[GUIA] Tudo sobre plano de carreira, para que serve, porque ter um, como fazer e quais as vantagens
BLOG
Time Pontotel 16 de fevereiro de 2024 Departamento Pessoal
[GUIA] Tudo sobre plano de carreira, para que serve, porque ter um, como fazer e quais as vantagens
Entenda todos os detalhes sobre o plano de carreira e porquê é importante adotar na sua empresa, principais vantagens e papel o RH no processo!
img of [GUIA] Tudo sobre plano de carreira, para que serve, porque ter um, como fazer e quais as vantagens

Diminuir o turnover, manter os funcionários motivados e atualizados é um desafio para toda empresa que almeja o sucesso. Uma das maneiras de fazer isso acontecer é através da elaboração de um bom plano de carreira para os seus funcionários.

Uma corporação que se preocupa em criar um plano de carreira ajuda ela mesma e a todos os colaboradores a terem uma maior segurança e perspectiva para o futuro em curto, médio e longo prazo além de  aumentar o engajamento profissional

Para te explicar mais sobre o plano de carreira, preparamos este guia completo com tudo que você precisa saber para aplicá-lo na sua empresa, as principais vantagens e muito mais. Confira os tópicos que serão abordados: 

Achou esse tema interessante? Então, aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura! 

O que é plano de carreira?

imagem de uma pessoa desenhando escadas em um papel

O plano de carreira é o conjunto de caminhos e objetivos profissionais que um colaborador pode percorrer dentro de uma empresa. Ele serve para determinar quais são as posições hierárquicas de uma corporação e quais são as competências necessárias para poder alcançar determinada posição.

Ele vem se tornando mais completo e já contempla outras situações, como: 

  • Melhora de performance através de cursos;
  • Aumento de salário;
  • Oportunidades de trabalho no exterior;
  • Obtenção de especializações (pós-graduação, mestrado e doutorado).

O plano de carreira é formulado para fazer com que a empresa consiga reter e atrair novos talentos, além de proporcionar aos seus colaboradores atuais a oportunidade de se aperfeiçoarem mais e continuarem buscando novos conhecimentos.

E um plano de carreira Pessoal?

O plano de carreira pessoal é aquele que é feito pelo próprio profissional e consiste no conjunto de atividades que ele realiza com o objetivo de melhorar suas habilidades e alcançar uma conquista, seja ela profissional ou pessoal. 

De forma geral, ele é feito quando o profissional deseja mudar de cargo ou conquistar um novo emprego. Algumas das atividades comuns nesse plano é se aperfeiçoar através dos estudos, mas também há outros métodos, como a autoavaliação e até a contratação de mentoria com profissionais especializados em plano de carreira pessoal. 

Para que serve o plano de carreira?

O plano de carreira serve para ajudar tanto a empresa como o colaborador a conquistar o sucesso.

O conjunto de ações promovidos pela criação de um plano de carreira proporciona aos seus profissionais uma melhor qualificação e alavanca a motivação de todos.

Sabendo quais cargos eles podem alcançar dentro da empresa e quais são os passos necessários para chegar lá, eles entenderão claramente o que precisam fazer para alcançar o objetivo. Por via de regra, o plano servirá como um guia de aperfeiçoamento para todos. 

Ele também pode ser útil para ajudar a manter o foco e produtividade das equipes, pois todos estarão cientes das ações que precisam ser executadas para o crescimento pessoal e, consequentemente, devem focar em cumprir essas metas.

Diferença entre plano e projeção de carreira

Projeção de carreira nada mais é do que o planejamento do crescimento profissional, conseguir identificar seu estado atual e definir com clareza e objetividade aonde deseja chegar.

Já o plano de carreira é mais completo, pois ele vai englobar a série de atividades que você realiza para evoluir em etapas na carreira, ou seja, uma planejamento com mais detalhes. 

Enquanto o plano de carreira é rico em detalhes e conta com ajuda da empresa que o profissional trabalha, a projeção de carreira é mais pessoal e tem metas definidas pelo próprio colaborador. 

Por que ter um plano de carreira?

Ter um plano de carreira é de extrema importância para todo profissional e empresa, pois com ele é possível criar metas que contribuirão para o sucesso do negócio e da carreira dos profissionais. 

Com ele, é possível traçar um planejamento para prever como ficarão os cargos nos próximos meses e anos da empresa, facilitando as perspectivas de futuro do negócio e do colaborador.

Além desses motivos, criar planos de carreira incentiva os colaboradores a investirem em qualificações profissionais e cursos que devem ser revertidos em bons resultados na empresa, pois o conhecimento é a base para uma empresa que deseja crescer.

Já para o profissional, ele conseguirá se destacar no mercado e terá a chance de alcançar novos cargos, receber promoções e bonificações pelo bom desempenho. 

Quais as vantagens de um plano de carreira para a empresa?

Uma empresa que oferece plano de carreira bem definido para os seus colaboradores tem maior chance de se destacar no mercado, pois conseguem manter os profissionais motivados por saberem as  possíveis conquistas na empresa.

Vamos entender as principais vantagens: 

Clareza desde o processo seletivo

Quem investe em criar um plano de carreira consegue demonstrar com clareza durante os processos seletivos o que o candidato pode esperar da vaga e da empresa. Com ele, a organização já será capaz de informar se há perspectivas para crescimento e aprendizado internamente. 

Aumento da produtividade

Quando o colaborador tem em mente quais as metas e conquistas que ele precisa ter atingido para conseguir uma promoção, consequentemente, ele se sente mais instigado em fazer um trabalho bom e produtivo. 

Por isso, é importante que ao elaborar o plano essas metas estejam claras, assim o funcionário vai poder se dedicar de forma efetiva para conquistar seu objetivo. 

Reduz a taxa de turnover

Investir em plano de carreira potencializa e mantém os talentos. Quando o profissional sabe que tem a chance de progredir na carreira dentro da própria empresa que ele está hoje, diminuem as chances de ele buscar outro emprego e desperdiçar todo o esforço que foi feito até aqui. 

Se o funcionário não sabe se é possível e como fazer para ter um aumento e progredir na sua carreira, é bem provável que ele busque empresa que ofereça isso, por isso o plano de carreira é importante.

Quais as vantagens de um plano de carreira para o colaborador?

imagem de uma mulher pensativa sentada na frente de um computador

O plano de carreira é extremamente benéfico para o colaborador pois ajuda em seu autoconhecimento e desenvolvimento profissional.

Na busca das metas e objetivos próprios o colaborador consegue conquistar uma série de habilidades, entenda agora porque. 

Maior engajamento

Uma empresa que que se preocupa em criar um plano de carreira e manter seus atuais talentos através dela, proporciona um sentimento de segurança aos colaboradores e, consequentemente, os deixa mais engajados.

Segundo pesquisa da Deloitte, encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), 67% dos  colaboradores se sentem mais produtivos em empresas que investem em um ambiente seguro e saudável.

Foco em metas e progresso pessoal

Para alcançar seus objetivos, o colaborador precisa se dedicar para cumprir as metas e ser recompensado, por isso ele deve se manter focado e se aperfeiçoar. 

Em decorrência disso, naturalmente ele vai desenvolver um amadurecimento e crescimento pessoal, pois o foco no objetivo o ajudará a progredir na carreira.

Motivação no trabalho

Assim como na nossa vida pessoal, quando não há propósito para algo que estamos fazendo, dificilmente vamos nos sentir motivados com aquilo.

No trabalho não é diferente, se a empresa não mostra quais as razões para um funcionário fazer a atividade que faz e nem quais são suas perspectivas de futuro na empresa, dificilmente ele se sentirá motivado. 

Por essa razão, o plano de carreira ajuda a aumentar a motivação no trabalho, pois os colaboradores conseguem ver claramente onde podem chegar e, assim, enxergarem propósito nas atividades que eles realizam hoje. 

Como fazer um plano de carreira para os funcionários?

O processo de criação do plano de carreira demanda a participação dos colaboradores de e algumas etapas que precisam ser seguidas.

É importante que a equipe esteja envolvida para estabelecer quais são as expectativas em relação ao crescimento pessoal e o da empresa. Para te ajudar nesse processo, apresentamos algumas dicas para a criação.

Política de cargos e salários na empresa

Falar e discutir sobre salário ainda é considerado um assunto delicado entre diversos profissionais. Contudo, criar e apresentar uma política sobre cargos e salários é necessário na criação do plano de carreira. 

A política de cargos e salários deve definir quais são as funções oferecidas na empresa, suas características e suas remunerações.

É necessário que seja atualizado conforme as necessidades, para que a empresa mantenha o salário dos colaboradores com valor justo e competitivo com o mercado. 

Defina metas e objetivos

Quais passos e conquistas um funcionário precisa para evoluir profissionalmente conquistando um salário e cargo melhores? As metas e objetivos que a empresa define são a resposta para essa pergunta.

É importante manter uma cultura de criação de metas e objetivos, além de sempre reconhecer a conquista de cada uma delas. 

Consequências destas metas

Saber o que acontece depois de atingir ou não as metas também faz parte do plano de carreira, defina o que o funcionário ganhará com o cumprimento da meta.

Elas podem ir evoluindo desde uma menção e destaque formal, até bonificações e por fim, chegando em uma promoção. 

Caso os colaboradores não consigam atingir suas metas é o momento de conversar, não para punir, mas para ajudar com orientação e feedbacks

Quais ações precisam ser tomadas para chegar ao objetivo

A empresa precisa definir quais ações são necessárias para que o colaborador chegue ao seu objetivo e isso varia muito de cada empresa. 

Essas ações não precisam necessariamente estarem apenas envolvidas com metas e resultados, aperfeiçoamento profissional e aprendizado também podem fazer parte desse conjunto de ações para a conquista de um objetivo, por exemplo. 

Quais são as alternativas ao objetivo?

Deixe claro quais são as alternativas ao objetivo desejado. É bem possível que o seu colaborador não consiga atingir ou leve um tempo para conseguir.

Por isso, ofereça uma cartela de benefícios que proporcionem o aperfeiçoamento profissional e o aprendizado. Aqui, também é importante apresentar a ele outras oportunidades dentro da empresa que possam cumprir com as suas expectativas.  

Crie um processo de feedbacks constantes

O feedback é um dos pontos mais importantes para uma empresa que mantém um plano de carreira.

O gestor precisa ser aberto e transparente com seus liderados, apresentando feedbacks construtivos com constância para que eles possam entender como estão desempenhando o trabalho e qual o caminho devem seguir para melhorar e conquistar o seu objetivo.

Quais tipos de planos de carreira existem?

imagem de pessoas encostando em blocos de madeira

Hoje existem diversos tipos de planos de carreira existentes no mercado, na hora de fazer o plano de carreira é importante conhecer cada um deles. Entenda abaixo!

Carreira em Y

Esse modelo conhecido como carreira em Y funciona inspirado no desenho da própria letra, ele explica que a partir de um determinado cargo, o colaborador entra em uma espécie de bifurcação, em que surge a oportunidade dele escolher seguir a carreira de gestor ou especialista.

Nem todo profissional almeja executar um cargo de gestão, por isso seguir a área de especialização ou pesquisa pode ser uma opção para a carreira. 

A forma como esse tipo de plano de carreira segue depende bastante do setor, pois alguns grupos de profissionais é mais comum que tenham especialistas do que gestores ou gerentes e vice-versa.

Carreira em W

Também seguindo a ideia do formato da letra, a carreira em W traz três possibilidades de cargos para os profissionais:

  • De gestão;
  • De especialista na área;
  • De gestão multidisciplinar.  

Plano de carreira pessoal

Esse formato parte do próprio colaborador e consiste nas melhorias próprias que ele realiza para desenvolver suas habilidades e atingir as suas metas profissionais, que pode ser um aumento, uma promoção ou até a troca da empresa atual. 

Plano de carreira empresarial

É o conjunto de atividades que a empresa realiza para desenvolver os seus talentos atuais com o intuito de alavancar a performance deles e aumentar os resultados da empresa. 

Além disso, ela serve para ter uma percepção de como pode ser o futuro da empresa em relação a hierarquia, habilidades e experiências da sua equipe. 

Plano de carreira horizontal

O plano de carreira horizontal se faz mais presente em empresas que não possuem divisão interna, isso porque ela não proporciona uma possibilidade de crescimento. 

Nesse formato, todos os funcionários estão no mesmo nível de hierarquia, mas isso não impede de que haja reconhecimentos ou aumentos devido a um bom desempenho. 

Plano de carreira em linha

Esse tipo de carreira é bem mais comum entre instituições militares e serviços públicos.

Nele, é bem mais difícil conseguir uma promoção ou mudança de cargo porque elas são feitas por níveis hierárquicos padronizados, normalmente acontecem as promoções por tempo de serviço. 

Plano de carreira paralela

O plano de carreira paralela é semelhante ao de carreira em linha, porém um pouco mais abrangente e faz parte de um ramo hierárquico diferente do negócio.  

Ele é mais comum em programas de trainee, em que – desde o recrutamento – a empresa deixa clara a possibilidade 

Qual o papel do RH no desenvolvimento do plano de carreira?

É responsabilidade do time de Recursos Humanos (RH) realizar o desenvolvimento do  plano de carreira. Ele fica encarregado de analisar quais são as perspectivas da empresa nos próximos anos, além de acompanhar os profissionais na conquista dos objetivos. 

Além disso, o RH pode ficar responsável por engajar e trazer os meios para contribuir com a conquista dos objetivos dos colaboradores.

Através da disponibilização de cursos, palestras, orientações e oferta de serviços de desenvolvimento profissional o time fomenta o avanço do plano de carreira. 

Cabe, também, ao time de RH desde o momento do recrutamento deixar claro que a empresa tem um plano de carreira e quais são as possibilidades de crescimento dentro do negócio, isso melhora até o processo de seleção

Conclusão

Com a leitura deste guia, esperamos que tenha ficado clara a importância da realização do plano de carreiras. Foi possível perceber como ele é benéfico para a empresa e para os colaboradores, sendo um fator essencial para toda empresa que deseja se consolidar no mercado. 

É importante lembrar que para conseguir elaborar o plano de carreira de forma efetiva e detalhada é necessário a cooperação de todos, ouvir os anseios dos funcionários e aplicar o plano com base nessas informações e no que a empresa deseja para o futuro. 

Seja qual for o tipo de plano de carreira que sua empresa tenha ou deseje adotar, é sempre necessário a sua elaboração e atualização constante para que a empresa consiga manter e alavancar a performance dos seus talentos.

Se você gostou de conhecer mais sobre o plano de carreira e conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, compartilhe esse texto com seus amigos profissionais e nas suas redes sociais. 

Acompanhe o blog da PontoTel e fique por dentro das novidades do meio corporativo!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!