Estrutura Matricial: O que é, quais os benefícios, e quais empresas combinam com esse modelo?

imagem de um homem e uma mulher em pé, vendo os papéis da mesa e conversando, e atrás três pessoas conversando

Atualmente existem tantos modelos de gestão empresarial que é fácil duvidar do desempenho de certos formatos, especialmente aqueles pensados para grandes empresas, como a estrutura matricial ou organograma matricial. 

Toda empresa, independente de seu segmento de mercado ou porte, deve ter um certo nível de estrutura. Ou seja, a sua estrutura organizacional, ou para quem está mais familiarizado com o assunto, o seu organograma clássico

A gestão baseada na estrutura matricial é um modelo híbrido mais moderno, que se situa entre os dois tipos mais tradicionais, nomeadamente o tipo funcional e o tipo divisional. Esta é uma opção de gestão muito proeminente para empresas que precisam de dinamismo nas tarefas, flexibilidade nas atividades e nos colaboradores e que acreditam na convergência de ideias.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos o que é estrutura matricial e seu diferencial perante outros modelos organizacionais. Além de mostrar os principais benefícios dessa estrutura e como implantá-la na sua empresa? Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá!

software controle de ponto reduz processos operacionais

O que é uma estrutura matricial?

imagem da organização de uma estrutura matricial

A estrutura matricial é um formato organizacional flexível em relação a outras estruturas. 

Essa estrutura fornece elementos de uma estrutura funcional, com a existência de departamentos, bem como uma estrutura de divisão, pois tem a ideia de desagregação por projetos. Portanto, ele tira proveito de ambos os modelos de uma forma aprimorada e mais confiável.

Na estrutura matricial, cada departamento está subordinado à sua gestão, mas também subordinado ao líder do projeto, tornando os funcionários subordinados duas vezes.

Este modelo permite às empresas investir não só na especialização setorial, mas também na inovação e flexibilidade de projetos independentes. Empresas de grande porte adotam essa estrutura para utilizar seus recursos nas atividades diárias.

Quais suas características?

A característica da estrutura matricial é envolver de forma mais eficaz os diferentes departamentos da empresa. Esta é uma boa opção para empresas que trabalham em projetos que exigem a participação de funcionários de departamentos diferentes. 

Esse modelo permite que cada gerente de projeto tenha uma equipe composta por funcionários de diferentes departamentos. 

A comunicação e o desenvolvimento do processo tornam-se mais eficientes. A característica mais notável da estrutura matricial é que cada funcionário terá dois gerentes, um do departamento e outro do projeto. 

Dessa forma, todos responderão aos dois gestores com base no tema em discussão. Portanto, eles têm duas equipes, uma de seu departamento e outra de seu projeto.

Os dois gerentes estão no mesmo nível porque se reportam ao mesmo superior, o gerente geral da empresa. No entanto, os gerentes têm responsabilidades e autoridades sobre diferentes tópicos.

Com esse entendimento, os funcionários saberão quando recorrer a cada gerente para obter ajuda e quando tomar suas próprias decisões.

Qual a diferença da estrutura matricial para os demais modelos organizacionais?

A principal diferença da estrutura matricial é a mobilidade e orientação de vários líderes para um mesmo funcionário. Por ser uma estrutura orientada para projetos, pode ser alterada rapidamente de acordo com as mudanças internas da equipe. 

Esse é um modelo que está mais de acordo com a estrutura que encontramos nas empresas hoje. Com isso em mente, distinguimos as principais diferenças da estrutura matricial em relação a funcional, vertical, horizontal e a divisional.

Estrutura Matricial x  Funcional 

O pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol, criou a estrutura mais adequada para pequenas empresas. Na estrutura funcional, os recursos são organizados por departamento. Exemplo: produção, contabilidade, administração, contabilidade, desenvolvimento, marketing e assim por diante.

Os recursos alocados a cada departamento são reportados a um gerente. Além disso, em cada área existem pessoas que compartilham conhecimentos e habilidades semelhantes.

As principais vantagens incluem comunicação interdepartamental facilitada, especializações valorizadas e níveis hierárquicos bem definidos.

Estrutura Matricial x  Vertical x Horizontal

No caso de uma organização vertical, o CEO está no nível mais alto, seguido pelos departamentos e seus respectivos supervisores. Em outras palavras, a escada vai descendo para o departamento inferior. 

Nessa organização, a relação entre líderes e liderados está claramente definida. Nesse caso, a decisão é tomada em um nível hierárquico. Como sua estrutura é mais inflexível, a comunicação costuma ser mais lenta. 

Já numa organização horizontal, a disposição de pessoas é feita através do agrupamento de conhecimentos semelhantes. Portanto, há uma maior disseminação de conhecimento entre pessoas da mesma área. 

Em contrapartida, embora a comunicação entre os membros do setor tenha melhorado, com o desenvolvimento da empresa, a comunicação entre os departamentos enfraquece.

Estrutura Matricial x  Divisional

A estrutura divisional geralmente é utilizada para grandes empresas que estão em operação em grandes áreas geográficas ou têm departamentos responsáveis ​​por tipos diversos de produtos ou áreas de mercado. 

Por exemplo, uma fábrica de peças de automóveis pode ser dividida em vários departamentos de acordo com os produtos produzidos por cada departamento. A vantagem dessa estrutura é que ela pode atender aos requisitos de forma mais rápida e específica.

A estrutura pode ser: localizações geográficas, clientes, produtos ou serviços e projetos ou processos.

Suas principais vantagens são: maior autonomia para cada unidade, desenho de marketing de acordo com o funcionamento de cada unidade e maior independência na tomada de decisões, para que possa atender mais rapidamente os clientes.

Quais os benefícios da estrutura matricial?

imagem de um homem em pé falando e segurando um papel, e quatro pessoas diferentes sentadas ao redor de uma mesa olhando para ele

A estrutura matricial, como qualquer sistema organizacional, apresenta vantagens e desvantagens. Em empresas desenvolvidas, cujos sistemas de trabalho são orientados para projetos, este pode ser o melhor modelo. O sistema foca no desempenho e visa aumentar os lucros. Veja a seguir suas principais vantagens. 

Maior produtividade

Ao dividir as responsabilidades na empresa, o resultado é uma maior produtividade dos funcionários. Esse modelo transforma a rotina diária em algo menos burocrático e trazendo bons resultados.

Aumento da agilidade

Por conta da divisão de responsabilidades entre dois gestores, a agilidade na tomada de decisões na estrutura matricial é muito mais rápida. O gerente de projeto tem o direito de fazer alterações em tempo real sem consultar outros gerentes. Essa vitalidade é a base do bom funcionamento da empresa.

Fortalecer a interação entre departamentos 

Agora, por meio da formação de equipes multidisciplinares, o relacionamento entre as áreas fica mais próximo. Aproximar funcionários de departamentos diferentes é essencial para estabelecer conexões mais fortes.

Melhoria nos relacionamentos

A empresa começa a criar um relacionamento mais tangível por meio da troca de funcionários em diferentes projetos.

Maior flexibilidade

A estrutura matricial permite maior flexibilidade para os funcionários. Os colaboradores podem ser mais bem capitalizados quando se concentram em seus talentos, em vez de uma simples divisão de departamentos.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Com a estrutura matricial, a dinâmica de trabalho ajuda os funcionários a se envolverem mais em suas atividades, melhorando o envolvimento dos colaboradores e da equipe e aumentando o engajamento.

Monitoramento de resultados

Ter um gerente para cada projeto facilita o acompanhamento dos resultados obtidos. Isso pode ser monitorado contratualmente para identificar quais métodos estão produzindo os resultados mais positivos.

E as desvantagens?

O sistema de estrutura matricial oferece várias vantagens, mas pode abrir brechas para certas situações desfavoráveis. Uma situação possível é um conflito de ideias entre gerentes (departamento e projeto). No entanto, esta é uma desvantagem que pode ser facilmente superada estimulando a criação de um ambiente mais comunicativo. 

Outra desvantagem potencial envolve a possibilidade de duvidar de qual gerente procurar para resolver cada problema. Os funcionários podem ficar confusos, o que pode se refletir em atrasos. 

Para evitar que esse tema se transforme em um problema, é importante esclarecer as responsabilidades de cada gestor. Com essas informações muito claras, os colaboradores certamente não terão dúvidas. 

Obviamente, as possíveis deficiências referem-se ao cenário da empresa onde há falha de comunicação. Para as empresas que buscam estabelecer um diálogo mais claro entre os funcionários, esses problemas não surgirão. Uma divisão clara de responsabilidades e tarefas é essencial para o uso bem-sucedido da estrutura matricial.

Quais tipos de empresas combinam com a estrutura matricial?

O modelo de estrutura matricial é adequado para empresas com diferentes atividades, como produtos e projetos. A partir da adoção desse modelo, a empresa passa a ter uma visão gerencial do setor e uma visão diferenciada do projeto. Cada projeto tem um líder de equipe que ajuda a compartilhar a responsabilidade pelo sucesso do projeto.

Este departamento permite que um gerente se concentre nas questões departamentais e outro nos projetos. Conforme o projeto for concluído, a relevância disso para o sucesso da empresa ficará mais clara.

Esta pode ser uma escolha muito interessante para empresas que se concentram na execução de projetos. Para quem ainda tem dúvidas, uma dica é apostar em testar o sistema.

Como implantar essa estrutura na minha empresa?

Mudar a estrutura de uma empresa não é fácil e sabemos disso muito bem. Portanto, nossas dicas aqui são para ajudar o RH a se esforçar para propor mudanças na hierarquia interna, mesmo nas etapas iniciais:

Promova ideias de reforma para os principais líderes da empresa

Se você entende que mudanças estruturais são significativas e eficientes para a empresa, que tal vender essa ideia para os diretores e CEO da empresa? Nesse ponto, é preciso destacar as principais vantagens – vimos algumas delas ao longo do texto – e enfatizar a eficácia desse modelo de gestão no dia a dia. 

Determinar o perfil de cada colaborador

A formação de uma equipe de projetos exige diversas habilidades, pois esse tipo de atividade exige vitalidade, agilidade, atenção e muito planejamento. Para integrar competências, você deve ter um conhecimento profundo do perfil da equipe para que ela possa ter talentos que se complementam.

Construa uma estrutura de teste

Quando se trata de mudança organizacional, cada teste é válido antes de realmente construí-los. Nesse sentido, é importante entender a visão dos demais gestores sobre esse modelo de gestão e, após estudar as competências da equipe, fazer um plano de testes para verificar se a implantação desse modelo de gestão é eficaz ou ineficaz.

Conclusão

imagem de 5 pessoas diferentes em pé olhando para um quadro de vidro colando post its

Por fim, lembre-se que é recomendável encontrar uma consultoria especializada em tais mudanças de organograma e discutir a estrutura matricial e como implementá-la para o empreendimento de forma eficaz e saudável.

Vimos que a estrutura matricial é um modelo para garantir uma melhor gestão da organização. Como resultado, a comunicação é fortalecida, os funcionários são mais envolvidos, a produtividade e a lucratividade aumentam e a empresa fica unida. 

Portanto, vale a pena implementar essa estrutura modelo em sua organização. Quando terminar, aguarde os resultados positivos dessa mudança! 

Agora você entendeu o que é estrutura matricial, suas principais características e vantagens. Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais.

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima