Motivação no Trabalho – Como Reduzir Faltas e Motivar o Time

motivacao no trabalho introducao

Qual é a sua motivação para levantar da cama e ir para o trabalho todos os dias?

Antigamente, era bem comum trabalhar em um lugar mais tradicional, onde o conceito de motivação no trabalho se resumia apenas à ganhar um bom salário.

Com o passar do tempo, viu-se que isso não era o suficiente para manter um colaborador motivado e produtivo. Sem o mínimo de motivação é quase impossível realizarmos nosso trabalho com prazer, e sem a sensação de pesar.

Um ambiente com funcionários desmotivados significa um ambiente em que as pessoas fazem o seu trabalho por obrigação, e não são inspiradas a ir mais além.

O problema desse tipo de organização é que todos saem perdendo, tanto os funcionários quanto a empresa.

Mas a provocação que eu te faço é, o dinheiro realmente compensa todo o stress? Será que essa é a única motivação que a empresa pode oferecer a um funcionário?

Vamos descobrir ao longo deste texto, o que é a motivação no trabalho, e se a sua empresa comete algum dos erros comuns que geram desmotivação. Não se preocupe, ainda dá tempo de mudar.

Confira abaixo alguns dos temas que vamos abordar nesse texto:

Motivação no trabalho vai além de frases motivacionais

motivacao no trabalho vai alem de frases motivacionais

Uma nova era chegou para os ambientes de trabalho ao redor do mundo. Escritórios mais interativos, menos formais e com pessoas mais felizes são a cara das empresas do século 21.

Também não era para menos, o fenômeno das startups balançou a forma com que o ambiente de trabalho era visto. Outras coisas além de um bom salário entraram em pauta, como ter uma boa cultura organizacional e ser um ambiente saudável. Empresas de grande sucesso são premiadas como as que possuem as melhores culturas organizacionais do mundo.

Gigantes ligadas à tecnologia como Google e Netflix, são o sonho dos profissionais. Mas, o que será que essas empresas têm, que fazem pessoas de todas as áreas quererem trabalhar nelas?

Eu arrisco a dizer que todas essas empresas com cultura sólidas, fazem da motivação no trabalho uma grande aliada. Além de levarem o tema a sério, elas  promovem ações que transformam o dia a dia dos colaboradores.

Se eu não me importo com o trabalho que eu desenvolvo, se não consigo ver valor nele, como eu vou me desempenhar 100% na boa realização?

Engana-se quem ainda acredita que não se deve dar moleza aos funcionários, devemos lembrar que o trabalho é uma relação de troca.

Hoje em dia não basta apenas ser um líder, é preciso saber liderar. Delegar tarefas é algo que qualquer um pode fazer, mas zelar pelo bem estar da equipe para que ela possa desenvolver o seu melhor dentro do trabalho, só um bom administrador que passa confiança aos funcionários consegue.

O motivo pelo qual o trabalho será feito está definido?

Você sabe qual é a importância do seu trabalho para a empresa?

Eu sei qual é o meu, e isso faz com que eu desenvolva minhas atividades da melhor forma. Por exemplo, temos metas definidas, acompanhamos os resultados e sei qual é a importância disso para a empresa.

Todo funcionário é importante para uma organização, e muitas empresas não entendem que o sucesso nos rumos da empresa é um trabalho de formiga que depende da cooperação de todos.

Todo tempo precisamos de motivos para agir e chegar ao nosso objetivo, e se a empresa é a parte mais interessada nisso, ela deve promover ações que mostrem a importância do trabalho que está sendo desenvolvido ali.  

Produtividade precisa de motivação

Você sabe qual é a relação entre a produtividade e a motivação? Para explicar qual é a relação entre uma coisa e outra eu vou usar o exemplo de um time de futebol.

Que nada mais é do que uma cooperação, onde cada um sabe a sua função para alavancar o time. Mas, você já assistiu a uma partida de futebol onde no primeiro tempo os jogadores tiveram um desempenho ruim e no segundo tempo voltaram para decidir o jogo, ganhando a partida?

Geralmente, a concentração para o segundo tempo é regrada a discursos motivacionais e afirmação do quanto aquela partida é importante para o time. E, quando eles voltam para o jogo, parecem outras pessoas.

A produtividade desses jogadores foi alcançada através da motivação, e motivar não é xingar ou ameaçar, mas deixar claro quais são os objetivos e quanto cada um pode contribuir para alcançá-los.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Motivação no Trabalho - Como Reduzir Faltas e Motivar o Time

Diminuição do uso de horas extras

motivacao no trabalho diminuicao do uso de horas extras

Quando um funcionário está realizando muitas horas extras, isso mostra um diagnóstico para a empresa, o de que ele está precisando de horas a mais dentro da jornada de trabalho para realizar suas tarefas.

Nessas ocasiões devem ser observadas duas coisas:  Se o funcionário está sobrecarregado com muitas tarefas, ou se ele está sendo improdutivo no seu dia sem motivação, o que faz que ele prolongue as tarefas.

Todo mundo pensa que fazer muitas horas extras é sinal de que o trabalho está indo bem, mas é justamente o contrário. Se o colaborador não consegue ser produtivo dentro do seu horário de trabalho, esse é um forte sinal de desmotivação.

Quando a empresa motiva os funcionários, ela proporciona que eles aproveitem sua produtividade ao máximo dentro das suas horas de trabalho. Isso consequentemente diminui a quantidade de horas extras que eles realizam.

Redução do absenteísmo

motivacao no trabalho reducao do absenteismo

Se sua empresa tem uma alta taxa de absenteísmo, ela pode estar enfrentando um grave problema de falta de motivação no trabalho.

Não podemos dizer que o absenteísmo de uma empresa diz respeito a motivação, mas seria errado dizer que altas taxas de absenteísmo são causadas apenas pela desmotivação. Entretanto, motivação também está ligada à problemas com faltas e atrasos.

Por isso, é importante tanto identificar as causas do absenteísmo quanto trabalhar estratégias preventivas para manter os funcionários motivados.

Já dizia um provérbio português: “é melhor prevenir do que remediar”, e no caso da motivação, é justamente isso.

Mas agora você deve estar se perguntando: como eu posso me antecipar ao problema de absenteísmo e da motivação dos meus funcionários?

Confira algumas dicas a seguir.

Colaborador motivado é o que fala bem da empresa.

Se você perguntasse aos colaboradores o que eles acham de trabalhar na sua empresa, você estaria pronto para ouvir a verdade?

A pergunta que você deve se fazer é: essa é uma empresa que eu gostaria de trabalhar? A resposta é simples: olhar para dentro da corporação, ver o que pode ser melhorado e quais ações a empresa pode fazer para melhorar o ambiente.

Depois desse exercício, você vai perceber que os colaboradores vão falar bem da empresa aonde eles forem, e quando perguntarem sobre como é bom trabalhar nessa organização, ele vai dar sempre uma resposta positiva.

Facilita processo de recrutamento e seleção de talentos

Você já se pegou pensando “como eu queria trabalhar nessa empresa” depois de ouvir algum funcionário falando sobre ela?

A melhor propaganda de uma empresa são pessoas comuns falando dela. Hoje em dia existem plataformas de recrutamento de pessoas, que permitem que os colaboradores coloquem observações sobre a empresa que trabalham.

Então, quando os seus colaboradores falarem muito bem de você para outras pessoas, os candidatos ficarão  interessados e buscarão oportunidades dentro da empresa.

Isso é ótimo, pois facilita a contratação de pessoas que estão cheias de energia para dedicar a sua empresa, pois elas desejavam tanto trabalhar nessa organização que agora estão super motivadas a desempenhar um bom trabalho.

Agora você deve estar pensando, o que eu posso fazer para melhorar a motivação dos meus colaboradores? Não se preocupe, você pode começar com as dicas que eu vou te dar agora.

Como melhorar a motivação no trabalho?

Tenha um plano de carreira consolidado

Se as empresas soubessem o valor que é para um funcionário saber que ele não é descartável, muitas delas não teriam problemas com turnover dentro da empresa.

Se o seu colaborador sabe que ele tem chances de crescer na empresa, ele vai se esforçar para isso acontecer.

Agora se ele sabe que por mais que se esforce não sairá dessa posição, acredite, assim que aparecer uma oportunidade melhor, ele irá pedir demissão. E isso fará com que a taxa de Turnover da sua empresa cresça consideravelmente, pois, da mesma forma que por esse motivo um funcionário pediu demissão outros também podem pedir.

Ter um plano de carreira é indispensável para a motivação dos colaboradores. E aqui eu quero ressaltar que não estou falando sobre prometer coisas que a empresa não pode cumprir, ou deixar tudo no campo da promessa sem realmente um dia torná-las realidade.

Como exemplo, eu conheço muitas empresas onde um colaborador começou como estagiário e se tornou líder do setor.

Esse é um bom exemplo de plano de carreira consolidado. Traçar caminhos para os colaboradores dentro da empresa, ter um ponto inicial e um ponto final de onde ele pode chegar através do seu trabalho e dedicação.

Faça avaliações claras e consistentes

motivacao no trabalho faca avaliacoes claras e consistentes

Se a prática do Feedback é algo que se sua empresa ainda não faz, você deveria começar a se organizar para fazer, pois também é uma ótima ferramenta de motivação.

O feedback é uma reunião onde o gestor senta com o colaborador e indica para ele os seus feitos na empresa, o que o trabalho dele tem colaborado para o crescimento e os pontos que precisam ser melhorados.

O Feedback tende a surtir mais efeito do que uma “bronca do chefe” no dia a dia, pois  isso mostra que a empresa presta atenção nos seus funcionários, com uma comunicação clara e transparente.

Vale lembrar que ao dar um feedback, a empresa também tem que estar aberta a ouvir as sugestões do funcionário, que pode trazer uma visão que os gestores não tinham antes.

Ofereça benefícios que permitam o crescimento pessoal

Oferecer cursos e treinamento corporativo é uma ótima forma de demonstrar apoio ao desenvolvimento profissional do funcionário. Isso ajuda a motivar o trabalhador e cria identificação com a organização.

Imagina trabalhar em uma empresa que promove ações que possam agregar o currículo dos seus profissionais?

Já pensou se a sua empresa tivesse convênio com alguma escola de idioma, ou que propusesse eventos focados no crescimento pessoal? Tudo isso é uma forma de valorizar o funcionário, assim ele vai entender que não é apenas uma peça descartável da empresa e que nesse ambiente ele pode crescer profissionalmente e pessoalmente.  

Crie uma política que recompense os funcionários mais antigos

motivacao no trabalho crie uma politica que recompense os funcionarios mais antigos

É normal que funcionários com muito tempo dentro da mesma empresa às vezes se sintam mais desmotivados do que os colaboradores que estão começando na organização.

Isso acontece por conta da rotina. Mas, a empresa pode focar em melhorar isso, criando ações destinadas aos funcionários mais antigos, como bonificações a cada período de tempo, e folgas a cada ano de casa.

Nem sempre essas bonificações precisam estar ligadas a dinheiro. Prêmios, troféus ou até mesmo um almoço por conta da empresa, mostram que o funcionário é importante. Além disso, existem outras práticas que a empresa pode adotar no dia a dia para melhorar as tarefas.

Motivando colaboradores para uma melhor qualidade de vida

“Eu ganho bem, mas não tenho qualidade de vida”. Eu aposto que você já deve ter ouvido essa frase algum dia. Muito stress, ambiente desmotivador, acúmulo de tarefas, tudo isso afeta e muito a qualidade de vida dos colaboradores.

O bem-estar interfere bastante na produtividade de uma empresa, então se a empresa promove ações de qualidade de vida, o funcionário será muito mais produtivo.

Otimizando atividades burocráticas

motivacao no trabalho otimizando atividades burocraticas

Tem coisas simples dentro de empresas que precisam da autorização de mais de uma pessoa, por pura burocracia.

Atividades como mandar um e-mail podem acabar atrasando por causa disso, então porque não dar mais autonomia para os seus funcionários?

Você pode começar listando atividades que os funcionários podem fazer com total autonomia, sem que precisem passar por muitos processos.

Outra coisa que a empresa pode adotar também são ferramentas que podem otimizar atividades que demandam muito tempo.

Inserção de dados em planilhas

As planilhas ainda são muito comuns em diversas organizações, e realmente para algumas atividades elas são perfeitas, como acompanhamento de dados, projeções, entre outras coisas.

Mas para outras coisas, a planilha pode ser facilmente substituída por programas que podem otimizar o tempo e até mesmo serem superiores  à demanda.

Por exemplo, muita gente ainda utiliza as planilhas para controle de horas extras, e ela não é a melhor ferramenta, pois alguém precisa perder tempo inserindo as horas do colaborador para calcular na planilha.

Por mais que ela tenha fórmulas, muita coisa pode acontecer nesse processo de inserir dados. Um dígito errado e imagina o prejuízo que seria para a empresa ter que pagar por horas extras que não aconteceram?

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Motivação no Trabalho - Como Reduzir Faltas e Motivar o Time

Controle de Ponto em papel

motivacao no trabalho controle de ponto em papel

A Consolidação de Leis de Trabalho determina que estabelecimentos com mais de 10 colaboradores adotem algum tipo de sistema de controle de ponto.  Mesmo existindo diversas formas, algumas empresas ainda utilizam o modelo mais difícil: o controle de ponto de papel.

Se sua empresa ainda utiliza esse controle, eu quero te perguntar quanto tempo você gasta conferindo todas as folhas de ponto de papel e passando as informações para outro lugar?

Acredito que muito tempo, além de ter que disponibilizar um profissional para realizar todos os apontamentos e tratamento de ponto.

Mas você pode otimizar o controle de ponto e nem precisa gastar muito instalando relógios de ponto pela empresa. Para isso, basta usar um controle de ponto alternativo.

Controle o ponto e horas extras automaticamente com Pontotel

motivacao no trabalho controle o ponto e horas extras automaticamente com pontotel

Aposto que se você chegar com a notícia de que aderiu a um sistema de controle de ponto alternativo para o seu profissional de RH, ele vai dar pulos de alegria, afinal, você estará tirando das costas dele um peso descomunal que é calcular todas as horas trabalhadas dos colaboradores.

Um sistema como o da PontoTel faz todo o processo como captar os pontos, ou seja, você não precisa bater o ponto em um relógio e depois transferir para o sistema e ainda precisar tratar eles.

No sistema, você colhe os pontos e tem os apontamentos em tempo real, com gráficos e mais de 20 tipos de relatórios. Isso te ajuda a ter um parâmetro de informações como por exemplo,qual funcionário realiza mais horas extras, ou qual chega mais atraso. Isso também permite que você identifique o problema e crie ações que motivem os colaboradores.

Conclusão

motivacao no trabalho conclusao

Espero que você tenha se sentido motivado a acompanhar esse texto até aqui.

Eu sei que falei sobre muitas coisas que a empresa pode fazer para motivar os funcionários, mas, claro,  a motivação nada mais é do que um trabalho em conjunto.

Então, se você ainda acredita que o salário é o único fator motivador, eu espero ter te convencido do contrário.

Se você tiver outras dicas de motivação no trabalho, deixe seu comentário abaixo.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Motivação no Trabalho - Como Reduzir Faltas e Motivar o Time