Veja a importância de cuidar da imagem corporativa da sua empresa

imagem de um conjunto de prédios

Você tem preferência por determinada marca ou algum produto específico? Isso é resultado da construção de imagem feita por uma empresa, fazendo com que em algum ponto você se identifique e crie uma relação com aquilo que é ofertado por ela.

Os consumidores podem avaliar inúmeras questões que o fazem se identificar com a imagem que a organização exibe. A forma como ela se preocupa e pratica ações ambientais, por exemplo, pode ser uma delas.

Diante disso, preparamos esse post para você entender qual a importância da imagem corporativa para a empresa e quais benefícios ela gera.

Veja o que será abordado:

Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo!

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O que é imagem corporativa?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa em um escritório

A imagem corporativa de uma organização é a percepção que os clientes, colaboradores e concorrentes têm sobre ela e como a marca é vista no mercado.

Desse modo, as empresas que não fazem a gestão da imagem, podem criar uma percepção negativa para o público. 

A imagem corporativa também é construída a partir de ações que a empresa tem frente a assuntos públicos.

Por exemplo, no início da pandemia de COVID-19, as autoridades solicitaram que a população utilizasse máscara e se possível que as organizações mantivessem  os colaboradores trabalhando em home-office.

Contudo, se a empresa não incentiva o uso de máscara, e não colabora para que seu funcionário possa trabalhar em home-office, ela poderia ser mal vista pelos consumidores.

Portanto, é fundamental que as empresas busquem ter uma imagem apropriada e siga princípios e valores. 

Qual é a importância de cuidar da imagem corporativa da sua empresa?

Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação ao consumo dos produtos.

Ou seja, eles estão buscando consumir produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente, questões trabalhistas, práticas sustentáveis, entre outros.

Neste contexto, as empresas devem fortalecer a sua imagem corporativa para fidelizar os clientes e atrair novos consumidores.

Essa comunicação pode ser realizada por campanhas, informações nas embalagens, comunicação on-line, entre outros.

Assim, o consumidor consegue identificar as organizações que correspondem aos princípios dele e consumir os produtos de forma consciente.

Principais fatores que influenciam a imagem de uma marca

Como vimos, a imagem corporativa é construída a partir das ações que a organização coloca em prática. Ou seja, o seu posicionamento interfere em uma imagem boa ou ruim. 

Por isso, vamos conhecer quais os principais fatores que influenciam na construção de uma imagem corporativa positiva.

Qualidade dos produtos/serviços

O principal fator de influência, é a qualidade dos produtos e serviços que a organização cria. 

Isso porque, os consumidores vão perceber se a empresa é boa ou ruim, por meio da qualidade e da experiência de compra.

Ou seja, quando o cliente deseja adquirir um produto, ele busca por marcas que já conhece e tem confiança, pois sabe que a qualidade é superior a de outras.

Portanto, as empresas devem fornecer produtos de qualidade e isso faz com que os clientes continuem comprando seus produtos.

Ações no meio digital

Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, é comum que os consumidores busquem avaliações na internet. 

Nessa pesquisa, o consumidor pode se deparar com o site ou rede social da empresa para  entender como ela funciona e se ela atende suas necessidades.

Desse modo, é importante que as empresas criem campanhas para fortalecer sua imagem no meio digital, pois é onde estão a maioria dos clientes hoje em dia.

Posicionamentos políticos

Sabemos que tudo é política, então, os consumidores vão buscar empresas que correspondam ao seu posicionamento político.

Além disso, diante de algumas situações, as empresas devem manifestar sua opinião e isso atrai ou afasta clientes, por isso, é preciso ter cautela para entender qual a melhor estratégia para abordar tal assunto, pensando em seu público alvo final

Responsabilidade socioambiental

Outro ponto de grande influência na imagem empresarial é a responsabilidade que a empresa tem com o meio ambiente.

As empresas que utilizam embalagens recicláveis, biodegradáveis e adotam outras medidas para diminuir o impacto socioambiental, são bem vistas. Buscar marcas que não fazem testes em animais, por exemplo, é um perfil de consumidor que tem crescido a cada ano.

Dessa forma, é preciso estar atento para desenvolver medidas que não criem impactos negativos para o meio ambiente e atraiam clientes mais conscientes.

Boa gestão empresarial

Por último, outro fator que influencia na imagem institucional é uma boa gestão empresarial.

Pois, ela é responsável por proporcionar um ambiente de trabalho adequado, que reflete no comportamento dos trabalhadores.

Além disso, através de uma boa gestão, os profissionais se sentem mais engajados e demonstram a sua satisfação para com o cliente.

Como resultado, o cliente tem uma imagem positiva da empresa e escolhe adquirir produtos que ela oferece. 

Quais são as vantagens de ter uma boa imagem corporativa?

imagem de um homem e uma mulher sorrindo olhando para um tablet

A imagem corporativa é fundamental para que os clientes conheçam a marca e saibam a qualidade dos seus produtos e serviços.

Além disso, ela proporciona os seguintes benefícios:

  • Proporciona motivação para os colaboradores;
  • Fortalece a reputação da empresa;
  • Atrai novos clientes;
  • Traz autoridade e destaque para a organização;
  • Fornece diferenciais competitivos no mercado.

Portanto, fazer uma gestão da imagem corporativa garante que a empresa se destaque no mercado e atraia mais clientes.

Principais dicas de como melhorar a imagem corporativa da sua empresa

A sua empresa está com uma boa imagem no mercado? Se a resposta for não, não se preocupe! 

Neste tópico daremos algumas dicas para você saber como melhorar a imagem corporativa da sua empresa. Vamos lá!

Melhore a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comunicação interna de uma empresa.  É a identidade criada entre o colaborador e este conjunto de “conceitos” que criam a cultura organizacional.

Por isso, a empresa deve estabelecer de forma clara quais são seus princípios e valores, para segui-los em todas as ações.

Além disso, também é necessário contratar colaboradores que se adequem a projeção mental que a empresa segue,  desta forma a cultura organizacional estará sempre intrínseca. 

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento com o cliente é uma das formas de promover uma boa imagem corporativa. 

Além disso, um bom relacionamento também garante: fidelização de clientes antigos, atração de novos consumidores, marca como autoridade no segmento, entre outros.

Foque no seu público-alvo

Todas as ações que a empresa deseja tomar devem ser focadas no público-alvo. Dessa forma, será possível atrair e fidelizar o cliente ideal para a organização.

Outro ponto é que, conhecendo o público, a empresa consegue desenvolver produtos especializados e ter uma comunicação adequada com os consumidores.

Ao realizar esse processo corretamente, o público consegue perceber o poder da marca e terão uma imagem positiva da empresa.

Faça pesquisas de satisfação com seus funcionários e consumidores

Para realizar mudanças na imagem corporativa é preciso conhecer as necessidades dos consumidores e dos funcionários.

Quanto mais informações você tiver sobre o público, mais fácil será criar ações e produtos que correspondam às suas expectativas.

Para isso, é possível utilizar pesquisas de satisfação que vão ajudar a identificar o perfil do consumidor e qual a necessidade dele.

Invista em conteúdos relevantes

O mundo está cada vez mais digital e as organizações que desejam ter sucesso devem ter um bom posicionamento on-line.

Através do e-commerce, as empresas conseguem atingir públicos de diferentes locais e se tornar referência no segmento.

Para isso acontecer, é preciso investir em conteúdos relevantes que atraiam o consumidor. 

Além disso, é possível criar conteúdos técnicos, que ajudem o consumidor. Assim, quando eles desejarem adquirir algum produto, ele lembrará da sua marca.

Qual a diferença entre imagem e reputação?

É muito comum as pessoas acreditarem que imagem e reputação são sinônimos, porém eles possuem significados diferentes.

A imagem corresponde a uma percepção do consumidor em relação a um contato momentâneo com a marca. 

Por exemplo, quando o cliente vai à loja comprar um produto, a experiência que ele terá dirá se a imagem é positiva ou negativa.

Mas, se a imagem da empresa naquele momento for negativa, não significa que a sua reputação é ruim.

Assim, o consumidor terá uma imagem positiva da empresa, quando a sua necessidade e expectativas forem atendidas ou até superadas.

Por sua vez, a reputação representa um somatório de “imagens” que o consumidor tem ao longo do tempo com a empresa.

Portanto, construir uma reputação positiva leva mais tempo, pois ela abrange a opinião de todas as pessoas que têm contato com a empresa.

Dessa forma, quanto mais a imagem corporativa for positiva, maiores são as chances da empresa também ter uma reputação positiva.

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa conversando e mexendo em computadores

Conseguiu entender o que é imagem institucional e qual a importância dela para o sucesso da organização? Agora, o próximo passo é fazer a gestão da imagem corporativa e colocá-la em prática. 

Dessa forma, as organizações vão conseguir fortalecer sua marca no mercado e se tornar referência para os consumidores, atraindo mais clientes e gerando mais lucros.

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