Motivação no trabalho: qual a importância para empresas e qual a melhor forma de motivar funcionários!
BLOG
Time Pontotel 28 de maio de 2024 Gestão de Pessoas
Motivação no trabalho: qual a importância para empresas e qual a melhor forma de motivar funcionários!
A motivação no trabalho é o segredo para o crescimento empresarial. Conheça as melhores técnicas para inspirar sua equipe!
Imagem de Motivação no trabalho: qual a importância para empresas e qual a melhor forma de motivar funcionários!

Manter-se motivado no trabalho é importante para o bem-estar, a permanência e a produtividade de qualquer funcionário; porém, nem sempre é fácil construir um ambiente corporativo que proporcione isso. Por esse motivo, é comum observar gestores e RH sempre em busca de novas estratégias para aumentar a motivação no trabalho. 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante mudança, requisitos básicos como um bom salário já não são mais suficientes para manter os funcionários motivados. Agora, é preciso construir um ambiente propício ao desenvolvimento profissional, onde os colaboradores se sintam valorizados e conectados aos valores da empresa.

Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, 89% das empresas acreditam que os bons resultados estão relacionados diretamente à motivação no trabalho. Dessa forma, para explicar em detalhes esse assunto e abordar quais são as melhores formas de motivar os colaboradores, serão apresentados os seguintes tópicos neste artigo:

Aproveite o texto e tenha uma boa leitura!

Qual o princípio da motivação?

O princípio da motivação origina-se do termo em latim “motivus”, que está relacionado a movimento e coisas móveis. Assim, a motivação é, em sua essência, associada ao ato de se mover em direção a algo.

A junção de “motivo” e “ação” na palavra motivação significa a manifestação de força, energia e ação de um agente, como se houvesse uma verdadeira movimentação interior. Essa palavra traz consigo o significado de dar motivo, causar ou expor razões.

O que é motivação no trabalho?

O conceito de motivação no trabalho refere-se a um estado psicológico caracterizado por desejo e vontade de atingir um objetivo específico ou concluir as tarefas necessárias. Quando se diz que um profissional está motivado no trabalho, significa que esse colaborador está disposto e engajado em realizar suas atividades rotineiras utilizando toda sua eficiência operacional.

Dessa forma, a motivação no trabalho pode ser entendida como um estado mental positivo que possibilita os indivíduos a utilizar plenamente suas habilidades e cumprir com eficácia as necessidades do seu cargo. Esse estado só é atingido por meio da aplicação de diversas ações no ambiente de trabalho, como reconhecimento profissional, promoção de cargo e surgimento de novos desafios.

Qual a importância da motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é de extrema importância para o crescimento da empresa. No livro “Teoria Geral da Administração”, de Cesar Maximiano, o autor afirma que é por meio dos estímulos motivacionais que os colaboradores se sentem instigados em realizar as suas atividades designadas. Isso proporciona maior produtividade e resultados mais positivos para o negócio. 

Além disso, a motivação no trabalho ajuda a manter os colaboradores na empresa por mais tempo. Nesse sentido, uma pesquisa global da Robert Half mostrou que a desmotivação está entre os principais motivos para as altas taxas de turnover nas corporações.

Por que ter um ambiente de trabalho motivador?

pessoas comemorando juntas no trabalho

Construir um ambiente de trabalho motivador é importante, pois agrega diversos benefícios aos negócios e à carreira de cada profissional. A seguir, entenda os motivos dessa importância em detalhes.

Atração e retenção de pessoas

Com um ambiente de trabalho motivador, é possível manter os funcionários por mais tempo na empresa e ainda proporcionar melhor atração de talentos. Um ambiente com motivação constante aumenta a satisfação do colaborador, o que, consequentemente, reflete no desejo dele de permanecer e fazer parte do negócio. 

Redução de turnover e absenteísmo

A motivação no trabalho traz maior visão de propósito e objetivos para o profissional; com isso, ele tem suas metas claras e sabe quais serão suas recompensas ao conquistá-las. Assim, há uma percepção promissora do futuro e do que deve ser feito para chegar até ele.

Graças a esse incentivo, os profissionais evitam faltar ou se demitir, uma vez que há uma visão nítida sobre os méritos conquistados e os que ainda poderão ser conquistados futuramente. 

Maior produtividade e criatividade

Segundo um estudo da Right Management, empresa especializada em carreiras, foi constatado que profissionais motivados apresentam um aumento de 50% em sua produtividade. Além disso, os estímulos dados aos funcionários a partir de técnicas de motivação impulsionam suas capacidades criativas, aumentando a inovação e contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa.

Otimização de tempo

A motivação no trabalho otimiza o tempo, pois funcionários proativos tendem a ser mais focados, produtivos e eficazes nas tarefas. Eles encaram os desafios com determinação, reduzem as distrações e trabalham com mais entusiasmo, resultando em um uso mais eficaz e eficiente do tempo disponível.

Maior colaboratividade no trabalho

É notório que funcionários que se sentem reconhecidos e valorizados tendem a adotar um perfil mais colaborativo, pois se identificam com a empresa e são motivados a superar desafios, considerando o bom trabalho com os colegas, parte essencial do sucesso.

Melhora do employer branding

A motivação no trabalho aumenta a reputação da empresa como um bom local para se trabalhar, contribuindo para atrair talentos e reter os profissionais qualificados, requisitos essenciais no desenvolvimento de um bom employer branding.

Qual o papel do RH na motivação profissional?

Pode-se considerar o RH o setor fundamental para promover a motivação profissional na empresa. O setor é responsável por desenvolver estratégias e programas que estimulam o engajamento dos colaboradores, identificando suas necessidades e aspirações individuais para, assim, fomentar a motivação no trabalho. 

Assim, o Recursos Humanos serve como um facilitador no processo de criação de um ambiente de trabalho motivador. Entre algumas atividades que o setor pode realizar nesse processo, estão: 

Qual a melhor forma de motivar os colaboradores?

colaboradores de uma empresa em pé se cumprimentando

Manter os funcionários motivados é um trabalho constante que precisa ser mantido como cultura na empresa. Porém, existem algumas ações que podem impulsionar a motivação. Confira em detalhes quais são! 

Trace planos de carreira

Os planos de carreira vão ajudar os profissionais a terem uma perspectiva sobre seu futuro na empresa. Afinal, quando não há uma visão de progressão de cargos, o funcionário pode se sentir desmotivado em seguir melhorando e se desenvolvendo, já que pode achar que não será recompensado. 

Invista em treinamentos

Investir em treinamentos é essencial para aumentar a motivação no trabalho, pois eles fazem com que os funcionários sintam que a empresa valoriza seu desenvolvimento. Além dos treinamentos tradicionais, o treinamento motivacional se destaca como uma opção ainda mais eficaz no contexto da motivação profissional.

“Como líderes, temos que constantemente saber como motivar as pessoas e ensiná-las a lidar com as novas tecnologias que vão surgindo,” afirma Daiane Jales, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Pontotel.

Essa abordagem reforça a importância de combinar desenvolvimento técnico com incentivo à motivação para alcançar melhores resultados.

Forneça feedbacks constantes

Feedbacks constantes ajudam os funcionários a continuarem em movimento em busca de melhorias e avanços profissionais. Por isso, é importante sempre considerar o feedback contínuo para manter os colaboradores motivados. 

Melhore o investimento financeiro

A melhora no investimento financeiro ajuda na motivação no trabalho ao possibilitar remuneração adequada e benefícios atrativos aos empregados. Salários competitivos e incentivos financeiros estimulam o sentimento de valorização e recompensam o esforço e a dedicação, contribuindo para um ambiente motivador.

Trabalhe metas possíveis e reconheça as conquistas

É importante sempre criar metas realistas. Quando a gestão determina metas muito difíceis de serem cumpridas, é possível que os funcionários se desmotivem, trazendo um resultado oposto do esperado.

Além disso, é sempre importante reconhecer as conquistas dos profissionais para que eles percebam a importância de seu trabalho e continuem o executando cada vez melhor.

Como medir a motivação no trabalho?

As principais formas de medir a motivação no trabalho são por meio da análise de dados e do recebimento de feedbacks dos funcionários. Algumas das opções mais adequadas para realizar esse trabalho são por meio de:

Conclusão

Compreender a importância da motivação no trabalho é essencial para o sucesso de uma empresa. Ao longo deste artigo, ficou evidente como a motivação profissional desempenha um papel crucial no desempenho e na produtividade dos colaboradores. 

Ao seguir as dicas apresentadas neste texto, a empresa estará no caminho para impulsionar a motivação dos funcionários, resultando em maior engajamento, satisfação e crescimento organizacional.

Portanto, é importante que a empresa se preocupe em investir no setor de RH e valorize a motivação como um fator essencial para progresso e prosperidade no ambiente de trabalho.

Gostou de aprender sobre a importância da motivação no trabalho? Continue acompanhando o blog Pontotel para se atualizar sobre mais assuntos relevantes para o crescimento profissional e empresarial.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!