Como realizar um processo seletivo assertivo

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O processo seletivo é o principal meio de entrada dos colaboradores nas empresas e tem passado por mudanças constantes com relação a estratégia de aquisição e atração de novos talentos.

Vivemos na era da tecnologia e a geração que começa a entrar no mercado de trabalho, a Geração Z, possuem características e um perfil muito distinto dos que os recrutadores estavam acostumados a lidar. E claro, toda a transformação que a tecnologia trouxe no processo de recrutamento, impacta diretamente em como as organizações recrutam, e adaptar os processos de acordo com essas características.

Quando pensamos nos processos seletivos para estagiários estamos falando de uma geração criativa, empreendedora, que não tem medo de arriscar, mudar o ramo de atuação e valorizam muito mais questões como, a satisfação pessoal, cultura organizacional, propósito e o impacto social que essas empresas causam do que, salários altos, bônus e a certeza de passar toda uma vida em uma mesma organização.

Hoje, é possível realizar praticamente todo um processo seletivo de maneira online, com um smartphone gravar vídeos, realizar testes e entrevistas online, o que reduz o tempo do processo.

Neste contexto, como realizar um processo seletivo assertivo?

Planejamento

O planejamento é de fato essencial para que o processo seletivo aconteça. Defina o caminho que será percorrido pelo candidato, estruture de acordo com a necessidade da empresa e tenha bem claro:

  • Quantas etapas são necessárias para esta posição ou programa.
  • Como atrair esses candidatos e por quais meios
  • Quais perfis queremos e precisamos

Realize as primeiras etapas do processo de maneira online, disponibilize uma página sobre a vaga ou programa e concentre todas as informações necessárias e o botão para inscrição. Facilite o caminho e seja encontrado.

Utilize, por exemplo plataformas de Job Board ou ATS para gerenciar os processos e atrair candidatos.

Atração

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As redes sociais são mais que uma realidade, as pessoas buscam referências, informações, e compartilham conteúdo em suas páginas, o que aumenta o alcance da sua vaga e engaja. São aliados muito valiosos se utilizados de maneira estratégica e com foco no conteúdo.

Envolva seus colaboradores no projeto, incentive o compartilhamento da vaga, eles são e sempre serão seu bem mais valioso e essenciais para reputação da sua marca empregadora.

Alguns pontos importantes que devem ser considerados na atração de talentos nos processos seletivos são:

  • Utilização de uma página exclusiva para o programa ou oportunidades pontuais. Como opção use Job Boards ou ATS
  • Concentre as informações e facilite a inscrição.
  • Compartilhe oportunidades, como é trabalhar na empresa, depoimentos e vídeos nas redes sociais da sua empresa, e desperte o interesse dos candidatos e elimine qualquer dúvida.
  • Use sua maior força e peça a participação dos seus colaboradores no compartilhamento das vagas em redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram entre outras.

Período e etapas

Toda a equipe de recrutamento e seleção deve estar alinhada quanto aos objetivos do processo seletivo e quais são os perfis e habilidades esperadas para determinada vaga. Cada departamento e gestor funcionam de uma maneira, por esse motivo, analise os perfis, principalmente os comportamentais para cada uma das áreas.

Desenhe um processo no qual os candidatos tenham tempo hábil para realizar as etapas propostas, que ele receba as informações necessárias para concluí-las e tenha suporte caso precise. Garanta um processo diverso e inclusivo.

Sabemos que cada organização recruta de um jeito, mas tente evitar processos exaustivos com um número excessivo de dinâmicas de grupos e entrevistas com diversas pessoas, cada uma em uma data.

Essas etapas podem ser desenvolvidas para serem realizadas em um único dia, pense na economia de tempo, recursos e diminua desistências ou perdas para outros processos, além do desânimo e desgaste que uma seleção longa pode trazer. Se for cansativo demais por conta das atividades acrescente um dia no calendário.  

Feedback

Como parte das etapas, independentemente do tamanho do seu processo seletivo, garanta que os candidatos que não seguirem recebam retorno. Esse fator é um dos que mais gera revolta entre os candidatos, pois lidamos com expectativas e decepções.

Indicadores e Métricas

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Na vida nós aprendemos fazendo, testando e tentando, sendo assim, aprenda sempre com o processo anterior, defina os indicadores e utilize métricas para medir sua efetividade. Entenda quais indicadores são relevantes para vocês, dos quais podem ser:

  • A sua comunicação foi efetiva
  • Qual canal trouxe mais resultado
  • Número de inscritos e Aderência do perfil
  • Colha opiniões dos candidatos sobre como o processo foi conduzido
  • ROI (Retorno sobre o investimento)

Os indicadores servirão como um norte para os próximos processos seletivos e até mesmo para desenvolver um novo.

Não existe o processo seletivo perfeito e muito menos é como uma receita de bolo, entenda as necessidades da sua empresa, a cultura organizacional e seu público alvo.  Analise os contextos externos e internos, e assim com clareza, seus processos não serão apenas uma ação para completar uma posição, e sim uma estratégia de aquisição de talentos.

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