Contabilidade empresarial: para que serve, sua importância na gestão empresarial e vantagens!
BLOG
Time Pontotel 17 de maio de 2023 Departamento Pessoal
Contabilidade empresarial: para que serve, sua importância na gestão empresarial e vantagens!
Já ouviu falar em contabilidade empresarial? Conheça mais detalhes de como funciona e saiba qual a importância para o seu negócio. Leia mais!
Imagem de Contabilidade empresarial: para que serve, sua importância na gestão empresarial e vantagens!

Para manter uma empresa em funcionamento, é primordial que as finanças do negócio estejam em dia e em conformidade com as obrigações fiscais. Logo, fazer o controle das movimentações financeiras e contábeis deve ser prioridade e, por isso, os empreendedores precisam ter uma boa contabilidade empresarial.

A contabilidade empresarial tem o papel de desenvolver uma estratégia para que o empreendimento siga todos os requisitos legais do mercado do qual faz parte, ao mesmo tempo em que atinja a lucratividade necessária para a manutenção das atividades da empresa. 

A contabilidade nos negócios empresariais envolve uma série de tarefas, desde o controle do fluxo de caixa até o pagamento dos colaboradores

Neste artigo, serão abordados todos os detalhes sobre o contabilidade empresarial: qual a importância da contabilidade para a gestão empresarial, como ela funciona e quais são os benefícios para o seu negócio. Você saberá:

Está interessado? Então, continue a leitura!

controle jornada home office

O que é contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é um segmento da contabilidade, que consiste no conjunto de atividades relacionadas às obrigações fiscais da companhia e de outras movimentações financeiras, como valor do patrimônio, nível de endividamento, quitação de empréstimos, entre outros.

Sendo assim, é papel da contabilidade financeira avaliar todos os fatores tributários, previdenciários, fiscais, legais e trabalhistas da empresa.

Os profissionais dessa área atuam em parceria com a gestão financeira. São eles que  fazem análises, relatórios e orientam os gestores com informações sobre a saúde das finanças do negócio. 

Por meio do trabalho realizado pela contabilidade empresarial, a companhia consegue atuar de forma mais estratégica, pois entende com mais visibilidade qual é o cenário atual em que está inserida. 

Para que serve a contabilidade empresarial?

Mulher utilizando uma calculadora

A contabilidade nos negócios empresariais tem o intuito de organizar e fornecer as informações necessárias para que os gestores criem estratégias assertivas. Desta forma, o negócio pode apresentar uma boa performance e evitar qualquer problema fiscal, especialmente com o governo.

É por meio da contabilidade empresarial, por exemplo, que os gestores podem tomar decisões como compra ou venda de bens, redução de custos e outras tomadas de atitudes do ponto de vista financeiro.

A equipe contábil pode ainda fazer análises sobre investimentos, previsões sobre lucratividade e dar suporte para o controle de rentabilidade.

Qual a importância da contabilidade para a gestão empresarial?

Muitos empreendedores acreditam que para abrir um novo negócio basta apenas entender de um mercado específico, ter força de vontade e aporte financeiro inicial para dar início às atividades.  

Porém, começar uma empresa envolve muitos outros fatores, principalmente no que diz respeito às obrigações fiscais com o governo, como o pagamento de impostos e outras taxas que incorrem sobre as pessoas jurídicas.

O contador empresarial é de suma importância para que a empresa cresça saudavelmente, já que tal área terá o papel de garantir que, por detrás do crescimento do faturamento do negócio, haja uma companhia bem estruturada.

Como funciona uma contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial deve acompanhar o empreendedor desde o início da empresa. É indispensável que o empresário tome conhecimento de todos os processos fiscais que farão parte do seu negócio. 

Será responsabilidade dos profissionais desse setor fazer o registro de todo o cenário financeiro da empresa, além de conhecer todas as despesas e receitas. A partir daí, é possível fazer desenvolver relatórios que ajudem os gestores a tomar decisões.

Esses dados reunidos e analisados pela equipe de contabilidade empresarial permitirão que qualquer ação feita pelos gestores esteja baseada em fontes seguras de informação. 

Assim, as estratégias em curto, médio e longo prazo sempre deverão levar em consideração tanto os fatores externos do mercado quanto o cenário apresentado pela contabilidade empresarial.

Quais as principais responsabilidades de uma contabilidade empresarial?

Como é possível perceber, a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial é muito importante para diversas atividades do negócio. Na prática, os contadores de uma empresa realizam diversas atividades diferentes, conforme será explicado a seguir. Confira!

Fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é uma das tarefas realizadas pela contabilidade empresarial. Nesta ferramenta financeira, é feito o registro de todas as movimentações da conta comercial da empresa.

O contador irá, então, analisar todo o valor que entra ou sai do caixa dentro de um período. Essa tarefa permite que a empresa tenha um olhar analítico sobre sua situação financeira.

Se o caixa trabalhar frequentemente no azul, ou seja, com saldo positivo, entende-se que a estratégia de negócio está funcionando corretamente e, neste caso, é possível até pensar em expansão das atividades da empresa.

Entretanto, se o caixa estiver sempre no vermelho, com saldo negativo, é papel do contador empresarial passar essas informações para os gestores, que devem encontrar saídas para melhorar as finanças da empresa.

Contas a pagar e receber

É também a área de contabilidade empresarial a responsável pelo controle das contas a pagar e a receber da empresa. 

O objetivo é garantir que todas as despesas e custos com fornecedores sejam pagos dentro do prazo correto para que não haja pagamentos de multas ou, em situações mais extremas, a suspensão da prestação de serviço. 

Além disso, o contador também controlará os recebíveis da empresa, por exemplo, boletos emitidos em curto, médio e longo prazo ou qualquer outro tipo de contas a receber.

Este é o departamento que fará as cobranças necessárias caso haja pagamentos em atraso. 

Folha de pagamento dos funcionários

Um dos pontos mais importantes da contabilidade empresarial é o fechamento da folha de pagamento dos funcionários. A remuneração dos colaboradores está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, por isso, deve seguir uma série de determinações. Desta forma, os cálculos precisam ser feitos corretamente e os depósitos, dentro dos prazos determinados. 

O fechamento da folha de pagamento é complexo porque, em cima do salário bruto de cada colaborador, é necessário calcular impostos, como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), a porcentagem destinada ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e outros eventuais descontos relacionados a benefícios do trabalhador. 

Relatórios e demonstrações

Talvez esse seja o ponto mais estratégico do trabalho de contabilidade empresarial. São esses profissionais que desenvolvem relatórios destinados à tomada de decisões. 

Os relatórios e demonstrações desenvolvidos pelos contadores devem trazer informações financeiras que auxiliem, por exemplo, na comunicação entre bancos e empresas e ainda com potenciais investidores do negócio.

Esses materiais podem demonstrar cenários específicos, como risco de novos investimentos e risco de perdas, ou ainda trazer um panorama real de como se encontra a saúde financeira da empresa.

Os relatórios podem ser utilizados também na previsão orçamentária para o próximo período.

Acompanhamento de custos e receitas

Já foi falado que, para o funcionamento correto de uma empresa, não basta apenas saber realizar o serviço ou desenvolver o produto que será fornecido para os clientes. 

No backoffice, ou seja, na parte administrativa do negócio, existem uma série de atividades burocráticas, nas quais cometer erros pode trazer um impacto negativo nas finanças da empresa. 

Assim como pessoas físicas pagam impostos, por exemplo, ao adquirir um imóvel, as pessoas jurídicas também têm uma série de taxas para contribuir ao governo, seja ele municipal ou estadual.

Muitas vezes, esses impostos estão relacionados às receitas bruta e líquida da companhia, sendo assim, fazer o acompanhamento dos custos e do faturamento do negócio incorre diretamente nos valores dessas taxas.

De forma geral, a contabilidade empresarial dá suporte para todas as atividades que envolvem o setor financeiro do negócio, e deve ser considerada um braço estratégico da companhia.

Quais as vantagens de se ter uma contabilidade para a empresa?

A rotina da contabilidade empresarial, como visto, é bastante complexa e envolve diferentes processos. Esse trabalho traz diversas vantagens para o negócio. Assim, a seguir, conheça os principais benefícios da contabilidade nos negócios empresariais:

Previsões futuras

Contar com uma equipe de contabilidade empresarial aumenta o conhecimento dos gestores sobre a realidade financeira da empresa. Sendo assim, torna-se mais simples o processo de análise do futuro do negócio.

Isso envolve não apenas a previsão orçamentária para o próximo período fiscal, mas também uma capacidade maior de escolher o caminho correto para o crescimento da empresa. 

Com o olhar analítico, os gestores tendem a tomar decisões mais certeiras e cometer menos erros. 

Análise correta de investimento

A contabilidade empresarial tem como um de seus objetivos manter a organização financeira do negócio. Desta forma, quando um gestor precisa avaliar a possibilidade de fazer novos investimentos, os relatórios e outros dados reunidos por esse setor podem auxiliar na escolha do melhor caminho a seguir.

Por exemplo, o fluxo de caixa pode indicar se é a hora de expandir as atividades do negócio, comprando equipamentos, contratando mais colaboradores, abrindo uma nova filial. Também é possível chegar à conclusão de que é o momento de reduzir os custos para recuperar a saúde financeira da empresa.

Em suma, a contabilidade empresarial deve fazer parte da equipe que pensa e constrói as estratégias para que o negócio se desenvolva de forma sustentável. Quando não há essa integração, as chances de tomar decisões equivocadas, aplicando os recursos nos investimentos errados, e colocar o sucesso da empresa em risco são grandes.

Maior capacidade para negociação

Um homem e uma mulher apertando as mãos

Se as finanças da empresa estão organizadas e a gestão é eficiente, é bastante provável que o relacionamento com instituições financeiras e com fornecedores seja positivo. Isso permite que os gestores tenham maior potencial de negociação para encontrar condições melhores em contratos.

Assim, algumas atividades corriqueiras, como solicitar um empréstimo para expandir as atividades da empresa ou negociar melhores condições de pagamentos, ou descontos na compra de matéria-prima, tornam-se mais fáceis, pois o negócio mantém uma boa reputação no mercado. 

Controle e aumento da rentabilidade

A contabilidade empresarial é importante também para que haja controle e aumento da rentabilidade, ou seja, da lucratividade do negócio. 

Imagine que uma empresa não tenha nenhum controle ou conhecimento dos seus custos para a realização das atividades. Certamente, isso fará com que muito dinheiro seja gasto à toa. 

Com os relatórios feitos pelos contadores empresariais, os gestores conseguem vislumbrar em que é possível economizar e em que se pode agir para aumentar a receita da empresa. Assim, os lucros tendem a subir, resultando no crescimento da companhia.

Apoio para outros setores da companhia

Por fim, um dos benefícios da contabilidade empresarial é que se trata de um setor que impacta muitos outros departamentos de uma empresa. 

Os relatórios financeiros podem ser utilizados basicamente por todas as áreas de uma empresa na construção das estratégias, inclusive do ponto de vista de comunicação e marketing, para entender onde os recursos serão melhores utilizados. 

Já foi citado que a contabilidade empresarial pode ter um papel importante, por exemplo, no fechamento da folha de pagamento, dando suporte para os times de recursos humanos e departamento pessoal.

A área jurídica precisa do apoio da contabilidade empresarial para garantir que a empresa não terá nenhum problema judicial pela falta de pagamento de impostos e outras taxas. 

Esses são apenas alguns exemplos de como o trabalho de contabilidade para as empresas possui uma importância enorme para o sucesso dos negócios. 

Conclusão

Pessoa observando papeis e anotando em um caderno

Como foi visto, a contabilidade empresarial é um departamento que tem o papel de fornecer as informações financeiras e cuidar das obrigações fiscais de uma empresa. Por meio de relatórios e análise de dados produzidos pelos contadores, os gestores podem tomar decisões mais assertivas sobre as estratégias para crescimento do negócio. 

A contabilidade nos negócios empresariais tem ainda o objetivo de garantir que as empresas estejam mantendo a saúde financeira em dia, controlando o fluxo de caixa e fornecendo insumos para que a gestão saiba o momento de investir na expansão ou até reduzir as atividades para recuperar o fôlego.

Enfim, vale destacar que a contabilidade empresarial deve ser um ponto de apoio de vários setores da empresa e trabalhar de forma integrada com as demais áreas a fim de traçar boas estratégias em curto, médio e longo prazo.

Gostou e quer saber mais informações a respeito? Acompanhe o blog PontoTel e não perca nenhuma novidade!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!