, no entanto, não basta formular boas metas em curto ou longo prazo. Existe uma tarefa diária que tem a ver com o engajamento dos funcionários na rotina de trabalho.

Esse engajamento depende de vários fatores, incluindo o reconhecimento de bons desempenhos por parte dos gestores, uma comunicação eficiente da empresa e uma compreensão da missão da empresa e dos esforços de engajamento.

Quais são as etapas para aplicar a gestão por resultado?

Duas pessoas conversando sobre um tablet

Um RH inteligente reconhece que os resultados de uma empresa não surgem de uma mera sequência de tarefas, mas sim de uma sequência coordenada de ações para atingir os objetivos organizacionais

Portanto, se você deseja melhorar a produtividade dos funcionários com uma gestão por resultados, comece definindo objetivos claros, métricas e tecnologias para avaliar o progresso da sua equipe. A seguir, confira algumas dicas para aplicar a gestão por resultado.

Redefinir objetivos da empresa

Os objetivos precisam ser claros, mensuráveis, limitados em número e com prazos determinados. Ao mesmo tempo, eles devem ser baseados em resultados reais da empresa, isto é, será preciso considerar o histórico de resultados para criar objetivos realmente viáveis de serem alcançados nos próximos meses ou anos.

Para começar, você e sua equipe podem avaliar o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados até então. Com essas informações, será mais fácil formular novas metas e, quem sabe, atualizar metas antigas para um novo cenário.

Monitorar processos

O monitoramento é uma das partes mais complexas de uma gestão por resultado, porque depende de uma regularidade nas análises e de boas ferramentas.

A boa notícia é que o monitoramento de metas não precisa ser uma atividade manual. Nunca hesite em usar softwares de planejamento de projetos corporativos ou até mesmo aplicativos para essa tarefa. Encontre a tecnologia que permite que a meta seja dividida em etapas menores que possam ser rastreadas e monitore essas etapas com lembretes e relatórios.

A chave ao usar a tecnologia para monitorar metas com sucesso é escolher a ferramenta certa para esse trabalho e configurar cada meta corretamente nos programas utilizados.

Avaliar progresso

Avaliar o progresso é uma parte vital de qualquer atividade orientada por resultados. Para medir o desempenho, você precisa acompanhar as métricas de negócios relevantes. É importante que as métricas sejam selecionadas com base nos objetivos a serem alcançados e nos resultados planejados pela empresa.

O objetivo do monitoramento é descobrir problemas para que você possa superá-los antes que seja tarde demais. Se você perceber que as coisas não estão indo como o esperado, converse com sua equipe ou oriente líderes de departamento para tomar essa iniciativa. Veja o que está acontecendo de errado, seja gentil e ofereça ajuda.

Valorizar funcionários

A valorização dos funcionários compõe um dos pilares da gestão por resultados citados anteriormente: o engajamento. Isso demonstra que se sentir valorizado no trabalho aumenta mais do que apenas a satisfação de um funcionário. O reconhecimento por parte dos gestores tem um impacto profundo em toda a empresa.

Existem várias maneiras de mostrar apreço por resultados grandes e pequenos da sua equipe: uma carta sincera de agradecimento, um presente ou uma recompensa mais substancial para o funcionário.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão por resultado?

ícones sendo apresentados em um painel

A tecnologia tem um papel indispensável na gestão por resultado, uma vez que boa parte das atividades de monitoramento e avaliação do progresso dos objetivos podem ser automatizadas por ferramentas e softwares. A seguir, entenda mais sobre qual é o papel da tecnologia na gestão por resultado.

Concede acesso a informações em tempo real

O acesso a dados em tempo real ajuda os gerentes e líderes a reagir rapidamente, quando eles precisam responder a feedbacks de forma proativa, integrar novos funcionários de forma eficaz ou recompensá-los à medida que atingem metas importantes. 

Acompanha o progresso de objetivos

À medida que empresas continuam executando suas ações, a tecnologia pode medir seus esforços de forma eficaz e acompanhar o progresso de um objetivo com precisão. Os dados informam para os líderes as estratégias que funcionam e aquelas que devem ser alteradas.

Se uma meta estiver atrasada, confiar em planilhas ou anotações feitas à mão pode atrasar ainda mais a capacidade de uma equipe reagir e ajustar suas ações. A transparência de uma ferramenta de rastreamento de metas, no entanto, permite que as equipes avaliem rapidamente como estão progredindo e ajustem o curso de suas ações.

Conclusão

Uma busca saudável por resultados ajuda os líderes e o RH a definir prioridades e manter suas equipes focadas nas atividades certas. Como foi visto, o modelo corporativo ligado a esse objetivo é a gestão por resultados.

Para implementar esse modelo na sua empresa, não se esqueça de incentivar a criação de novas metas, reunir métricas adequadas e adotar as tecnologias certas. Dessa forma, será possível manter os altos níveis de produtividade, eficácia e determinação na sua equipe.

Se você quer mais dicas sobre gestão corporativa, aproveite para conferir outros materiais gratuitos disponíveis no blog PontoTel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!