Saiba o que é a capacitação profissional e sua importância para as empresas

imagem de pessoas sentadas em frente a computadores representando a capacitação profissional

Você investe na capacitação profissional dos seus colaboradores? 

Atualmente, o mercado exige profissionais cada dia mais capacitados, a fim de ter a disposição, habilidades e competências que garantam equipes qualificadas para produzir com qualidade e um bom desempenho comercial.

Nem sempre um profissional tem uma habilidade específica, e por isso, o gestor de Recursos Humanos é fundamental na capacitação de talentos. São os profissionais de RH, os grandes responsáveis por implementar treinamento de funcionários, cursos e atividades que desenvolvam capacidades estratégicas.

A capacitação e desenvolvimento de talentos gera muitos resultados positivos, refletindo principalmente na cultura organizacional da empresa, que é vista com bons olhos por profissionais com fit cultural alinhado ao que a organização costuma desenvolver.

Pensando em todas essas ponderações, a respeito da capacitação profissional como retenção de talentos, preparamos este artigo, onde abordaremos: 

Boa leitura!

banner problemas com absenteismo

O que é uma capacitação profissional?

imagem de uma mulher em pé em frente de outras mulheres levantando as mãos

Muito se fala sobre capacitação de talentos, mas de fato você sabe o que é capacitar? E o que é capacitação profissional? 

A capacitação de talentos nada mais é do que a preparação oferecida para uma pessoa em seu ambiente de trabalho, ou seja, o treinamento e capacitação de funcionários é de total responsabilidade da empresa.

O conceito de capacitação de talentos gira em torno da forma como a empresa treina seus colaboradores para a realização das atividades, de forma que eles precisem do mínimo de auxílio possível nessas tarefas.

Os principais responsáveis por capacitar são os profissionais de RH. Uma vez que  são esses gestores que realizam o treinamento de funcionários, organizando cursos, palestras, formações complementares, dentre outras formas de capacitação, que possam criar valor no trabalho, e, principalmente, nas habilidades dos colaboradores.

Diferença entre capacitação, especialização e qualificação

Apesar das três coisas estarem ligadas a aprendizado, capacitação, especialização e qualificação não são a mesma coisa. Veja as diferenças:

  • Capacitação: a capacitação é uma proposta oferecida pela empresa para o seu funcionário, a fim de oferecer preparação para que o profissional desempenhe bem suas funções e tenha preparo para as demandas do mercado.
  • Especialização: a especialização é o nível mais alto de aprendizagem que um profissional pode buscar, já que ao se especializar em algo, a pessoa adquire habilidades técnicas específicas de determinada área. Geralmente, profissionais optam por ter várias qualificações, mas apenas uma especialização.
  • Qualificação:  a qualificação profissional parte do profissional. Normalmente, uma pessoa interessada em melhorar suas habilidades, busca por qualificação. Através dessa prática a pessoa consegue se aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos técnicos que podem refletir em crescimento profissional.

Como funciona a capacitação profissional dentro de uma empresa?

Dentro de uma empresa, a capacitação de profissionais é papel da gestão de RH, que precisa estar constantemente atenta às mudanças do mercado, acompanhando o desenvolvimento de novos métodos de trabalho e tecnologias. Assim,  sempre que preciso, estar preparada para realizar uma mega capacitação profissional e gestão de talentos.

É papel dessa gestão a promoção de cursos, treinamentos, palestras, e quaisquer outras formas de capacitação profissional, cabendo também ao RH observar se os treinamentos são bem recebidos pelos profissionais, e se as habilidades e competências estão sendo desenvolvidas.

Por que uma empresa deveria investir em capacitação profissional?

Existe uma frase que é muito popular quando o assunto é aprendizado, que é “conhecimento é tudo!”. Se todos consideram o conhecimento um fator tão importante, dentro das empresas isso não seria diferente.

As companhias já entenderam a importância de oferecer capacitação para os funcionários. Uma pesquisa da Panorama do Treinamento no Brasil, de 2019, mostrou que as empresas investiram uma média de R$652 por colaborador em treinamentos. 

Ao investir em capacitação de talentos, a empresa torna possível o desenvolvimento de todos os seus setores, garantindo que as equipes desenvolvam as habilidades necessárias para desempenhar bem as funções pré-estabelecidas.

Quando uma empresa investe em treinamento e capacitação de funcionários, ela reforça sua cultura organizacional, e diminui características de normose nos colaboradores, desenvolvendo profissionais muito mais qualificados e capacitados.

Em capacitação de talentos o que é cultura organizacional?

A capacitação de talentos está ligada à cultura organizacional da empresa, pois, é através dela que uma empresa determina suas crenças, valores e normas, e tudo isso influencia o clima da empresa. 

Se a organização determina que capacitar os funcionários faz parte do cotidiano da empresa, então isso se torna parte da cultura organizacional da mesma.

Em capacitação de talentos o que é normose?

A normose é um conceito filosófico e medicinal holístico, o qual  se refere à normalidade, ou seja, aquilo que é socialmente esperado. Dessa forma, quando uma empresa capacita seus profissionais ela está fazendo algo esperado pela sociedade, tornando o treinamento e capacitação de funcionário uma atitude de normose.   

Qual a importância da capacitação profissional para a empresa?

imagem de 4 pessoas com semblante de felicidade conversando

A importância da qualificação profissional para a empresa, está ligada diretamente ao desenvolvimento da organização, e também do ambiente ao redor, com todas as novas tecnologias.

Empresas que usam a capacitação como retenção de talentos, conseguem manter bons funcionários em seu quadro, se baseando na estratégia de reter os bons colaboradores, através de investimento em suas capacitações, conquistando vantagens como:

E para o profissional?

Os profissionais que participam de capacitações profissionais, ganham de inúmeras formas. Dentre elas o aprendizado de novas técnicas de trabalho, a capacitação para novas funções, o ganho de conhecimento e habilidades, além do networking conquistado ao longo das capacitações.

Esses ganhos geram resultados tanto para a empresa, que oferta a capacitação, quanto para o profissional, que adquire novas habilidades. Os reflexos são nítidos, comprovados com menos rotatividade nas equipes e produtividade elevada.

Quais os benefícios que a capacitação profissional traz para a organização?

Como vimos, o investimento em capacitação e desenvolvimento de talentos gera ganhos para a empresa e também para seus colaboradores, mas quais são os benefícios diretos, que podem ser observados na organização depois de ofertar treinamentos e cursos para seus funcionários? Veja alguns: 

Retenção de talentos

Muitos funcionários veem a capacitação profissional como uma forma de valorização, chegando a considerar a possibilidade de aprender novas habilidades como um benefício oferecido pela empresa. Por esse motivo, organizações que disponibilizam ações de capacitação para seus colaboradores, contam com um alto índice de retenção de talentos.

Desenvolvimento de colaboradores

Um profissional mais capacitado, lida melhor com problemas, se relaciona de forma mais assertiva, realiza tarefas da forma correta, tornando os resultados da empresa muito mais positivos e lucrativos. Esses são reflexos da capacitação profissional, um colaborador desenvolvido e capaz.

Fortalecimento da cultura organizacional

Medidas de capacitação profissional, tendem a estimular empresas a criar uma cultura organizacional mais voltada para o desenvolvimento e bem estar dos seus profissionais. Esse formato, fortalece a cultura organizacional, pois, quando o colaborador se sente valorizado, ele também preza por realizar as atividades da forma mais correta possível.

Profissional se sente valorizado

A capacitação profissional estimula diversos benefícios, e cada um deles sempre aponta para a valorização do colaborador. Quando a empresa oferece ferramentas para que seus trabalhadores se desenvolvam, além de estimular um bom clima organizacional, ela mostra que valoriza seus profissionais, o que reflete positivamente nos resultados da empresa.

Redução de gastos

A empresa que retém talento por mantê-lo motivado, não tem gastos com processos demissionais ou contratações de novos funcionários. Colaboradores motivados também não tem tendência de faltar ou se atrasar, por tanto, ao investir em capacitação profissional, o reflexo de valorização profissional é visto também na redução dos gastos.  

Por onde começar o investimento em capacitação profissional na empresa?

Investir na capacitação profissional pode ser um diferencial para as empresas, principalmente considerando o cenário competitivo dos dias de hoje. Os profissionais de RH precisam estar sempre atualizados sobre o tema, buscando artigos sobre capacitação de talentos, e apostando em estratégias digitais para oferecer o melhor para os colaboradores.

A capacitação de talentos online, pode facilitar a disponibilização de treinamentos, além de possibilitar uma mega capacitação profissional e gestão de talentos, garantindo sempre a oferta do melhor aprendizado possível, através de cursos livres, cursos complementares,  webinars, palestras, programas de mentoria entre outros formatos de capacitação.

As opções de capacitação à distância/online, tendem a ter melhor aceitação dos profissionais, por conta da sua flexibilidade e suas possibilidades de aprofundamento no conteúdo, mas capacitações presenciais também tem o seu valor, levando em consideração o quesito networking.

Importante dizer, que não basta apenas oferecer treinamentos e não acompanhar os resultados. Para que a gestão realizada seja inteligente, é necessário um controle que acompanhe o desempenho de cada equipe.

Conclusão

imagem de um homem prestando atenção em uma apresentação e fazendo anotações

A capacitação profissional é fundamental para evolução dos profissionais, e toda boa empresa deve investir no desenvolvimento das habilidades dos seus colaboradores, tendo o RH, papel fundamental na implementação das ações capacitadoras.

Esse investimento em habilidades, pode proporcionar muitos resultados positivos para a empresa, que ao desenvolver seus colaboradores garante retenção de talentos e o fortalecimento da cultura organizacional, tudo isso por oferecer ao colaborador a possibilidade de ampliar seus conhecimentos. 

Gostou deste conteúdo? Assine News PontoTel e receba conteúdos exclusivos sobre RH e Gestão de empresas!

Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima