Gestão de metas: Importância e como gerenciar da melhor forma

imagem de um alvo com um dardo grudado no centro dele

Estabelecer metas é fundamental para manter um crescimento saudável e constante de uma empresa. Além disso, é importante que elas atinjam todos os níveis e setores do negócio. 

As metas são um dos principais indicadores utilizados para medir o sucesso da organização e claro, descobrir o que é necessário fazer para ajustar a rota e alcançar os objetivos esperados. 

As metas são ferramentas fundamentais para engajar os membros das equipes e reduzir os riscos de perda de espaço no mercado. Afinal, saber onde a empresa quer chegar é o primeiro passo para descobrir como alcançar esse resultado. 

Entretanto, é importante dizer que, sozinhas, as metas não são poderosas o suficiente para fazer um negócio crescer, é necessário fazer a gestão de metas de forma efetiva e regular, acompanhar de perto os resultados e assim ajustar a rota sempre que necessário. 

Quer entender melhor sobre como definir as metas da sua empresa e como fazer a gestão delas? Acompanhe o nosso artigo, aqui trataremos em detalhes sobre: 

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O que é gestão de metas?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa olhando para uma mulher em pé na frente de uma lousa branca escrevendo

Com a quinta revolução industrial à vista, a competitividade é um fator determinante no mercado, é necessário estar sempre um passo à frente da concorrência para não perder o timing, e isso inclui as definições de metas em cada setor de uma empresa. 

Por isso, para realizar uma boa gestão de metas, é necessário considerar sempre os recursos com os quais não se pode trabalhar sem: pessoas, tempo e dinheiro. É importante que esses três fatores estejam sempre alinhados em todas as etapas, desde o planejamento até a execução das metas. 

Montar e gerir equipes de alta performance, exige que os objetivos da organização estejam sempre pré-definidos, facilitando não só na hora da execução deles, bem como na seleção de todo o time que fará parte da empresa. 

Por que fazer uma gestão de metas?

As metas, antes de tudo, são fundamentais para motivar o desenvolvimento dos colaboradores dentro de suas equipes. Através delas os membros do time entenderão o que é necessário fazer para que eles atinjam os resultados previstos e consequentemente, a empresa atinja os dela.

Definir metas é descobrir os objetivos futuros do negócio e como chegar até eles. Por isso, além de descrever quais os passos para chegar até o lugar desejado, é imprescindível fazer uma boa gestão de metas, entendendo assim o que é esperado e o que já foi realizado, a fim de evitar imprevistos e resultados indesejados. 

A gestão de metas precisa ser eficaz e transparente e contar com todos os colaboradores que estarão envolvidos em sua realização, assim é possível ajustar o curso sempre que necessário e avaliar a qualidade da performance, pensando sempre em estratégias inteligentes para alcançar os resultados desejados. 

Identificar possíveis gargalos

Uma boa gestão de metas permitirá que o gestor acompanhe de perto a execução de todos as etapas, entendendo melhor o que falta em cada nível e setor através de um mapeamento mais assertivo. 

Por meio da avaliação de desempenho de cada etapa, torna-se mais fácil identificar os gargalos que impedem que essas metas sejam alcançadas. 

É importante que as equipes responsáveis por cada setor também façam parte desse processo, já que elas têm vivência com os problemas e podem auxiliar na definição de novas estratégias para lidar com as falhas. 

Criar engajamento e envolvimento com as metas

A gestão de metas também promove motivação e engajamento do time, já que faz com que as equipes entendam seu papel e se comprometam a trabalhar em busca do resultado almejado.

É importante que fique sempre claro para o colaborador a sua importância e o seu papel na empresa, assim como a boa execução do seu trabalho é essencial para que as metas como um todo possam se realizar. 

Por isso, ter transparência em todos os processos de gestão gera maior engajamento entre todos, já que o time entende os motivos para contribuir com o crescimento da empresa. 

Os caminhos futuros e as metas definidas devem ser traçados pela gestão em parceria com os colaboradores e compreendidos por todos os membros da equipe.

Garantir que a meta não seja esquecida no caminho

Uma boa gestão de metas é comprometida com a produtividade constante em todas as etapas e processos, ela garante que as metas estejam sempre no topo de todas as prioridades entre os colaboradores. 

É fundamental acompanhar as metas e os indicadores de performance de perto, para assim encontrar saídas e garantir que tudo que é necessário para alcançar os resultados desejados esteja sendo realizado.

Para garantir que as metas não sejam esquecidas, o ideal é manter uma cultura de feedback extremamente funcional e definir ciclos de análise dos números já alcançados, para que todos tenham ciência de onde estão e onde ainda precisam chegar. 

Por onde começar a gestão de metas?

imagem de quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa olhando para um computador no canto da mesa

O planejamento é essencial para que as metas sejam bem executadas. É importante que todos os objetivos estejam alinhados para que assim, se torne fácil analisar todos os resultados do que já está em execução.

Além disso, é ideal manter uma visão realista do seu negócio e definir metas desafiadoras, mas possíveis, se baseando em ferramentas como o benchmarking — análise de mercado e concorrência — para compreender as expectativas e compará-las com os resultados já obtidos. 

É importante que as metas definidas levem em consideração o que é adequado para cada nível hierárquico dentro da empresa, e o que é prioridade no momento dentro de cada setor, para assim designar recursos com mais assertividade.

Conte com os colaboradores para planejar as metas

É importante lembrar que as metas servem a um propósito maior: gerar soluções melhores e assim aumentar os resultados, por isso, ninguém melhor que os profissionais de cada área para ajudar a mensurar estratégias possíveis para alcançar os resultados desejados. 

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer, também reforça a ideia de que a empresa se importa com a opinião de todos e acredita no conhecimento de seus profissionais como ferramenta para auxiliar no crescimento da organização como um todo. 

Por isso, envolver as equipes na definição de metas gera não só um maior engajamento para a obtenção de resultados, bem como traz insights de quem está na linha de frente de todos os processos, agregando conhecimento de forma horizontal. 

Construa metas atingíveis

Definir metas reais e possíveis é essencial para garantir o sucesso e os melhores resultados dentro da empresa. 

Através da gestão de metas é possível entender quais as questões mais importantes na hora de pensar nas metas de um negócio, já que criar objetivos impraticáveis desmotiva a equipe levando todos a frustração por não alcançarem os resultados esperados. 

Portanto, é necessário analisar as possibilidades reais com os recursos que a empresa possui, dentro do mercado e economia em que está inserida. Além da concorrência e sazonalidade do segmento. 

Assim, os objetivos traçados serão baseados na realidade e trarão efeitos positivos dentro de cada etapa. 

Crie uma metodologia para alcance de metas

Saber como gerir as metas é essencial para que elas sejam alcançadas, por isso é importante definir qual a metodologia ideal para fazer com que elas se tornem realidade. 

Uma boa estratégia para traçar um plano de ação é a metodologia SMART de George Doran, que sugere a definição de objetivos para uma área específica, com um indicador de evolução mensurável, atribuível a um responsável por monitorar tudo, com resultados realistas e tempo ideal para sua realização.

Dessa forma, as metas são definidas por setor, o que torna a visibilidade dos resultados mais clara, possibilitando a alteração do curso das ações caso haja falhas, focando nos problemas de execução e em possíveis soluções para eles. 

Além disso, é possível delegar funções e definir metas mais relevantes para o negócio como um todo, que possam ser alcançadas dentro de um espaço de tempo que pode ser mais curto. 

Uma outra ótima forma de realizar a gestão das metas com a frequência ideal é a utilização de OKR’s. Nessa metodologia, os indicadores definidos são avaliados a cada trimestre e alinhados com as perspectivas de cada time. 

Os OKR’s são basicamente a junção de Objetivos + Resultados Chave. Com essas duas informações em mãos, a sua empresa pode melhorar tanto a satisfação dos clientes, quanto a produtividade dos colaboradores envolvidos em cada processo. 

O objetivo principal dessa estratégia é fazer com que todos estejam alinhados em busca dos melhores resultados, trabalhando em cima de metas bem definidas e organizadas. 

Defina KPIS

Os KPI’s são, em sua essência, os principais indicadores de performance a serem analisados para descobrir se determinadas ações e atitudes estão em linha com as expectativas que foram criadas.

Por isso a importância deles para a gestão de metas, já que eles podem indicar o caminho apontado através de números precisos, o que necessita de melhorias e ajudar a entender as melhores estratégias para acertar os ponteiros. 

O planejamento da estratégia deve considerar cada setor, já que para cada tipo de atividade dentro de uma empresa existem metas e tarefas diferentes, mas é necessário sempre analisar o mercado, os processos, os recursos necessários e claro, o capital humano que será designado. 

Com isso, é possível ter resultados muito mais assertivos e previsíveis, que podem ser comparados aos números anteriores e objetivos futuros, o que reduz erros e mitiga possíveis problemas em futuros ciclos de trabalho. 

Monitore a evolução da meta

Uma gestão de metas efetiva é aquela que acompanha o desempenho de todos os colaboradores e ajuda a manter a moral e a motivação em níveis altos entre os trabalhadores. 

A melhor forma de fazer com que as pessoas estejam sempre engajadas e dedicadas a cada meta definida é mostrar a elas onde estão e o que falta para atingir o resultado esperado. 

Só através de um monitoramento ativo e análise constante dos números alcançados, será possível manter a produtividade de todos em alta, bem como os rumos da empresa na direção desejada. 

Identifique pontos de melhoria

imagem de um homem sentado escrevendo em uma prancheta com um homem ao lado apontando para um gráfico em cima da mesa

Através da gestão efetiva e transparente de metas, é possível identificar os pontos de melhoria nos processos, já que os problemas e falhas estão muito mais visíveis. 

Acompanhar os resultados ativamente permitirá que a gestão crie um plano de ação para atingir as metas, já que os números mostrarão em que pé está o andamento de cada atividade e onde é necessário alocar novos recursos ou desenvolver novas estratégias. 

Aplique feedbacks 

Os feedbacks são essenciais para o atingimento de metas. Através deles é possível alinhar expectativas, auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe.

Um bom feedback é aquele que aponta o que foi negativo com possíveis soluções em mãos e dá relevância para as ações positivas. Essa é a principal ferramenta para fazer com que o aprendizado seja constante e evitar caminhos contraproducentes. 

Uma boa conversa rende sempre resultados incríveis e mantém a produtividade no centro de tudo, além de claro, alinhar os objetivos tanto da empresa quanto do colaborador, reafirmando seu papel perante as metas gerais. 

Conclusão

É fato que as metas definem o futuro de uma empresa. Através dos resultados alcançados a curto prazo é que será possível compreender melhor os rumos que um negócio tomará. 

Mais do que palavras, as metas precisam gerar ações constantes e resultados firmes, por isso a importância de fazer uma gestão de resultados que mantenha os objetivos sempre à vista, que permita a exatidão na implantação de novos processos e que esteja sempre atenta às possíveis falhas nas etapas. 

Considerar a opinião e expertise da equipe como um todo, bem como de cada setor também é essencial para que as metas sejam alcançadas mais rapidamente, já que o capital mais importante dentro de uma organização são as pessoas que fazem tudo acontecer. 

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