Dicas de gestão empresarial: do RH ao financeiro

guest-post-dicas-de-gestao-empresarial

Uma boa gestão empresarial pode determinar os rumos de um negócio. Independente qual for o nicho de seu mercado ou o tamanho de sua empresa, é muito importante dar atenção a todos os setores. 

Desde o setor de recursos humanos até o setor financeiro, pois só assim, você conseguirá tomar as melhores decisões e fazer uma melhor gestão.

Uma empresa funciona como um todo. Quando todos os setores estão trabalhando em conjunto e em prol de um mesmo objetivo, os resultados aparecem. Mas para isso, é fundamental uma boa gestão empresarial.

Sabemos que administrar pequenas e médias empresas no Brasil, não é uma tarefa mais fácil devido à complexidade, burocracia excessiva e alta carga tributária do país.

Por isso, é preciso se atentar a alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores. Para te ajudar, listamos as 7 principais dicas de gestão empresarial que irão trazer ótimos resultados ao seu negócio.

São elas: 

  1. Planejamento estratégico 
  2. Acompanhamento de resultados
  3. Comunicação interna
  4. RH estratégico 
  5. Organização das obrigações fiscais 
  6. Fluxo de caixa
  7. Ferramentas de gestão

Vamos começar!

  1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico direciona as tomadas de decisões da empresa. Por isso, para se chegar aonde quer, primeiro é preciso definir que lugar é esse.

Comece definindo quais a metas e objetivos de curto e longo prazo da empresa e estruture as ações internas para atingi-los. Assim, a gestão empresarial fica mais racional e fácil. 

Mas, somente planejar não é o bastante. Por isso, use indicadores para verificar se está no caminho certo ou será preciso adequar as estratégias no meio do caminho.

Este é um verdadeiro mapa tanto do momento atual, quanto do futuro almejado pela companhia.

  1. Acompanhe os resultados

Depois de definida as metas, e de colocar o planejamento em ação, acompanhe os resultados verificando se estão indo para o rumo certo. Se necessário, tome medidas para corrigir.

  1. Boa comunicação interna

Os bons resultados da empresa dependem grande parte da postura, esforço e sincronia dos colaboradores.

Para ter ao seu lado funcionários que vestem a camisa, é preciso uma boa comunicação e reconhecimento do trabalho que fazem pela empresa.

Por isso, a gestão empresarial também deve adotar medidas voltadas a motivar os colaboradores. Isso abrange tanto um bom local com boas ferramentas de trabalho, quanto feedbacks e cursos de capacitação.

Para melhorar a comunicação interna, tenha uma comunicação direta e se mostre presente para dialogar com os funcionários. Estimule a participação deles nas decisões de novos projetos.

Elogie o desempenho satisfatório, mas não deixe de mostrar os pontos que ainda devem ser melhorados.

Se possível, ofereça premiações para mantê-los motivados a buscar um resultado cada vez melhor.

  1. Posicionamento estratégico do RH

A gestão de pessoas é uma parte muito importante da gestão empresarial. Por isso, o RH deve estar alinhado com a missão e valores da empresa.

Mais do que melhorar a comunicação, definir uma estratégia para o RH significa considerar o método de contratação utilizado, os programas de qualificação, desenvolvimento, gestão de ponto, pagamentos, entre outros.

  1. Fique em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas

Pequenos e médios empreendedores precisam ficar atentos com os impostos e demais obrigações se quiserem evitar multas, juros e na pior das situações, penhoras judiciais.

Para lidar com essas questões, o setor ou escritório contábil contratado deverá ter acesso aos dados corretos e dentro do prazo estabelecido.

Portanto, por mais que essa parte seja do contador, cabe ao gestor providenciar o envio dos documentos à contabilidade. Esse processo é facilitado através da integração contábil, sistema que conecta o ERP da empresa com o da contabilidade.

  1. Controle de Fluxo de Caixa

O controle de fluxo de caixa é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. 

O pleno conhecimento sobre entradas e saídas de dinheiro permite saber a real situação da empresa e elaborar estratégias para evitar dificuldades ou aumentar os lucros.

Apesar da indiscutível importância da gestão financeira, a falta de controle financeiro ainda é apontado como uma das principais causas do fechamento de empresas no Brasil.

Outro erro comum da gestão empresarial de pequenas empresas é misturar as contas pessoais com as da empresa. Esse erro afeta o correto controle de caixa e apuração do lucro.

Isso se torna ainda mais complicado quando mais de um sócio fazem retiradas do caixa para pagamento das contas pessoais. Por isso, é fundamental que se separe a pessoa física da jurídica.

  1. Utilize ferramentas que facilitam a gestão

Uma gestão empresarial impecável envolve a utilização de ferramentas que otimizam os processo diários e permitem um controle mais preciso de todos os setores.

Podemos destacar dois instrumentos fundamentais para uma boa gestão: o controle de fluxo de caixa assim como o de estoque. Essas são apenas duas das diversas que o sistema ERP oferece.

A implantação de um software de gestão automatiza processos trabalhosos. Isso, além de reduzir erros e falhas também oferece agilidade e melhores condições de trabalho.

Bons sistemas ERP garantem uma visão ampla e real da empresa, auxiliando na tomada de decisões. Através deles é possível emitir relatórios, permitindo ao gestor antecipar os erros e descobrir exatamente quais processos devem melhorar.

Por ser uma ferramenta extremamente útil, um grande erro é achar que a contratação de softwares de gestão é um gasto, quando na verdade, podem ajudar a reduzir as despesas.

Com um sistema ERP uma enorme quantidade de dados é processada em pouco tempo. Isso gera uma economia de tempo, o qual pode ser utilizado para focar em outras áreas e na elaboração de estratégias.

O sistema de gestão oferece também uma maior organização dos dados, controle do fluxo de caixa, acesso remoto, dentre outras possibilidades.

Por isso, a grande dica de gestão empresarial é utilizar a tecnologia a favor da empresa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. 

Esse texto foi escrito pela equipe de redação da GestãoClick.

 

Rolar para cima
WhatsApp chat