Proatividade: conceito, sua importância e como desenvolver essa competência!
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Time Pontotel 18 de setembro de 2024 Gestão de Pessoas
Proatividade: conceito, sua importância e como desenvolver essa competência!
Proatividade, veja como uma só habilidade pode diferenciar o seu time e proporcionar mais benefícios para a sua empresa.
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Com um mercado empresarial cada vez mais inovador e em constante mudança, ter proatividade está no topo das competências necessárias para conseguir se encaixar no perfil ideal para esse novo mercado de trabalho. 

Funcionários com uma boa liderança, força de vontade e que tenham uma visão proativa são destacados imediatamente por qualquer recrutador, principalmente se o foco da gestão for proatividade. 

Com tantos e novos recursos tecnológicos, o profissional do futuro precisa se adaptar a novas ideias e novos modelos de trabalho, claro, sem deixar de lado habilidades que sempre foram buscadas como ter um bom perfil analítico, criatividade e proatividade. 

Por isso, preparamos este artigo completo com a definição de proatividade, importância, exemplos e como estimular essa competência e característica em sua equipe de trabalho. Confira os tópicos que serão abordados:

Acompanhe a leitura!

O que significa proatividade?

imagem de uma mulher sentada em frente a uma mesa com computador e tablet, mexendo no tablet com gráficos

Proatividade significa ter uma visão de futuro e planejamento. Ela é caracterizada como visão futurista, uma pessoa que se mantém atenta a todos os possíveis problemas ou resultados futuros, com uma solução para eles, está dentro desse conceito. 

Proatividade é uma soft skill?

Sim, produtividade é uma soft skill, ela está entre um dos diversos termos em inglês utilizados pelo RH para a definição de habilidades, competências e até mesmo questões comportamentais dos funcionários.

Este termo é utilizado como uma forma de filtro na hora do processo seletivo, o recrutador consegue avaliar de maneira mais ágil todas essas questões. 

O que é uma pessoa proativa no trabalho?

Ser uma  pessoa proativa no seu trabalho é pensar a longo prazo e estar sempre atenta a todos os possíveis percalços que aquele projeto ou setor pode passar. A pessoa proativa sempre se antecipa a problemas, e age espontaneamente em busca dos resultados.

Ter todos os planejamentos organizados e manter um plano B para algo fora do caminho é um dos passos para se tornar uma pessoa proativa no seu ambiente de trabalho.

Surgindo também em trabalho em equipe, quando os times se mantém empenhados para que atinjam o resultado ou até mesmo na capacidade de ajuda entre eles.

Qual a diferença entre uma pessoa proativa e uma reativa?

A diferença entre uma pessoa proativa e reativa é que uma pessoa proativa mantém uma visão futurista, com um bom planejamento, e ao invés de culpar terceiros por problemas elas se empenham em resolvê-los

as pessoas reativas, são aquelas que não se antecipam, não procuram caminhos ou até mesmo soluções para os problemas. 

A proatividade envolve a criação de estratégias e soluções antes que os problemas surjam, focando na prevenção e melhoria contínua.

Em contraste, a reatividade depende de respostas imediatas e muitas vezes improvisadas, o que pode levar a um ambiente de trabalho menos organizado e mais estressante.

Proativos assumem a responsabilidade por suas ações e buscam constantemente formas de otimizar processos e evitar falhas. Reativos, por outro lado, tendem a culpar fatores externos e esperar por instruções para agir, o que pode limitar a inovação e a eficiência.

Além disso, a proatividade está ligada a uma postura de liderança, onde o indivíduo toma iniciativa e influencia positivamente o ambiente ao seu redor, promovendo um clima de colaboração e desenvolvimento.

Já a reatividade pode resultar em uma postura passiva, onde o indivíduo se adapta às circunstâncias sem buscar melhorias proativas.

Assim, pessoas reativas, são caracterizadas como pessoas submissas, que estão sempre à espera de aprovação, elogios e instruções para agir.

Ser proativo é o mesmo que ser produtivo?

Não, ser proativo e ser produtivo são dois conceitos diferentes. Uma pessoa produtiva é aquela que consegue realizar coisas com o mínimo de tempo e de recursos possíveis para atingir todas as metas e afazeres. 

Já uma pessoa proativa é que ela que consegue realizar todas as tarefas com um planejamento para que nada saia do esperado, geralmente para manter essa produtividade leva um pouco mais de tempo para realizar todos os seus afazeres, por pensar em todos os caminhos e problemas possíveis. 

É capaz que uma pessoa pela sua produtividade tenha já alguma experiência e consiga manter o pensamento proativo e analisar essas questões em alguns trabalhos. 

Podemos dizer que ser uma pessoa proativa e também produtiva são complementos necessários um para o outro, porém não são o mesmo. 

Por que é importante ser uma pessoa proativa?

imagem de uma mulher sorrindo e trabalhando num notebook

A importância de ser uma pessoa proativa é o saber lidar com frustrações ou até mesmo situações inesperadas. 

Com esse pensamento proativo, é bem comum que raramente algo saia do esperado, o que eventualmente pode atrapalhar o fluxo de todo um gerenciamento ou até mesmo criação de alguma matéria-prima. 

Ter uma visão futurista é o que faz uma pessoa proativa e capaz de proporcionar diversas soluções e planejamentos.

É de extrema importância que uma pessoa proativa em seu ambiente de trabalho, tenha sempre o reconhecimento pela sua competência e que de certa forma possa alcançar outros níveis de hierarquia empresarial

Existem formas de se tornar mais proativo?

Uma das melhores formas de se tornar mais proativo é começar a pensar em possibilidades e na realidade dos fatos. Você pode pensar em algumas situações que possivelmente irá acontecer e montar um plano estratégico para possíveis casos. 

Caso você ou sua equipe tenham a necessidade de agregar um pouco mais de proatividade ao time, veja alguns exemplos de como fazer isso no trabalho. 

Exemplos de proatividade no trabalho

  • Planejar projetos ou tarefas sem o aval de terceiros constantemente; 
  • Estar um degrau acima das tarefas;
  • Ser pontual
  • Promover um bom clima organizacional junto ao time;
  • Estar em constante treinamento e estudo; 
  • Se destacar pela boa produção; 
  • Constituir ideias e pensamentos inovadores. 

Um dos maiores exemplos de proatividade no trabalho é um funcionário que sem estímulos de terceiros consegue planejar projetos, proporcionar ideias inovadores, ajudar a equipe e sempre possuir iniciativas próprias. 

Esse profissional está sempre empenhado em estudar mais, se dedicar mais e saber mais para ser um dos destaques em sua área. 

Como estimular a proatividade em uma equipe de trabalho?

Para estimular a proatividade no ambiente de trabalho, é ideal que o time tenha um bom líder, que mantenha uma boa agenda e tenha boas práticas de reconhecimento profissional e cultura organizacional, e que seja um bom exemplo para a sua equipe. 

Uma boa maneira de estimular a proatividade é praticar o reconhecimento profissional e sempre recompensar o colaborador pelo seu empenho e decisões, podendo ser por meio de um bom investimento em treinamentos, feedbacks positivos ou pacotes de bonificações. 

Também é necessário entender que todos os colaboradores possuem suas próprias aptidões, limites e formas de organização. Acatar ideias, fornecer trabalhos em conjunto e manter um planejamento estratégico de forma aberta para os colaboradores é uma das maneiras de torná-los produtivos e proativos.  

Uma ideia é o fornecimento de uma agenda aberta, onde o sistema consiste em deixar todas as metas visíveis para a equipe, assim o colaborador terá mais autonomia e autogestão na hora de praticar tarefas.

Dando um pouco mais de liberdade e acompanhando o desempenho da equipe de forma frequente, é bem provável que o líder consiga motivar e tornar seus liderados mais proativos. 

Quais os benefícios de uma equipe proativa?

Os benefícios de uma equipe proativa estão relacionados diretamente com o bom fluxo de operações da empresa. Manter uma equipe proativa é manter bons resultados e pensar em todas as futuras consequências. 

Uma boa equipe proativa se dá pela clareza e as etapas conclusivas de todos os objetivos, ser proativo também proporciona a saída zona de conforto da equipe. 

Com uma equipe proativa, o planejamento estratégico será bem mais estruturado e seguro, com o apoio e supervisão de todos com dinâmica e percepções diferenciadas sobre cada setor. 

Sem contar na otimização de tempo que a empresa e a equipe irão obter, com todos os planejamentos estruturados e possíveis problemas já solucionados.  

A empresa terá bem mais tempo e um bom aproveitamento, gerando bem mais retorno em projetos e obtendo diferenças em resultados. 

Uma equipe alinhada atinge bem mais impacto do que uma equipe sobrecarregada com projetos no limite, o que prejudica diretamente o fluxo da empresa, podendo ocasionar uma diversidade de problemas. 

Conclusão

Proatividade é uma das melhores qualidades que um colaborador pode apresentar para a empresa, há muito disso no profissional do futuro e no futuro do trabalho, ter uma visão futurista e estar sempre em busca de aprimorar os conceitos é um dos diferenciais buscados pelos recrutadores. 

Se você gostou desse artigo, compartilhe com a rede de amigos e veja como a proatividade pode mudar o sistema organizacional da sua empresa! 

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