Pensamento crítico no trabalho: veja como usá-lo para se destacar!
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Time Pontotel 13 de maio de 2024 Todos os artigos
Pensamento crítico no trabalho: veja como usá-lo para se destacar!
Você sabe o que é pensamento crítico? Conheça a habilidade destaque no mercado de trabalho e saiba como desenvolvê-la.
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Em tempos de fake news e propagação de informações em massa, é importante ter embasamento e conhecimento para construir as próprias percepções. Dentro desta perspectiva, o pensamento crítico no trabalho pode ser o grande impulso para a ascensão profissional.

Tido como um dos destaques entre as principais soft skills, termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais no ambiente corporativo, o pensamento crítico traz o diferencial necessário ao mercado de trabalho atual.

Entretanto, desenvolver esse tipo de pensamento pode não ser tão simples, e a utilização de ferramentas é necessário para construir uma bagagem intelectual. 

Neste artigo, serão abordadas quais são essas ferramentas para desenvolver o pensamento crítico, como expressá-lo e qual a real importância desta habilidade no ambiente de trabalho. Os tópicos discutidos serão: 

Quer entender mais sobre a importância do pensamento crítico no ambiente de trabalho? Continue acompanhando esta leitura!

O que é pensamento crítico?

A expressão “pensar fora da caixa” pode ser facilmente aplicada à definição sobre o pensamento crítico, principalmente, no ambiente de trabalho.

O pensamento crítico se refere, portanto, à habilidade pessoal de pensar além do óbvio, do que já foi proposto, considerando todas as variáveis de uma mesma situação.

Essa habilidade é uma das principais soft skills, valorizadas pelos recrutadores e gestores. Isso acontece porque pensamento crítico permite o entendimento das situações de forma mais ampla, inteligente e precisa, o que é indispensável em um mercado tão competitivo.

Qual a função do pensamento crítico?

Além de promover a capacidade de trabalhar o raciocínio lógico, o pensamento crítico corrobora com a tomada de decisões mais assertiva.

Neste contexto, pessoas que contam com o pensamento crítico aguçado costumam apresentar outras competências fundamentais para o dia a dia de trabalho, como proatividade, autonomia e fácil adaptação a novas rotinas. 

Vale destacar que, em tempos de inteligência artificial e processos cada vez mais automatizados, o pensamento crítico é fundamental para que profissionais se destaquem dentro deste novo dinamismo.

Qual a importância do pensamento crítico no ambiente de trabalho?

imagem mostra um fundo amarelo com um recorte branco em formato de uma cabeça com uma lâmpada dentro

No mercado de trabalho atual, os profissionais estão sempre em busca de atualizações, cursos, experiências e certificações. Porém, as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais, tais como o pensamento crítico, têm conquistado papel de destaque nesse processo de desenvolvimento de pessoas.

Pensar de forma estratégica e crítica no dia a dia corporativo cria um ambiente no qual o colaborador pode identificar novas oportunidades, minimizar erros e chegar a soluções criativas, impulsionando os resultados do negócio.

Além disso, o profissional consegue tomar decisões embasadas, o que gera mais confiança e chances de crescimento na empresa.

Por que o pensamento crítico é valorizado no trabalho?

Com a grande oferta de profissionais no mercado, algumas habilidades são fundamentais na escolha de um novo colaborador, ou mesmo na hora de proporcionar a chance de uma promoção.

O pensamento crítico é uma dessas habilidades no âmbito comportamental, por proporcionar um olhar além das possibilidades apresentadas.

Em uma situação de desafio no dia a dia de trabalho, o profissional com essa característica apresentará visões fora do óbvio, o que irá contribuir com a entrega e o desenvolvimento de todo o time.

Como desenvolver um pensamento crítico no trabalho?

Agora que já foi explicada a importância do pensamento não só na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho, é preciso entender como desenvolver essa habilidade.

E sim, é possível desenvolver o pensamento crítico e aprimorá-lo, assim como as demais habilidades profissionais. Confira algumas técnicas para este desenvolvimento:

Execute tarefas de forma ordenada

A organização pode ser uma grande aliada na hora de desenvolver o pensamento crítico no ambiente de trabalho. Dar sequências às tarefas de forma ordenada, coesa e linear, irá auxiliar o profissional a entender melhor cada parte do processo, obtendo a chance de desenvolver novas estratégias para o resultado final.

Adicionalmente, o trabalho ordenado obtém tarefas realizadas com mais assertividade e menos tempo, outro fator de impacto direto na qualidade da entrega.

Sintetize as informações

Parte da organização, a síntese de informações, ou seja, resumir e estruturar os dados, é fundamental para o desenvolvimento linear do pensamento crítico no ambiente de trabalho. 

Sintetizar as informações será muito útil no processo de análise e na busca por fontes, além de ser fundamental para o fomento de novas ideias.

Recomende pontos de melhoria

Muitos profissionais têm receio de recomendar ou até mesmo de apresentar pontos de melhoria nas empresas, mas é importante reforçar que esse medo pode impactar negativamente o desenvolvimento do pensamento crítico. 

Por isso, é de suma importância que o colaborador tenha segurança e canal aberto de diálogo com as lideranças. Assim, para fomentar um ambiente de validação das ideias e acolhimento dos pontos de melhoria, o time de gestão de pessoas da empresa tem papel fundamental.

Por sua vez, os gestores também precisam ter um olhar atento e empático para o novo, sendo bons ouvintes para todos os pontos apresentados por seu time.

Gere novas ideias

O desenvolvimento do pensamento crítico deve ser treinado gradativamente e de forma regular, assim como uma atividade física. Neste processo, gerar novas ideias se consolida como uma prática eficaz.

Imagine este cenário: um profissional novo na companhia gera novas ideias para um processo já ultrapassado e burocrático, que demanda tempo e muita energia de todo o time. Neste cenário, a geração de novas ideias será útil não apenas ao colaborador, mas para toda a equipe.

Como expressar o pensamento crítico no trabalho?

imagem mostra dois homens e duas mulheres fazendo uma reunião em volta de uma mesa com notebook e papéis espalhados

A forma de expressar o pensamento crítico no ambiente de trabalho é fundamental para a aceitação e assertividade destas ideias. Por isso, foram elencadas algumas estratégias para auxiliar este processo:

Questione informações

Questionar uma informação não deve soar de maneira ofensiva ou grosseira, pelo contrário. Ao fazer o questionamento, o profissional deve demonstrar que está atento a todo o processo e, por isso, busca ainda mais conhecimento.

Além disso, neste momento, o colaborador pode identificar suposições ou preconceitos dentro da narrativa apresentada.

Analise evidências 

A sociedade enfrenta um grande problema de propagação de informações falsas, quase 90% dos brasileiros disseram já ter acreditado em fake news, por isso, é fundamental saber analisar as evidências em prol de um pensamento crítico alinhado à verdade dos fatos.

Profissionais que se baseiam em inverdades não terão efetividade, além de serem vistos com desconfiança por parte das lideranças e do time de gestão de pessoas.

Proponha alternativas

Para os colaboradores que querem apresentar seu pensamento crítico, uma excelente opção é o ato de propor alternativas.

Algumas empresas contam com áreas específicas no próprio site ou espaços físicos, destinados apenas para envio de propostas/soluções, o que ajuda aqueles que ficam envergonhados.

Ao expressar o pensamento crítico por meio de novas alternativas, o colaborador reforça o pensamento “fora da caixa”, criativo e dinâmico.

Quais ferramentas podem auxiliar no pensamento crítico?

Para profissionais que já identificaram o pensamento crítico como característica, fica a pergunta sobre quais ferramentas podem auxiliar nessa soft skill.

Uma ferramenta útil e de fácil aplicabilidade é a análise SWOT (sigla em inglês também conhecida como análise FOFA — forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Reunindo os pontos fortes, fracos, as ameaças e as principais oportunidades, a análise SWOT propõe uma análise criteriosa das informações, tanto para sua montagem, quanto para possíveis resoluções.

O PDI, sigla de Plano de Desenvolvimento Individual, auxilia o colaborador na construção de sua jornada de trabalho, com o intuito de desenvolver habilidades como o pensamento crítico. 

Debates em grupos também são grandes ferramentas para auxiliar no pensamento crítico, pois reúnem vivências, perspectivas e realidades diversas, tornando resoluções muito mais completas.

Outra importante ferramenta é a análise de cenários, avaliando riscos e antecipando possíveis mudanças no meio do processo. Ao avaliar diversos contextos, o profissional é convidado a considerar as mais diversas variáveis, ponderando e prevendo os riscos, a fim de encontrar a mais completa solução.

Por fim, vale citar a técnica de questionamento socrático, que envolve perguntas para explorar e alcançar um nível de compreensão mais profundo sobre determinado problema. 

Conclusão

Para um profissional que pretende crescer e se destacar no mercado de trabalho, o pensamento crítico é, sem dúvidas, uma importante soft skill para desenvolvimento.

No processo de construção do pensamento crítico, é importante sintetizar informações, recomendar pontos de melhoria e gerar novas ideias. Cursos, vivências em grupo e a inclusão de um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI) em suas metas, também serão fundamentais neste momento.

Algumas ferramentas também são indispensáveis nesse processo, como a análise SWOT. Vale ressaltar que os profissionais que queiram desenvolver este tipo de pensamento não devem ter vergonha ou medo de apresentar suas ideias, pois o intuito é ter protagonismo no ambiente de trabalho.

Além disso, o time de Recursos Humanos (RH) deve estar sempre atento aos destaques no quesito de pensamento crítico, a fim de valorizar estes talentos e considerá-los para programas de aceleração profissional e promoções. 

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