Relacionamento interpessoal no ambiente corporativo: confira quais são as vantagens e dicas para melhorar a convivência
BLOG
Time Pontotel 22 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal
Relacionamento interpessoal no ambiente corporativo: confira quais são as vantagens e dicas para melhorar a convivência
Entenda por que construir um bom relacionamento interpessoal no trabalho é fundamental para o sucesso da empresa.
Imagem de Relacionamento interpessoal no ambiente corporativo: confira quais são as vantagens e dicas para melhorar a convivência

No mundo corporativo atual, manter um bom relacionamento interpessoal é uma das exigências mais comuns em descrições de vagas de emprego e processos seletivos. 

Afinal, os resultados e o sucesso da empresa também dependem da capacidade de seus funcionários manterem uma boa comunicação, trabalhar em equipe e lidar com situações desafiadoras. 

Apesar da sua importância, muitas pessoas ainda negligenciam o desenvolvimento de bons relacionamentos no ambiente corporativo ou não sabem como construí-lo.

Para te ajudar a superar essa dificuldade, este artigo explicará o que é e como desenvolver essa competência. 

Para isso, os seguintes tópicos serão discutidos:

Boa leitura!

O que é relacionamento interpessoal?

Duas pessoas conversando

O relacionamento interpessoal se refere a forma como uma pessoa se relaciona, interage e se comunica com as demais. 

Para construir esse tipo de relacionamento, o indivíduo precisa desenvolver a habilidade de se conectar de forma positiva com as pessoas ao seu redor, comunicar-se de forma efetiva, ser empático, lidar com conflitos, trabalhar em conjunto, entre outras características. 

Em outras palavras, aquele que consegue desenvolver boas conexões interpessoais é capaz de viver melhor em comunidade, uma vez que tem as habilidades necessárias para lidar com os desafios dessa convivência.

Portanto, quem desenvolve habilidades interpessoais saudáveis tem mais chances de melhorar seu nível de felicidade, satisfação e qualidade de vida.

Qual é a importância do relacionamento interpessoal no trabalho?

A construção de relacionamentos interpessoais saudáveis não só melhora a vida em comunidade, como também é determinante para o sucesso profissional. 

Afinal, saber trabalhar em equipe, propor soluções, reduzir as chances de conflitos e ter a capacidade de se colocar no lugar do outro são algumas das competências essenciais para que um profissional consiga lidar com o dia a dia do ambiente de trabalho. 

Somado a esse cenário, existe o fato de que as empresas são ambientes heterogêneos, com pessoas de diferentes personalidades, crenças, idades e estilos de vida trabalhando juntas. 

Nesse local diverso, aqueles que conseguem manter a comunicação assertiva, a inteligência emocional, entre outras soft skills necessárias para o bom relacionamento interpessoal no trabalho, destacam-se e beneficiam a empresa.

Tipos de relacionamento interpessoal

Os relacionamentos interpessoais podem ser classificados de acordo com seus grupos de convívio, que modificam as características dessa relação.

Confira a seguir as diferenças entre os tipos de relacionamento interpessoal e como eles influenciam na vida de uma pessoa.

Pessoal

O relacionamento interpessoal pessoal se refere às conexões criadas entre pessoas da mesma família, amigos e conhecidos que se unem por interesses em comum. 

Em outras palavras, ele envolve todas as pessoas que estão mais próximas a um indivíduo e que influenciam na construção da sua personalidade, valores, visão de mundo, rotina e até gostos pessoais. 

Por conta disso, este tipo de relacionamento tem um grande impacto em todos os aspectos da vida de uma pessoa, podendo influenciar a sua qualidade de vida, sucesso profissional, bem como saúde física e mental.

Profissional

O relacionamento interpessoal profissional envolve a forma como uma pessoa se relaciona e se conecta com seus colegas de trabalho. Aqueles que conseguem construir relacionamentos interpessoais saudáveis no trabalho têm mais facilidade para lidar com os desafios cotidianos de uma empresa. 

Esses desafios incluem desde solucionar problemas de clientes, comunicar-se com a liderança, interagir com a equipe, dar e receber feedbacks, até se posicionar ou amenizar conflitos, lidar com resultados negativos, entre outras características. 

E como o ambiente de trabalho é extremamente diverso, apresentar essas características é tão importante quanto desenvolver as hard skills necessárias para o cargo. 

Por isso, profissionais capazes de manter bons relacionamentos interpessoais no trabalho são mais valorizados pelas empresas.

Virtual

O relacionamento interpessoal virtual se confunde com os tipos anteriores, já que facilita a conexão entre pessoas que podem fazer parte de um mesmo círculo pessoal ou profissional. 

Ele é estabelecido por meio de redes sociais e aplicativos de troca instantânea de mensagens, utilizados para conectar pessoas até então desconhecidas fisicamente. 

Embora essas ferramentas aumentem as chances de conhecer pessoas novas e com interesses parecidos, caso elas não sejam usadas do modo correto, podem prejudicar significativamente a vida pessoal e profissional do indivíduo. 

No contexto corporativo, esse tipo de relacionamento ocorre por conta do modelo de trabalho home office ou híbrido, em que é muito comum a comunicação assíncrona

Para evitar problemas, é fundamental criar conexões baseadas em respeito, empatia e responsabilidade. Assim, é possível aproveitar os benefícios que essas relações podem proporcionar no mundo real, inclusive na carreira profissional.

Quais as vantagens de um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

Dois homens conversando

Manter bons relacionamentos interpessoais no trabalho beneficia tanto a empresa quanto o trabalhador. Para comprovar isso, confira a seguir as vantagens que essa competência pode proporcionar.

Maior produtividade

Pessoas que mantêm um bom relacionamento interpessoal no trabalho conseguem se comunicar e interagir com os colegas de forma mais assertiva. 

Geralmente, elas também lidam com conflitos e desafios de maneira mais eficiente, já que apresentam boa inteligência emocional

Tudo isso contribui para a criação de um clima organizacional mais positivo, cooperando para o aumento da motivação e da produtividade dos funcionários.

Redução de conflitos

Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho exige que as pessoas melhorem sua comunicação e sua capacidade de colaborar e respeitar o próximo. Esse esforço resulta em um ambiente de trabalho saudável e menos propício a mal-entendidos e conflitos.

Comunicação mais eficiente

Conforme explicado, pessoas que têm um bom relacionamento interpessoal são mais propensas a se comunicarem de forma mais clara e assertiva. 

Por isso, elas lidam melhor com conflitos e contribuem para tornar a comunicação interna no ambiente de trabalho mais eficiente.

Fortalecimento da cultura organizacional

As capacidades de trabalhar em equipe e de manter uma comunicação assertiva formam a base de qualquer cultura organizacional bem estruturada. 

Por esse motivo, empresas que incentivam a construção de bons relacionamentos interpessoais fortalecem essa cultura e tendem a apresentar um desempenho melhor.

Maior inovação

Uma empresa formada por funcionários capazes de manter bons relacionamentos interpessoais tende a ser mais criativa e inovadora. 

Afinal, essas pessoas ajudam a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo, aberto à troca de ideias e de feedbacks, e confortável para a exploração de novos projetos.

Aumento da confiança

Um ambiente composto por pessoas interessadas em construir bons relacionamentos tende a ter uma atmosfera psicológica mais positiva. Por conta disso, os profissionais se sentem mais motivados e confiantes para desenvolver seu trabalho.

Quais fatores influenciam a relação interpessoal?

Vários fatores podem influenciar no desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal. 

Questões como a personalidade, o caráter, o autoconhecimento e as crenças do indivíduo podem influenciar nas relações que ele constrói dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Além desses fatores, a resiliência, a empatia, o respeito, a linguagem verbal e não verbal, entre outras características, também podem influenciar nesse processo de construção. 

Ou seja, a construção de um relacionamento interpessoal é algo complexo, que envolve diversos aspectos da vida de uma pessoa. 

Apesar disso, desenvolver bons relacionamentos ainda é possível, desde que a pessoa busque formas de desenvolver essa competência, como cursos, mentorias e assistência psicológica.

Dicas para trabalhar o relacionamento interpessoal

Apesar de ser tão necessário para o dia a dia, muitas pessoas não sabem como melhorar seus relacionamentos interpessoais. Por isso, nos próximos tópicos, veja algumas dicas para te ajudar a superar dificuldades.

Ter uma comunicação eficaz

O primeiro passo para trabalhar o relacionamento interpessoal é melhorar a comunicação verbal e não verbal. Falar com clareza e objetividade, bem como praticar a escuta empática, facilita a troca de ideias e a compreensão mútua. 

Como resultado, é possível evitar mal-entendidos, reduzir conflitos e viabilizar a troca de experiências e conhecimento. Por isso, manter uma comunicação eficaz é fundamental para as relações pessoais, profissionais e virtuais.

Ter empatia

Ter empatia se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro sempre que for possível. 

Esse exercício permite que você entenda o ponto de vista da pessoa, compreenda os sentimentos e atitudes dela e mostre compaixão e respeito pelo próximo. Como resultado, é possível evitar julgamentos desnecessários e reduzir conflitos.

Ser respeitoso

O respeito deve ser a base de qualquer relacionamento interpessoal, já que é considerado uma prova de civilidade, de humanidade e de tolerância às diferenças. 

Em qualquer situação, essas características são fundamentais para viabilizar o diálogo, as perspectivas e o espaço de outra pessoa. Como resultado, relacionamentos interpessoais construídos com respeito mútuo tendem a ser mais saudáveis e duradouros. 

Reconhecer os erros

Embora seja desconfortável, saber reconhecer os próprios erros é fundamental para o sucesso de qualquer relação. 

Além de demonstrar vulnerabilidade e disposição para melhorar, esse reconhecimento pode abrir portas para oportunidades, para o desenvolvimento profissional e pessoal e para o amadurecimento. 

Praticar a escuta ativa

A escuta ativa é uma habilidade que envolve ouvir a outra pessoa com interesse genuíno, a fim de receber e interpretar a mensagem transmitida por ela da forma mais eficiente possível. 

Dessa forma, é possível reduzir ruídos na comunicação, demonstrar respeito em relação ao próximo e aproveitar o conteúdo da mensagem para dialogar de forma mais assertiva. 

Por isso, manter a escuta ativa é essencial para construir bons relacionamentos interpessoais no trabalho ou em qualquer outro círculo social.

Conclusão

Quatro pessoas observando um tablet

Manter bons relacionamentos interpessoais é fundamental para o crescimento e o sucesso de qualquer pessoa, seja no âmbito pessoal, profissional ou virtual. 

Por isso, é importante investir nos fatores e nas habilidades que favorecem esse desenvolvimento a fim de aproveitar suas vantagens. 

Vale lembrar que, no mundo corporativo, a construção desses relacionamentos depende da contribuição tanto dos funcionários quanto das empresas. Juntas, ambas as partes aumentam suas chances de se tornarem bem-sucedidas e reconhecidas pelo seu trabalho.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no blog Pontotel!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!