Feedback no processo seletivo: Saiba quando e por que aplicar
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Time Pontotel 15 de novembro de 2022 Controle de ponto
Entenda a importância de oferecer feedback no processo seletivo e veja como aplicar
Dar feedback aos participantes durante o processo seletivo é uma etapa essencial durante a seleção de candidatos para uma vaga. Descubra e entenda o porquê!
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Uma das etapas mais importantes de um processo seletivo é a final, o momento em que a empresa comunica quem foi o candidato escolhido para a vaga e dá aos outros um feedback do processo seletivo. 

Esse processo vem sendo algo cada vez mais cobrado para as empresas, e é motivo de muita discussão entre os candidatos nas redes sociais. Empresas que fazem seleções e não retornam contato com os candidatos podem ficar com má reputação no meio corporativo. 

Sendo assim, entender a importância do feedback no processo seletivo e como fazê-lo da melhor maneira é necessário para que organizações continuem tendo sucesso nos processos de recrutamento e seleção e boa imagem corporativa

Neste artigo, você encontrará os seguintes assuntos para saber tudo que você precisa sobre o feedback na entrevista de emprego:

Se interessou pelo assunto? Então, aproveite o conteúdo e tenha uma ótima leitura!

O que é feedback?

Duas mãos fazendo thumbs up e thumbs down

O termo “feedback” é originado da Ciência, e significa retroalimentação: quando um produto de uma máquina, sistema ou processo é alimentado com seu próprio insumo novamente. 

No contexto atual e no ambiente de trabalho, a ideia é semelhante, ou seja, é o retorno dado por meio de uma avaliação referente ao desempenho ou ao comportamento das pessoas. 

Em outras palavras, o feedback é a avaliação de alguém pela performance que ele teve, com o intuito de promover o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. O feedback pode ser relacionado a ações, comportamentos, atividades, desempenho etc. 

Essa ferramenta melhora a comunicação e estimula o desenvolvimento pessoal de cada profissional, é vantajosa tanto para a empresa como para o colaborador, mas é preciso utilizar estratégias para que ela seja eficaz e enriquecedora.

O que é um feedback em um processo seletivo?

O feedback em um processo seletivo é o retorno dado a um candidato sobre o desempenho dele durante a participação que ele teve no processo de seleção, podendo ser dado ao fim de cada etapa do processo seletivo ou apenas no encerramento. 

É uma atividade essencial para que a empresa mantenha um processo de recrutamento e seleção humanizado, pois a falta desse feedback pode gerar expectativas e ansiedade nos candidatos que, muitas vezes, já estão aflitos com o processo de busca de empresa.  

Dentro do processo seletivo, o feedback pode variar de acordo com a opção da empresa. Por exemplo, ela pode optar por dar um retorno negativo com uma mensagem simples de agradecimento e motivação ou pode listar detalhadamente os motivos pelos quais o candidato não prosseguiu. 

Pode ser levantado os pontos fortes e fracos do candidato ou uma justificativa pelo prosseguimento ou não nas etapas do processo.

Quanto mais detalhado for o feedback, melhor ele será, mas é preciso ter cuidado para não dar informações que podem comprometer sigilos internos sobre os critérios de seleção da empresa.

Como funciona o feedback no processo seletivo?

Um processo seletivo é dividido em várias etapas, normalmente iniciado pela coleta de currículos até a entrevista final. Em cada etapa do processo, os candidatos podem seguir ou não avançando na seleção, e, durante esse período, a empresa pode optar por deixar um feedback ao candidato. 

Ele funciona da seguinte forma: após a seleção dos candidatos que avançam, a equipe responsável pela vaga entrará em contato com os participantes não selecionados para informar que não prosseguiram com a candidatura, explicando as razões e agradecendo a participação. 

Ele também pode ser feito com os candidatos que avançam, com uma parabenização e reconhecimento das qualidades. Cabe à empresa decidir quais deve realizar e sua capacidade para enviar todos esses feedbacks.

Algumas plataformas de recrutamento online já enviam feedbacks de forma automática para todos os participantes, por meio de um texto pronto. Em outras situações, a empresa pode entrar em contato via e-mail ou telefone para dar o retorno. 

Ele vai servir para o candidato entender quais as competências que faltaram ou em qual momento ele falhou no processo seletivo, é uma etapa que revela transparência por parte da empresa e ajuda o candidato a entender seus pontos fracos e fortes.

Por que é importante oferecer feedback para os candidatos?

Um processo seletivo pode ser um momento de muita angústia e ansiedade para os candidatos que participam. É bem comum que esses processos sejam longos e cansativos, por isso, apresentar um feedback aos candidatos é uma forma de humanizar e tornar esse processo mais leve.  

Uma empresa que se preocupa em dar um feedback aos participantes não só se preocupa consigo, mas também com o bem-estar e a evolução de profissionais que participam e que, no futuro, podem chegar a ser novos talentos da empresa.

Confira a seguir alguns dos benefícios de dar feedbacks no processo de seleção da sua empresa: 

Promoção de uma boa imagem da empresa

Com o advento das redes sociais, as informações sobre as empresas, como seus processos seletivos e a rotina de trabalho, ficam bem mais fáceis de serem compartilhadas. 

Existem sites específicos para o compartilhamento dessas informações, como o Glassdoor, e redes sociais como o Linkedin, em que os profissionais compartilham suas experiências negativas e positivas sobre as empresas que se envolvem.

Quando sua empresa deixa o feedback para o profissional, ela contribui com um processo de aperfeiçoamento do candidato, e evita que ele perca tempo esperando por uma resposta que nunca iria chegar. 

Assim, aumentam as chances de a empresa ser bem-vista, já que os comentários sobre o processo tendem a ser positivos quando a empresa opta por dar um retorno aos candidatos. 

Sugestão de melhorias ao candidato

O período de busca por emprego costuma ser incerto para os participantes, alguns estão desempregados e outros frustrados com seu emprego atual. 

Um bom feedback mostra ao candidato em quais pontos ele pode melhorar, por exemplo, a empresa pode informar se ele ficou muito nervoso na entrevista e, por isso, não se saiu bem, ou qual assunto poderia investir em se qualificar mais.

Essas informações vão ajudar o candidato a se aperfeiçoar e seguir em busca de novas oportunidades e, quem sabe, até tentar novamente uma vaga na mesma empresa, agora mais preparado do que esteve anteriormente. 

Transparência

Segundo pesquisa realizada em maio de 2022 pela RH Mindset, 48% dos candidatos sentem falta de transparência nos processos seletivos das empresas e 58% relatam não receberem retornos adequados sobre seu desempenho. 

Proporcionar um feedback aos participantes aumenta a transparência em relação às candidaturas da empresa, fica mais claro para ele quais são os propósitos da companhia e se o processo está seguindo ou foi encerrado. 

Quando não há um retorno adequado, o candidato pode achar que os recrutados nem sequer chegaram a avaliá-lo, e isso demonstra uma falta de transparência da empresa com a forma que acontece o seu processo. 

Demonstração de cuidado com os candidatos

Uma empresa precisa sempre lembrar que é importante tratar bem todas as pessoas que se envolvem com a marca, é errado acreditar que ter cuidado apenas com os funcionários é o suficiente. 

Um processo seletivo para uma vaga pode ser um momento tenso para os candidatos, e reservar um tempo para dá-los um retorno demonstra que a empresa se importa com todos que se interessam por ela e, ainda, pode servir como uma oportunidade de amadurecimento profissional para os candidatos.

Como aplicar o feedback para os candidatos?

Uma mulher utilizando o notebook

Existem algumas formas e etapas que podem ser seguidas ao deixar um feedback para os candidatos. É importante entender como aplicar o feedback de forma respeitosa e profissional, para que ele possa ser construtivo e útil ao candidato.

A seguir, você confere quatro dicas para aplicar o feedback da melhor forma. 

Forneça o feedback de maneira privada

Para evitar constrangimentos, é sempre importante que o feedback seja dado no momento certo e de forma privada ao colaborador. De acordo com a forma que o processo está sendo realizado, você pode optar por enviar uma mensagem privada, por e-mail ou de forma presencial.

Caso seu time sinta dificuldade em dar um feedback individualizado enquanto o processo de seleção ainda ocorre, você pode informar que a empresa está aberta para dar mais detalhes e, caso seja da vontade do candidato, marcar uma conversa posteriormente. 

Porém, mesmo que seja para dar um feedback mais simples, é sempre importante que seja feito de forma privada, para apenas o candidato ter acesso. 

Evite demorar para entrar em contato

A demora no retorno da resposta sobre o processo seletivo pode ser um problema por dois motivos: os candidatos selecionados para pleitear a vaga podem achar que a empresa desistiu e conseguirem outro emprego enquanto não recebem a resposta; já outros, podem ficar estagnados esperando um retorno e não se candidatar a novas vagas.

A demora do feedback pode trazer consequências tanto para empresa como para os candidatos. Afinal, é bem frustrante perder um grande talento para o seu negócio porque você demorou para trazer-lhe a resposta, não é verdade?

Por isso, mantenha contato e, por mais que o processo possa demorar, avise aos candidatos sobre atualizações para que não gere expectativas. 

Esclareça os pontos fortes 

O feedback do processo seletivo não é momento só para mostrar onde o participante errou, mas também para elencar seus pontos fortes. Selecione quais foram as qualidades do candidato e em quais parte do processo ele se destacou. 

Mostrar ao candidato os pontos fortes também vai ajudá-lo a entender como está seu desempenho e ainda o trará uma maior satisfação ao saber suas qualidades, mesmo que elas não sejam as adequadas para a vaga disputada.

Quais são os impactos da ausência de feedbacks no processo de recrutamento?

A ausência de feedbacks no processo de recrutamento pode trazer impactos negativos para a empresa. Segundo pesquisa da Global Talent Trends, 94% dos profissionais que se candidatam para uma vaga de emprego gostariam de receber um retorno sobre o processo. 

Não dar feedback aos colaboradores impacta a reputação da empresa, já que tal atitude é considerada pelos profissionais como como falta de preocupação com os participantes. Em um mundo cada vez mais conectado, essas informações se espalham e prejudicam a reputação do negócio. 

Além disso, quando a empresa tem um processo seletivo ruim, ela fecha as portas para diversos talentos. Isso porque os candidatos que participaram uma vez podem se sentir frustrados ao tentar novamente e ainda podem comentar com colegas do mercado que sua empresa não tem um bom processo de recrutamento, afastando os novos profissionais. 

Por fim, a falta do feedback no processo seletivo causa uma primeira má impressão ao novo colaborador, que irá, já de início, perceber que a empresa não cultiva uma cultura de feedback, que é útil a todo profissional que busca melhorar. 

Conclusão

Um homem e uma mulher apertando as mãos

Assim, ficou evidente como o feedback é uma etapa importante no processo seletivo, pois demonstra preocupação da empresa em tornar o processo de recrutamento mais humano e agradável para quem participa.

Entretanto, é preciso que a empresa esteja atenta a forma como ele é feito, prezando sempre pela privacidade, pelo respeito e pela transparência. O feedback precisa condizer com a realidade e ser entregue em um tempo aceitável.  

Hoje as informações se espalham de forma rápida, e garantir que o processo seletivo da sua empresa seja o melhor possível vai evitar que ela tenha a reputação prejudicada e vai ajudá-la a encontrar os melhores talentos.

Cultivar uma cultura de feedback é vantajoso para a empresa e deve ser fomentada em todos os âmbitos, desde o processo seletivo até seus processos internos.

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