Em tempos de fake news e propagação de informações em massa, é importante ter embasamento e conhecimento para construir as próprias percepções. Dentro desta perspectiva, o pensamento crítico no trabalho pode ser o grande impulso para a ascensão profissional.
Tido como um dos destaques entre as principais soft skills, termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais no ambiente corporativo, o pensamento crítico traz o diferencial necessário ao mercado de trabalho atual.
Entretanto, desenvolver esse tipo de pensamento pode não ser tão simples, e a utilização de ferramentas é necessário para construir uma bagagem intelectual.
Neste artigo, serão abordadas quais são essas ferramentas para desenvolver o pensamento crítico, como expressá-lo e qual a real importância desta habilidade no ambiente de trabalho. Os tópicos discutidos serão:
- O que é pensamento crítico?
- Qual a função do pensamento crítico?
- Qual a importância do pensamento crítico no ambiente de trabalho?
- Como desenvolver um pensamento crítico no trabalho?
- Como expressar o pensamento crítico no trabalho?
- Quais ferramentas podem auxiliar no pensamento crítico?
Quer entender mais sobre a importância do pensamento crítico no ambiente de trabalho? Continue acompanhando esta leitura!
O que é pensamento crítico?
A expressão “pensar fora da caixa” pode ser facilmente aplicada à definição sobre o pensamento crítico, principalmente, no ambiente de trabalho.
O pensamento crítico se refere, portanto, à habilidade pessoal de pensar além do óbvio, do que já foi proposto, considerando todas as variáveis de uma mesma situação.
Essa habilidade é uma das principais soft skills, valorizadas pelos recrutadores e gestores. Isso acontece porque pensamento crítico permite o entendimento das situações de forma mais ampla, inteligente e precisa, o que é indispensável em um mercado tão competitivo.
Qual a função do pensamento crítico?
Além de promover a capacidade de trabalhar o raciocínio lógico, o pensamento crítico corrobora com a tomada de decisões mais assertiva.
Neste contexto, pessoas que contam com o pensamento crítico aguçado costumam apresentar outras competências fundamentais para o dia a dia de trabalho, como proatividade, autonomia e fácil adaptação a novas rotinas.
Vale destacar que, em tempos de inteligência artificial e processos cada vez mais automatizados, o pensamento crítico é fundamental para que profissionais se destaquem dentro deste novo dinamismo.
Qual a importância do pensamento crítico no ambiente de trabalho?
No mercado de trabalho atual, os profissionais estão sempre em busca de atualizações, cursos, experiências e certificações. Porém, as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais, tais como o pensamento crítico, têm conquistado papel de destaque nesse processo de desenvolvimento de pessoas.
Pensar de forma estratégica e crítica no dia a dia corporativo cria um ambiente no qual o colaborador pode identificar novas oportunidades, minimizar erros e chegar a soluções criativas, impulsionando os resultados do negócio.
Além disso, o profissional consegue tomar decisões embasadas, o que gera mais confiança e chances de crescimento na empresa.
Por que o pensamento crítico é valorizado no trabalho?
Com a grande oferta de profissionais no mercado, algumas habilidades são fundamentais na escolha de um novo colaborador, ou mesmo na hora de proporcionar a chance de uma promoção.
O pensamento crítico é uma dessas habilidades no âmbito comportamental, por proporcionar um olhar além das possibilidades apresentadas.
Em uma situação de desafio no dia a dia de trabalho, o profissional com essa característica apresentará visões fora do óbvio, o que irá contribuir com a entrega e o desenvolvimento de todo o time.
Como desenvolver um pensamento crítico no trabalho?
Agora que já foi explicada a importância do pensamento não só na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho, é preciso entender como desenvolver essa habilidade.
E sim, é possível desenvolver o pensamento crítico e aprimorá-lo, assim como as demais habilidades profissionais. Confira algumas técnicas para este desenvolvimento:
Execute tarefas de forma ordenada
A organização pode ser uma grande aliada na hora de desenvolver o pensamento crítico no ambiente de trabalho. Dar sequências às tarefas de forma ordenada, coesa e linear, irá auxiliar o profissional a entender melhor cada parte do processo, obtendo a chance de desenvolver novas estratégias para o resultado final.
Adicionalmente, o trabalho ordenado obtém tarefas realizadas com mais assertividade e menos tempo, outro fator de impacto direto na qualidade da entrega.
Sintetize as informações
Parte da organização, a síntese de informações, ou seja, resumir e estruturar os dados, é fundamental para o desenvolvimento linear do pensamento crítico no ambiente de trabalho.
Sintetizar as informações será muito útil no processo de análise e na busca por fontes, além de ser fundamental para o fomento de novas ideias.
Recomende pontos de melhoria
Muitos profissionais têm receio de recomendar ou até mesmo de apresentar pontos de melhoria nas empresas, mas é importante reforçar que esse medo pode impactar negativamente o desenvolvimento do pensamento crítico.
Por isso, é de suma importância que o colaborador tenha segurança e canal aberto de diálogo com as lideranças. Assim, para fomentar um ambiente de validação das ideias e acolhimento dos pontos de melhoria, o time de gestão de pessoas da empresa tem papel fundamental.
Por sua vez, os gestores também precisam ter um olhar atento e empático para o novo, sendo bons ouvintes para todos os pontos apresentados por seu time.
Gere novas ideias
O desenvolvimento do pensamento crítico deve ser treinado gradativamente e de forma regular, assim como uma atividade física. Neste processo, gerar novas ideias se consolida como uma prática eficaz.
Imagine este cenário: um profissional novo na companhia gera novas ideias para um processo já ultrapassado e burocrático, que demanda tempo e muita energia de todo o time. Neste cenário, a geração de novas ideias será útil não apenas ao colaborador, mas para toda a equipe.
Como expressar o pensamento crítico no trabalho?
A forma de expressar o pensamento crítico no ambiente de trabalho é fundamental para a aceitação e assertividade destas ideias. Por isso, foram elencadas algumas estratégias para auxiliar este processo:
Questione informações
Questionar uma informação não deve soar de maneira ofensiva ou grosseira, pelo contrário. Ao fazer o questionamento, o profissional deve demonstrar que está atento a todo o processo e, por isso, busca ainda mais conhecimento.
Além disso, neste momento, o colaborador pode identificar suposições ou preconceitos dentro da narrativa apresentada.
Analise evidências
A sociedade enfrenta um grande problema de propagação de informações falsas, quase 90% dos brasileiros disseram já ter acreditado em fake news, por isso, é fundamental saber analisar as evidências em prol de um pensamento crítico alinhado à verdade dos fatos.
Profissionais que se baseiam em inverdades não terão efetividade, além de serem vistos com desconfiança por parte das lideranças e do time de gestão de pessoas.
Proponha alternativas
Para os colaboradores que querem apresentar seu pensamento crítico, uma excelente opção é o ato de propor alternativas.
Algumas empresas contam com áreas específicas no próprio site ou espaços físicos, destinados apenas para envio de propostas/soluções, o que ajuda aqueles que ficam envergonhados.
Ao expressar o pensamento crítico por meio de novas alternativas, o colaborador reforça o pensamento “fora da caixa”, criativo e dinâmico.
Quais ferramentas podem auxiliar no pensamento crítico?
Para profissionais que já identificaram o pensamento crítico como característica, fica a pergunta sobre quais ferramentas podem auxiliar nessa soft skill.
Uma ferramenta útil e de fácil aplicabilidade é a análise SWOT (sigla em inglês também conhecida como análise FOFA — forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).
Reunindo os pontos fortes, fracos, as ameaças e as principais oportunidades, a análise SWOT propõe uma análise criteriosa das informações, tanto para sua montagem, quanto para possíveis resoluções.
O PDI, sigla de Plano de Desenvolvimento Individual, auxilia o colaborador na construção de sua jornada de trabalho, com o intuito de desenvolver habilidades como o pensamento crítico.
Debates em grupos também são grandes ferramentas para auxiliar no pensamento crítico, pois reúnem vivências, perspectivas e realidades diversas, tornando resoluções muito mais completas.
Outra importante ferramenta é a análise de cenários, avaliando riscos e antecipando possíveis mudanças no meio do processo. Ao avaliar diversos contextos, o profissional é convidado a considerar as mais diversas variáveis, ponderando e prevendo os riscos, a fim de encontrar a mais completa solução.
Por fim, vale citar a técnica de questionamento socrático, que envolve perguntas para explorar e alcançar um nível de compreensão mais profundo sobre determinado problema.
Conclusão
Para um profissional que pretende crescer e se destacar no mercado de trabalho, o pensamento crítico é, sem dúvidas, uma importante soft skill para desenvolvimento.
No processo de construção do pensamento crítico, é importante sintetizar informações, recomendar pontos de melhoria e gerar novas ideias. Cursos, vivências em grupo e a inclusão de um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI) em suas metas, também serão fundamentais neste momento.
Algumas ferramentas também são indispensáveis nesse processo, como a análise SWOT. Vale ressaltar que os profissionais que queiram desenvolver este tipo de pensamento não devem ter vergonha ou medo de apresentar suas ideias, pois o intuito é ter protagonismo no ambiente de trabalho.
Além disso, o time de Recursos Humanos (RH) deve estar sempre atento aos destaques no quesito de pensamento crítico, a fim de valorizar estes talentos e considerá-los para programas de aceleração profissional e promoções.
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