4 dicas para melhorar a produtividade na sua empresa e aumentar o rendimento do seu time

produtividade

Você sente que a sua empresa poderia ter resultados melhores? Percebe que alguns projetos levam mais tempo do que o esperado para serem concluídos e as reuniões se estendem por horas, sendo que no final nada foi definido?

Você vê que está vendendo mais, cada vez mais clientes entram em contato, mas os resultados financeiros continuam iguais, talvez até menores?

O aumento da produtividade se transformou em uma questão de sobrevivência para as empresas. O consumidor se mostra cada vez mais exigente e a concorrência ultrapassa as barreiras geográficas.

Em nesse mundo extremamente competitivo é muito comum encontrarmos empresas com muito trabalho, mas que, na verdade, estão produzindo menos.

Isso acontece porque existe uma grande diferença entre trabalhar mais e trabalhar melhor, e o que define essa diferença é a produtividade.

A primeira ação a ser tomada é descobrir como estão funcionando os processos da sua empresa. Pode ser que alguns setores estejam engessados ou com etapas desnecessárias que aumentam o tempo da atividade.

Para fazer essa avaliação, o ideal é conversar com os colaboradores e descobrir o que pode ser melhorado.

Embora cada empresa tenha uma necessidade diferente, existem algumas ferramentas que, em geral, ajudam bastante a reduzir o desperdício de tempo e aumentam a produtividade do negócio.

1 – Ferramentas para melhorar o atendimento aos clientes

 A qualidade no atendimento ao cliente é fundamental para qualquer empresa, dessa forma é essencial utilizar todos os recursos que permitam oferecer uma experiência que atenda às necessidades do consumidor.

Um atendimento de qualidade também gera novas oportunidades de negócios e garante a fidelização dos clientes, muito importante atualmente.

E a tecnologia já disponibiliza diversos recursos que podem ajudar sua empresa no atendimento aos seus clientes como as ferramentas de CRM, os softwares de gerenciamento de dados, e recursos de chat atender, e e-mail marketing.

São tecnologias que automatizam o contato inicial com os clientes, permitindo que a equipe de vendas se concentre em outras etapas do funil de conversão.

2 – Folha de ponto digital

Outras atividades que ocupam muito tempo quando a empresa não conta com a ajuda da tecnologia são as relacionadas à área de recursos humanos.

Preencher folhas de ponto, relatórios, conferir e realizar os cálculos de banco de horas, atrasos e horas trabalhadas à noite, entre muitas outras, demandam tempo com grandes chances de sofrerem erros, devido à quantidade de detalhes.

Com o uso de um sistema de controle de ponto online, todas essas informações são registradas automaticamente na folha digital e podem ser gerados relatórios facilmente.

Essa ajuda tecnológica permite o fechamento da folha de pagamento muito mais rápido e evita erros e retrabalho, possibilitando que os funcionários desenvolvam outras atividades mais importantes. Dessa forma você conseguirá fazer a gestão do tempo de sua equipe.

3 – Software de Gestão Empresarial ERP

Uma única empresa é composta de diversos setores que possuem suas necessidades e exigências específicas. É muito comum que cada setor tenha um sistema diferente, mas ao longo do tempo essa falta de integração acaba gerando problemas como a perda de informações ou o retrabalho.

Utilizando um sistema de Gestão Empresarial online é possível reunir todas as informações da empresa em um único lugar com segurança e todas as pessoas autorizadas terão acesso facilitado ao que precisarem.

Com o ERP as atividades de controle de estoque, controle financeiro, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais eletrônicas, cadastro de clientes e até mesmo as vendas diretas podem ser gerenciadas de maneira integrada.

A facilidade de acesso às informações permite que os gestores tomem decisões importantes com base em informações precisas e atuais, garantindo os resultados do negócio.

4 – Gerenciador de tarefas

Mais uma grande dificuldade de muitas empresas é a administração de tarefas entre seus funcionários. Dependendo do tamanho da empresa, controlar o andamento do que foi delegado aos colaboradores pode se transformar em um grande desafio.

Mas com o uso de um sistema de Gestão de Tarefas todas as atividades podem ser cadastradas e distribuídas na plataforma e todos os colaboradores têm acesso às tarefas, prazos e informações relevantes, sendo que o gestor pode acompanhar o andamento ao longo do processo.

Aumentar a produtividade da empresa não é uma tarefa fácil, e justamente por isso é essencial que a empresa se planeje e incentive os colaboradores para que haja envolvimento e para que eles deem o melhor de si, gerando assim melhores resultados.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
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