Engajamento profissional: O que é, como promover e principais benefícios

imagem de um homem e uma mulher sentados na frente de um computador e se cumprimentando

O engajamento dos funcionários é a chave para construir um negócio de sucesso, e vem ganhando cada vez mais atenção em departamentos de RH que se preocupam com o bem-estar do seu colaborador. 

A pesquisa realizada pela ADP Research Institute apontou que no Brasil houve um aumento no percentual de trabalhadores que se sentem engajados. Os números subiram de 14% para 18% em 2020.

Organizações de todos os setores investem em engajamento como uma forma para reduzir as taxas de rotatividade, aumentar a produtividade e proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho positivo. 

E, quando os funcionários estão engajados, a perspectiva de contribuição para o sucesso da empresa se torna maior. 

Mas você sabe o que é engajamento profissional e qual o impacto da abordagem dentro de uma empresa? 

Trataremos nesse artigo sobre a importância de se fazer bom proveito ao investir no engajamento profissional de uma equipe, o que pode ser um ponto-chave para motivar, capacitar e reter sua força de trabalho corporativa.

Aqui você aprenderá:

Boa leitura!

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O que significa engajamento?

É muito comum ver a utilização do termo em diferentes contextos, em setor de vendas, em  marketing digital, em sites voltados para pesquisa, entre outros cenários. 

Mas afinal, o que é engajamento? Seu significado principal remete ao ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. 

Quando se trata de pessoas, o conceito está interligado à relação de uma ou mais pessoas com determinada causa. O engajamento no trabalho, por exemplo, representa a ligação afetiva do profissional com a empresa.

Qual o conceito de engajamento profissional?

imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando na frente de um grupo de pessoas aplaudindo

O termo engajamento profissional refere-se ao nível de comprometimento e conexão de um funcionário com uma organização. 

É uma abordagem no local de trabalho que resulta nas condições certas para que todos os membros de uma organização deem o seu melhor a cada dia, estejam comprometidos com os objetivos e motivados a contribuir para o sucesso organizacional e tenham um senso aprimorado de seu próprio bem-estar. 

Por que o engajamento profissional é importante?

As organizações que valorizam o engajamento de equipe entendem que seus colaboradores são a maior alavanca para o sucesso dos negócios. 

Funcionários engajados aumentam as taxas de desempenho das empresas, como também a qualidade de vida do profissional se torna cada vez mais equilibrada.

Se uma pessoa sente orgulho de seu trabalho e da empresa que representa, ela terá uma pontuação alta em qualquer medida de engajamento. E, à medida que a força de trabalho se torna mais engajada, as melhorias no desempenho e na produtividade se fortalecem, criando um impacto positivo mensurável nos resultados do empreendimento.

Benefícios do engajamento profissional

Uma empresa que dá maior atenção ao engajamento profissional dos funcionários tende a alcançar benefícios que afetam positivamente ambas as partes. Ao investir no engajamento profissional, a companhia garante: 

Funcionário embaixadores

Quanto maior o sentimento de motivação e de pertencimento que um profissional tem, maior será o prazer em trabalhar na organização e o orgulho em fazer parte da equipe. 

O engajamento profissional permite que o colaborador transmita essa vivência para outras pessoas e defenda a organização, tanto dentro quanto fora dela.  

Força de trabalho produtiva

Grande parte do sucesso de qualquer organização depende da produtividade de seus funcionários e, com o engajamento aprimorado aplicado como estratégia no ambiente corporativo, o funcionário engajado acredita naquilo que faz e garante entregas de serviços com alto desempenho. 

Vale lembrar que, enfatizar uma boa gestão e ter como alternativa a prática da delegação de tarefas entre a equipe, garante o aumento de produtividade, porque, por meio dela, os colaboradores conseguem cumprir as etapas dos projetos em menos tempo e produzir em grande escala.

Equipes de alta performance

As equipes de trabalho de alto desempenho geralmente são compostas por uma combinação de propósito e objetivos, habilidades, motivações, eficácia e liderança. Atributos estes que são efetivamente alcançados com o engajamento profissional. 

Com altos resultados, a empresa ganha maior destaque entre a concorrência e estabilidade no mercado, além disso, o desenvolvimento garante a excelência nos produtos e serviços. 

Diminuição do absenteísmo e presenteísmo

O comprometimento se torna um dos principais valores para um funcionário engajado com sua missão dentro da empresa.  Tanto o presenteísmo quanto o absenteísmo podem ter impacto na produtividade e na saúde mental dos funcionários

Locais de trabalho altamente engajados têm menos chance de absenteísmo e presenteísmo. Ou seja, engajar colaboradores diminui efetivamente o desgaste mental e físico no dia a dia, aspecto importante para reduzir as taxas de ausências e problemas de saúde entre os funcionários.

Aumenta a retenção de funcionários

Quando o profissional  percebe que seus serviços e tarefas diárias fazem parte de uma organização representativa de seus valores pessoais, sabe que será reconhecido por suas contribuições e terá oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira. 

Essa visão permite que o colaborador possa se desenvolver por um bom tempo e sem preocupações sobre a empresa em que se encontra. Afinal, funcionários que estão totalmente alinhados com os objetivos da organização oportuniza a retenção de talentos.

Engajamento profissional: uma preocupação de líderes e do RH

imagem de duas mulheres e dois homens na frente de uma mesa olhando para um computador

O engajamento profissional é influenciado por muitos fatores dentro de uma empresa, que podem ir desde a cultura do local de trabalho, comunicação organizacional, liderança e reputação da empresa à confiança e respeito. 

Ações em conjunto feitas por gestores e o setor de RH desempenham papéis importantes para garantir o sucesso das iniciativas de engajamento das equipes.

Qual o papel do RH no engajamento profissional?

É por meio do RH que a conciliação entre funcionário e empresa ocorre e. para promover uma cultura de engajamento, é necessário que o setor tenha uma visão analítica do contrato empregador-empregado. 

O RH precisa garantir que os funcionários tenham as habilidades, as ferramentas e o ambiente certos para realizar seus trabalhos da melhor maneira possível, certificando-se constantemente que as pessoas tenham caminhos claros de progressão na carreira. 

E dos líderes e gestores?

Líderes e gestores desempenham um papel fundamental no engajamento dos funcionários, criando uma relação de respeito e confiança com seus liderados diretos, comunicando os valores da empresa e estabelecendo expectativas para o dia a dia de qualquer organização.

Má comunicação, falta de informação e tratamento injusto são considerados verdadeiros inimigos do engajamento profissional, e até mesmo motivos pelos quais os líderes podem rapidamente anular a energia e o entusiasmo que a maioria das pessoas traz prontamente para o trabalho. 

Os líderes têm inúmeras oportunidades de engajar suas equipes, contribuindo para a motivação e orientação delas. As metodologias podem incluir feedbacks constantes para desenvolvimento contínuo, treinamentos e mentorias

Como promover o engajamento profissional na empresa?

Para melhorar o envolvimento dos funcionários, é importante primeiramente entender o que os motiva e os leva a investir pessoalmente em seu trabalho, para só assim colocar em prática os principais tipos de engajamento profissional que devem ser inseridos na organização. 

Então, aqui estão cinco abordagens para impulsionar o engajamento que podem ser adaptadas a qualquer nicho empresarial. Confira!

Fortaleça a cultura organizacional

A cultura da empresa engloba os valores e comportamentos que moldam a organização, tendo um enorme impacto nos fatores e níveis de engajamento profissional. Tanto o engajamento organizacional quanto a cultura são influenciados pelas práticas predominantes de liderança e gestão.

A cultura e o propósito estão fortemente interligados, por isso, enfatize a missão da empresa, que conecta os funcionários ao propósito. Dessa forma, os colaboradores se tornam mais receptivos a fazer as coisas de maneira diferente.

Cuide da comunicação interna

Para promover o engajamento, os líderes devem praticar uma comunicação clara, honesta e transparente com os funcionários. 

Rever como anda a comunicação interna e dar uma maior atenção a ela é essencial para entender como os profissionais se sentem no momento atual e sobre o que os impulsionam. 

Promova um ambiente de trabalho saudável

A capacidade de aprender novas habilidades e se desenvolver profissionalmente, combinada com uma cultura e um ambiente de trabalho que valoriza o feedback e as ideias dos funcionários, permitem que a equipe de trabalho se desenvolva e crie um vínculo maior com a organização.

Fomente as relações internas

O envolvimento dos funcionários é principalmente sobre a remoção das barreiras que impedem os funcionários de fazer o seu melhor nas tarefas diárias. 

Quando os funcionários estão à vontade dentro do seu departamento, eles estão mais propensos a se envolver. Quando funcionários, líderes e a organização em geral trabalham em conjunto e sem problemas, eles se beneficiam de uma vida profissional mais harmoniosa e de melhor desempenho.

Aposte em planos de crescimento e desenvolvimento profissional

Os funcionários ficam mais engajados quando se sentem equipados e capacitados para realizar seu trabalho, e o aprendizado é uma grande parte disso. Considere oferecer oportunidades de aprendizado para desenvolvimento profissional contínuo.

Certifique-se de que eles tenham todo o preparo possível por meio de ações que possibilitem um treinamento que seja claro e bem estruturado para garantir que os funcionários tenham as informações necessárias para um desempenho de alto nível. 

Conclusão

imagem de duas mulheres em pé em uma sala sorrindo e olhando para um papel

Durante a leitura foi possível compreender como uma empresa pode engajar seus funcionários e os inúmeros benefícios ao promover tais abordagens.    

Os profissionais engajados investem pessoalmente em seu trabalho, veem uma forte conexão entre seus pontos fortes e estão mais dispostos a contribuir com tempo e esforço para seu trabalho – e para os objetivos gerais da empresa.

Muitas organizações contam com pesquisas anuais ou semestrais para coletar dados de engajamento dos funcionários. Esse processo normalmente requer um investimento de tempo significativo para criar, divulgar, analisar, identificar e comunicar os resultados.

Vale lembrar da importância de ações do RH e dos líderes e gestores na linha de frente dessa abordagem de engajamento que deve se manter constante. 

Agora que você já percebeu a importância do engajamento profissional e como ela pode gerar resultados incríveis na sua organização, compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais e continue acompanhando o blog do PontoTel para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!

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