Carreira em W: como funciona, principais vantagens e como criar um plano de carreira neste modelo!

carreira em w

Somos TOP of Mind de RH!

Estamos entre os finalistas do prêmio Top Of Mind de RH 2021, na categoria Controle de Frequência. Agora, precisamos da sua ajuda para ir ainda mais longe e levar o prêmio. Clique aqui e vote PontoTel!

Já não é mais novidade que possuir um bom plano de carreira, que proporcione o crescimento dos contribuintes e consequentemente da empresa, é considerado um dos métodos mais eficazes para manter uma boa base de talentos. 

Entretanto, muitas empresas ainda enfrentam inúmeros problemas para conseguirem desenvolver estratégias que realmente tragam resultados eficientes e duradouros para a companhia de uma forma geral, como a Carreira em W.

Por isso, é importantíssimo que as empresas invistam em técnicas novas que possam sempre trazer cada vez mais frutos positivos, tanto para os profissionais, quanto para o negócio em si.

Pensando em mostrar o quanto essa é uma estratégia que pode e vai ajudar a sua empresa, vamos te explicar como tudo isso funciona e quais são as principais vantagens da carreira em w. 

Então, se você e a sua companhia ainda não sabem como prosseguir, fiquem ligados neste artigo.

Veja o que abordaremos aqui: 

controle escalas de trabalho por aplicativo

O que é Carreira em W?

Quem já está no mercado de trabalho há mais tempo sabe que os profissionais tinham uma linha prática de evolução em suas carreiras dentro das empresas, que consistia normalmente em começar em cargos mais baixos e crescer com o passar dos anos anos até alcançar a posição realmente desejada, que são os cargos de liderança.

Porém, tudo isso está ficando para trás junto com outros métodos mais antigos. Isso porque, agora, as organizações já estão enxergando o crescimento padrão de outra forma, dando lugar à Carreira em Y e, a tão conhecida Carreira em W.

Isso porque, essa metodologia foi criada com o intuito de facilitar o dia a dia da empresa, além de gerar mais possibilidades para os funcionários. 

Sendo assim, esse método funciona com o intuito de dar mais oportunidades para que os trabalhadores se qualifiquem em diversas áreas, permitindo a sua atuação em nichos distintos e ocupando vagas melhores.

Embora, isso tenha sido visado por muito tempo, profissionais que começam a carreira e se especializam até se tornarem gestores de um único setor fixo podem ter um entendimento dividido da organização e, é claro, isso pode afetar toda a companhia.

Neste caso, a carreira em w pode apresentar uma direção mais assertiva para os profissionais. Assim, eles podem manter suas funções de especialistas, mas ao mesmo tempo, exercer posições de liderança e irem treinando e aprendendo com menos pressão. 

Diferentes de outros modelos, a carreira multidisciplinar possibilita uma maior mobilidade interna na companhia. Sendo assim, o empregado pode ser remanejado para outros setores sem perder o nível do seu cargo atual, o que acaba gerando mais satisfação.

Por tanto, o plano da Carreira em W é basicamente garantir mais flexibilidade e dinamismo aos funcionários do local. 

Como funciona a Carreira em W?

imagem de um grupo de pessoas envolta de uma mesa

Assim como outras metodologias, a Carreira em W surgiu para suprir a deficiência do mercado em fornecer mão de obra profissional capaz de oferecer serviços mais técnicos.

Logo, essa estratégia abre muitas portas para as empresas e também para os colaboradores, pois permite que o profissional se desenvolva mais amplamente e alcance o que deseja sem precisar passar por todas as etapas, como antes.

Além disso, essa é uma oportunidade muito importante para criar equipes de trabalho mais qualificadas e engajadas com as suas atribuições, já que isso pode gerar valor para as empresas no futuro.

Quais as principais características da carreira em W?

Ao contrário do que muitas empresas pensam, a Carreira em W veio para facilitar o dia a dia das companhias e para trazer mais prazer na hora do trabalho para os colaboradores. 

Sendo assim, essa estratégia tem o objetivo de funcionar como um leque de opções para que o profissional possa atuar liderando ou até mesmo na parte técnica, se assim desejar.

Isso quer dizer que, o principal propósito desse método é fazer com que as empresas possam reter profissionais que sejam capazes de oferecer serviços mais técnicos, mas que também possam somar em habilidades gerenciais.

Por isso, a Carreira em W pode ser definida em versatilidade, já que torna possível ao profissional se desenvolver de modo mais amplo e alcançar competências gerenciais, sem que seja necessário enfrentar todas as etapas exigidas pela Carreira em Y.

De forma simples, essa estratégia funciona com o objetivo de dar aos profissionais uma oportunidade de se qualificar em diversas áreas distintas. Portanto, isso possibilita que eles atuem em diversos departamentos.

Principais vantagens da carreira em w?

Como dito antes, optar por implementar a Carreira em W na sua empresa ou no seu perfil como colaborador pode abrir muitas portas atualmente, já que muitas companhias têm procurado por profissionais mais flexíveis e vice e versa. 

Por isso, vamos te mostrar algumas vantagens que esse método pode te trazer, caso você escolha seguir por esse caminho. 

Para as empresas

Possuir uma estratégia sólida de progressão na organização oferece vantagens importantes, que vão desde a atração e retenção de talentos até a melhora na produtividade dos funcionários.

Isso porque, é uma lógica um tanto fácil de ser pensada, já que quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que leva em consideração as habilidades e desejos do funcionário na hora de oferecer uma promoção ou transferência para uma nova área?

Portanto, os colaboradores acabam se sentindo verdadeiramente valorizados, pois têm a chance de trabalhar com o que gostam, o que melhora seu desempenho e sua vontade de permanecer na companhia.

Deter de um funcionário com conhecimento técnico avançado ocupando um cargo de gestão pode evitar diversas crises e trazer resultados positivos para toda a equipe, já que ser liderado por alguém que entende do assunto faz toda a diferença.

A Carreira em W também pode assegurar que o chefe não vai tomar decisões erradas ou precipitadas por não conhecer os detalhes técnicos envolvidos no projeto. Além disso, esse método também traz outros benefícios para a empresa, como: 

  • Melhora do relacionamento entre os colaboradores; 
  • Todos tem uma chance de trabalhar na função que desejada;
  • Retenção de talentos;
  • Gerar ganhos de performance;
  • O clima no ambiente de trabalho se torna mais leve e a comunicação tende a melhorar.

Contudo, sem sombra de dúvidas, o maior benefício para a empresa que escolhe oferecer a Carreira em W como possibilidade de plano da carreira é contar com funcionários que podem desempenhar várias funções dentro da organização, assim a companhia nunca ficará desamparada.

Para os colaboradores

Assim como para as empresas, os profissionais também têm vantagens caso optem por avançar por esse caminho. 

Por causa disso, o funcionário conseguirá ter uma visão mais ampla do negócio em si de uma maneira geral, sendo um perfil muito desejado para a área de inovação e comunicação das empresas.

Veja as vantagens que escolher a Carreira em W pode te proporcionar: 

  • Comunicação para ter um bom relacionamento profissional com os colegas;
  • Gestão de conflitos para lidar com os desafios do dia a dia;
  • Criatividade para promover a inovação no trabalho;
  • Organização para dar conta das demandas e controlar os projetos de sua responsabilidade;
  • Flexibilidade para se adaptar a novas funções e tarefas;
  • Força de vontade para estar sempre estudando e em constante aprendizado.

Carreira em W: principais exemplos

Como já dito anteriormente, esse método consiste em afirmar que um profissional pode ser multifuncional, assumindo diferentes posições de comando e, ao mesmo tempo, se desenvolver em certa área. 

Um ótimo exemplo disso é o gerente de projeto, profissional que assume o comando de equipes temporárias e, ainda assim, precisa ser um especialista em sua atividade.

Como implementar na empresa? 

imagem de uma mulher sentada olhando para o pc, ao lado dela, tem dois homens

Embora seja uma decisão da empresa, é responsabilidade do RH realizar a implementação da Carreira em W na companhia. Por isso, vamos explicar como isso deve ser feito de uma forma simples:

  • Verifique o perfil dos profissionais –  o primeiro passo é conhecer profundamente o seu time de trabalho, verificando se esse formato está alinhado com o perfil dos profissionais. Vale ressaltar que as reações a essa metodologia podem ser diferentes, por isso é muito importante dialogar abertamente todos e testar o que funciona e o que não. 
  • Implemente o novo plano de carreira – é hora de verificar se a Carreira em W é efetiva para a sua organização e, para isso, você deve garantir que os seus colaboradores tenham novas experiências E, que terão a chance de ocupar novos cargos e também assumir novos papéis na organização.
  • Cultura organizacional – para que tudo saia como o planejado, integre a estratégia à cultura organizacional da empresa. É fundamental que todos entendam a ideia e se sintam à vontade para transitar entre as áreas e funções da empresa.

Como criar um plano de Carreira em W?

Diferente de outros modelos, o plano de Carreira em W foi uma resposta rápida dos especialistas de mercado para adequar o crescimento gradual dos colaboradores em um contexto atual.

A estratégia foi estabelecida tendo em vista que nem tudo segue uma linha realmente reta, de, como é o caso do desenvolvimento profissional. Por isso, nesse caso, o desenvolvimento segue apenas duas direções:

  • Área técnica;
  • Área gerencial. 

Além disso, também existem divisões de responsabilidades de baixa, média e alta dificuldade. Isso faz com que líderes e colaboradores trabalhem lado a lado, com mais flexibilidade.

Portanto, um líder põe a mão na massa da mesma forma que os profissionais da sua equipe. Isso mostra que é um modelo mais flexível, dinâmico e que preza pela gestão colaborativa.

Conclusão

Neste artigo, explicamos como a Carreira em W funciona na prática dentro das empresas, destacamos também as principais vantagens de implementar essa metodologia e como criar um plano de carreira de sucesso neste modelo.

Por isso, se você quer tornar a sua companhia mais dinâmica e flexível, não perca tempo. Fale com o seu RH e trace planos para que as coisas comecem a mudar. E, se você, colaborador, quer experimentar coisas novas, essa é hora.

Gostou do nosso conteúdo? Então, nos siga no instagram e acompanhe nosso blog, o qual atualizamos diariamente sobre assuntos de RH, gestão de pessoas, gestão empresarial, controle de ponto e muito mais!

controle jornada e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima